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Análise da concorrência: Tudo o que você precisa saber

Análise da concorrência: Tudo o que você precisa saber

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RESUMO DA NOTÍCIA:

  • Como analisar a concorrência
  • 3 pontos principais para analisar na concorrência
  • 3 ferramentas para analisar sites
  • A importância de analisar a concorrência
  • A importância de analisar os resultados

Conhecer os concorrentes é algo vital, seja para quem já está com os negócios consolidados ou para quem está começando.

Nesse sentido, a análise da concorrência surge como uma das melhores práticas para acompanhar de perto tudo o que está sendo feito.

É importante ter em mente que o estudo dos concorrentes é algo que vai muito além e envolve muito mais coisas do que acompanhar as mídias sociais de uma marca para saber se ela está fazendo promoções ou vendendo mais barato.

Como fazer a análise da concorrência?

Para fazer uma melhor análise da concorrência e assim traçar um plano de marketing mais eficiente é preciso observar fatores internos e externos, de forma que seja possível verificar quais são os pontos fortes e fracos.

Mas, como avaliar esses aspectos na concorrência? A solução é mais simples do que se imagina: é preciso comparar.

Por exemplo, há pontos facilmente acessíveis e muito práticos de serem analisados como os preços, formas de divulgação, qualidade e modelo de atendimento, produtos mais vendidos e etc.

É interessante observar que no estudo da concorrência o usuário/cliente deve ser sempre o ponto base.

Ou seja, é preciso estar atento ao seu comportamento, suas necessidades e o que ele quer.

O que analisar na concorrência?

Como apontado no tópico anterior, alguns pontos são muito bons para avaliação. Veja o que considerar em cada um deles:

Produtos

Saber quais são as empresas e marcas que estão trabalhando com o mesmo tipo de produto ou similares.

É preciso ter atenção uma vez que até mesmo marcas que não vendem a mesma coisa podem oferecer algo que possa substituir o produto.

Vantagens e preços

Ao analisar a concorrência os preços e as vantagens que ela oferece é um ponto sensível.

Nem sempre é possível fazer igual ou melhor, por isso é necessário descobrir o que o outro competidor faz: relação com fornecedores, tamanho da empresa, qualidade dos produtos e etc. O ponto chave é encontrar o equilíbrio.

Consumidor

O consumidor é uma das melhores fontes de informação sobre a concorrência. Vale a pena tentar descobrir o que ele pensa tanto do concorrente quanto de sua própria marca.

Uma dica legal é usar a internet para isso, por exemplo, muitos negócios participam de sites de avaliação, basta ir lá conferir. Ou seja, nem é preciso perguntar ao cliente, pois ele já deu a resposta por conta própria.

Quais ferramentas são usadas para analisar sites?

Há uma infinidade de ferramentas disponíveis que são muito úteis para a análise de sites da concorrência.

A maioria oferece opções gratuitas e versões de teste, dessa forma é possível identificar aquela que se encaixa perfeitamente à proposta.

Google Trends

Ferramenta simples e intuitiva. Oferece uma série de gráficos que permitem avaliar pontos importantes como palavra-chave e termos mais buscados.

Também é possível limitar as pesquisas de acordo com o idioma ou a região. É muito eficiente para a geração de dados sobre o comportamento do consumidor e sua relação com os concorrentes.

Similartech

Essa ferramenta de análise ajuda a encontrar sites e publishers que estão fazendo uso de determinados recursos da web.

Muito indicada para quem precisa avaliar a necessidade de comprar tráfego para o site e encontrar os publishers mais importantes do nicho para contar com a ajuda deles ou saber se a concorrência está com eles.

SEMRush

SEMRush é uma das mais conhecidas ferramentas para avaliar sites. Por meio de análise de uma série de pontos é possível mensurar dados sobre marcas e empresas no Google.

Além disso, usando estimativas ela permite uma boa análise do comportamento da concorrência mostrando até mesmo quais palavras-chave ela tem usado em seus links patrocinados.

Qual a importância de analisar a concorrência?

A análise da concorrência para o desenvolvimento de um plano de marketing para o negócio tem uma importância significativa e um peso muito grande no conjunto geral, pois por meio dela é possível ter acesso a dados relevantes e saber se o que está sendo feito está correto ou precisa ser mudado.

Em outras palavras, é um recurso que impulsiona o crescimento, torna a tomada de decisões mais eficiente e permite que mais espaço seja conquistado.

Por que analisar os resultados?

Ao analisar os resultados obtidos é possível entender não somente a concorrência, mas também como o mercado funciona com uma visão mais ampla.

Dessa forma, torna-se muito mais fácil saber qual direção deve ser seguida ou, ainda, em quais áreas mais investimentos devem ser feitos.

Tudo isso permite o aumento de performance e o aprimoramento de estratégias que são fatores essenciais para o sucesso de qualquer negócio.

Por fim, é importante sempre ter em mente que a análise da concorrência é uma prática comum e muito recomendada, mas desde que tudo seja feito dentro da ética, sem prejuízos para o outro e sem deslealdade.

Saiba como fazemos isso, e como podemos ajudar sua empresa aqui.

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Sobre o autor

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Com vasta expertise em Marketing Digital e Criação de Projetos Web, sou responsável por gerenciar um time de mais de 20 profissionais aqui na Next4. Atendi mais de centenas de empresas durante os mais de 15 anos que faço parte aqui deste excelente e comprometido ecossistema de Marketing.

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