Skip to main content
Software house: O que é e os seus desafios

Software house: O que é e os seus desafios

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • A importância dos softwares de TI
  • Os desafios de uma Software House
  • As 5 etapas de desenvolvimento de um software personalizado

O setor de softwares e serviços de Tecnologia da Informação (TI) tem ganhado cada vez mais destaque dentro do ramo empresarial, devido à crescente utilização de tecnologia e à mecanização de tarefas.

Nesse cenário, surgem então empresas especializadas em desenvolver diferentes tipos de serviços tecnológicos, como, por exemplo, a software house.

Essas empresas são focadas no desenvolvimento de softwares personalizados e que atendem a necessidade de um público alvo específico.

Os programas desenvolvidos podem solucionar desde demandas simples, como o cadastro dos clientes em um site, ou até sistemas de gestão mais complexos, como a logística de entrega de algum produto, por exemplo.

Ficou interessado pelo assunto e quer saber tudo sobre uma software house?

Continue lendo este artigo para saber o que é essa empresa, quais os desafios que ela enfrenta no mercado e como é o processo de desenvolvimento de software personalizado.

O que é uma software house?

Como dissemos anteriormente, uma empresa de software house é responsável por planejar, desenvolver e comercializar sistemas ou programas de computador personalizados que solucionam uma demanda existente.

Essa empresa também oferece todo o suporte técnico necessário para auxiliar na utilização desses softwares por parte dos usuários.

Esse tipo de empresa é formado por profissionais de diversas áreas, desde a equipe de venda e atendimento ao cliente até os programadores e designers que realmente produzem os softwares.

A presença de profissionais de diversos setores facilita o processo de criação e agrega maior valor ao produto final.

Além disso, uma software house, normalmente, atende apenas um público específico, como restaurantes, por exemplo.

Isso também garante que a empresa seja mais especializada no serviço que realiza, oferecendo soluções diferenciadas com maior rapidez e qualidade.

Desafios

Como qualquer outra empresa que quer se destacar no mercado e crescer, uma software house enfrenta diversos desafios todos os dias. Veja abaixo três dos principais entre eles:

1. Conhecimento do público

Por conseguir desenvolver um produto personalizado, realmente funcional para a necessidade de uma empresa ou de um cliente, uma software house precisa de um amplo conhecimento sobre o seu público alvo.

Com a definição exata da área de atuação é possível compreender melhor as demandas do setor e oferecer melhores soluções.

Também é preciso possuir um contato direto e contínuo com o cliente, desde o planejamento até depois da entrega do produto.

Por mais que ele seja leigo na parte do desenvolvimento da tecnologia, o seu cliente será o usuário e deve ter total domínio e entendimento do programa.

Com isso, conhecer bem o cliente também é fundamental para que não ocorram erros básicos por falta de informação e, por consequência, desperdício de dinheiro.

É melhor ter informações até demais do que faltar algum item importante no momento do desenvolvimento do software.

2. Posicionamento da empresa

Outro problema que essas empresas podem enfrentar é a falta de posicionamento dentro do mercado.

Está muito enganado quem pensa que os clientes vão simplesmente aparecer para fazer negócio sem que exista nenhuma informação confiável sobre a empresa.

Uma software house precisa de um diferencial para conseguir se destacar no mercado e se tornar conhecida, seja pela integração das soluções oferecidas ou atendimento ao cliente, por exemplo.

Uma prática comum para realizar bem essa atividade é estudar o que os concorrentes estão fazendo e tentar ir além, proporcionando um destaque ainda maior.

3. Marketing

Um método de conseguir um melhor posicionamento da empresa e, com isso, atrair mais clientes é através do marketing.

Muitas vezes deixado de lado, o marketing auxilia as pessoas a conhecerem melhor uma empresa e facilita o processo de venda do produto.

Por isso, é muito importante entender que o marketing não é um custo e sim um investimento que a corporação deve fazer.

E, por ser um investimento muitas vezes alto, ele deve ser realizado por profissionais qualificados e com experiência na realização do serviço.

Dessa forma, contratar uma agência de comunicação para cuidar da publicidade é a melhor solução.

Etapas de desenvolvimento de um software personalizado

Para que uma empresa de software house consiga produzir programas personalizados de qualidade e que solucionem as demandas dos clientes, elas devem seguir etapas de desenvolvimento.

Cada uma dessas etapas tem uma missão específica que é de suma importância para o resultado final. Veja abaixo cada uma delas:

  1. Análise e estabelecimento dos requisitos – Coleta de informações com o cliente sobre os requisitos que o software deve ter.
  2. Criação do projeto – Criação do algoritmo e lógica de funcionamento do sistema.
  3. Codificação – Escolha da linguagem de programação.
  4. Integração do sistema – Após a produção isolada de cada parte do sistema, as unidades são conectadas em um único programa e é realizado um teste completo no software.
  5. Operação – Após toda a produção, o software realmente entra em atuação nessa fase, sendo implementado pela empresa e sofrendo as atualizações e manutenções necessária.

Gostou de conhecer mais sobre como é a atuação de uma software house? Para ficar por dentro de outras novidades do setor e para aprender ainda mais sobre estratégias digitais assine nossa newsletter.