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Plano de Campanha de Marketing Digital

Plano de Campanha de Marketing Digital

Dicas para colocar em prática seu plano.

A sua empresa investe em um Plano de campanha de marketing digital? Se sim, ótimo!

Você já largou na frente de 50% das empresas que não possuem nenhum plano de marketing ativo.

 

No entanto, a campanha aplicada aí no seu negócio não está ajudando você a chegar aos seus objetivos?

 

Calma existem algumas dicas e sequências que vão ajudar a sua empresa sair do lugar!

 

Um Plano de Campanha de Marketing Digital que funcione, exige mais do que meia dúzia de parâmetros pré-concebidos e realizados de forma isolada.

 

Na verdade, um Plano de Campanha vencedor exige a edificação de diversas campanhas, num planejamento que precisa contemplar prazo de maturação,  ações contínuas, interligadas e feitas para o seu negócio.

 

Para que investir em Marketing Digital?

 

O Marketing Digital mudou muito nos últimos anos.  Pessoas estão sempre conectadas à internet, dividindo seu tempo entre duas ou mais mídias ao mesmo tempo.

Basta parar para refletir: Quando foi a última vez que você recebeu um panfleto e se sentiu realmente motivado a comprar o produto ofertado nele?

 

Provavelmente, o papel entregado a você foi amassado quase que instantaneamente. No entanto, os anúncios do Instagram, Facebook, Google ou campanha de banners em sites, volta e meia despertam a sua atenção, certo?

 

Exercícios como essas nos levam a pensar: se a sua empresa não está na internet hoje, aonde ela está? Qual será o destino dela daqui poucos anos?

 

Para se conectar a seu público, é preciso potencializar a presença digital para manter a sua empresa competitiva no mercado.

 

Nos tempos atuais, ter presença digital é tudo para a sua empresa! Guarde esta frase.

 

Mas afinal, o que é um Plano de Campanha de Marketing Digital?

 

planejamento marketing

O Plano de Campanha de Marketing Digital, nada mais é do que o resultado do planejamento, que será o ponto de partida para a fases seguintes de ação.

 

Ter um ótimo planejamento, feito por profissionais de cada área do Marketing Digital, é imprescindível para que sua empresa navegue por águas mais calmas.

Quais ações você deve realizar para chegar aos seus objetivos?


Para realizar um Plano de Campanha de Marketing Digital que realmente funcione, você precisará seguir quatro etapas. São elas:

 

  • Briefing para cada estratégia / área
  • Análise do mercado e concorrentes
  • Aprovação (no caso de ter superiores à você)
  • Criação de tarefas (distribuição para o time que irá executar cada uma delas)

 

A partir dessas quatro fases, você pode melhorar diversos aspectos da sua empresa, gerenciando melhor as ações de um só setor, ou da organização de maneira geral.

 

Os benefícios são enormes, e a partir dele é possível:

 

  • Traçar metas reais de longo prazo;
  • Identificar seu público-alvo para chegar até ele de forma efetiva ou estreitar laços com sua carteira de clientes
  • Traçar estratégias sazonais;
  • Obter um panorama da concorrência e de que maneira o seu negócio está posicionado hoje;
  • Centralizar informações;
  • Gerar relatórios mais fidedignos com parâmetros que demonstram a realidade;
  • Descobrir o caminho do seu lead e aquilo que precisa ser feito para chegar ao seu funil de vendas.

Etapa 1: Briefing

Na etapa briefing, contemplamos o diálogo e a metrificação dos projetos.

 

Aqui, é o momento de conversar sobre os objetivos, definir valores possíveis para investir nas campanhas e o que quanto esse investimento é capaz de trazer.

 

Ter uma conversa franca entre os envolvidos evita ruídos e frustrações posteriores, mostrando um panorama real daquilo que é possível e aquilo que é idealizado.

