Inbound Marketing: Como criar 04 estratégias assertivas
As estratégias de inbound marketing ou marketing de atração é um formato que vem sendo muito usado por todas as empresas para atrair mais clientes até a marca. Hoje, é a maneira mais popular e os negócios que estão no digital usam muito esse modelo para vender mais.
Um negócio que faz a entrega de documentos, pode também usar esse tipo de estratégia, visto que a atração de clientes é essencial para todas as empresas que atuam no mercado e principalmente no meio digital, que tem recebido muitas migrações de empresas para ele.
A criação de conteúdo, é uma das estratégias mais famosas hoje. Uma empresa que faz a cristalização automotiva, pode construir campanhas de marketing pensadas na criação e divulgação de conteúdos de valor para os clientes, o que vai gerar muito mais atração.
Vale ressaltar que essa é uma das estratégias mais eficazes para atingir o público-alvo, e mais ainda nos tempo de isolamento que se passaram. Empresas como a de tratamento de piscina residencial, aproveitou para usar os modelos e fazer o cliente estar com eles.
É uma estratégia que serve para atrair e, também para reter o cliente na sua base de marketing e vendas. Os clientes vão ser atraídos, engajados e vão ser impactados com todo um trabalho de inbound marketing bem eficaz, que gera valor para esses mesmos clientes.
Uma clínica veterinária e pet shop, quando passa a usar esse tipo de marketing sabe que vai ter que trabalhar muito. Porque ao usar estratégias assertivas, a empresa terá um fluxo extremamente grande consumidores dentro da base de leads e compradores.
Apesar de campanhas de inbound não serem tão novas, nem sempre é simples decidir quais estratégias serão usadas para aprimorar os resultados de uma empresa.
Por isso, este artigo foi criado, nele vão ser mostradas algumas dicas práticas para aplicar as melhores estratégias de inbound em uma certa empresa.
E, ele vai se iniciar com as 4 estratégias mais assertivas, que podem ser usadas por empreendimentos de todos os segmentos como uma empresa de agente de portaria.
As 04 estratégias mais assertivas
Se a pessoa quer ter sucesso em todas as suas estratégias de Inbound Marketing, é necessário ter um ótimo planejamento e um time eficaz para identificar quais são as melhores escolhas para o seu negócio.
Essas razões são importantes para que a pessoa possa direcionar de modo correto o investimento para as campanhas. A seguir, serão apresentadas dicas de como aplicar estratégias de Inbound Marketing em uma empresa. Aqui vão algumas delas:
Entenda a jornada de compra da persona
Uma das grandes vantagens do Inbound Marketing é poder segmentar bem as campanhas para chegar ao público-alvo certo na hora certa. Essa é a grande vantagem que vai ter uma empresa de marmita low carb congelar, com o inbound marketing.
Mas, para entender se as informações estão indo para o perfil ideal de cliente de sua empresa, é necessário conhecer bem a jornada de compra do cliente. A jornada de compra é separada geralmente em apenas 4 etapas:
- Aprender e descobrir;
- Entender que tem um problema;
- Levar em consideração a solução;
- A decisão de adquirir o produto.
Descobrir em qual fase o consumidor se encontra é fundamental para criar ações que vão auxiliar na decisão dele pela sua empresa. Se um colégio infantil mais próximo fizer esse tipo de campanha, ele já sabe onde investir, ou seja, pais com filhos pequenos é a persona.
Quando a persona ainda está na etapa de aprendizado e descoberta, ela precisa receber conteúdos bons para saber sobre o produto ou serviço que busca. Já quando a persona chega na etapa de consideração, é o exato momento de mostrar a sua oferta.
Construir um blog e criar conteúdos otimizados
Criar um blog com conteúdos de valor e otimizados para SEO, é uma ótima opção para que o potencial cliente saiba bem sobre seu produto ou serviço.
Investir em conteúdos de valor e otimizados com as regras de SEO, vai fazer com que a sua página seja encontrada pelo Google mais facilmente. Pois, terá bom posicionamento e estará entre os primeiros resultados da pesquisa.
Entre as diretrizes da otimização de SEO, está a busca de palavras-chave, criação de URLs boas, títulos e descrições mais interessantes que estejam em acordo com o conteúdo, além de um site que precisa funcionar bem em smartphones e em todos os dispositivos móveis.
Use a estratégia de e-mail marketing
O e-mail marketing é uma boa ferramenta e precisa ser mais usada para potencializar os resultados de suas atividades de inbound. Isso porque se um cliente informou seu e-mail para uma certa empresa, isso quer dizer que ele tem interesse nos produtos que ela oferta.
No entanto, é significativo segmentar a sua base de dados de acordo com o perfil de gostos de seus contatos, enviando algumas newsletters com conteúdos mais interessantes e que sejam úteis para o seu público.
Desse modo, uma empresa que dá aula de direção de carros vai ficar na cabeça do todo consumidor e quando ele precisar de algum tipo de produto ele lembrará exatamente de seu negócio, pois o impactou de alguma forma.
