ASO – App Store Optimization: a estratégia de otimização para aplicativos
App Store Optimization: Você que cria aplicativos deve conhecer o ASO, a estratégia que otimiza o ranqueamento de seu aplicativo.
Assim como o SEO funciona para a otimização dos sites, o ASO te ajuda no maior número de downloads.
Quando você cria um aplicativo precisa que ele seja bem distribuído nas lojas de aplicativos a fim de conduzir o público a baixá-lo.
Para ter sucesso e aumentar o ranqueamento de seu aplicativo, você vai precisar de técnicas e estratégias.
Lançar um aplicativo vai muito além de escolher um ramo e desenvolver uma linguagem repleta de códigos.
É necessário pensar em quem vai utilizá-lo e como fazer para que ele chegue até essas pessoas.
Na hora de otimizar sites para que apareçam melhor nas buscas do Google, por exemplo, temos o SEO.
Uma estratégia que serve para otimizar seu conteúdo e mostrá-lo em melhor posição nos mecanismos de busca.
Para os aplicativos existe uma estratégia que tem um objetivo bem parecido, o ASO – App Store Optimization.
O princípio é o mesmo em cenários diferentes. Uma vez que o Search Engine Optimization funciona para sites, o ASO é usado nas lojas de aplicativo.
O que é ASO – App Store Optimization?
ASO nada mais é do que as técnicas e estratégias de otimização nas buscas das lojas de aplicativos.
Elas serão responsáveis por garantir destaque e o aumento do download dos aplicativos.
O ASO é o encarregado de deixar um aplicativo como mais relevante quando alguém faz buscas nas lojas de aplicativo.
Assim como quando fazemos uma busca no Google e o SEO mostra possíveis respostas para o que precisamos, funciona o ASO.
A diferença é que a busca é feita na Google Play ou na Apple Store.
Otimizar um aplicativo para que ele apareça como solução para os usuários é pensar no que o usuário precisa.
Quando você entende a necessidade do usuário, entende como ele procura por ela e consegue alcançá-lo de maneira efetiva.
A melhor parte do ASO é que ele entrega seu aplicativo para quem realmente precisa dele.
Isso faz com que você alcance os usuários que estão interessados no que você tem a oferecer de fato.
Como utilizar o ASO a seu favor?
Da mesma forma que o SEO, o ASO – App Store Optimization auxilia nas buscas, ou seja: você precisa definir bem as palavras-chave.
Sem dúvida alguma o caminho para o seu aplicativo ser encontrado é a correspondência com a busca dos usuários.
As lojas de aplicativos trabalham com algoritmos que procuram termos correlacionados ou idênticos ao que o usuário pesquisa.
Para que possa oferecer um catálogo com os melhores resultados.
Incluir as palavras-chave na descrição e no nome do seu aplicativo pode posicioná-lo melhor nas buscas.
Uma vez que elas servirão tanto nas lojas de aplicativos quanto no Google, têm o poder de potencializar suas chances.
Tirar um tempo para planejar as palavras-chave do ASO é muito importante, afinal elas guiarão o sucesso do aplicativo.
Nesse sentido, é obrigatório considerar o acompanhamento destas palavras já que alguns fatores podem fazer com que mudem.
Você deve tomar o maior cuidado possível para essa escolha, pois as palavras-chave precisam corresponder às buscas dos usuários.
Tentar entender como ele faria a busca é um passo essencial para o sucesso.
Para escolher, faça uma lista com opções e confira o volume de busca e nível de concorrência.
Assim você pode ter uma boa noção da dificuldade que terá para ranquear o aplicativo com estes termos.
Saiba que não é impossível alterar as palavras-chave, mas quanto melhor for a sua pesquisa menos precisará de alterações posteriormente.
No momento em que decidir cadastrar as palavras-chave, evite usar plural, artigos e variações.
Você não tem muito espaço para usar, então se certifique de que está usando sabiamente.
Qual a base do App Store Optimization – ASO?
Já entendemos que o objetivo do ASO é bem parecido com o do SEO.
Porém as buscas em uma loja de aplicativos são feitas de forma diferente em relação a uma SERP (Search Engine Results Page, que variam conforme as palavras-chave).
Isso acontece porque o usuário costuma usar o nome do aplicativo como ferramenta de busca.
Dificilmente a busca é feita pela descrição do que ele necessita.
Por este motivo, o ASO tem como base encontrar as palavras-chave ideais – alcançar um bom ranqueamento com as palavras-chave e otimizar a taxa de downloads do aplicativo.
A base de busca do ASO vai de encontro às recentes atualizações para dispositivos móveis.
Pois já sabemos que o Google está usando inteligência artificial na exibição de resultados.
A atualização tem o intuito de ajudar o buscador no aprendizado para trazer resultados mais relevantes para o usuário de maneira inteligente.
Com o RankBrain, o próprio buscador estabelece ligações entre as palavras, aprendendo como o usuário costuma realizar suas buscas.
Isso evita, por exemplo, resultados redundantes. Da mesma forma, o ranqueamento de resultados nas lojas de aplicativos vai além dos mecanismos que já conhecemos.
A importância da App Store Optimization – ASO
Pesquisas indicam que a maior parte dos downloads de aplicativos Android é proveniente de busca.
Cerca de metade destas buscas são pelo nome de uma marca, isso indica o conhecimento prévio por parte dos usuários.
Tanto da marca quanto do próprio aplicativo. Menos da metade são buscas genéricas tais como ofertas, jogos de lógica, aplicativo disso e daquilo.
Também é possível descobrir por pesquisas que usuários que baixam um aplicativo por meio da busca, têm uma probabilidade 50% maior de serem usuários fiéis.
Portanto, se o maior potencial de usuários nas lojas de aplicativos está na busca, é preciso otimizá-lo com o propósito de aparecer nos primeiros lugares.
Ter um bom posicionamento pode trazer benefícios como:
Maior visibilidade para seu App
Já ouviu aquele ditado: quem não é visto não é lembrado?
Pois é exatamente isso que acontece, quanto melhor sua posição no ranqueamento, mais visível – e mais visto seu aplicativo será.
Mais downloads do seu App
Como a tendência dos usuários é de sempre clicar nos aplicativos que aparecem nos primeiros resultados, mais downloads você consegue.
Para entender melhor a relação entre mais visibilidade na loja de aplicativos e mais downloads, é preciso entender outro dado.
80% das vezes que um usuário busca uma palavra na busca da loja de aplicativos ele escolhe um dos aplicativos que aparece entre as 10 primeiras posições.
Ou seja, 8 em cada 10 usuários só chega até a décima posição do ranking para conferir os aplicativos.
Ainda assim, a maior parte dos usuários só baixa os primeiros colocados de fato.
Os usuários tendem a baixar os aplicativos em destaque, que nesse caso não são aplicativos líderes no assunto.
Assim sendo, o ASO poderia ser mais bem aproveitado se as melhores palavras-chave fossem utilizadas simultaneamente com diferentes maneiras de otimização.
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