A estratégia do oceano azul: Saiba tudo sobre ela nesse post.
A estratégia do Oceano azul – resumo simplificado de fácil entendimento.
Utilizada por grandes empresas ao redor do mundo, a estratégia do oceano azul é um conceito conhecido pela sua diferenciação competitiva.
Foi desenvolvida em meados de 2005 e se apoia em 8 fundamentos para que a sua empresa “navegue por águas calmas e cristalinas”.
Você já deve saber que no mundo dos negócios, utilizam-se termos diferentes e palavras estranhas, não é mesmo? Vamos ver a diante então.
Estamos sempre aprendendo quando vamos administrar ou vender alguma coisa e isso é ótimo não é mesmo? Faz parte do nosso crescimento e amadurecimento.
A estratégia do oceano azul também acompanha esse sentido. A sua missão é exemplificada através de um dito popularmente conhecido: “tempo bom nunca fez um bom marinheiro”.
Logo, se você quer ser um bom comandante, é preciso passar por situações adversas e conhecer todas as possibilidades não é mesmo?
Traduzindo para o mundo dos negócios, você deve encontrar oportunidades, tirar os concorrentes da sua frente e conhecer novos caminhos em alta performance.
A estratégia do oceano azul direciona as empresas nesse sentido de explorar novas rotas, escalar suas vendas e multiplicar o conhecimento da sua marca.
Nesse artigo, falaremos sobre sua origem, principais fundamentos e sobre a aplicação da estratégia do oceano azul. Confira!
Mas o que é a estratégia do oceano azul?
Vista como um conceito de negócios, ela foi apresentada ao planeta através de um livro (inglês) com o mesmo nome pelos criadores W. Chan Kim e Renée Mauborgne lançado em 2005.
Este livro já foi traduzido para aproximadamente 43 línguas e é considerado o maior sucesso teórico e prático na área dos negócios. Nele podemos associar a sigla “BOS” (Blue Ocean Strategy).
Nele podemos encontrar os 8 pilares fundamentais e algumas ferramentas de apoio para gestão.
Tem a ideia central de sair do “mar vermelho”, local muito povoado, revolto e sangrento (refere-se a grande concorrência, disputa por um mesmo público e local) e se dirigir para águas mais calmas.
Ou seja, BOS quer dizer um mercado pouco ou nada explorado para sua empresa atacar com um pensamento norteador de: Como eu bato o meu principal concorrente?
Mas como saber se estou em um oceano azul de fato? Simples. Se você conseguir uma nova segmentação de mercado e passar a dominá-la, então parabéns: você atingiu o oceano azul.
Não se anime tanto (pelo menos por enquanto) pois, a partir do momento que os concorrentes chegarem, você estará de volta ao mar vermelho.
Mas por quanto tempo a empresa permanece no oceano azul? Essa resposta é a chave, o segredo para o seu negócio prosperar até que a cor da água mude.
Quais são os benefícios do Oceano Azul?
No chamado Oceano vermelho são encontrados diversos competidores, guerra de preços, margens pequenas de lucro e até mesmo a transformação de produtos em commodity, o que pode acabar com a inovação e tecnologia que uma determinada solução ofereça.
Toda essa luta com o objetivo de conseguir conquistar clientes para sua empresa ☹.
Por isso, a estratégia do oceano azul insiste em detectarmos e explorarmos novos mercados livres do cenário de alta concorrência para nossa empresa.
Devemos maximizar as oportunidades o tempo todo!
Mercados com alto grau de competividade envolvem uma expectativa enorme e orçamento restrito para a contratação de serviços ou compra de produtos.
Na estratégia do oceano azul, orientamos as empresas e se afastarem desse tipo de mercado e encontrar um público que consumiria a solução e que atualmente está carente de boas ofertas.
Diminua os riscos o tempo todo!
Utilize os dados em favor da empresa e estude minuciosamente as oportunidades existentes.
Aprimore as inovações e, se necessário, adapte a sua solução para que ela atenda melhor um novo mercado. Seja diferente dos demais.
Ou seja, você muda no meio do caminho e encontra um público-alvo que, inicialmente, não era o seu foco principal. Lá estará uma grande oportunidade para sua empresa.
Conheça os 08 fundamentos da estratégia do oceano azul
Se você pensa que precisa desenvolver um produto ou serviço inovador, diferente de tudo e todos, para aí sim, encontrar um mercado inexplorado você está ERRADO!
