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Aumente a performance com Automação de Marketing na sua empresa

Aumente a performance com Automação de Marketing na sua empresa

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RESUMO DA NOTÍCIA – Aumente a performance com Automação de Marketing na sua empresa:

– Entenda por que você deve investir em automação de Marketing

– Como avaliar um software de automação de Marketing para a sua empresa

– Como colocar em prática e colher os melhores resultados

 

Falar da importância do Marketing Digital para empresas é “chover no molhado”.

Com o Mundo tão digital, é vital que as empresas possam marcar presença na internet. E isso envolve diretamente investir em ações de marketing digital, que conferem resultados mais efetivos e são ações muito mais práticas se comparadas às do marketing tradicional.

Saber utilizar o Marketing Digital a favor de um negócio envolve saber fazer as coisas certas da maneira certa, de forma totalmente estratégica.

E para isso, é preciso saber desenvolver planejamento estratégico, organização de informações, dinamismo das ações e avaliação constante de dados, procurando monitorar constantemente os processos envolvidos e suas consequências.

Ou seja: é preciso que haja integração de diversas informações, e colocar as ações para funcionar demanda muito conhecimento estratégico.

Nesse contexto, a automação de marketing é uma prática extremamente útil, pois confere interação de forma personalizada com os leads (maior capacidade de segmentação), além de proporcionar mais dinamismo ao processo na medida em que a comunicação é feita de forma automática.

A automação de marketing também possibilita várias outras ações de marketing, como automatizar a mensuração de dados.

É uma ferramenta que gera muitos resultados, e que tem sido muito aderida por diversas empresas e por diversos profissionais da área de marketing.

Vamos saber um pouco mais a respeito dela a seguir.

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Entenda por que você deve investir em automação de Marketing

O que é automação de marketing?

Podemos definir automação de marketing como o uso da tecnologia (software) para automatizar ações e processos de marketing, reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência dos mesmos.

Trata-se da principal ferramenta para nutrir (“alimentar” de conteúdo) e avançar os leads (potenciais clientes) até o momento da compra pelo funil de vendas da sua empresa.

Ou seja: através da automação de marketing, a empresa estreita o relacionamento com o lead, e prepara-o para a compra através de uma comunicação adequada e condizente com as suas expectativas e necessidades e no momento certo.

A automação de marketing trabalha a partir de softwares específicos como por exemplo o RD Station, Hub Spot e Sharp Spring.

Existem 3 áreas do marketing digital onde a automação de marketing poderá trabalhar: e-mail marketing – você poderá segmentar a lista, gerar respostas automáticas, e disparos personalizados de acordo com a ação ou comportamento de cada cliente; mídias digitais – possibilidade de agendamento e estruturação de conteúdo; Landing Pages – automatização do texto e modelos de designs.

Existem também ferramentas de automação de marketing para a instrução de produção de conteúdo, com foco em conteúdo de qualidade e adaptabilidade aos critérios de SEO.

A automação de marketing permite que você otimize a forma como a tarefa deve ser feita, economize tempo para executá-la, e ainda possa medir continuamente o desempenho da tarefa, tornando as ações de marketing digital muito mais eficientes.

Ela garante que os esforços possam ser melhor gastos em tarefas mais importantes, deixando as tarefas operacionais e repetitivas automatizadas, viabilizando uma comunicação estratégica, dinâmica e eficiente.

Dessa forma, personaliza-se a interação com os leads, para facilitar o processo de retenção de clientes, e assim gerar mais vendas.

Existem opções de softwares com CRM integrados, e que de fato, agilizam o pipeline de vendas da sua equipe comercial e geração de relatórios completos.

 

Como avaliar um software de automação de Marketing para a sua empresa

Um software de automação de marketing é tudo para o processo.

Afinal, é através dele que sua estratégia de automação de marketing será possível.

É preciso identificar as particularidades de cada software, e alinhá-las com os objetivos do seu negócio para assim verificar qual deles encaixa-se melhor com as estratégias das quais seu negócio tem em vista.

O ideal é que você possa olhar “por todos os ângulos” antes de fazer sua escolha.

