Análise da concorrência: Tudo o que você precisa saber
RESUMO DA NOTÍCIA:
- Como analisar a concorrência
- 3 pontos principais para analisar na concorrência
- 3 ferramentas para analisar sites
- A importância de analisar a concorrência
- A importância de analisar os resultados
Conhecer os concorrentes é algo vital, seja para quem já está com os negócios consolidados ou para quem está começando.
Nesse sentido, a análise da concorrência surge como uma das melhores práticas para acompanhar de perto tudo o que está sendo feito.
É importante ter em mente que o estudo dos concorrentes é algo que vai muito além e envolve muito mais coisas do que acompanhar as mídias sociais de uma marca para saber se ela está fazendo promoções ou vendendo mais barato.
Como fazer a análise da concorrência?
Para fazer uma melhor análise da concorrência e assim traçar um plano de marketing mais eficiente é preciso observar fatores internos e externos, de forma que seja possível verificar quais são os pontos fortes e fracos.
Mas, como avaliar esses aspectos na concorrência? A solução é mais simples do que se imagina: é preciso comparar.
Por exemplo, há pontos facilmente acessíveis e muito práticos de serem analisados como os preços, formas de divulgação, qualidade e modelo de atendimento, produtos mais vendidos e etc.
É interessante observar que no estudo da concorrência o usuário/cliente deve ser sempre o ponto base.
Ou seja, é preciso estar atento ao seu comportamento, suas necessidades e o que ele quer.
O que analisar na concorrência?
Como apontado no tópico anterior, alguns pontos são muito bons para avaliação. Veja o que considerar em cada um deles:
Produtos
Saber quais são as empresas e marcas que estão trabalhando com o mesmo tipo de produto ou similares.
É preciso ter atenção uma vez que até mesmo marcas que não vendem a mesma coisa podem oferecer algo que possa substituir o produto.
Vantagens e preços
Ao analisar a concorrência os preços e as vantagens que ela oferece é um ponto sensível.
Nem sempre é possível fazer igual ou melhor, por isso é necessário descobrir o que o outro competidor faz: relação com fornecedores, tamanho da empresa, qualidade dos produtos e etc. O ponto chave é encontrar o equilíbrio.
Consumidor
O consumidor é uma das melhores fontes de informação sobre a concorrência. Vale a pena tentar descobrir o que ele pensa tanto do concorrente quanto de sua própria marca.
Uma dica legal é usar a internet para isso, por exemplo, muitos negócios participam de sites de avaliação, basta ir lá conferir. Ou seja, nem é preciso perguntar ao cliente, pois ele já deu a resposta por conta própria.
Quais ferramentas são usadas para analisar sites?
Há uma infinidade de ferramentas disponíveis que são muito úteis para a análise de sites da concorrência.
A maioria oferece opções gratuitas e versões de teste, dessa forma é possível identificar aquela que se encaixa perfeitamente à proposta.
Google Trends
Ferramenta simples e intuitiva. Oferece uma série de gráficos que permitem avaliar pontos importantes como palavra-chave e termos mais buscados.
Também é possível limitar as pesquisas de acordo com o idioma ou a região. É muito eficiente para a geração de dados sobre o comportamento do consumidor e sua relação com os concorrentes.
Similartech
Essa ferramenta de análise ajuda a encontrar sites e publishers que estão fazendo uso de determinados recursos da web.
Muito indicada para quem precisa avaliar a necessidade de comprar tráfego para o site e encontrar os publishers mais importantes do nicho para contar com a ajuda deles ou saber se a concorrência está com eles.
SEMRush
SEMRush é uma das mais conhecidas ferramentas para avaliar sites. Por meio de análise de uma série de pontos é possível mensurar dados sobre marcas e empresas no Google.
Além disso, usando estimativas ela permite uma boa análise do comportamento da concorrência mostrando até mesmo quais palavras-chave ela tem usado em seus links patrocinados.
Qual a importância de analisar a concorrência?
A análise da concorrência para o desenvolvimento de um plano de marketing para o negócio tem uma importância significativa e um peso muito grande no conjunto geral, pois por meio dela é possível ter acesso a dados relevantes e saber se o que está sendo feito está correto ou precisa ser mudado.
Em outras palavras, é um recurso que impulsiona o crescimento, torna a tomada de decisões mais eficiente e permite que mais espaço seja conquistado.
Por que analisar os resultados?
Ao analisar os resultados obtidos é possível entender não somente a concorrência, mas também como o mercado funciona com uma visão mais ampla.
Dessa forma, torna-se muito mais fácil saber qual direção deve ser seguida ou, ainda, em quais áreas mais investimentos devem ser feitos.
Tudo isso permite o aumento de performance e o aprimoramento de estratégias que são fatores essenciais para o sucesso de qualquer negócio.
Por fim, é importante sempre ter em mente que a análise da concorrência é uma prática comum e muito recomendada, mas desde que tudo seja feito dentro da ética, sem prejuízos para o outro e sem deslealdade.
Saiba como fazemos isso, e como podemos ajudar sua empresa aqui.
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