A gestão de marketing de conteúdo para engajar o consumidor
RESUMO DA NOTÍCIA – A gestão de marketing de conteúdo para engajar o consumidor
- Introdução ao marketing de conteúdo
- O que é marketing de conteúdo e a gestão de conteúdo
- Gestão de conteúdo para a geração de leads
- Requisitos para o sucesso da gestão de conteúdo
- Passo a passo para uma boa gestão de conteúdo
Introdução ao marketing de conteúdo
Atualmente, o mercado digital já é uma realidade no mercado, empresas que buscam ser sucedidas precisam oferecer
o melhor conteúdo, assim poderão ficar presentes no mercado e adquirir uma presença digital melhor, além de educar
os leitores e atraí-los.
Com a chegada da web as formas de engajar o consumidor foram alteradas, é um fato. Nesta nova forma de
engajar o consumidor, não são as empresas que devem chegar até o consumidor, mas sim os consumidores
chegarem até as empresas. E como isto é feito? Existe um grande número de maneiras, mas a principal e quem tem se
mostrado uma das mais eficientes é o marketing de conteúdo.
Afinal, quando bem planejado, o marketing de conteúdo pode realmente fazer muita diferença dentro de um negócio;
veremos muitos exemplos mais à frente.
No entanto, além das estratégias, é necessário organizar, planejar, criar e medir os resultados do
marketing de conteúdo, que é realmente muito importante.
Tenha em mente de que nada adianta publicar 10 artigos, por exemplo, em uma semana e na próxima não publicar nenhum.
Produzir conteúdo sem organização não é uma estratégia nada eficaz. Sendo assim, continue lendo este artigo e
saiba mais sobre o marketing de conteúdo para blog, ebook, youtube, redes sociais, etc.
Mas, afinal, o que é marketing de conteúdo e a gestão de conteúdo?
A gestão de conteúdo
Antes de qualquer coisa é importante definir ao certo o que é a gestão de conteúdo, tão importante
para melhorar os resultados do seu negócio.
Esse termo tão conhecido dentro do marketing de conteúdo diz respeito a todo o processo de armazenar,
consolidar e organizar todas as peças que irão fazer parte de um determinado conteúdo em um só lugar.
Tudo isso com o objetivo de facilitar ao máximo o momento da produção do conteúdo de qualidade e, além disso,
fazer com que o mesmo atenda às expectativas e traga bons resultados.
Essas peças são: links de referência, imagens, desenvolvimento de vídeos e de infográficos para
complementar o conteúdo, selecionar as palavras-chave, entre outras ações.
Ou seja, ao organizar tudo isso, ao fazer a gestão de conteúdo, o processo de produção de conteúdo de qualidade
acaba se tornando um pouco mais simples.
Dessa forma, pode-se dizer que a gestão de conteúdo é um dos primeiros passos para conseguir fazer um
marketing de conteúdo épico.
Gestão de conteúdo para geração de leads
Provavelmente você já deve ter entrado em uma página da internet que, já de cara, pedia algumas informações suas,
tais como o seu nome, e-mail e/ou telefone. Em troca, eles lhe dariam algo: um e-book, um vídeo exclusivo, uma dieta,
uma tabela. Enfim: algo que certamente lhe interessaria.
E o que é isso? Geração de leads – é por meio da oferta de conteúdo exclusivo, relevante e de qualidade
para o seu público-alvo que você consegue tirar dele informações de contato, o que lhe será benéfico em futuras
estratégias de marketing digital. Com os leads em mãos, você poderá trabalhar
para transformá-los em futuros clientes.
E se você está confuso na hora de gerar leads de confiança e verdadeiramente atrativos para o seu público-alvo, não tem problema: nós vamos lhe ajudar.
Confira quatro diferentes meios de fazer marketing de conteúdo com grande potencial para gerar leads:
1. Webinar
Webinar é um termo relativamente novo, porém, sua proposta é bem atraente: transmissões de vídeo ao vivo, ou então, gravadas pela internet.
Uma boa alternativa é manter o foco em um tema específico e que trará confiança e credibilidade para
a sua marca/empresa, mostrando que ela é uma verdadeira referência neste sentido.
Se você tem uma empresa de suplementos alimentares, por exemplo, pode gravar (ou transmitir ao vivo)
um webinar sobre os benefícios e malefícios do consumo de suplementação para a saúde dos atletas. O que acha?
2. E-books
Certamente os e-books são os mais conhecidos no que se refere ao assunto de marketing de conteúdo.
Isso porque ele nada mais é do que um livro em formato digital, criado exatamente na intenção de ser lido na tela.
O seu conteúdo deve ser facilmente compreendido, motivo pelo qual eles devem ter, no máximo, 30 páginas.
3. Kit
Que tal montar ‘um kit’ com, no mínimo, dois tipos de conteúdo diferentes? Pois é: aqui você pode oferecer,
gratuitamente, um e-book e um curso gratuito, um webinar e um e-book, ou um curso e um webinar. Você é quem decide.
Dessa forma o seu cliente se sentirá ainda mais atraído, uma vez que ele percebe as vantagens ao oferecer
suas informações de contato: ele receberá dois conteúdos relevantes e que é claro, lhe interessam.
Outra dica neste sentido é oferecer kits de materiais do mesmo formato (como dois e-books, por exemplo),
porém, com assuntos diferentes – mas relacionados entre si.
4. Templates
Templates de currículos, templates de tabelas para economizar dinheiro, templates de documentos ou
contratos profissionais e assim por diante.