Nessa fase também é apresentado uma visão de como a empresa anda, mostrar aos envolvidos os resultados obtidos com as campanhas anteriores e o que será feito daqui para frente.

 

Registre tudo, deixe tudo acordado em um documento ou ata para consultas posteriores.

 

Trabalhe com todos os dados disponíveis na sua empresa para ser o mais assertivo possível nesse momento importantíssimo do planejamento de mkt.

 

Etapa 2: Análise

Nessa etapa, o Gerente de Projetos ou Analista inicia a criação do Plano propriamente dito.

 

Para essa criação, o profissional se baseia na fase 1, Briefing, para criar o esboço inicial do Plano de Marketing.

 

Ele se pauta naquilo que foi realizado anteriormente, coloca no papel de que maneira tudo deve ser executado.

 

Muitas vezes a ansiedade e o desejo de promover uma mudança radical na condução de projetos pode falar mais alto.

No entanto, é preciso ir devagar e pisar em solo firme nesse momento.

 

Virar a chave, implementando estratégias totalmente diferentes daquelas usadas anteriormente podem não ser uma boa ideia (ao menos que esteja tudo muito errado).

 

Caminhar com segurança, evoluindo paulatinamente facilita a análise, dando uma visão mais clara daquilo que funciona e daquilo que não funciona.

 

Lembre-se: O Marketing não faz mágica e é preciso ter um tempo mínimo de maturação da estratégia para se colher cada vez mais frutos melhores.

 

Etapa 3: Aprovação

Chegou o momento de apresentar o Planejamento para o cliente ou para a sua equipe.

 

Adote um formato fácil de entender, que seja descomplicado de ser replicado e que permita consultas de forma ágil.

 

Trabalhe com cenários pessimistas e otimistas para que possam ter visão dos números desejados.

Muito provavelmente, para conquistar a aprovação completa, será necessário ajustar uma ou outra estratégia, afinar ideias até que a aprovação integral seja conquistada.

 

Faça as correções e as apresente até que tudo esteja de acordo.

 

Etapa 4: Criar Tarefas

 

Aqui começa a etapa de ação, por assim dizer.

 

É a hora de começar a delegar as tarefas de produção aos profissionais envolvidos, criando tarefas baseadas no briefing para construir anúncios.

 

É natural que haja muitas tarefas a serem feitas, o que dificulta a gestão de tudo.

 

Para te ajudar nesse processo, recorra a um software ou ferramenta de automação para manter tudo em ordem e centralizar as tarefas, assim, é possível ter um panorama de tudo que está acontecendo.

 

plano-marketing-campanha

Exemplo completo de Plano de Campanha de Marketing Digital

 

Nome do Projeto

Aqui você identifica o nome do projeto. “Projeto N1 2021”.

 

De escolha livre, você pode se basear em uma data, período ou ação específica importante para o seu setor.

 

Gerente ou Analista de Projetos

Ela é a pessoa a que deve ser consultada em caso de dúvidas, passos a serem dados.

 

Ele será a peça central das decisões, encabeçando o projeto e sendo um ponto de apoio para os demais.

 

Deixe os seus contatos de fácil acesso para todos do time.

 

Tempo de duração das ações

Aqui você identifica a data, o período de veiculação das campanhas.

 

Você pode escolher a data de início e termino que quiser, mas considere adotar ciclos pré-determinados para facilitar a análise de vendas, como quinzenas, um mês ou bimestres, por exemplo.

 

Faça análise de períodos e metas para melhorias dos indicadores para próximas avaliações.

 

Budget

Sinalize nessa etapa o orçamento máximo aprovado para o resultado esperado.

 

Deve ficar claro que as campanhas não podem estourar o orçamento sem prévia autorização.

 

Estabelecendo estratégias

Nessa etapa, o gestor do projeto realiza um escopo do projeto, fazendo notações, levantando informações e anexando ao documento para realizar as ações posteriormente.

