Rebranding: o que é e saiba quando é necessário
Você já ouviu falar em branding? E em rebranding? Se você está curioso para saber desses dois conceitos e aplicá-los na prática, então esse post é para você.
Basicamente, o branding se trata da construção de uma nova perceção da empresa pelo seu público-alvo,
Muitas pessoas acreditam que o branding está apenas relacionado ao desenvolvimento da logotipo de uma empresa. No entanto, ele vai muito além disso. Todos os fatores que constituem uma identidade visual e uma percepção do cliente faz parte do branding.
E se o branding tem o papel de construir uma percepção da empresa perante o público, o rebrand ou rebranding, por sua vez, se trata do reposicionamento dessa percepção.
Em outras palavras, o rebranding é o processo de reformulação de uma marca. Quando o processo acontece, o objetivo pode ser variado.
Uma empresa que trabalha com molde de injeção de plástico, por exemplo, pode utilizar o rebranding para se tornar mais moderna, ou apenas realizar algumas mudanças quase imperceptíveis visualmente. Tudo depende da estratégia e do objetivo da organização.
Mas, em quais situações ter um processo de rebranding é necessário? Se você não sabe se deve utilizar o rebranding em seu negócio, neste post iremos explicar quais as situações mais comuns para reformular a sua marca! Vamos lá?
1. Revitalização da marca
A revitalização é um processo essencial, especialmente quando uma marca já atua a muito tempo no mercado e é percebida pelo seu público como ultrapassada.
Ou seja, quando os seus produtos e serviços não satisfazem mais as necessidades do seu público, seja por atualizações tecnológicas ou comportamento das pessoas, realizar um processo de rebranding é a alternativa mais adequada.
Mudar os fatores estéticos, assim como os produtos e serviços pode ser essencial. Afinal, tudo muda, inclusive o comportamento e as necessidades do público.
2. A concorrência está com vantagens
Outra situação em que a o rebranding pode ser necessário é nos casos em que a concorrência parece está com mais vantagens competitivas.
Especialmente para as empresas que atuam em áreas competitivas, como a venda de uniforme nr10, por exemplo, é comum que as estratégias realizadas pelos concorrentes possam causar diversos impactos em sua própria organização.
Por essa razão, se o seu público está preferindo realizar compras com a concorrência, analise quais são as vantagens competitivas que as outras empresas possuem e formule o seu rebranding baseado nestas informações.
Dessa maneira, é possível se destacar e conseguir se desenvolver no mercado sem impedimentos!
3. Quando o público pede
Hoje em dia, saber a opinião e feedback do público sobre os seus produtos e serviços se tornou muito mais simples.
Por meio dos canais de comunicação online, muitas estratégias de feedbacks podem ser realizadas para saber se o processo de rebranding é necessário.
Por exemplo: se a sua empresa atua com bomba centrífuga, e visualizou que as vendas baixaram por conta das necessidades do público, uma reformulação nos preços já é uma mudança de rebranding necessária!
Agora que você já sabe sobre o que se trata o rebranding, o que está esperando para planejar novas reformulações e ter sucesso? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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