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A diferença entre ASO, SEO e CRO

A diferença entre ASO, SEO e CRO

ASO, SEO e CRO: Em um mercado competitivo, é comum que as empresas busquem alternativas para potencializar os resultados com o marketing digital.

 

Se você atua com peças para ônibus e investe nas mídias digitais, certamente já ouviu falar nas siglas ASO, SEO e CRO.

 

Cada termo tem suas finalidades, ou seja, existem diferenças que você precisa saber antes de fazer a escolha para aplicá-las no seu negócio. 

 

O ASO (App Store Optimization) tem como objetivo focar em Aplicativos e Stores.

 

O SEO (Search Engine Optimization) atua na otimização de em sites com foco em melhorar o posicionamento das páginas nos motores de busca da web. 

 

Já o CRO (Conversion Rate Optimization ou Otimização da Taxa de Conversão), é uma estratégia que foca em resultados.

 

Ficou interessado e quer saber mais sobre esses termos: ASO, SEO e CRO?

 

Continue acompanhando este post e confira logo abaixo as principais diferenças entre elas para você utilizar no seu negócio. Vamos lá?

 

ASO SEO e CRO

ASO (App Store Optimization)

Se você nunca ouviu falar no termo ASO (App Store Optimization), agora vai saber que o conceito pode soar bem familiar, a estratégia é semelhante à do SEO. 

 

Contudo, tem a finalidade de otimizar seu app para melhorar o posicionamento e ficar em destaque nos rankings das lojas de aplicativo, como App Store e Google Play.

 

Aplicar a ASO é essencial para que um aplicativo seja exibido para os usuários certos, no momento oportuno.

 

Imagine um aplicativo para o seu negócio que realiza serviços de resíduos industriais. Seria excelente garantir as primeiras posições nos resultados de pesquisas, não é mesmo?

 

Para isso, é possível aplicar estratégias de marketing digital a fim de proporcionar o maior número de downloads realizados por usuários. Além disso, pode ser utilizada por qualquer negócio, independente do segmento. 

 

Neste contexto, a técnica ASO para posicionar o aplicativo, são considerados os seguintes fatores:

 

  • Título do aplicativo;
  • Descrição;
  • Reviews e avaliações;
  • Palavras-chave.

 

SEO (Search Engine Optimization) 

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).

 

É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web.

 

Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

 

Diferente do ASO, que realiza otimização para aplicativos nas plataformas, o SEO significa otimização para mecanismos de busca, ou seja, é essencial para posicionar um site na primeira página do Google, Yahoo e Bing. 

 

Ao pesquisar gerador de energia nos mecanismos de busca é possível encontrar diferentes páginas, certo? 

 

Assim sendo, a página que investe nessa prática busca tráfego orgânico e autoridade, haja vista que relaciona a qualidade nos conteúdos, e tempo de permanência que evita a taxa de rejeição, entre diversos outros fatores.

 

Logo, os principais que devem ser  considerados para a otimização do site são:

 

  • Tags do título;
  • Intertítulos;
  • Quantidade de palavras-chave (head tail e long tail);
  • Backlinks e meta tags.

 

Ou seja, a diferença entre ASO e SEO é em relação ao posicionamento e objetivos, sendo a otimização de aplicativos com foco em diminuir a taxa de desinstalações, aumentar conversões e potencializar os downloads.

 

A otimização de site é para aumentar o tráfego orgânico, ou seja, sem custo, a fim de gerar autoridade e relevância da marca e obter melhor relacionamento com o usuário diminuindo a taxa de rejeição.

 

CRO (Conversion Rate Optimization)

O CRO (Conversion Rate Optimization) é a estratégia que consiste em um conjunto de práticas para aumentar as conversões de determinado site, aproveitando melhor o tráfego que as páginas já possuem.

 

O termo significa taxa de otimização de conversão, ou seja, tem o foco nos resultados do seu negócio.

 

A ideia por trás do CRO é justamente otimizar a taxa de conversão, ou seja, tornar o seu processo de venda mais eficiente para lucrar mais..

 

Isso é feito principalmente por meio de testes que visam entender o que funciona melhor para convencer os visitantes de uma página a tomar a ação desejada para eles.

 

Sabemos que as estratégias de ASO e SEO são essenciais para obter melhores resultados para as empresas. 

 

Mas, é muito importante ressaltar que as organizações investem em anúncios e diferentes estratégias para converter os clientes. Contudo, as interações e ações em determinada página são essenciais.

 

Assim funciona o CRO, que tem a capacidade de fazer com que o seu público tenha uma determinada ação ao acessar o seu site. Dessa forma, os principais objetivos da otimização da taxa de conversão são:

 

  • Proporcionar que os visitantes de determinada página tenha uma ação como, preencher um formulário, clicar em links, entre outros;
  • Gerar leads;
  • Incentivar o público de modo natural a se inscrever no site para receber conteúdos exclusivos;
  • Identificar o cliente ideal;
  • Aumentar o engajamento;
  • Concluir a jornada de compra.

 

Portanto, embora as estratégias do marketing digital obtenham diferentes objetivos, elas são eficientes para potencializar os resultados das empresas. 

 

E se estiver se perguntando se é possível unir as estratégias para aplicar no seu negócio, a resposta é sim!

 

Aplicar o SEO de modo correto, sem dúvida vai aumentar o número de acessos no seu site, e se investir em CRO, certamente os resultados serão ainda melhores.

 

Afinal, ao unir as estratégias possibilita alcançar o público-alvo, haja vista que o CRO proporciona o consumidor a fazer alguma ação, ou seja, se ele se inscrever para receber novos conteúdos, é um cliente ideal para o seu negócio!

 

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Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.