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Análise preditiva: saiba o que é como usar no marketing digital

Análise preditiva: saiba o que é como usar no marketing digital

Quem trabalha com marketing digital e deseja traçar estratégias que sejam à prova de surpresas ou quer planejar o futuro da sua empresa com base em dados anteriores, deve usar a análise preditiva no seu dia a dia.

 

A análise preditiva em marketing digital, resumidamente é: fazer uso de algoritmos e estatísticas para prever o futuro ou traçar estratégias que sejam infalíveis.

 

Com os dados e algoritmos em mãos, é possível prever os cenários que podem vir ou não a se concretizar, além de conseguir ter um plano B ou C para cada situação.

 

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre esta parte muito importante do marketing digital, continue a leitura deste artigo sobre a análise preditiva.

 

machine learning mkt

 

O que é análise preditiva?

 

A ideia inicial da análise preditiva é analisar os dados, traçar estratégias e conhecer mais profundamente o seu negócio e também analisar a concorrência.

 

Através da junção e análise destes dados, é possível perceber tendências que se formam, além de encontrar possíveis pontos onde seu plano de negócio está sendo falho e mudá-lo.

 

Dificilmente um negócio sem planejamento vai deslanchar, e  contar com a sorte não é uma boa saída dentro do mundo digital.

 

Ela pode até funcionar uma vez ou outra, afinal, é a sorte e ela pode lhe sorrir de vez em quando.

 

Mas no dia a dia, o que conta é o planejamento e as táticas desenvolvidas e aplicadas da maneira correta. Para isso, existe a análise preditiva.

 

De certo modo, a análise preditiva funciona como uma forma de “visualizar o futuro”.

 

Não com magias ou bolas de cristal, como nos filmes, mas de forma mais concreta, através dos dados. Esta técnica consiste em usar os dados passados para formular o futuro.

 

Não podemos esquecer que esta análise de dados não pode ser feita facilmente, de forma manual.

 

Nos dias atuais, isto seria praticamente impossível, visto a quantidade de informações e dados que produzimos diariamente.

 

Por isso, a análise preditiva no marketing digital conta com a tecnologia a seu favor.

 

A tecnologia utilizada nesta parte da estratégia de marketing inclui a mineração de dados, a inteligência artificial estatística e machine learning.

 

Estas ferramentas podem ser utilizadas tanto para realizar a análise de dados da sua empresa, quanto de seus clientes e concorrentes.

 

Quando se prevê o futuro ou nota tendências negativas, há como evitá-las.

 

importância analise preditiva

 

Qual a importância da análise preditiva?

 

Com a competitividade cada vez mais em alta neste ramo, é preciso ter uma base sólida para tomar decisões, traçar estratégias e manter seus clientes e seu público fiel a sua marca e/ou serviço.

 

Deste modo, basear suas decisões em informações internas, de clientes ou da concorrência, é fundamental para que a empresa continue em alta.

 

A análise preditiva no marketing digital é fundamental para o sucesso de um negócio que tem a internet como base.

 

Com a análise correta das informações coletadas, a empresa conseguirá neutralizar erros, mapear oportunidades e o mais importante, sair na frente da concorrência.

 

Quando dizemos, que esta análise faz com que sua empresa esteja um passo à frente, quer dizer que, após analisar os dados disponíveis é possível notar oportunidades e atalhos que outras empresas podem não ter percebido.

 

Assim, chegando na frente e oferecendo o melhor aos seus clientes.

 

Mas é importante ressaltar que, a análise preditiva não é garantia de sucesso.

 

O maior diferencial desta estratégia dentro do marketing digital é entender as tendências que se desenham e tentar visualizar possíveis cenários e desenvolver táticas para cada um deles.

 

Sendo assim, suas campanhas certamente serão melhores sucedidas, suas vendas aumentarão e sua empresa se tornará ainda mais relevante.

 

implantação analise preditiva

 

Como implementar a análise preditiva no seu negócio?

 

Neste ponto, você já está convencido da importância da análise preditiva para o sucesso do seu empreendimento, não é mesmo?

 

Agora entenda alguns passos para implantar esta estratégia na sua empresa de uma vez por todas.

 

Qual seu objetivo?

Para que sua análise seja bem-sucedida é preciso ter objetivos claros. Resumindo: Por que você quer realizar esta análise no marketing digital da sua empresa?

Para conhecer melhor a concorrência? Conhecer melhor o perfil dos seus clientes? Reduzir custos? Aumentar as vendas?

Defina seu objetivo!

 

Qual sua meta de análise?

Após definir seu objetivo, é preciso traduzi-lo em metas.

De acordo com o que você deseja analisar, um modelo preditivo diferente deve ser criado.

 

Colete os dados

É preciso ter cautela nesta etapa do processo, as fontes das quais você vai extrair seus dados são muito importantes.

A quantidade de dados, não está ligada à sua qualidade, por isso atente-se!

Pegue dados das redes sociais, bancos de dados, dados internos etc.

 

Deixe somente o necessário

É importante preparar seus dados para que a ferramenta escolhida consiga decifrá-los com mais facilidade durante a análise preditiva.

Classifique os dados por ordem de importância e não acumule informações irrelevantes.

Softwares são boas apostas para te ajudar neste trabalho.

 

Analise os dados

Após fazer a separação dos dados, é hora de começar a análise em si.

Conhecimentos em estatística e probabilidade são essenciais nesta etapa, e somente assim, será possível fazer a análise correta do conteúdo.

Os principais modelos de análise são:

  • análise univariada, quando cada variável é analisada de forma isolada antes de ser comparada com outras;
  • análise bivariada, conhecida por conectar duas variáveis;
  • análise multivariada, estabelece conexão entre duas ou mais variáveis;

 

Modelagem de dados

O modelo de análise preditiva é criado após a análise e a testagem dos dados coletados.

Dentro desta modelagem deve haver um padrão de estatísticas e técnicas matemáticas para processar os dados e entregar respostas rápidas às suas questões.

 

Monitoramento

Após confeccionar a sua modelagem, é preciso vê-la em ação e conferir sua eficácia.

É importante que de tempos em tempos seu modelo de análise preditiva em marketing digital seja revisado para conferir se ele está cumprindo suas funções.

preditiva-analise-mkt

 

Benefícios da análise preditiva

 

Para Concluirmos, confira agora os benefícios para o seu negócio:

  • Foco: após conseguir “prever” o que está por vir, é mais fácil manter o foco em metas em grupo ou individuais e atingir estes objetivos.
  • Conhecer melhor seus clientes: saber mais sobre os gostos e desejos de seus clientes é essencial para traçar estratégias. Sabendo o que seus clientes esperam de você e da sua empresa é possível causar mais impactos positivos.
  • Previsibilidade: ao realizar uma análise preditiva, você pode traçar planos para várias possibilidades futuras, evitando assim, surpresas desagradáveis.
  • Resultados favoráveis: colocando em prática todas as análises, dificilmente seus resultados não serão positivos.

 

Para quem trabalha ou deseja trabalhar com marketing digital, estar sempre um passo à frente e acompanhar as tendências deste mercado em constante evolução, é fundamental para o sucesso dos negócios.

A análise preditiva consegue colaborar para a montagem de táticas mais eficazes, possibilitando conhecer melhor seus clientes, concorrentes e tendências mercadológicas, e até economizar dinheiro.

Por isso, comece hoje mesmo a implementar estas estratégias no seu empreendimento.

 

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