As Principais ferramentas do Google para gerar oportunidades de vendas
Ferramentas Google: O Mundo está mudando cada vez mais rápido e se a sua empresa não acompanhar a tecnologia e ferramentas que estão disponíveis as coisas podem ficar mais complicadas frente aos seus concorrentes.
Não se preocupe, estamos listando aqui as principais ferramentas que o Google disponibiliza gratuitamente para gerar Insights e oportunidades de negócios para sua equipe comercial.
Você pode analisar também se na sua atual estratégia de Marketing Digital estão sendo aproveitados esses insights para tomar decisões mais assertivas.
Google Academy
Toda Semana, um especialista de produto do Google juntamente com parceiros (como o caso da Agência Next4) apresentam insights importantes do mercado, dicas e soluções de Publicidade do Google desde o nível básico até mesmo o avançado.
Você pode escolher a trilha de conteúdos adequada para o nível de conhecimento que você possui e acompanhar gratuitamente.
O bom é que, se você não tem conhecimento sobre determinado assunto, estará no local certo para adquirir conhecimento e ao menos saber questionar sua agência ou responsável pelo MKT Digital da sua empresa.
O canal é aberto para todos e você ainda pode fazer perguntas e interagir com os palestrantes ao vivo. Todo o material fica disponível até mesmo depois das aulas irem ao ar.
Entendendo os comportamentos de busca
Para marcas e empresas, isso significa gerar oportunidades de negócios. Tenha isso sempre em sua mente.
Algumas das ferramentas do Google não só mapeiam novos hábitos e tendências como também auxiliam em obtermos uma leitura mais precisa em relação ao nível de importância dessas tendências para o público brasileiro.
É muito importante que as suas estratégias estejam baseadas em dados (BI). Você não pode extrair o melhor de cada estratégia de marketing digital sem o auxílio dos dados.
O processo é relativamente simples: Busque dados relevantes antes de iniciar a estratégia, analise cada canal e comportamento dos usuários, veja dados históricos e tendências futuras, crie sua estratégia de marketing digital e acompanhe os resultados de perto para tomar decisões mais assertivas.
Como extrair o melhor das ferramentas disponíveis?
Veja bem, até mesmo uma simples pesquisa no Google pode trazer alguns caminhos e indicar novos insights para sua estratégia de marketing digital.
Você consegue mapear temas e interesses apenas digitando um termo no Google e vendo as sugestões mais buscadas pelos usuários em relação àquela palavra-chave pesquisada.
Lembrando que o histórico de navegação tem influência com as preferências de cada usuário, mas, ainda assim, existem tendências gerais sobre um determinado termo que têm influência sobre os resultados.
DICA: os resultados do Google são muito mais honestos do que uma conversa entre pessoas pois, as pessoas, se sentem mais à vontade na hora de “perguntar para o Google”.
Além de mais honesto, o processo reflete uma tendência natural de comportamentos dos usuários.
Google Mapas como estratégia de Benchmark
O resultado de buscas por lugares na seção do Google mapas é outro recurso interessante que você pode utilizar em sua estratégia de marketing digital.
Ao digitar um termo e clicar em mapas, atente-se as informações que são disponibilizadas com a marcação do local: O gráfico em barras trará os horários com maior e menor circulação de pessoas.
Ali você consegue visualizar por exemplo, qual é a faixa de horário com maior movimento das lojas físicas de uma determinada região.
Google meu negócio – A imagem do seu negócio
Com a sua conta no Google meu negócio, você tem muitos benefícios além de ter uma ficha com as informações da sua empresa na internet.
Ela permite que você fale com os clientes através da Busca Google e no Google Maps de forma gratuita.
Você pode compartilhar fotos da sua empresa e ofertas no seu perfil de negócio e, dessa forma, explorar os diferenciais e dar motivos para que escolham você ao invés dos concorrentes.
Como é mais um ponto de contato com o público da sua empresa, seus clientes poderão ligar, enviar mensagens e fazer avaliações (cuide com carinho deste canal).
