A diferença entre ASO, SEO e CRO
ASO, SEO e CRO: Em um mercado competitivo, é comum que as empresas busquem alternativas para potencializar os resultados com o marketing digital.
Se você atua com peças para ônibus e investe nas mídias digitais, certamente já ouviu falar nas siglas ASO, SEO e CRO.
Cada termo tem suas finalidades, ou seja, existem diferenças que você precisa saber antes de fazer a escolha para aplicá-las no seu negócio.
O ASO (App Store Optimization) tem como objetivo focar em Aplicativos e Stores.
O SEO (Search Engine Optimization) atua na otimização de em sites com foco em melhorar o posicionamento das páginas nos motores de busca da web.
Já o CRO (Conversion Rate Optimization ou Otimização da Taxa de Conversão), é uma estratégia que foca em resultados.
Ficou interessado e quer saber mais sobre esses termos: ASO, SEO e CRO?
Continue acompanhando este post e confira logo abaixo as principais diferenças entre elas para você utilizar no seu negócio. Vamos lá?
ASO (App Store Optimization)
Se você nunca ouviu falar no termo ASO (App Store Optimization), agora vai saber que o conceito pode soar bem familiar, a estratégia é semelhante à do SEO.
Contudo, tem a finalidade de otimizar seu app para melhorar o posicionamento e ficar em destaque nos rankings das lojas de aplicativo, como App Store e Google Play.
Aplicar a ASO é essencial para que um aplicativo seja exibido para os usuários certos, no momento oportuno.
Imagine um aplicativo para o seu negócio que realiza serviços de resíduos industriais. Seria excelente garantir as primeiras posições nos resultados de pesquisas, não é mesmo?
Para isso, é possível aplicar estratégias de marketing digital a fim de proporcionar o maior número de downloads realizados por usuários. Além disso, pode ser utilizada por qualquer negócio, independente do segmento.
Neste contexto, a técnica ASO para posicionar o aplicativo, são considerados os seguintes fatores:
- Título do aplicativo;
- Descrição;
- Reviews e avaliações;
- Palavras-chave.
SEO (Search Engine Optimization)
SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).
É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web.
Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.
Diferente do ASO, que realiza otimização para aplicativos nas plataformas, o SEO significa otimização para mecanismos de busca, ou seja, é essencial para posicionar um site na primeira página do Google, Yahoo e Bing.
Ao pesquisar gerador de energia nos mecanismos de busca é possível encontrar diferentes páginas, certo?
Assim sendo, a página que investe nessa prática busca tráfego orgânico e autoridade, haja vista que relaciona a qualidade nos conteúdos, e tempo de permanência que evita a taxa de rejeição, entre diversos outros fatores.
Logo, os principais que devem ser considerados para a otimização do site são:
- Tags do título;
- Intertítulos;
- Quantidade de palavras-chave (head tail e long tail);
- Backlinks e meta tags.
Ou seja, a diferença entre ASO e SEO é em relação ao posicionamento e objetivos, sendo a otimização de aplicativos com foco em diminuir a taxa de desinstalações, aumentar conversões e potencializar os downloads.
A otimização de site é para aumentar o tráfego orgânico, ou seja, sem custo, a fim de gerar autoridade e relevância da marca e obter melhor relacionamento com o usuário diminuindo a taxa de rejeição.
CRO (Conversion Rate Optimization)
O CRO (Conversion Rate Optimization) é a estratégia que consiste em um conjunto de práticas para aumentar as conversões de determinado site, aproveitando melhor o tráfego que as páginas já possuem.
O termo significa taxa de otimização de conversão, ou seja, tem o foco nos resultados do seu negócio.
A ideia por trás do CRO é justamente otimizar a taxa de conversão, ou seja, tornar o seu processo de venda mais eficiente para lucrar mais..
Isso é feito principalmente por meio de testes que visam entender o que funciona melhor para convencer os visitantes de uma página a tomar a ação desejada para eles.
Sabemos que as estratégias de ASO e SEO são essenciais para obter melhores resultados para as empresas.
Mas, é muito importante ressaltar que as organizações investem em anúncios e diferentes estratégias para converter os clientes. Contudo, as interações e ações em determinada página são essenciais.
Assim funciona o CRO, que tem a capacidade de fazer com que o seu público tenha uma determinada ação ao acessar o seu site. Dessa forma, os principais objetivos da otimização da taxa de conversão são:
- Proporcionar que os visitantes de determinada página tenha uma ação como, preencher um formulário, clicar em links, entre outros;
- Gerar leads;
- Incentivar o público de modo natural a se inscrever no site para receber conteúdos exclusivos;
- Identificar o cliente ideal;
- Aumentar o engajamento;
- Concluir a jornada de compra.
Portanto, embora as estratégias do marketing digital obtenham diferentes objetivos, elas são eficientes para potencializar os resultados das empresas.
E se estiver se perguntando se é possível unir as estratégias para aplicar no seu negócio, a resposta é sim!
Aplicar o SEO de modo correto, sem dúvida vai aumentar o número de acessos no seu site, e se investir em CRO, certamente os resultados serão ainda melhores.
Afinal, ao unir as estratégias possibilita alcançar o público-alvo, haja vista que o CRO proporciona o consumidor a fazer alguma ação, ou seja, se ele se inscrever para receber novos conteúdos, é um cliente ideal para o seu negócio!
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Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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