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Campanhas de Marketing Digital: como calcular o seu orçamento

Campanhas de Marketing Digital: como calcular o seu orçamento

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Quando uma empresa decide investir em Marketing Digital, geralmente ela se depara com uma barreira inicial muito comum: o orçamento.

 

Esse obstáculo aparece por um motivo simples: muitas vezes o setor de compras ou responsáveis pela liberação do dinheiro para esta área não conseguem enxergar a verdadeira importância do investimento.

 

Muito dessa visão pode estar ligada a falta de resultados efetivos em campanhas passadas ou pela dificuldade de enxergar métricas e resultados concretos daquilo que foi realizado anteriormente.

 

Muitas vezes, quem toma a decisão de quanto será investido não se atenta a cálculos ou nada parecido. Às vezes, a empresa se baseia apenas naquilo que pode investir, se ela confia ou não nas ações de Marketing Digital ou investe apenas naquilo que á está acostumado.

 

Para afastar essa impressão ruim e oferecer um novo olhar acerca das ações, orçamentos e planos de Marketing Digital, apresentamos hoje uma maneira de calcular o orçamento de campanha de Marketing Digital de maneira fácil e efetiva.

 

Como saber quanto devo investir em uma campanha de Marketing Digital?

 

Não existe resposta pronta, tampouco um valor universal que responda a essa pergunta.

 

Sabemos que é um risco investir demais e praticamente rasgar dinheiro ou investir pouco e deixar de vender para quem tem interesse em seu produto.

 

Além disso, a era digital é altamente mutável, e os parâmetros estão sempre se alterando.

 

No entanto, cada negócio possui suas particularidades, necessidades, demandas e serviços.

Por isso, é preciso entender o seu negócio para, então, partir para a etapa de orçamentos propriamente dita.

 

Para se ter uma ideia do panorama do Marketing Digital no Brasil, de acordo com estudos realizados pela Associação Brasileira de Anunciantes em parceria com a McKinsey, a TV ainda recebe a maior parte dos investimentos (cerca de 67%) mesmo com índice 13% menor de atenção do que canais digitais.

 

Outro dado que chama a atenção é que apenas 20% das empresas admitiram realizarem a criação de produtos e campanhas em pareceria com seus clientes.

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Só 1 % inclui práticas globais de mensuração de impacto.

Setenta e nove empresas foram ouvidas na pesquisa (todas líderes em seu segmento).

 

Muitas delas investem cerca de 50% em ações de Marketing Digital e acabam performando pior do que aquelas que investem 20 ou 25%.

O que nos leva a pensar que Dinheiro não é tudo!

 

Muito se discute sobre o assunto. Livros, estudiosos e entusiastas usam sua experiência como parâmetro, mas acredita-se que um orçamento competitivo depende de cada tipo de negócio:

 

  • Em negócios que utilizam a plataforma digital para realizarem suas vendas 100% online, acredita-se que entre 15% e 20% do faturamento deve ser destinado ao Marketing Digital.
  • Para empresas que se dividem entre o físico e o digital, acredita-se que que o investimento para o Marketing Digital deva ser entre 5% e 15%.
  • Negócios exclusivamente físicos, entre 4% e 12% do faturamento ser direcionado ao Marketing Digital é uma boa pedida.

 

Vale lembrar que os custos com Marketing Digital devem contemplar:

 

  • Custos com equipe ou serviços terceirizados (mão de obra).
  • Ferramentas necessárias para o bom desenvolvimento dos trabalhos, como equipamentos.
  • Investimento em anúncios e contratação de influenciadores para fomentar as ações de mídia.

 

O Markup (custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda deve ser inferior a 50% visto que a relação entre margem e retorno de investimento, para funcionar com eficiência, deve alcança a menor margem.

 

Dica de ouro: Tenha paciência.

 

É quase impossível investir hoje e começar a colher os frutos amanhã.

Investir em Google ADS, Facebook ADS e outras mídias requer ações acertadas e mirando no faturamento- desejo.

Paciência é a palavra-chave quando falamos de investimento versus retorno. Tenha calma!

Para exemplificar melhor sobre o investimento a ser realizado, imagine uma empresa que hoje, fatura 5 milhões e deseja alcançar uma meta de 8 milhões em um ano.

 

Para calcular com mais precisão, é preciso realizar o cálculo sobre aquilo que a empresa deseja alcançar!