Existe sim de fato, mercado que ainda não foram explorados, a tecnologia está aí para criação de tanta coisa nova, não é mesmo?
Bom, mas não é nesse sentido que a estratégia atua. Um novo posicionamento da marca, algumas adaptações e muita pesquisa podem abrir oceanos de possibilidades para as empresas.
Vamos entender agora quais são os pilares dessa estratégia.
Utilização dos dados para embasamento da estratégia
Utilizar dados e pesquisas para a fundamentação de uma ideia, um objetivo a seguir. Esse é um ponto que embasa a estratégia do oceano azul e pode ser replicado nas empresas.
No livro, o processo de pesquisa analisou a trajetória de várias empresas e seus 150 atos – de todo o tipo – em busca de resultados melhores.
O estudo teve como referência mais de 30 indústrias e segmentos entre 1880 e 2000 (bastante coisa, não é mesmo?).
Isso ajudou a identificar mercado inexplorados e também oportunidades. Afinal, foi uma grande amostra com dado confiáveis.
Esse pensamento fez com que, por exemplo, nos últimos anos diversas empresas migrassem as suas lojas físicas para as virtuais.
A pesquisa realizada pela E-commerce Trends de 2018 mostrou que 71% dos consumidores preferem comprar online porque encontram preços mais baratos.
A união de estratégias de baixo custo e diferenciação
Esse é um tema polêmico, pois muita gente acha que para uma empresa ser competitiva e ter uma solução atraente para o seu público-alvo, não pode fazer com produtos e soluções de baixo custo.
O objetivo é reduzir esforços e gastos em soluções similares às da concorrência e, ao mesmo tempo, focar em diferenciais do produto ou serviço, os chamados valores inovadores.
Como identificar esses valores? A partir do processo de tomada de decisão por parte dos compradores e entendendo melhor a sua jornada de compra (fatores decisivos na aquisição).
Com isso, levando em conta o foco no diferencial, saindo da mesmice, o processo pode ser criado e otimizado para a permanência dos baixos custos.
Caso seus custos de produção tiverem que aumentar, pode ser indício de uma grande armadilha: mesmo que sua empresa navegue por águas calmas, a margem de lucro não será a desejada.
Ampliar as fronteiras do mercado
O Terceiro ponto focal está na identificação de novos mercados com potencial de serem explorados.
Expandir as fronteiras e público-alvo, com base na oferta de valores inovadores mesmo que, se necessário, tenha que mudar o produto ou serviço com base nisso.
Lembram-se do que as Casas Bahia fizeram no passado? Se posicionou corretamente para atender uma camada específica da sociedade que ninguém via valor (na visão de negócios).
E atualmente? Quais empresas podemos exemplificar com o modelo de mar azul? Fácil.
APP de carona (Uber), Aplicativo de comida (Ifood), Aplicativo de patinete (Yellow)…. e assim por diante.
Veja que há oportunidades. O exercício que precisa ser feito é muito estudo e desapego a ideia inicial de um produto ou serviço e a adaptação do mesmo para atender um novo segmento ou mercado.
A utilização de ferramentas para identificar oportunidades reais
A realização de pesquisas feitas pelos autores do livro ao longo dos anos permitiu mapear padrões nas ações que surtiram efeito e agregaram inovação às empresas.
Com base nesses estudos e análises, a estratégia do oceano azul foi desenhada com modelos de gestão, orientações e gráficos complementares.
Eles ligam a descoberta de valores inovadores tanto à expansão como a descoberta de novos mercados.
Seguir fielmente as etapas de desenvolvimento da estratégia
Seguindo as características da estratégia do oceano azul seguindo as etapas, vai permitir que empresas de diferentes estruturas e nichos a desenvolverem o método para identificar o oceano a ser explorado.
É esse fundamento que garante, também, que gestores e times criem estratégias realistas e eficientes para a sua empresa. E mais que isso, que elas sejam implementadas e principalmente cumpridas.
Dessa forma, sendo fiéis ao passo a passo, potencializam de fato a chance de identificarem um valor inovador a cada tentativa realizada.
Como Maximizar oportunidades e ao mesmo tempo minimizar os riscos
Toda estratégia envolve riscos, por menor que seja, mas envolve. Ainda que o objetivo é apenas encontrar novas oportunidades.
No entanto, o livro nos mostra que é possível reduzir o perigo e potencializar oportunidades para testar a viabilidade das ideias.
