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O que são Cookies Third-Party e porque teremos impactos no MKT

O que são Cookies Third-Party e porque teremos impactos no MKT

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Os cookies thirdy-party são linhas de textos com palavras-chave que podem ser inseridas nos hard drives dos usuários e permitem que as empresas anunciantes tenham acesso ao histórico e comportamento dos consumidores.

 

O Google anunciou no início do mês de outubro que vai aposentar os cookies do seu navegador Chrome e com isso, apresenta novos desafios e oportunidades para as agências de Marketing Digital e Marcas anunciantes.

 

Isso por que, durante muito tempo os cookies thirdy-party foram a base de toda mídia programática e da segmentação dos anúncios na rede, mas, atualmente, são considerados por muitos como invasão de privacidade por construir perfis comportamentais dos usuários.

 

Os Publisher que utilizam o Chrome precisam ajustar o código nos cookies thirdy-party para revelar como rastreiam os usuários na web, caso contrário, o Google irá deletá-los.

 

Essa mudança exige, na prática, que os proprietários dos sites adquiram o “SameSite”. Um protocolo que permite que os cookies sejam utilizados para diversos tipos de utilização.

 

next4 cookies thirdy party google

 

Outro fator é que o Google limitará a utilização apenas para conexões mais seguras (HTTPS) para que o consumidor esteja mais seguro também, além de permitir que os usuários ativem ou desativem essa função (cookies thirdy-party) de maneira mais fácil.

 

O Google quer acabar com os cookies thirdy-party no Chrome até 2022 e isso, provoca um movimento enorme em relação a como os anunciantes devem repensar a forma de vender para os consumidores.

 

O acesso a dados tem sido algo extremamente essencial para que as estratégias de Marketing sejam eficazes e sem eles, o trabalho se tornará ainda mais desafiador.

 

Entenda a decisão tomada pelo Google

 

Devido as leis de proteção de dados (LGPD) e as exigências trazidas por diversas partes do mundo, a morte dos Cookies na publicidade digital já era prevista.

 

O que não era esperado na verdade, era uma contagem regressiva de apenas 2 anos para o fim de uma grande era para entrarmos em outra a partir de agora: a era do consentimento.

 

No ano passado o Google havia apresentado o Privacy Sandbox, uma alternativa para a substituição dos cookies de terceiros, que utiliza uma API no Chrome para centralizar os dados do navegador.

 

Quem ganha com isso? O usuário, o ecossistema da Web que deve evoluir para atender essa nova demanda de privacidade e o Google que fortalece ainda mais seu grande arsenal de dados first-party consolidando assim, sua dominância na indústria de publicidade digital.

 

fim dos cookies

 

Os impactos do fim da era de cookies thirdy-party

 

Falando sobre Publisher, marca e agência de Marketing e Publicidade Digital, precisaremos encontrar novas formas de preencher o espaço deixado pela perda do cookie, já que o navegador observa tudo que o usuário faz online e, sendo assim, é a melhor forma de interceptar dados.

 

Por anos, o Marketing Digital tem utilizado essas informações para encontrar públicos e direcionar campanhas para:

  • Personalizar experiências quando o usuário acessa um site;
  • Identificar interesses em conteúdos e produtos / serviços;
  • Identificar páginas que gerem mais engajamento;
  • Obter dados para construção de estratégias de remarketing;
  • Criar anúncios mais assertivos nas redes de Display;

 

Precisaremos entender o possível impacto sobre as marcas, já que a mudança irá restringir a segmentação e a conversão otimizada. Os dados dos usuários vão estar muito mais em relações one-to-one e é assim que deverá ser daqui pra frente.

 

As ações do novo Marketing terão que ser repensadas e cada vez mais focadas em um modelo menos invasivo, fragmentados e mais personalizados para o seu consumidor. Experiências únicas, com consentimento explícito e conteúdo baseado na permissão da base de dados da sua audiência.

 

Tem alguma boa notícia?

Sabe aquele produto que você pesquisa, visualiza em uma loja virtual e depois ele não sai mais da tela do seu computador por 30 dias? Parece até um recado divino que é para você comprar não é mesmo? Então, a boa notícia é que eles estão com os dias contados.

 

O próprio Google previu uma queda de receita médio na casa dos 60% para os Publisher que utilizam o cookies thirdy-party e, em contrapartida, prevê aumento de receitas para os que utilizam base de dados 1st-party como, Facebook, Google, NYT, Warner, Amazon e grandes players do mercado.

 

Quem deverá salvar e criar alternativas é a inteligência artificial (IA). Já é utilizada por algumas DMPs e veículos para refinar a identificação de usuários, ela deve ganhar muita força nos próximos meses e anos, tornando-se assim, um dos principais diferenciais competitivos entre as ferramentas e veículos impactados.

 

cookies e agencias

Como as agências de Marketing devem reagir daqui pra frente?

 

Nós temos pela frente um pouco menos de 2 anos para nos adaptarmos ao novo formato. Para isso, o momento é de focar em soluções e transformar o planejamento em ações concretas.

 

Algumas ideias interessantes já começam a surgir com o fim dos cookies thirdy-party, veja:

 

  • Investir em diferentes maneiras de coletar dados dos usuários – Desenvolver conteúdo interativo é um ótimo exemplo para isso.
  • Investir em Marketing de Conteúdo através de materiais ricos onde o usuário deve preencher seus dados e aceitar a utilização deles para baixar o material.
  • Desenvolver um pixel para captar dados first-party – Será necessário focar nesse tipo de dados e é uma ótima ideia desenvolver um pixel capaz de rastrear essas informações para captação de cookies próprios.
  • Explorar outros canais para obtenção de dados – A abordagem orgânica pode ser uma ótima saída (redes sociais – SEO). Manter uma relação baseada em interações para atrair mais dados.
  • Privacy Sandbox do Google – Deve ser a bola da vez fornecendo um verdadeiro pacote de gerenciamento e criação de anúncios online. É essencial entendermos cada vez mais essa nova ferramenta.

 

Conclusão sobre o fim dos cookies thirdy-party

 

Esse é mais um marco na internet (o final dos cookies thirdy-party) e isso é inegável. As mudanças serão necessárias para nos adaptarmos a uma nova realidade mundial (proteção de dados).

Como sabemos, na maioria das vezes a mudança é dolorosa, mas, por outro lado, não há crescimento sem dor não é mesmo?

 

Compreendemos a apreensão das empresas e profissionais de Marketing neste momento, porém, com bastante organização e estratégias, será possível continuarmos tendo uma boa segmentação e entregar ótimos resultados para ambos.

 

Continuaremos antenados sobre os próximos passos para que os cookies thirdy-party sejam mais um item da estratégia de Marketing que virou obsoleto e estratégias mais assertivas e seguras possam tomar o lugar de estratégias invasivas que não oferecem proteção aos dados dos usuários.

 

A inteligência artificial deve ser a próxima grande investida do mercado? Veremos…

 

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Conte aqui nos comentários o que você achou. Sua opinião é muito importante para aumentarmos a qualidade desse assunto!

 

 

Referências: Google, Rockcontent, Predicta.net, ecommercebrasil e meioemensagem.

 

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Sobre o autor

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Com vasta expertise em Marketing Digital e Criação de Projetos Web, sou responsável por gerenciar um time de mais de 20 profissionais aqui na Next4. Atendi mais de centenas de empresas durante os mais de 15 anos que faço parte aqui deste excelente e comprometido ecossistema de Marketing.

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