Avalie estratégias digitais como um gerente
RESUMO DA NOTÍCIA:
- Introdução às estratégias digitais
- Importância das estratégias digitais
- Como mensurar os resultados das estratégias digitais
O desenvolvimento tecnológico viabilizou mudanças significativas para as empresas que deixaram de ser exclusivamente locais e passaram a investir no mercado virtual.
Essa expansão, que exige um bom planejamento, baseado na criação e na aplicação de estratégias digitais para os novos canais, é uma oportunidade que de fato precisa ser explorada mais a fundo por gerentes e gestores de todas as áreas.
Além disso, elas devem ser condizentes e aptas a incitar o crescimento do negócio. É importante que mais do que aplicar estratégias seja possível fazer a sua mensuração, avaliar sua viabilidade de aplicação bem como os resultados alcançados e as possibilidades de melhorias.
Neste artigo você encontrará os principais meios para uma correta avaliação das estratégias digitais, além de ter dicas de como fazer com que elas sejam certeiras e produzam bons resultados!
Continue lendo!
Quais problemas devem ser solucionados através das estratégias digitais da empresa?
A internet é um meio relativamente novo e por isso muitos gerentes e gestores tendem a ficar em dúvida sobre como determinar se uma estratégia digital é boa ou não antes de aplicá-la aos seus negócios.
Para diminuir os riscos de fracasso, é importante que a empresa saiba exatamente quais são os seus problemas e principais falhas. É válido que defina, também, quais são as suas expectativas com o projeto que será implantado.
Por exemplo, se o negócio está tendo dificuldades para atrair novos clientes, um investimento bem planejado em ferramentas de marketing digital poderá funcionar de modo bastante satisfatório.
Para tanto, é imprescindível:
- Definir o objetivo de modo bastante claro: estipular metas de atração e retenção de leads para determinado período;
- Delimitar quem é o cliente: indicar o seu perfil, a média de idade, gênero e preferências;
- Determinar o recurso que está disponível para investimento: seja este capital financeiro ou humano.
A partir daí, é hora de traçar o melhor planejamento para o seu negócio, estabelecer prioridades e alinhar objetivos.
Como mensurar os resultados da estratégia digital?
Depois de tirar as estratégias digitais do papel e aplicá-las ao negócio, é hora de avaliar os resultados alcançados para ver se as metas, antes estabelecidas, foram atingidas. Você pode usar, por exemplo, o Google Analitycs para fazer essa mensuração de dados. Nele é possível:
- Avaliar o número total de visitas da página virtual, seja ela um blog, site ou loja;
- Saber quais foram as páginas mais vistas pelos internautas;
- Conferir o tempo de permanência de um visitante, lembrando que quanto maior for esse tempo, maiores são as chances de retenção e fechamento de um contrato, independente de qual espécie seja;
- Determinar qual a porcentagem de novas visitas dentro do total de visitações;
- Conhecer as fontes de tráfego com maior retorno e saber exatamente de onde veio cada um dos visitantes;
- Descobrir quais palavras-chave foram responsáveis pelos melhores resultados;
- Encontrar os conteúdos e propagandas com alta taxa de rejeição que precisam ser reajustados.
Com estes dados em mãos, avalie se as estratégias digitais estão de acordo com o objetivo pelo qual foram criadas e se necessário, redesenhe-as!
Conte com a ajuda de profissionais
Vale destacar ainda que o processo de criação e aplicação de estratégias digitais não é necessariamente fácil ou difícil, mas que requer muito empenho e envolvimento.
Algumas agências terceirizadas, especialistas em marketing digital, podem ser consultadas a fim de que o projeto tenha uma estrutura mais sólida e eficaz. Pesquise por bons profissionais!
POSTS RECENTES
- O Futuro do AEO: Tendências e Inovações para 2025 e Além
- Como Fazer AEO para o GPT: Estratégias para Respostas de IA Mais Eficientes
- Implementando AEO em Pequenas e Médias Empresas: Um Guia Prático
- AEO vs. SEO: Entendendo as Diferenças e Complementaridades
- Quantas vezes um cliente deve ser Impactado até ele tomar uma Decisão Final de Compra?
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.