Quais as mídias digitais certas para a sua campanha de Marketing Digital?
Para realizar uma campanha de marketing digital que funcione de maneira efetiva, é preciso ter em mente que diversos fatores influenciam, podendo resultar em pleno sucesso ou total fracasso.
Sabendo disso, antes de edificar uma campanha, é preciso encarar o planejamento estratégico como algo correlacionado, que precisa que as diversas ações adotadas conversem entre si, se relacionem para que juntas, formem uma grande ação única.
Mas como saber quais mídias utilizar na sua campanha de Marketing Digital?
Como ter certeza que o Facebook, o Instagram ou o TikTok são as melhores redes para o meu segmento?
É possível acertar em cheio na campanha de Google ADS ou disparar um e-mail marketing preciso para meus contatos?
Quando utilizar a automação de Marketing a meu favor?
Antes de mais nada, é preciso colocar os dois pés no chão e ter em mente que o orçamento dita parte do processo.
Aspectos como o público-alvo, a maneira como a sua empresa lida com o digital no dia a dia e se o seu produto está no mercado e como ele está posicionado, influenciam no modo como como sua campanha de marketing digital vai caminhar.
Escolher os canais certos para divulgar o seu produto é o pilar central de toda a estratégia, afinal, do que adianta você mostrar o seu produto para quem não tem o menor interesse nele?
Muitas empresas escorregam nesta etapa do processo justamente por se basearem no Método Empírico, ou seja, ignoram fatos concretos, estudos e números e consideram apenas sua experiência vivida, se baseiam na observação ou no senso comum para realizarem suas ações dentro do marketing digital.
Quem nunca se deparou com uma situação em que analistas, gestores ou outros decisores se basearam apenas em “achismos” para deliberar alguma ação?
O perigo em assumir o empirismo em uma campanha de marketing digital é que enquanto você adota posturas baseada no achismo, o seu concorrente largou na frente, adotou estratégias que funcionam baseadas em números e dados comprovados.
Então, quando você se der conta, pode ser tarde demais para correr atrás do prejuízo.
Para te ajudar a não cair em ciladas e realizar boas escolhas de mídias para sua estratégia de marketing digital, preparamos um artigo repleto de digas para você aplicar aí no seu negócio. Acompanhe!
Alcance, atração, encantamento e conversão: o que são?
Para alcançar a tão sonhada conversão, um cliente passa por diversas etapas. Este processo pode variar.
Um cliente pode passar diversas vezes por ele, estacionar em uma etapa e retomar o processo, enquanto outros seguem o fluxo naturalmente sem intercorrências.
No entanto, existe um “percurso” de três etapas, criado para auxiliar a elaboração de um plano de campanha estratégico de MKT que chegue até a venda propriamente dita.
Nele você encontra:
Canal de alcance e atração
Nesta primeira etapa, o propósito é levar uma mensagem e atrair a atenção do público certo.
É possível fazer isso de forma orgânica (gratuita) ou paga por meio de Google ADS, Facebook e Instagram ADS, disparo de e-mail marketing, Mídia Programática etc.
Encantamento e conversão
Nesta segunda etapa do processo, o potencial lead já foi atraído e agora precisa ser trabalhado a partir de informações relevantes, conteúdo educativo, vantagens, benefícios, etc.
Aqui também é a hora de induzir maneiras para converter como captar os contatos deste potencial lead através de call to actions.
Engajamento nas campanhas de Marketing Digital
O engajamento busca envolver e incitar a interação.
Aqui podemos utiliza da repetição da comunicação para alcançar a confiança do cliente e leva-lo a conversão.
Utilizar as técnicas de Copywriting e gatilhos mentais é a melhor opção para essa etapa.
Como escolher os melhores canais digitais de alcance?
Se pudéssemos dar apenas um conselho, ele seria: conheça a fundo as mídias nas quais você pretende trabalhar.
Pesquise, explore, conheça suas funções e quem a está utilizando. O Facebook, por exemplo, sofreu uma mudança de público ao longo dos anos.
O Tiktok, apesar de ser uma mídia fortíssima atualmente, alcançando cerca de 2 bilhões de downloads só durante o período de pandemia, torna-se uma ferramenta inviável se você deseja aplicar um conteúdo mais complexo, um vídeo mais longo que exige atenção plena ou para um público mais sênior, por exemplo.
Além disso, é preciso levar em consideração que mesmo que você invista pesado em um vídeo no Youtube que é a cara da sua marca, que promove seu produto de forma sublime, dificilmente você conseguirá as conversões que deseja sem o auxílio de mídias patrocinadas, Google ADS, Facebook ADS para completar a estratégia e torna-la vencedora.
Logo, ficar atento a estes pequenos (grandes) detalhes vai te ajudar a entender se a sua estratégia de mídia digital se encaixa no canal de alcance que você pretende trabalhar.
O que levar em consideração ao escolher canais de alcance para a campanha de Marketing Digital
Seria perfeito se pudéssemos colocar todos os produtos em uma mesma fórmula de estratégia e sair replicando por aí. Mas isso é impossível.
Isso porque, cada jornada de compra possui suas características particulares pois cada produto é diferente do outro.
Basta parar para refletir: quantas pesquisas você faz antes de comprar um bom vinho para degustar no dia a dia e quantas pesquisas você faz antes de bater o martelo na compra do seu carro novo?
Sem dúvida você realiza mais pesquisas para o carro, certo?
Não só você, a maior parte dos consumidores investe mais energia na busca por um carro do que por um vinho!
Sabendo disso, também é preciso destacar que a estratégia adotada por um dificilmente funcionará com o outro.