Isso envolve ser capaz de avaliar elementos da sua empresa, das estratégias envolvidas no processo de automação, e do próprio software, como:

  • O orçamento – identifique a importância e o potencial do processo de automação de marketing, o quanto sua empresa está disposta a investir, os riscos e o custo-benefício envolvido;
  • O que você precisa do software em termos de usabilidade – identifique o que você precisa que a ferramenta possua dentro do que imagina ser essencial no processo de automação de marketing, e de que maneira elas são concebidas;
  • O tamanho da sua empresa – saiba a dimensão do seu negócio, para se situar do porte das estratégias a serem desenvolvidas, e assim, do tipo de software que poderá estar envolvido no processo;
  • Quantos leads está planejando ter – verifique a quantidade de leads em vista para poder se planejar do orçamento do software e da segmentação e base de envios que você deverá ter de fazer e a quantidade disponibilizada em cada plano;
  • Aspectos-chave do software – tenha uma noção clara de aspectos fundamentais para o processo de automação de marketing que cada software deve ter, comparando-os.

Entre esses aspectos, podemos citar: critérios de segmentação de leads e modo de coleta das informações, interação com os leads além do email – interação com outras ferramentas, relatórios de desempenho e suporte técnico para configurações e estratégias que pode ser o grande diferencial.

Um bom software pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso do processo de automação de marketing, e consequentemente das operações de marketing e vendas.

Para isso, é essencial que você tenha um software que te ajude a automatizar ao máximo os processos mais operacionais.

Isso inclui segmentar listas e entregar o tipo certo de conteúdo para cada grupo de leads, entender as demandas e necessidades de cada persona, etc.

Escolher a ferramenta de automação de marketing correta vai te permitir potencializar os benefícios do processo de automação de marketing – melhorar as taxas conversão e reduzir as taxas de rejeição, por exemplo.

Com a escolha correta, a empresa tende a se relacionar de uma melhor forma com o usuário, oferecendo melhores experiências.

Dessa forma, ela ganha em engajamento e em credibilidade, refletindo diretamente nas vendas.

 

Como colocar em prática e colher os melhores resultados 

Para colocar uma estratégia de automação de marketing para funcionar da melhor maneira, é preciso ser estratégico: começar entendendo bem o seu público, e alinhar com as expectativas e realidade do seu negócio, para então avaliar o que pretende com a automação de marketing, e com as estratégias potenciais por trás do processo.

Com isso, fica muito mais fácil escolher a ferramenta (software) de maior custo-benefício para a sua empresa.

Com o tempo, você ganhará mais experiência com a ferramenta e ainda mais conhecimento sobre o seu público.

Contar com uma ferramenta que seja capaz de proporcionar relatórios de desempenho é fundamental.

Isso porque você poderá monitorar o todo processo, adaptando mudanças necessárias, e entendendo a melhor maneira de comunicação e que tipo de conteúdo deverá ser elaborado para o público, conferindo investimentos e esforços mais assertivos.

Tudo isso colabora para gerar mais leads, conferir melhores experiências e maior engajamento dos clientes com a sua marca, portanto mais vendas.

Automação de marketing não tem segredo e atualmente é “obrigatória” para se ter mais performance com o Marketing digital da sua empresa.

É preciso se planejar estrategicamente a partir dos objetivos da sua empresa e da sua base de leads, fomentando conteúdo personalizado que propicie melhores experiências dos leads com a sua marca.

A automação de marketing proporciona tudo isso na medida em que otimiza a forma como a tarefa deve ser feita, gera economia de tempo, e permite a medição do desempenho da tarefa.

Esse processo favorece a assertividade das ações, dos esforços e dos investimentos, refletindo nas vendas e na credibilidade do seu negócio frente aos consumidores.

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E aí, gostou da dica? Entendeu o que é automação de marketing e como ela pode ser importante para as ações do seu negócio?

Conte com a Next4 para montar uma estratégia de marketing digital completa para sua empresa.

Temos 15 anos de experiência com Marketing Digital e uma equipe qualificada para gerar mais resultados para a sua empresa.

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Sobre o autor

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Com vasta expertise em Marketing Digital e Criação de Projetos Web, sou responsável por gerenciar um time de mais de 20 profissionais aqui na Next4. Atendi mais de centenas de empresas durante os mais de 15 anos que faço parte aqui deste excelente e comprometido ecossistema de Marketing.

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