Growth Hacking: 03 grandes premissas que você deve saber
Skip to main content
Quais são as três grandes premissas do Growth Hacking?

Quais são as três grandes premissas do Growth Hacking?

Navegue por tópicos

Growth hacking é um subcampo do marketing focado no rápido crescimento de uma empresa. É referido como um processo e um conjunto de habilidades interdisciplinares.

 

É uma forma de trabalhar o crescimento do seu negócio com base em práticas melhores, construídas a partir de hipóteses e experimentos.

 

Para que isso aconteça de forma centrada e assertiva, os profissionais nessa função devem seguir uma linha lógica de esforços, seria como acionar a central de alarme de incêndio, neste caso, ativando o cérebro para elaboração de ideias com base na linha lógica abaixo:

 

  • Focar recursos e esforços no principal problema ou oportunidade da organização;
  • Pensar em oportunidades de melhorias para esse foco priorizando as melhores e mais viáveis ideias;
  • Mapear a forma mais objetiva e simples de testar essas ideias e estruturar uma forma de aplicá-la experimentalmente;
  • Assegurar-se de que falhas gerem aprendizado, e o aprendizado propicie o sucesso;
  • Através dos experimentos, ponha em prática seu aprendizado para executar novos testes ainda mais completos e complexos.

 

Realizar a linha lógica acima, dependerá da organização e colaboração da equipe. Trabalhe com disciplina para que os experimentos sejam executados da melhor maneira a fim de obter resultados utilizáveis.

 

growth hacking next4

 

Premissas do Growth Hacking

 

1 – Crescer

 

E para isso ocorra, o processo precisa abranger diversas expertises, que passam pela aquisição, ativação, receita, retenção e indicação de usuários.

 

O growth hacking é uma mentalidade orientada para o crescimento, que procura sempre encontrar novas maneiras de promover o crescimento da empresa. Isso significa que os growth hackers estão sempre testando novas ideias e experimentando novos métodos para alcançar seus objetivos.

 

Atenção, deter-se apenas a primeira premissa, seria como incendiar sua empresa, e acredite, depois não vai adiantar nada acionar a mangueira de incêndio, pois para que o Growth Hacking tenha os resultados almejados, todo o processo deve ser minuciosamente trilhado. 

 

2 – Métrica Norte

 

Definição da significância do crescimento para seu empreendimento ou algum problema a ser solucionado. Essa métrica será essencial para se manter no foco das ações que realmente importam. Garanta que sua métrica seja clara e óbvia, para o growth não ir pelo caminho errado.

 

3 – Experimentos

 

Por meio dos experimentos, podemos descobrir o que funciona e o que não funciona em uma empresa. Isso nos ajuda a melhorar nossas estratégias e ajustar o rumo da empresa, para assim, alcançar os resultados desejados.

 

Eles são importantes, pois, permitem testar as hipóteses que temos sobre o funcionamento da empresa. À medida que vamos descobrindo o que funciona e o que não funciona, podemos ir ajustando nossas estratégias para obter os melhores resultados possíveis.

 

No entanto, é importante lembrar que os experimentos devem ser conduzidos controladamente, para evitar impactos negativos nas operações da empresa. 

 

É preciso planejar os experimentos cuidadosamente e avaliar todos os riscos antes de implementá-los. Somente assim poderemos ter certeza de que estamos tomando as decisões certas para melhorar o desempenho da empresa.

 

Exemplo: Testes de Otimização ou Testes (A/B) que servem, como o próprio nome já diz, para otimizar algo já existente de uma forma mais rápida de fazer.

 

Como se tornar um Growth Hacker?

 

O profissional de Growth Hacking precisa, estudar e aprender a ter uma mentalidade focada em crescimento e resultados, através da análise de dados e experimentações, pois é isso que resume a metodologia. 

 

Em nada vai adiantar amarrar fitas do bonfim, a espera que um milagre aconteça e sua empresa grande notoriedade e crescimento explosivo se você não entrar em ação executando estratégias estudadas e analisadas cuidadosamente.