 

Levantamentos do cliente

Aqui, anexe aquilo que o cliente explanou e expressou sobre o projeto ou sobre a sua empresa.

 

Deixe tudo registrado, desde e-mails trocados, mensagens, anotações e levantamentos apontados por ele ou sua equipe.

 

Elencar Objetivos

Anote os objetivos da campanha. Aponte prioridades, desejos e expectativas.  O alinhamento entre todas as áreas deve ser claro amplamente conhecido.

 

Um exemplo errado é: “Aumentar as vendas no período de dezembro a janeiro”. Essa é o tipo de meta que ninguém saberá onde quer chegar.

 

O correto seria: “Aumentar em 20% as vendas no período de dezembro e janeiro de 2021”.

 

Determinar o público-alvo

Aqui, aponte o público que você deseja atingir com o máximo de informações possíveis.

 

Trace o perfil ideal de cliente com suas dores, desejos, comportamentos, idade, sexo, local …. Quanto mais assertivo for, mais resultado as campanhas podem render.

Eu arrisco dizer que essa etapa é uma das mais importantes da estratégia.

 

Trabalhe com os dados da sua empresa (histórico) e identifique quais são os clientes mais rentáveis, o perfil de quem comprou a solução, a vertical de setor daquela empresa etc…

 

Comunicação

Descreva aqui o tipo de comunicação que será adotado.

Qual o tom e que mídias serão utilizadas para a sua veiculação.

 

Com quem você vai falar (pra quem) e quais serão os pontos de conexão com esse Prospect.

 

Tenha um fluxo de cadência de conexão definida, como por exemplo:

  • Visitou e converteu no site – envia um e-mail 1h depois.
  • Após 24h envia outro e-mail e segue nas redes sociais dele
  • Faz uma ligação após 48h
  • Envia um e-mail após 24h

 

Conhecendo bem o seu Avatar, saberá definir essa cadência ideal e programar dentro do seu CRM ou Plataforma de automação de Marketing e fazer com que ele evolua na jornada de compra do cliente.

Painel de inspirações

Aqui, anexe uma lista de empresas nas quais você se espelha, admira ou são referência para você.

Vale colocar também aquelas que fazem parte de sua concorrência para se ter uma meta e objetivo a ser conquistado.

 

Campanhas em ação

Nessa fase, determine o planejamento de campanhas.

Organize as verbas e distribua pensando nos canais que você vai usar para executa-las como Google, Facebook, Instagram ou remarketing.

A divisão de orçamento te ajuda a segmentar por público, tornando suas campanhas ainda mais direcionadas.

Considere a somatória de todas as campanhas para manter seu orçamento em dia.

 

Estabeleça um cronograma das ações de MKT

Aqui, faça um calendário com as datas de publicações.

Colocar tudo no calendário com antecedência, ajuda a ter uma visão mais ampla da estratégia.

A partir do calendário você consegue perceber se há publicações demais, de menos ou está coerente de acordo com a cadência planejada.

 

Coloque os objetivos de cada publicação para ter mais clareza dos resultados esperados.

Apresente o Plano de Campanhas

Importante, esta etapa se divide em quatro pilares principais:

– O que?
– Quanto?
– Quando?
– Objetivos

 

O que será feito, quanto será investido, quando será executado e quais as metas do projeto que devem ser atingidas.

 

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Planejamento aprovado? Agora é hora de criar!

Mas por que começar a colocar a mão na massa apenas após todas as etapas de planejamento?

 

Bom, essa pergunta é fácil de responder:

Pois um planejamento bem realizado evita retrabalho, ajuda no cumprimento de prazos, otimiza soluções, e ajuda para que todos os envolvidos estejam em total sintonia e por dentro das ações.

 

Fazer ações picadas, soltas e a deriva é a receita clara do insucesso. Não caia nesta armadilha.

 

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Aqui você conta com um time completo de especialistas em todas as áreas do Marketing Digital para que o resultado seja certeiro.

 

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