Se você tem um blog com conteúdo de qualidade voltado para profissionais de vendas que atuam
de modo autônomo, por exemplo, que tal oferecer a esse público um template com um calendário
para facilitar a organização de suas visitas comerciais?
Sendo assim, os templates nada mais são do que ‘modelos’ de documentos que já estão prontos
para serem utilizados – e nas mais variadas situações. Pense em um template bacana que tenha a ver
com o seu site/blog e com certeza ele será muito bem recebido pelo seu público alvo.
Requisitos para o sucesso de uma estratégia digital baseada em conteúdo
Para que o marketing de conteúdo atinja seus objetivos, ele deve fazer parte de uma estratégia de
marketing digital mais ampla, e este é o primeiro requisito para sua eficácia.
No entanto, existe uma série de outros requisitos para que uma estratégia digital baseada
em conteúdo seja realmente eficaz, como:
✓ Qualidade: o conteúdo deve ser de extrema qualidade em termos de escrita, já que qualquer erro pode prejudicar a imagem de sua empresa;
✓ Relevância para o público-alvo: as pessoas devem querer ler o conteúdo, coisa que só farão se tratar de útil e/ou interessante;
✓ Capaz de criar engajamento: é preciso que os usuários criem um vínculo com sua empresa.
Um exemplo de fazer isto através de marketing de conteúdo é oferecendo
em e-book (com qualidade e relevante!) em troca do e-mail ou assinatura do newsletter por parte do usuário.
Dessa maneira, se aventurar pelo universo do content marketing (ou marketing de conteúdo) – termo técnico –
requer bastante experiência e know how, de outra forma, o tempo e o investimento feito será em vão
ou trará resultados abaixo da expectativa.
Passo a passo para fazer uma boa gestão de conteúdo
É válido ressaltar que a gestão de conteúdo precisa ser muito bem organizada e pensada.
Existem várias etapas que a compõem e é necessário seguir cada uma delas para que
todas as estratégias criadas sejam realmente eficazes.
Ainda não sabe como fazer uma boa gestão de conteúdo? Então veja alguns passos importantes logo a seguir.
1. Defina a persona ou o público-alvo
Para começar, é de extrema importância definir qual o público-alvo e a sua necessidade.
É claro que criar uma persona é ainda melhor para uma boa gestão de conteúdo, no entanto,
apenas ter o público-alvo definido já faz muita diferença.
As dores e as necessidades desse público devem ser abordadas de alguma forma dentro dos conteúdos oferecidos.
Caso contrário, essas pessoas não irão consumir os conteúdos, mesmo que eles sejam de qualidade,
e assim a sua estratégia de marketing de conteúdo não irá funcionar.
Apenas definindo o público-alvo ou a persona é possível acertar nas estratégias do marketing de conteúdo.
2. Defina o tema e as palavras-chave
As palavras-chave são realmente importantes no momento de fazer marketing de conteúdo para blogs, principalmente artigos.
Isso porque elas são utilizadas pelas pessoas no momento de fazer alguma pesquisa no Google,
por exemplo, a respeito de um determinado assunto.
Mas, é claro que antes de definir a palavra-chave é necessário ter em mente o tema do conteúdo.
Afinal, só com o tema definido será possível procurar quais são as palavras-chave mais utilizadas para buscar
conteúdos pela maioria das pessoas, mais especificamente, pelo público-alvo do seu negócio.
Portanto, definir a palavra-chave antes de produzir é outro passo importante para fazer a gestão de conteúdo de qualidade.
3. Faça o planejamento das publicações
É praticamente impossível decidir de última hora produzir e publicar um artigo de 3.000 palavras em um mesmo dia, não é mesmo?
É por isso que um dos passos principais para fazer uma boa gestão de conteúdos é planejar as publicações.
Além de deixar o conteúdo com mais qualidade, por exemplo, o planejamento é capaz de fazer
com que seu público nunca fique sem conteúdo. Isso também vale para vídeos, infográficos, entre
outros tipos de materiais de conteúdo.
Dessa forma, é outra etapa fundamental para compor uma boa gestão de conteúdo.
Uma boa forma de fazer esse planejamento das publicações é com a criação do seu calendário editorial.
4. Escreva conteúdo de qualidade
Por fim, mas não menos importante, depois de fazer todos os passos anteriores, é necessário escrever o conteúdo.
Isso, é claro, respeitando o público-alvo, o tema e as palavras-chave e o planejamento realizado.
Caso contrário, de nada adiantará ter feito todos os passos anteriores.
Uma gestão de conteúdo, portanto, é boa quando feita seguindo todos os passos da forma certa,
ou seja, sem pular nenhum deles.
A produção de conteúdo de qualidade, na verdade, sempre será uma das últimas etapas de todo o processo
de marketing de conteúdo, tirando a divulgação e a mensuração de resultados.
Além disso, nunca se esqueça do quão importante é produzir conteúdo relevante para melhorar os resultados do seu negócio.
Muitas empresas e empresários ainda não investem o quanto deveriam em marketing de conteúdo, infelizmente.
Se investissem, veriam a médio e longo prazo a diferença que uma gestão de conteúdo correta pode fazer.
Sendo assim, como você observou ao longo do artigo, a gestão de conteúdo é fundamental para que todas
as estratégias de marketing de conteúdo previamente definidas possam atingir realmente os resultados esperados.
Por isso, não deixe de implementar essa estratégia no seu negócio!
Para não frustrar a ação de marketing, e realizar marketing de conteúdo de qualidade,
como vimos nos exemplos e conceitos acima, vale contar com a expertise de uma agência especializada.
Se precisar, conte com a Next4, pois estamos há 15 anos no mercado,
entregando melhores resultados para os clientes.
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.