Urls compostas usando WordPress
Urls compostas usando WordPress: Uma das grandes requisições da área responsável pelo SEO de sua empresa é que todos os caminhos que levem a um artigo ou página sejam devidamente escritos nas url conforme estrutura de navegação de página.
Simplificando se eu naveguei pelas categorias produtos > acessórios > bomba injetora e entrei na página XP 9000 é natural que a url tenha o rastro deste caminho como: meusite.com.br/produtos/acessorios/bomba-injetora/xp-9000.html.
Porém isso não acontece de forma esperada no WordPress, isso porque o mesmo trabalha com urls com padrões mais simples de navegação, e se não for estruturada corretamente por meios de plugins ou até mesmo por hooks customizados, é comum encontrarmos casos onde na url está apontando diretamente assim meusite.com.br/xp-9000.html, ou assim: www.meusite.com.br/produtos/xp-9000, é comum acharmos artigos que os apontamentos sejam datas de criação na url /2022/07/meu-post, que é péssimo para o SEO.
Como o wordpress trabalha com urls mais simplistas, justamente pois o objetivo do CMS é atender a todos com soluções práticas e fáceis, algo mais robusto, com um foco em otimização ficaria inviável nestas condições, porém caso seu problema seja este, nós da Next4 por meio deste post te daremos a solução efetiva.
Como dito o WordPress é um CMS para ações ágeis e práticas e contudo acaba pecando quando precisamos de precisão ou especificidade ou profundidade nos requerimentos, porém contudo ele disponibiliza recursos onde possa otimizar e ampliar sua logica primária.
São extensões a qual chamamos de plugins ou Hook quando desejamos por nós mesmos criar o recurso.
Se você não é técnico a partir deste ponto imaginamos que já entendeu o problema e como trataremos de forma mais técnica, poderá passar este post para o seu programador aplicar a solução ao seu projeto, mas se por acaso seu projeto seja antigo e queira dar uma repaginada, com a intensão de construir o projeto com os novos recursos e soluções de mkt, entre em contato conosco e descubra nossas soluções customizadas para seu caso específico de projeto.
Vamos para a solução das Urls compostas!
Primeiramente vamos aplicar uma rota de navegação onde nosso alvo seja um artigo encontrado após a navegação das categorias Soluções > artesanato > pintura/pintura de copos, ou seja sua url deve seguir a mesma sequencia solucoes/artesanato/pintura/pintura-de-copos.
Para fazermos isso primeiramente precisaremos criar um Hook de manipulação, favor verificar nosso artigo sobre Hooks caso tenham alguma dúvida.
Este Hook tem um gatilho chamado “post_type_link” então precisaremos modificá-lo para que o WordPress monte o link da forma que desejamos:
Não se preocupe com a imagem no final do post disponibilizaremos o arquivo com o recurso.
Vamos entender o que temos aqui na linha 2 estamos verificando se no link tempos os campos consequentes chamados ‘%pai/%filho%’ isso pode variar mas para esta questão vamos dizer que para chegar ao nosso artigo é necessário passar entre a categoria pai e filho.
Na linha 3 pegamos nossas categorias usando o get_the_terms;
O ponto em questão está nas linhas 6 até 14 onde modificamos o nome da categoria com filho e pai para o Slug da categoria alvo, e caso não tenhamos nenhuma categoria para o artigo definimos ‘uncategorized’
Agora vamos criar nossa taxonomia e nosso post type, vamos presumir que você já entenda como é construído, caso não saiba existem muitos posts explicativos sobre como criar post type e taxonomias, para este post vamos ocultar boa parte do código e só exibiremos o que para nós é interessante, mas no arquivo que iremos disponibilizar terá o código completo para cópia:
Os pontos comentados são os itens que você precisa complementar, porém nosso foco está na linha 14 este rewrite é o modelo montado para que o Hook anterior possa fazer os replaces, nesta linha vc está dizendo que a regra de categoria seguirá esta rota.
Porém contudo isso não é o suficiente para fazer funcionar, se tudo ocorreu corretamente até este ponto vc conseguirá ver a url sendo montada respeitando as categorias, porém ao navegar e entrar no post perceberá que gerou um erro 404 ou página não encontrada, isso se deve pois como dito anteriormente o WordPress não espera este nível de endentação, para que o código possa funcionar você terá de mexer nas rotas de url e fazer com que o WordPress entenda esta nova rota:
Usamos mais um Hook chamado generate_rewrite_rules para conseguir modificar as rotas padrões do nosso post type, aqui vc só precisa modificar o nome do post type e da categoria para o que vc está usando, onde estiver soluções mude para o nome do seu post type.
Agora sim com isso você consegue abrir no link gerado conseguindo montar uma proposta de url que atenda ao SEO de sua empresa.
Segue o link para download do código completo
Sobre a Next4
Com mais de 17 anos de experiência em Criação de Sites e Sistemas Web, a agência possui um time de programadores especialistas em criar soluções para nossos clientes e parceiros.
Utilizamos uma metodologia madura para o processo de criação de sites onde temos a análise de requisitos como ponto de partida para nos dar o direcionamento da melhor solução tecnológica a ser aplicada dentro de cada projeto.
Desenhamos toda a estrutura de dados e funcionalidades do sistema para posteriormente criar os wireframes das telas de usuário.
Garantimos a perfeita usabilidade e segurança de dados dentro de cada projeto que criamos aqui na Next4.
Seja qual for a sua necessidade, entre em contato agora mesmo e peça ajuda de especialistas.
POSTS RECENTES
- O Futuro do AEO: Tendências e Inovações para 2025 e Além
- Como Fazer AEO para o GPT: Estratégias para Respostas de IA Mais Eficientes
- Implementando AEO em Pequenas e Médias Empresas: Um Guia Prático
- AEO vs. SEO: Entendendo as Diferenças e Complementaridades
- Quantas vezes um cliente deve ser Impactado até ele tomar uma Decisão Final de Compra?
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.