Skip to main content
10 motivos pra cancelarem seu email marketing

10 motivos pra cancelarem seu email marketing

Navegue por tópicos

RESUMO DA NOTÍCIA: email marketing

  • A importância do email marketing
  • 10 principais motivos para o cancelamento do e-mail marketing

 

O email marketing é a ferramenta mais usada por milhares de empresas que buscam ter uma comunicação direta com seus clientes.

Com ele, é possível mostrar novas campanhas, fidelizar o consumidor, realizar s satisfação e, até mesmo, enviar informativos sobre a instituição.

Ele é a opção mais escolhida por todos os benefícios que traz, como a relação de custo x benefício, a agilidade em enviar tudo de uma única vez, a visibilidade e a interatividade que você conseguirá criar entre seu público e o site de sua empresa.

Porém, se por um lado ele traz tantos pontos positivos, por outro ele pode acabar se tornando o terror do internauta, que não pensa duas vezes antes de cancelar o recebimento da mensagem.

Abaixo, vamos listar os 10 motivos que podem fazer com que seu contato cancele seu e-mail marketing.

10 principais motivos para o cancelamento do email marketing:

1 – A periodicidade

Esse talvez seja o motivo mais importante de toda a lista e, por isso, está aqui em primeiro lugar.

A quantidade de e-mails marketing que você manda para o seu público pode ser tão alto que a pessoa fica cansada de receber sempre aquele e-mail que trava sua caixa de mensagens.

Por isso, tenha consciência de que é preciso dosar muito bem o tempo de envio, ele não deve ser exagerado a ponto de cansar o cliente, nem tão escasso a ponto de a pessoa nem lembrar que tinha assinado sua newsletter.

2 – A informalidade

Um dos erros mais cometidos na hora de fazer um e-mail marketing é tratar a pessoa que está recebendo a mensagem como “prezados clientes”, o tratamento impessoal é visto pelo público como algo frio e pode levar ao descadastramento do seu e-mail marketing.

Por isso, aposte nas mensagens personalizadas, já existem programas que substituem o “prezado cliente” pelo nome do destinatário.

3 – Design pouco atrativo

É preciso ter em mente que sua obrigação é chamar a atenção do internauta para a promoção ou produto que você está oferecendo.

Por isso, capriche na hora de montar o layout e lembre-se de fazer sempre ligação com o tema, fundos padrões são cansativos e desinteressantes.

4 – O conteúdo é irrelevante

Na hora de criar o conteúdo, pense no que o seu público gostaria de receber, tenha um texto atraente e chamativo e, às vezes, ofereça brindes e descontos, para quem utilizar o link do e-mail marketing para navegar e realizar uma compra.

5 – Não ser interativo

Nada é mais desgastante do que ter que procurar nas letras miúdas como entrar em contato com a empresa para conseguir mais informações sobre a ação ou produto.

Mas tenha em mente que apenas o link que direciona o internauta para o seu site não é suficiente, ofereça também um e-mail no qual ele pode tirar todas as dúvidas e receber resposta.

6 – Falta de segmentação

Se sua empresa trabalha com diversos produtos, tenha em mente que é preciso segmentar. Filtre seus cadastros e os ordene por linha de interesse.

Na hora de enviar o e-mail marketing, faça a ação apenas para quem vai gostar do que foi enviado.

7 – Redes sociais

Atualmente com as redes sociais e com a criação das páginas de empresas e serviços, alguns usuários preferem procurar as promoções e ações de sua empresa através dessas ferramentas e, por isso, cancelam o recebimento do email marketing.

8 – Mandar email marketing sem autorização

Saiba que o recebimento do e-mail marketing só é bem visto se a pessoa autorizou a empresa a fazer isso.

Por isso, não envie seu conteúdo aleatoriamente, pois ele vai ser visto e marcado como spam.

9 – Irrelevância de conteúdo já no primeiro e-mail

Saiba que o primeiro e-mail que você manda após o cadastramento é o mais visto pelos internautas.

Por isso, use esse primeiro contato para falar sobre a empresa, produtos e promoções. Mensagens de boas vindas sem relevância são muitas vezes vistas como algo desnecessário.

10 – Mudança de hábitos

Algumas vezes, a culpa do cancelamento do envio não é do seu trabalho em si.

Às vezes, a pessoa trocou de casa, emprego, cidade ou até país e então seu produto passa a não ser mais interessante para ela.

Nesse caso, não existe nada a ser feito para reverter a situação.

Entre em contato com a Agência Next4 e veja quais estratégias podemos implementar para o sucesso da sua empresa. Solicite um contato aqui!

Compartilhe nas redes sociais

Sobre o autor

09f939f707d744ceee0a32ea65c0a323?s=96&d=mm&r=g

admin

Com vasta expertise em Marketing Digital e Criação de Projetos Web, sou responsável por gerenciar um time de mais de 20 profissionais aqui na Next4. Atendi mais de centenas de empresas durante os mais de 15 anos que faço parte aqui deste excelente e comprometido ecossistema de Marketing.

E-mail Marketing em 2024: Ainda Vale a Pena? Veja como Fazer

E-mail Marketing em 2024: Ainda Vale a Pena? Veja como Fazer

O e-mail marketing, uma das ferramentas mais antigas do marketing digital, ainda é relevante em 2024?  Essa é uma pergunta que muitos profissionais de marketing se fazem, especialmente em um mundo cada vez mais dominado por redes sociais, influenciadores digitais e novas tecnologias.  No entanto, a resposta pode surpreender: sim, o e-mail marketing ainda é […]
Como o marketing omnichannel pode aumentar suas vendas

Como o marketing omnichannel pode aumentar suas vendas

O marketing omnichannel é uma estratégia que visa integrar diferentes canais de comunicação e vendas para proporcionar uma experiência mais consistente e satisfatória ao consumidor.    Com o aumento do uso da internet e dos dispositivos móveis, essa estratégia tem se tornado cada vez mais relevante para empresas que buscam aumentar as vendas, seja de […]
Conheça 5 ferramentas para gerar leads

Conheça 5 ferramentas para gerar leads

Gerar Leads: A geração de leads é uma das etapas mais importantes dentro de qualquer estratégia de marketing, é justamente através dos leads, possível estabelecer um contato mais próximo e coletar dados de usuários que estão mais propensos a concluir uma transação com a sua empresa, sendo eles, imprescindíveis para uma venda.    Afinal, a […]