Dessa forma, quanto mais popular sua empresa fica, mais oportunidades de negócios irão aparecer para você.
Você terá acesso a informações como: quantas pessoas interagem com o seu perfil de negócio por meio de chamadas telefônicas, visitas ao seu website e solicitação de rotas traçadas para ir até a sua empresa.
DICA: Preste um bom serviço e peça para seus clientes avaliarem na página do Google meu negócio.
Com isso você terá um termômetro de como anda sua empresa e, se necessário, efetuar correções de rotas.
Google Alertas – Monitore o que é relevante para você
Uma ferramenta simples e fácil de usar para você consumir conteúdo publicado na web que seja relevante para o seu negócio.
Você consegue adicionar perfis de usuários Gmail para receber determinados conteúdos que façam sentido você acompanhar de perto.
O Google irá mandar por e-mail (gmail cadastrado) links mais populares e relevantes sobre um determinado tema.
Dessa forma, você não deixa de ficar por dentro do mercado, produtos, concorrentes, tendências, informações, economia e tudo o que você quiser monitorar.
Caso você receba muita informação e não de conta de acompanhar, você pode editar suas preferências para não popular sua caixa de entrada a qualquer momento.
Google Trends -Mantenha-se atualizado sobre as tendências de consumo
Em ambiente muito dinâmico como o da era digital, encontramos as necessidades das pessoas mudando constantemente, não é mesmo?
Com a ajuda da ferramenta Google Trends, podemos encontrar as buscas mais atuais no Google, Youtube, Shopping e imagens.
Podemos explorar as principais tendências mundialmente falando ou, se quiser, em um determinado estado e região local.
Quando você insere no campo de busca (dentro da ferramenta) uma palavra-chave ou termo, é possível explorar em tempo real o volume de pesquisas e tendências sobre esse termo.
Você pode explorar e comparar termos similares para entender qual termo é mais propício para utilizar em sua estratégia com o Google Trends.
Encontre também buscas relacionadas e refine seus dados por categorias (caso seja um termo amplo que abrange mais de uma).
Você pode compartilhar facilmente os dados com as pessoas da sua empresa ou equipe depois de encontrar o que está procurando.
DICA: Use a pontuação para definir tendências, agrupe termos de pesquisa e filtre resultados antes de tomar qualquer decisão isolada.
Conclusão sobre as ferramentas Google
Em tempos de “infodemia” – fenômeno que caracteriza uma abundância de informações que tendem a confundir as pessoas, as ferramentas do Google vão te ajudar a coletar informações, ideias e referências.
Não tenha uma mente obesa – aquela que tem muita informação e pouca utilização para a ação. Coloque em prática tudo aquilo que você vem aprendendo e faça testes.
O aprendizado sem a ação de nada serve! Erre, aprenda e evolua a todo momento.
No ambiente digital não pode ser diferente. Não existe uma formula pronta para obter os melhores resultados.
Cada empresa, cada cliente é visto como uma unidade que possui características e costumes diferentes e nosso desafio é sempre entender para atender bem os nossos clientes.
Nossa equipe de estrategistas de Marketing digital está sempre em modo de aprendizagem e testes.
Sabemos o caminho que trilhamos más, sabemos mais ainda, que temos muito o que testar e aprender com cada novo cliente.
Nosso propósito é fazer com que nossos clientes tenham sucesso no ambiente digital e, somente assim, teremos nosso sucesso como empresa.
Conte conosco como uma extensão da sua equipe e iremos atrás dos melhores resultados JUNTOS.
Fale com um especialista agora mesmo.
REF.: Google.com Imagens: Google mapas, Google Trends, Google Academy, Google Negócios
POSTS RECENTES
- Implementando AEO em Pequenas e Médias Empresas: Um Guia Prático
- AEO vs. SEO: Entendendo as Diferenças e Complementaridades
- Quantas vezes um cliente deve ser Impactado até ele tomar uma Decisão Final de Compra?
- Como o SEO Pode Potencializar o Tráfego de Blogs Corporativos
- Termos usados por Casas de Apostas Online no Marketing Digital
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.