Leve em consideração o seu produto / serviço!
Produtos e serviços disruptivos
O produto em questão está em que lugar no mercado? Ele é completamente novo?
De pronto, é preciso descobrir formas de despertar o desejo pelo novo nas pessoas.
Para quebrar paradigmas, fornecer respostas ao potencial comprador, indicamos rede sociais, locais onde seu produto pode ganhar projeção, ser avaliado por outras pessoas, que fornecerão o feedback necessário.
Um influenciador bem escolhido realizando um review de seu produto em um vídeo no Youtube, por exemplo, pode ser uma ótima pedida.
Produtos e serviços Consolidados
Se o seu produto ou serviço já existe, as pessoas o conhecem e compram, o desafio aqui é superar a concorrência, ir direto ao público que consome e fortalecer marca e escolhe um preço competitivo.
Indicamos aqui, buscadores, sites que comparam preços, display e e-mail marketing.
Perfil de negócio
O seu público vai influenciar na sua estratégia e nas campanhas de Marketing Digital!
Sua idade, classe social, gênero, local onde mora dentre outros fatores precisam ser levados em consideração.
Se o seu perfil de negócio é B2B
Os negócios entre empresas precisam estar pautados em ações de longo prazo, visto que o processo decisório tende a levar mais tempo.
Para o B2B, procure investir em buscadores, e-mail marketing, newsletter, e redes sociais.
Se seu perfil de negócios B2C
Quando uma empresa pretende vender para o consumidor final, os desafios são outros. O motivo? Seu público pode estar em qualquer lugar.
Investir em redes sociais é uma boa pedida, visto que esse tipo de canal pode ajudar a fomentar o consumo.
Se você tem uma boa lista de clientes, investir em e-mail marketing, marketplaces também pode ser uma boa pedida.
Loja física
Se o objetivo de sua estratégia digital é chamar consumidores para seu ponto de venda físico, o Google Meu Negócio pode ser uma ótima alternativa.
Abuse de estratégias de SEO para se destacar nas buscas locais. Esse tipo de estratégia vai tornar sua empresa referência para seu público-alvo e gerar demanda 24h por dia.
E-commerce
Se o seu negócio é 100% digital, o seu desafio é manter o cliente em uma jornada de compra efetiva.
Para isso, ative sua equipe comercial marketing e dê ferramentas para que eles trabalhem juntos.
Marketplaces, redes sociais, displays, e-mail marketing e sites de comparação de preços são ótimos aliados.
Não se esqueça de fazer mídia patrocinada também para impulsionar suas vendas.
Quanto você pode e quer investir?
Isso mesmo, antes de qualquer coisa é bom deixar claro que “gastar” não é o melhor termo para se utilizar quando falamos de campanhas.
Investir é a palavra certa. Logo, tenha em mente a sua lucratividade por venda e quanto você poderá investir para captar um novo cliente – CAC (custo de aquisição de clientes) para a sua empresa.
Quer saber como calcular o seu orçamento para as campanhas de Marketing Digital? Clique aqui.
Não posso investir muito em campanhas de MKT Digital
Tudo bem, só não deixe de investir!
Se concentre em quem está presente no momento da compra.
Essa estratégia não pode ser realizada sempre, pois tende a saturar o público.
No entanto, é uma boa maneira de alavancar as vendas e ampliar o budget.
Posso investir mais em campanhas de Marketing Digital
Se você tem mais recursos, certamente terá a possibilidade de alcançar mais pessoas, explorar diversos canais, realizando um solo firme para vender a médio e longo prazo.
Trabalhe bem os leads, não os sature com informações em excesso e oriente sua equipe comercial para mostrar confiança e autoridade.
Maturidade digital
Identifique o seu estágio de maturidade digital e o da sua empresa também antes de pensar em uma campanha de Marketing Digital!
– Iniciante
– Visionário
– Desbravador
– Líder
Qual é a cultura digital de ambos? Essa pergunta deve ser respondida da forma mais honesta possível.
O quanto a organização já trilhou no mundo digital e o nível de preparo da equipe vai determinar o estágio de maturidade.
Com isso você saberá se é necessário obter ajuda externa (agência de MKT Digital), Interna (construção de equipe) para direcionar os próximos passos dentro do seu planejamento estratégico.
Como é a estrutura da sua empresa com o mundo digital? Tem um CRM de vendas integrado, tem processos claros, definidos e mapeados e na Nuvem?
Conclusão sobre as Mídias certas para sua campanha de MKT Digital
Existem várias formas para atingir o público-alvo da sua empresa (ICP). Você precisa conhecer seu público e saber qual é o melhor canal para impactá-lo.
Não adianta dar um tiro de bazuca para atingir pessoas que não fazem sentido para o seu produto ou serviço. Isso sai muito caro para a sua empresa.
Prefira a estratégia do Sniper, aquela que acerta em cheio a pessoa que tem o perfil de consumir aquilo que você oferece, que está mais próxima do momento ideal de compra dentro do funil de vendas da sua empresa.
Conheça os números, analise as campanhas de Marketing Digital o tempo todo e saiba que ajustes finos são necessários para uma boa performance no Digital.
Saber o aonde você está, vai ajuda a reduzir o custo por conversão, te ajudar a direcionar o investimento para os canais certos e de que maneira isso será realizado.
Agora que você já sabe como é importante acertar nas mídias certas para promover o seu produto, que tal contar com quem realmente entende do assunto para fazer a sua empresa vender mais?
A Next4 é uma agência engajada em fazer empresas alcançarem um lugar de destaque dentro de seu setor.
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