Franquias: Os principais problemas que você precisa saber
RESUMO DA NOTÍCIA – Franquias: Os principais problemas que você precisa saber:
- Quanto a franqueadora diz que fatura vs a realidade
- Quando o franqueado não entende o negócio e começa a gerar problema
- 5 principais problemas com franquias que levam ao fechamento
Quanto a franqueadora diz que fatura vs a realidade
Como abrir franquia: O que levar em consideração?
Não há uma falsa expectativa somente nas franquias, mas em todos os mercados.
Antes de abrir uma franquia, o franqueado precisa entender o momento que o Brasil passa e o mundo também.
Toda crise afeta os mercados e isso afeta diretamente o segmento de franquias.
Nós procuramos dar uma expectativa realista para evitar essa frustração,
mostrando para o franqueado que existem os altos e baixos e que isso faz parte da atividade empreendedora.
Às vezes, o franqueado não faz todas as perguntas porque tem medo de não ser aceito,
e depois se frustra porque acaba formulando uma expectativa irreal sobre franquias na sua mente.
O importante é ser transparente e questionar o futuro franqueado sobre a sua expectativa,
certificar-se de que ele entendeu tudo o que foi proposto e
deixar claro que não existe formula mágica nem garantia de sucesso.
Existe sim, muito trabalho e dedicação para saber como abrir uma franquia da melhor forma,
e saber fazer a expansão de franquia de modo bem-sucedido. Esse é o ramo concorrido das franquias.
Quando o franqueado não entende o negócio e começa a gerar problema
É importante se lembrar que por trás de todo negócio existem pessoas, e pessoas são diferentes de maquinas
e de computadores que aguardam a nossa instrução para trabalhar.
O empresário franqueado tem sua própria experiência, seus vícios, suas virtudes, sua inteligência emocional,
enfim, sua maneira de levar o negócio de acordo com seus valores e pontos de vista pessoal.
Some tudo isso e você terá um cenário pluralizado, rico e complexo ao mesmo tempo.
Na outra mão você tem o Modelo de negócio em si, o Branding desenvolvido por anos a fio,
a comunicação publicitária, a definição (até certo grau) do público-alvo, da padronização de layout,
do ponto de venda, script comercial, uma infinidade de “coisas padronizadas” que certamente irá conflitar
com esse oceano de empresários e pensamentos distintos.
Não existe uma formula exata para o sucesso, mas certamente existem aquelas que te levam rapidamente ao fracasso.
Abrir uma franquia não é tarefa fácil, muito menos se constrói uma rede do dia pra noite.
Se o clichê que diz que 90% é transpiração e 10% é inspiração, então o Modelo de negócio da franquia
não está lá por acaso e já foi provado que dá certo.
O objetivo não é reinventar a roda e sim replicar aquilo que o percursor da franquia fez lá trás, no início e deu certo.
Simples, mas ninguém disse que seria tarefa fácil.
Qual franquia nunca teve um problema com um franqueado que atire a primeira pedra!
Conversamos com José Tessarini do Grupo M8 (Holding de franquias) e ele nos deu dicas valiosas de como minimizar
esse conflito entre o franqueado, o modelo de negócio e a expectativa do franqueado.
Confira abaixo:
5 principais problemas com franquias que levam ao fechamento
É comum identificar em centros comerciais e shopping centers, o crescimento de empresas de franquias.
Mas, nem todas deveriam estar no local que estão e esse é um dos principais problemas com franquias.
Uma pesquisa da Franchise Solutions, empresa de consultoria especializada em franquias,
apontou os cinco principais pontos que fazem uma franquia quebrar.
Existem problemas com franquias que são comuns, desde localização até a sazonalidade do segmento.
“Em primeiro lugar, apareceu a Localização do Ponto. Não foi um grande espanto para nós,
que estamos habituados ao varejo, mas, para quem está começando sua pesquisa ou não tem experiência em franchising,
esse pode nem ser um item tão importante.
A verdade é que o ponto faz muita diferença e é preciso ser um bom avaliador para reconhecer
quando ele é realmente bom”, diz Pedro Almeida, diretor da Franchise Solutions.
Ele cita os cinco pontos apontados na pesquisa de franquias:
1. Localização Inadequada
Existem negócios que são de passagem e negócios de destino.
A diferença é que negócios de passagem precisam estar instalados em locais com grande fluxo de pessoas
ou de carros, de fácil acesso e visibilidade, quanto os negócios de destino não necessitam de locais
de grande fluxo de passagem, porém precisam ter facilidade de acesso, como transporte público perto,
estacionamento exclusivo ou vinculado a convênio, para que as pessoas tenham facilidade.
Renato Flora, franqueador da Saladenha, alimentação saudável,
diz que o faturamento da loja cresceu com a mudança da loja física.
“Estávamos instalados em local inadequado e, quando migramos a operação para um ponto com maior visibilidade, vi o faturamento do salão aumentar cerca de 40%. Portanto, posso garantir que a localização é a alma do negócio”, diz.
2. Capital de Giro
Em muitas pesquisas, a falta de capital de giro é sempre apontada
como um dos problemas com franquias no aspecto do crescimento.
Ainda que existam muitas linhas de crédito disponíveis em bancos públicos e privados
e o problema tenha diminuído nos últimos anos, esse ainda é o segundo colocado
no ranking de erros que fazem a franquia fechar.
3.Falta de Treinamento qualificado
Normalmente o franqueador abre sua loja bem longe da franqueadora e, muitas vezes,
a equipe não consegue participar de todos os treinamentos dos franqueados e de seus colaboradores.
A falta de capacitação é um dos principais motivos que alguns franqueados justificaram
para o fechamento de sua unidade franqueada.
Os altos custos de treinamento, normalmente pagos pelo franqueado, inviabiliza a operação e despadroniza a franquia, e isso leva a um fracasso certo.
4. Forte Concorrência
Uma das questões apontadas nessa pesquisa de franquia no Brasil foi a concorrência desleal.
Com o mercado em crise, muitos empresários diminuíram seu preço, e reduziu quantidades de produto
e a qualidade da matéria-prima utilizada nos produtos e nos serviços. Trabalhando a franquia com padrão,
oferecendo ao cliente o mesmo produto e serviço em todas as suas unidades,
não há como reduzir os custos drasticamente.
Por isso, em alguns casos, a concorrência desleal leva o cliente.
A solução é investir no fortalecimento da marca, já que o valor agregado se traduz em qualidade e fideliza os clientes.
5. Sazonalidade
Todos os negócios possuem uma sazonalidade. O empresário precisa saber em qual tempo ela ocorre no seu setor
e qual é o seu impacto sua empresa.
Assim, poderá melhorar resultados, com estratégias inteligentes, antes desse período chegar.
Por exemplo, no caso de uma franquia de sorveteria e a chegada do inverno,
é importante se preparar antecipadamente, e criar uma estratégia
que permita operar na época de baixa com outros produtos.
O franqueador é um dos mais interessados em criar esta estratégia já que isso é benéfico para toda a rede da franquia.
Agora que você já entendeu o que é franquia, como abrir franquia e tudo o que cerca esse mercado,
pode ter tirado conclusões se uma franquia vale a pena.
Ou ainda, pode ter ficado com algumas dúvidas mais específicas em relação aos investimentos em franquias
e outros aspectos que as envolve. Por isso, consulte a nossa agência.
A Next4 está há 15 anos no mercado, somos especialistas em marketing digital.
Conte com a gente se precisar de ajuda nas suas estratégias. Possuímos cases de sucesso para franquias.
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