Marketing Digital para clínicas odontológicas: Saiba como fazer
Marketing Digital para clínicas odontológicas: Como Lotar sua clínica em 2022? A era digital está aí para quem quiser e, se o seu consultório teima em ficar de fora dela, você pode estar deixando muito dinheiro ir embora para o ralo.
Seus pacientes procuram por especialistas o tempo todo em seu bairro, sua cidade e o seu consultório não pode mais ficar de fora deixando os concorrentes nadarem de braçada.
O Marketing Digital para clínicas odontológicas é uma excelente estratégia para atrair e fidelizar clientes através do mundo online.
Isso porque, por meio dele, é possível criar uma imagem mais moderna e confiável para a sua clínica odontológica.
Em um segmento altamente competitivo, depender somente de indicações é coisa do passado, não trás previsibilidade de novas receitas e pode fazer até que a sua clínica feche as portas muito brevemente.
Continue a leitura e conheça algumas dicas para alavancar o número de pacientes dentro do seu consultório sem desrespeitar as regras de divulgação para a sua área.
Construa uma presença digital para sua clínica odontológica
Faça um planejamento de marketing que envolva a criação de conteúdo, tenha em mente as principais dúvidas e objeções dos seus clientes e crie conteúdo a partir disso.
Para isso, utilize canais como blog, site e redes sociais para publicar esses conteúdos em diversos formatos.
Opte por respostas profundas que tirem todas as dúvidas e coloque sua clínica como referência em um determinado assunto.
Dica: Quais são as principais queixas ou dúvidas dos seus pacientes? Faça vídeos curtos sobre cada uma delas, apresente dicas e engaje seu público através de um conteúdo único e interessante.
Falar da sua clínica é importante, mas tome muito cuidado pois, não é isso que eles querem consumir. Seja equilibrado nesse sentido.
É importante lembrar que fazer Marketing Digital para clínicas odontológicas possui algumas restrições regulamentares e, de acordo com o CFO, algumas práticas são ilegais pelo código de ética.
Pesquise, fique atento e siga sempre as regras regulamentadas.
Conheça mais sobre a jornada do seu cliente
É muito importante entender quem é a sua persona e o seu comportamento do público por todo o processo para conquistá-lo no final. Não sabe o que é persona e nem como criá-la? Veja este artigo que publicamos sobre esse tema Aqui.
Resumindo o processo de busca na internet destacam-se 4 etapas: Aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração de solução e decisão de compra.
Nessas etapas as pessoas consomem conteúdo de diversos canais dentro da internet e se aproximam das empresas que oferecem esse tipo de conteúdo (resposta para seus problemas) de forma gratuita.
Você pode fazer uso desse tipo de técnica fornecendo, por exemplo, conteúdos sobre prevenção de cáries para crianças, métodos eficazes de prevenção de problemas na gengiva, dicas para saúde bucal, dicas para clareamento dentário, como ter os dentes dos artistas, etc… Sempre baseado no que os seus clientes mais lhe perguntam quando estão em seu consultório.
Depois de consumir seu conteúdo, o paciente dará conta que não pode suprir essa necessidade sozinho e certamente precisará de um profissional para ajudá-lo.
Nesse momento entra outra etapa importante no Marketing para dentistas: o Marketing Pessoal. Sua presença online deverá passar confiança e credibilidade para as pessoas.
Fique atento em suas postagens e seja autocrítico para que sua imagem seja impecável para o seu público-alvo.
Cuide do seu website e Redes Sociais
Sites desatualizados, abandonados, feitos a mais de 4 anos atrás …. Altamente prejudiciais para as suas estratégias e ambições no Marketing Digital para sua clínica odontológica.
Os sites devem ser modernos, sites responsivos (se adaptam para os celulares), com conteúdo rico e atualizado, original e com a identidade da sua marca.
Esqueça aquele conhecido que vai fazer um site rapidinho, seu sobrinho que está começando agora. É a sua imagem que está em jogo e junto com isso o resultado do seu consultório.
Opte por uma agência de Criação de Site com experiência que vai entregar um projeto formatado para resultados e que vai passar uma imagem impecável na internet para os seus clientes.
Site e Redes Sociais atualizadas podem fazer toda a diferença e levar um grande número de seguidores atraídos pela qualidade e presença digital da sua marca.
Isso vai gerar uma gama maior de pessoas que buscarão a interação fora das redes, ou seja, um atendimento dentro do seu consultório.