Faça conteúdos muito ricos
Os conteúdos precisam ser incluídos em suas estratégias de marketing. No entanto, é mais essencial do que só criar blogs, posts, e-books e outras estratégias, é preciso criar mais conteúdos de valor e útil, de modo a educar a persona e gerar engajamento com o negócio.
Conteúdos ricos e bem otimizados com regras de SEO tendem a chegar nos melhores resultados em páginas do Google. Desse modo, o negócio vai ter mais visibilidade no digital, mais geração de leads e como consequência disso, muito mais vendas.
Conceito de inbound marketing
O conceito de Inbound Marketing se iniciou nos Estados Unidos e começou a se tornar famoso a partir de 2009, depois do lançamento do livro sobre inbound marketing escrito por Brian Halligan e Dharmesh Shah.
Dessa época para cá, o Inbound Marketing alavancou de vez, e a cada dia mais negócios de variados tamanhos estão aderindo as técnicas para conseguir mais clientes, produzir mais vendas e reforçar a sua autoridade diante da audiência e também do mercado.
Em tradução livre, o termo Inbound Marketing deve ser definido como marketing de atração. A diferença central entre o marketing tradicional que é chamado de Outbound Marketing, e o Inbound é que, no primeiro, quem busca o negócio é o cliente e não o contrário.
Já no Inbound Marketing, é o cliente que busca pela empresa e não o contrário. Ou seja, são feitas ações com o objetivo de chamar atenção do potencial cliente para seu blog ou site e, a partir da atração, é feito todo um trabalho de conexão com essa pessoa.
Esse relacionamento é construído por meio de conteúdo mais individualizado e autoral, sempre com foco no cliente.
Esse conteúdo é uma maneira de educar a audiência e potenciais clientes sobre o ramo de sua empresa, fazer a sua empresa ser referência em determinado tema relacionado ao seu mercado de atuação e influenciar nas decisões de compra de futuros clientes.
As vantagens do inbound marketing
É uma das melhores estratégias que existem hoje no mercado. E é por esse motivo que as empresas mais novas do mercado têm usado de modo forte como estratégia de Marketing. Em síntese, o Inbound Marketing vai servir para 5 grandes ações vantajosas:
- Crescer a visibilidade de uma empresa;
- Reduzir o custo de aquisição de clientes;
- Chamar a atenção dos clientes em potencial;
- Produzir conteúdos bons e que façam a diferença;
- A otimização dos processos de vendas.
Essas são as vantagens que proporciona o inbound marketing. As empresas que usarem essas estrateǵias podem ter muitos resultados significativos.
As desvantagens do inbound marketing
Como já foi dito antes, nem tudo são coisas boas. E como toda tarefa de marketing, o inbound também tem os seus pontos negativos, que devem ser levados em conta:
- Resultados são muito demorados;
- Exige mais trabalhos;
- A metodologia é muito mais complexa;
- Exige várias ações coordenadas ao mesmo tempo.
Essas são as desvantagens, apesar disso é necessário frisar que essas desvantagens não descaracterizam a importância dessa metodologia de marketing no desenvolvimento e crescimento de um negócio.
Considerações finais
O artigo tratou de forma muito direta a respeito do inbound marketing. Ele é um dos planos de marketing mais usados hoje, principalmente no que diz respeito à atração de clientes. Sendo uma estratégia que busca entender bem o cliente e fazê-lo ficar satisfeito.
No entanto, como já foi dito, para pôr toda essa metodologia de pé, é essencial ter a experiência e os entendimentos necessários a fim de realizar o planejamento, a execução e as possíveis melhorias para conseguir alcançar ótimos resultados.
Sobre a Agência Next4 especialista em Inbound Marketing
Com mais de 17 anos de expertise em Marketing Digital, a Next4 atua com o Inbound Marketing desde 2015. Parceiro Diamond da ferramenta de automação RD Station, somos focados em entregar projetos de Inbound Marketing para nossos clientes.
Possuímos um time de profissionais treinados e certificados na metodologia de Inbound Marketing e atuamos em todas às frentes entregando mais performance para nossos clientes.
Fale com um especialista em Inbound Marketing e conheça um pouco mais do nosso trabalho.
Artigos complementares sobre Inbound Marketing:
4 estratégias mais usadas para um bom marketing de conteúdo
Quais são as principais diferenças entre o Marketing B2b e C2c
Marketing de Conteúdo: conheça 2 dicas para prospecção de clientes
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
POSTS RECENTES
- O Futuro do AEO: Tendências e Inovações para 2025 e Além
- Como Fazer AEO para o GPT: Estratégias para Respostas de IA Mais Eficientes
- Implementando AEO em Pequenas e Médias Empresas: Um Guia Prático
- AEO vs. SEO: Entendendo as Diferenças e Complementaridades
- Quantas vezes um cliente deve ser Impactado até ele tomar uma Decisão Final de Compra?
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.