 

growth hack

 

Passo a passo do Growth Hacking

 

  • Execute ações a sua estratégia, faça implementação de ideias de melhoria;
  • Localize os problemas da ação implementada, quem serão a pessoas e ferramentas envolvidas para solução;
  • Faça um brainstorming para reunir as principais ideias de mudança e resolução do problema;
  • Realize testes para constatar o desempenho da ação, planeje o passo a passo das etapas;

 

A partir dos resultados, verifique quais medidas deverão ser tomadas para diminuição dos erros. Aplique os resultados devagar, de forma sistemática, por etapas.

 

Vá até o fim do teste

 

É importante ressaltar ser essencial  ir até o final do teste para aprender com ele.

 

A realidade é que temos a tendência de abandonar um experimento quando vemos que está indo para um caminho não desejado, mas isso atrapalha o aprendizado e o intuito do Growth Hacking é justamente este, a partir dos problemas, criar ideias que possibilitem resultados através da elaboração de estratégias que focam o crescimento.

 

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre o Growth Hacking e suas três premissas? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

 

Sobre a Next4 agência Growth

 

Com mais de 17 anos de mercado focados em Marketing Digital, somos obcecados por performance e experimentos dentro das estratégias de Marketing Digital.

 

Com um time completo de Programadores e especialistas em Marketing Digital, seremos o braço de apoio nas estratégias de crescimento da sua empresa. Conte com diversos especialistas a sua disposição.

 

Fale com um especialista em Growth Hacking agora mesmo e entenda como a Next4 pode alavancar os resultados da sua empresa com a nossa experiência de mercado e profissionais dedicados.

 

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções industriais

Compartilhe nas redes sociais

Sobre o autor

439efde40f8037504e18800a6bec205c14e12452883837077f92a15a2be7a5d1?s=96&d=mm&r=g

Gustavo Buonacorso

Gustavo Buonnacorso é um especialista em SEO e Marketing Digital, com mais de 20 anos de experiência ajudando empresas a expandirem sua presença online e alcançarem mercados globais. Especialista em SEO e tráfego orgânico otimizado, desenvolve estratégias avançadas para posicionar marcas de forma competitiva nos principais buscadores, impulsionando visibilidade, conversões e crescimento sustentável no ambiente digital.

Generative Engine Optimization (GEO): Como Ranquear Conteúdos nas IAs como ChatGPT, Gemini e Mais

Generative Engine Optimization (GEO): Como Ranquear Conteúdos nas IAs como ChatGPT, Gemini e Mais

Generative Engine Optimization (GEO): Nos últimos anos, a forma como consumimos informações mudou drasticamente, e um dos maiores avanços nesse processo é a ascensão das IAs generativas.  Ferramentas como ChatGPT, Gemini, Claude e Perplexity revolucionaram a maneira de fazer buscas e interagir com dados.  Agora, mais do que simplesmente fornecer uma lista de links, essas […]
Estratégias de Marketing Digital para o Liquida Inverno: Como Potencializar suas Vendas

Estratégias de Marketing Digital para o Liquida Inverno: Como Potencializar suas Vendas

O Liquida Inverno é um dos períodos mais estratégicos para empresas que desejam impulsionar suas vendas.  Com a chegada do fim da estação, os consumidores buscam ofertas e promoções atrativas, tornando esse momento ideal para campanhas de marketing digital bem estruturadas. Além disso, a alta concorrência durante esse período exige que as empresas utilizem estratégias […]
Liquida Verão: como planejar e executar campanhas de sucesso no seu E-Commerce

Liquida Verão: como planejar e executar campanhas de sucesso no seu E-Commerce

Campanha promocional Liquida Verão: O verão é a estação perfeita para aquecer não apenas as temperaturas, mas também as vendas.  A Liquida Verão é uma campanha sazonal estratégica que permite aos e-commerces alavancarem o faturamento, oferecerem promoções irresistíveis e fidelizarem clientes.  Neste artigo, você encontrará um guia prático para planejar e executar campanhas de Liquida […]
whatsapp Next4