Ofereça facilidades para sua audiência entrar em contato com você. O atendimento via WhatsApp costuma ser um dos melhores canais para isso pois a resposta costuma ser breve e o consumidor tende a ficar satisfeito com o atendimento rápido.
Impulsione a sua mensagem: Utilize o Google ADS e Facebook / Instagram ADS
O Google ADS é uma ferramenta que utilizamos para levar sua mensagem (anúncio) para pessoas que estão procurando naquele exato momento algo relacionado ao que você oferece.
Dessa forma, aumenta-se as chances de converter um usuário em um paciente em pouco tempo.
Você define qual o valor mensal que está disposto a investir e cria anúncios para que quando um usuário pesquise uma palavra-chave seu consultório possa aparecer para ele e iniciar um relacionamento.
Exemplo: sua clínica vai investir R$ 1.000,00 por mês e patrocinar as seguintes palavras-chave: Dentista em Moema, implante dentário em Moema, clínica dentista em Moema, clareamento dentário em Moema.
Percebe-se que utilizamos palavras de cauda longa (long tails) para ser mais assertivo e obter cliques mais qualificados e que tenham chances mais reais de serem um lead qualificado para seu consultório. Quanto mais específico for nesse caso, melhor.
Se utilizarmos palavras-chave mais genéricas não teríamos um resultado tão bom e poderíamos correr o risco de ser uma ação desastrosa e custosa para a sua clínica.
Por exemplo: dentista, clínica odontológica, clareamento dentário, implante dentário….
Imagine que seu consultório é em Moema (bairro de São Paulo) e sua estratégia está atingindo público em todo estado de SP.
Quanto desperdício, não é mesmo?
Uma vantagem desse tipo de ação é que você só paga quando seu anúncio é clicado pelo usuário interessado.
Dessa forma, se o processo todo estiver otimizado (site, redes sociais, conteúdo, atendimento – resposta) as chances de obter resultados aumentam e você acaba otimizando os investimentos em Marketing.
Outra opção é a utilização das Redes Sociais com anúncios. Você poderá anunciar para um perfil de público-alvo semelhante às pessoas que já são seus clientes.
Segmentações como: Bairro, idade, sexo, que procuram pelo assunto (dores) etc.
Desta maneira o Facebook / Instagram vai publicar sua mensagem para esse público específico e irá direcioná-lo para o preenchimento de um formulário de interesse ou até mesmo para uma conversa direta para seu WhatsApp.
Atente-se a forma de atendimento e faça o agendamento para o presencial o mais rápido possível.
Tenha organização na agenda e consultório
Invista em um software de gestão para ganho de produtividade e organização. A gestão é um dos pilares mais importantes para qualquer consultório odontológico.
Com a evolução da tecnologia, existem soluções no mercado pensadas na otimização de processos e ganho de produtividade, o que no final se traduz em lucro para seu consultório.
É um investimento necessário e acessível para clínicas de todos os tamanhos.
Através desse tipo de software é possível organizar toda a sua agenda online, emitir boletos, fazer toda a gestão dos pagamentos e dar vazão a tarefas burocráticas e repetitivas em instantes.
Alguns artigos complementares para sua leitura:
Principais softwares de gestão para a sua empresa
A importância do CRM para aumento de vendas
Foque na experiência dos seus pacientes
A concorrência é muito alta no mercado, certo? Não erre em dar um péssimo atendimento ao seu cliente.
O passo mais importante nesse processo, no qual ele está se decidindo e considerando a solução para o problema dele, passa pelo atendimento inicial.
Responda com agilidade e cordialidade os contatos recebidos pelo seu site, WhatsApp, redes sociais e telefone.
Ajude os seus pacientes a se lembrarem da consulta e, dessa forma, reduza as chances de Churn (cancelamento) no consultório.
Faça constantemente pesquisas de satisfação para mensurar os níveis de qualidade de atendimento geral da sua clínica.
Se você acredita que são muitas tarefas para uma só pessoa, você está correto.
Minha dica é contar com uma agência de Marketing experiente que possa ajudá-lo com todas essas tarefas e deixá-lo focado naquilo que você é o especialista.
É um investimento que se paga no médio prazo e você terá frutos por muito tempo se fizer da forma correta.
E aí? Gostou do conteúdo sobre Marketing Digital para clínicas odontológicas? Preparado para melhorar os resultados da sua clínica odontológica em 2022?
Conta para a gente aqui nos comentários quais são suas metas e objetivos para o próximo ano!
Este post foi escrito pela equipe da Agência Next4, uma agência focada em performance de Marketing Digital.
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