 

Durante os 365 dias de prazo, os investimentos precisam subir num crescente e paulatinamente. Na metade do caminho, mais ou menos, os investimentos devem alcançar um valor proporcional à nova meta.

 

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Aprenda a calcular o orçamento por campanha de Marketing

 

Passo 1: Considere as variáveis

 

Há muitas varáveis a serem consideradas antes de calcular o orçamento de uma campanha. Algumas delas são:

  • Maturidade no meio digital;
  • Taxa de conversões e vendas;
  • Metas;
  • Tipo de produto ou serviço a ser oferecido, se ele é uma novidade no mercado, ou algo que já faz parte do cotidiano das pessoas;
  • Público-alvo;
  • Perfil do cliente;
  • Concorrência.

 

Se você tem dificuldade em identificar esse tipo de dado, considere levantar informações mais acessíveis para chegar a um orçamento.

Como:

 

  1. Faça um levantamento dos seus potenciais leads.

Utilize aquilo que você tem em mãos para registrar esta estimativa. Google ADS é uma excelente maneira de fazer esse tipo de teste.

 

  1. Levante o percentual do público e o seu custo-benefício.

Acredita-se que cerca de 25% seja um bom número. Caso a resposta do público seja muito positiva, considere aumentar!

 

  1. Qual será o fluxo de repetição de uma mesma publicação?

Repetir faz parte do processo de venda, e auxilia no processo de convencimento. Uma boa estimativa é considerar 3 repetições para cada pessoa.

 

  1. Quanto seu anúncio custa para que ele chegue até uma pessoa?

Uma boa estimativa para que você entenda, é considerar que para cada 1 mil reais investidos em Mídia Digital, 80 mil pessoas são impactadas pelo seu anúncio, considerando a frequência de repetição de 3 impressões por pessoa.

Dessa forma, é possível entender que o Custo por pessoa por impressão é de R$ 0,0125.

 

O resultado surge quando você realiza o cálculo de 1. 000(reais investidos) dividido por 80 mil (pessoas impactadas).

 

  1. Como aplicar a fórmula?

É preciso multiplicar todas as variáveis levantadas por você e colocá-las em uma única formula. Dessa forma:

 

  • Número de seu público-alvo. (100.000) Cobertura. (25%)
  • Custo por pessoa. (0,0125)
  • Quantas publicações serão feitas. (4 publicações)
  • Quantos canais serão utilizados. (2 canais)

 

Agora, vamos colocar os dados na fórmula:

100.000 x ((25% x R$0,0125) x 4 x 2) = R$ 2.500

Logo, o orçamento sugerido é de R$ 2.500

 

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O meu orçamento é menor do que o resultado ideal calculado. O que devo fazer?

 

Se você não pode investir aquilo que a fórmula demonstrou, fique tranquilo e não deixe de aplicar ações de Marketing Digital aí no seu negócio.

Que tal reduzir o número de publicações ou elencar os canais de marketing que mais favorecem o seu produto?

A partir dos resultados alcançados você pode, devagar, dando passos maiores e aplicando mais dinheiro nas ações.

Tenha consciência de que as ações levam tempo para surtirem efeito e não há bala de prata para o crescimento.

Ele é calcado devagar, passo a passo.

Faça investimentos de forma segura, visando equilibrar o caixa sempre levando em consideração a saúde financeira da sua organização.

 

É muito importante avaliar as principais KPI’s para entender, através dos números, quais são as ações e canais que geram mais resultados efetivos para a sua empresa com o MKT Digital.

 

Agora que você já aprendeu a calcular quanto a sua empresa precisa investir para as ações de Marketing Digital, que tal contar com quem realmente entende para realizar as melhores campanhas e fazer a sua empresa se destacar?

A Next4 é uma agência que tem como principal objetivo, ajudar outras empresas a crescerem dentro de seu segmento.

Conte conosco e venha crescer com a gente!

Fale com um especialista de Marketing Digital agora mesmo e entenda o posicionamento atual da sua empresa e de seus concorrentes para criar uma estratégia mais assertiva.

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Sobre o autor

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Com vasta expertise em Marketing Digital e Criação de Projetos Web, sou responsável por gerenciar um time de mais de 20 profissionais aqui na Next4. Atendi mais de centenas de empresas durante os mais de 15 anos que faço parte aqui deste excelente e comprometido ecossistema de Marketing.

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