Para isso, é necessário responder esses quatro questionamentos:
- Existe uma razão imbatível pela qual o seu potencial cliente queira o seu produto?
- Como está a precificação? Adequada para o ICP (perfil ideal de cliente)?
- É possível fazer o triangulo perfeito com um produto inovador, preço atraente e boa margem de lucratividade?
- Quais são as pedras no caminho para realização do projeto? É possível retirá-las e a qual custo?
Tendo todas as respostas de forma consistente e objetiva, você terá uma grande chance de estar no caminho certo para sua estratégia de oceano azul.
Estratégia e execução simultâneas
Chamado de “processo justo” pelos autores, a estratégia e execução são realizadas basicamente ao mesmo tempo.
Dessa forma, acreditam ter o engajamento profissional de todos da sua equipe e clareza dos objetivos e metas do projeto.
Isso se dá por conta de uma série de modelos de ação que podem transformar facilmente em execução (está bem detalhado no livro).
Esse modelo contribui para que o processo decisório seja mais assertivo, dentro do que foi estipulado e planejado anteriormente.
Concretizar os resultados ganha-ganha
Utilizando essa filosofia na sua estratégia, vai permitir que as empresas tenham alinhado 3 fatores-chave: Inovação, Lucro e pessoas.
Traduzindo tudo isso seria: A criação de valores inovadores e relevantes para os clientes, ter lucros que permitem a manutenção de uma estrutura forte e competitiva, a remuneração dos investidores e a motivação de todos os colaboradores com um propósito claro que eles acreditem.
6 caminhos e 4 fases: identificando o valor inovador na estratégia do Oceano Azul
As análises realizadas no livro trouxeram 6 caminhos 4 fases para que as empresas identificassem formas de se diferenciar e impactar novos públicos e mercados.
Os 6 caminhos:
- Analisar empresas que atuam no mesmo nicho e que podem ajudar na construção de um valor fora do padrão;
- Comparar empresas que oferecem produtos alternativos que atendem o seu público atual;
- Analisar a cadeia de compradores e entender suas peculiaridades – e até mesmo se há intermediários.
- Avaliar os serviços complementares e entender os valores que o seu público acredita – o que pode guiar uma mudança na concepção do produto;
- Conhecer o contexto temporal e antecipar necessidades dos clientes baseado nos seus hábitos hoje;
- Entender os estímulos funcionais e emocionais que a sua solução oferece e reinventá-lo de acordo com as sensações que seu público quer sentir.
As 4 fases:
- Despertar visual.
Compare sua empresa com os concorrentes e verifique o que deve ser alterado para diferenciar-se;
- Exploração visual.
Explore os 6 caminhos acima, observe as vantagens dos outros, olhe internamente e verifique o que deve ser eliminado, mudado ou criado; - Apresentação da estratégia visual.
Construa uma matriz de avaliação de valor com base no que você viu e colha feedback de todos: clientes, clientes dos concorrentes e pessoas que não são clientes; - Comunicação visual.
Condense as informações e melhorias desenvolvidas no processo e foque naquelas que tem maior probabilidade de trazer lucros com o menor risco possível.
Assim funciona a estratégia do Oceano Azul: ela busca direcionar o seu negócio para pessoas e mercados que oferecem resultados mais eficientes.
Ou, ao menos, onde a competição é menor e você, com menos gastos e concorrência, consegue se sobressair em relação aos outros negócios.
Por isso, uma coisa é importante e você precisa ter sempre em mente: inovação.
Persiga ela o tempo inteiro. Consuma cases de sucesso. Leia o livro para entender melhor a estratégia e aprimore, cada vez mais, sua capacidade e sede por inovar.
E aí como a Next4 pode te ajudar?
Se você quer entender melhor seu público-alvo, criar estratégias digitais completas, definir o seu ICP real através de pesquisas e dados, Criar suas personas e ter estratégias focadas em cima delas, implementar um CRM de vendas e ter como identificar melhor as oportunidades de vendas, se posicionar corretamente em todos os canais digitais fale com um consultor agora mesmo.
Aproveito e deixo aqui dois artigos interessantes que ajudarão você a entender mais sobre as estratégias digitais para a sua empresa.
O primeiro fala sobre as principais ferramentas gratuitas do Google para gerar oportunidades de vendas, e o segundo sobre o uso de dados – “data mining” e como utilizá-los.
Espero que ajude e conte com a Next4 para fazer a sua empresa decolar!
Grande abraço.
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