Aumente a performance com Automação de Marketing na sua empresa
RESUMO DA NOTÍCIA – Aumente a performance com Automação de Marketing na sua empresa:
– Entenda por que você deve investir em automação de Marketing
– Como avaliar um software de automação de Marketing para a sua empresa
– Como colocar em prática e colher os melhores resultados
Falar da importância do Marketing Digital para empresas é “chover no molhado”.
Com o Mundo tão digital, é vital que as empresas possam marcar presença na internet. E isso envolve diretamente investir em ações de marketing digital, que conferem resultados mais efetivos e são ações muito mais práticas se comparadas às do marketing tradicional.
Saber utilizar o Marketing Digital a favor de um negócio envolve saber fazer as coisas certas da maneira certa, de forma totalmente estratégica.
E para isso, é preciso saber desenvolver planejamento estratégico, organização de informações, dinamismo das ações e avaliação constante de dados, procurando monitorar constantemente os processos envolvidos e suas consequências.
Ou seja: é preciso que haja integração de diversas informações, e colocar as ações para funcionar demanda muito conhecimento estratégico.
Nesse contexto, a automação de marketing é uma prática extremamente útil, pois confere interação de forma personalizada com os leads (maior capacidade de segmentação), além de proporcionar mais dinamismo ao processo na medida em que a comunicação é feita de forma automática.
A automação de marketing também possibilita várias outras ações de marketing, como automatizar a mensuração de dados.
É uma ferramenta que gera muitos resultados, e que tem sido muito aderida por diversas empresas e por diversos profissionais da área de marketing.
Vamos saber um pouco mais a respeito dela a seguir.
Entenda por que você deve investir em automação de Marketing
O que é automação de marketing?
Podemos definir automação de marketing como o uso da tecnologia (software) para automatizar ações e processos de marketing, reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência dos mesmos.
Trata-se da principal ferramenta para nutrir (“alimentar” de conteúdo) e avançar os leads (potenciais clientes) até o momento da compra pelo funil de vendas da sua empresa.
Ou seja: através da automação de marketing, a empresa estreita o relacionamento com o lead, e prepara-o para a compra através de uma comunicação adequada e condizente com as suas expectativas e necessidades e no momento certo.
A automação de marketing trabalha a partir de softwares específicos como por exemplo o RD Station, Hub Spot e Sharp Spring.
Existem 3 áreas do marketing digital onde a automação de marketing poderá trabalhar: e-mail marketing – você poderá segmentar a lista, gerar respostas automáticas, e disparos personalizados de acordo com a ação ou comportamento de cada cliente; mídias digitais – possibilidade de agendamento e estruturação de conteúdo; Landing Pages – automatização do texto e modelos de designs.
Existem também ferramentas de automação de marketing para a instrução de produção de conteúdo, com foco em conteúdo de qualidade e adaptabilidade aos critérios de SEO.
A automação de marketing permite que você otimize a forma como a tarefa deve ser feita, economize tempo para executá-la, e ainda possa medir continuamente o desempenho da tarefa, tornando as ações de marketing digital muito mais eficientes.
Ela garante que os esforços possam ser melhor gastos em tarefas mais importantes, deixando as tarefas operacionais e repetitivas automatizadas, viabilizando uma comunicação estratégica, dinâmica e eficiente.
Dessa forma, personaliza-se a interação com os leads, para facilitar o processo de retenção de clientes, e assim gerar mais vendas.
Existem opções de softwares com CRM integrados, e que de fato, agilizam o pipeline de vendas da sua equipe comercial e geração de relatórios completos.
Como avaliar um software de automação de Marketing para a sua empresa
Um software de automação de marketing é tudo para o processo.
Afinal, é através dele que sua estratégia de automação de marketing será possível.
É preciso identificar as particularidades de cada software, e alinhá-las com os objetivos do seu negócio para assim verificar qual deles encaixa-se melhor com as estratégias das quais seu negócio tem em vista.
O ideal é que você possa olhar “por todos os ângulos” antes de fazer sua escolha.
Isso envolve ser capaz de avaliar elementos da sua empresa, das estratégias envolvidas no processo de automação, e do próprio software, como:
- O orçamento – identifique a importância e o potencial do processo de automação de marketing, o quanto sua empresa está disposta a investir, os riscos e o custo-benefício envolvido;
- O que você precisa do software em termos de usabilidade – identifique o que você precisa que a ferramenta possua dentro do que imagina ser essencial no processo de automação de marketing, e de que maneira elas são concebidas;
- O tamanho da sua empresa – saiba a dimensão do seu negócio, para se situar do porte das estratégias a serem desenvolvidas, e assim, do tipo de software que poderá estar envolvido no processo;
- Quantos leads está planejando ter – verifique a quantidade de leads em vista para poder se planejar do orçamento do software e da segmentação e base de envios que você deverá ter de fazer e a quantidade disponibilizada em cada plano;
- Aspectos-chave do software – tenha uma noção clara de aspectos fundamentais para o processo de automação de marketing que cada software deve ter, comparando-os.
Entre esses aspectos, podemos citar: critérios de segmentação de leads e modo de coleta das informações, interação com os leads além do email – interação com outras ferramentas, relatórios de desempenho e suporte técnico para configurações e estratégias que pode ser o grande diferencial.
Um bom software pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso do processo de automação de marketing, e consequentemente das operações de marketing e vendas.
Para isso, é essencial que você tenha um software que te ajude a automatizar ao máximo os processos mais operacionais.
Isso inclui segmentar listas e entregar o tipo certo de conteúdo para cada grupo de leads, entender as demandas e necessidades de cada persona, etc.
Escolher a ferramenta de automação de marketing correta vai te permitir potencializar os benefícios do processo de automação de marketing – melhorar as taxas conversão e reduzir as taxas de rejeição, por exemplo.
Com a escolha correta, a empresa tende a se relacionar de uma melhor forma com o usuário, oferecendo melhores experiências.
Dessa forma, ela ganha em engajamento e em credibilidade, refletindo diretamente nas vendas.
Como colocar em prática e colher os melhores resultados
Para colocar uma estratégia de automação de marketing para funcionar da melhor maneira, é preciso ser estratégico: começar entendendo bem o seu público, e alinhar com as expectativas e realidade do seu negócio, para então avaliar o que pretende com a automação de marketing, e com as estratégias potenciais por trás do processo.
Com isso, fica muito mais fácil escolher a ferramenta (software) de maior custo-benefício para a sua empresa.
Com o tempo, você ganhará mais experiência com a ferramenta e ainda mais conhecimento sobre o seu público.
Contar com uma ferramenta que seja capaz de proporcionar relatórios de desempenho é fundamental.
Isso porque você poderá monitorar o todo processo, adaptando mudanças necessárias, e entendendo a melhor maneira de comunicação e que tipo de conteúdo deverá ser elaborado para o público, conferindo investimentos e esforços mais assertivos.
Tudo isso colabora para gerar mais leads, conferir melhores experiências e maior engajamento dos clientes com a sua marca, portanto mais vendas.
Automação de marketing não tem segredo e atualmente é “obrigatória” para se ter mais performance com o Marketing digital da sua empresa.
É preciso se planejar estrategicamente a partir dos objetivos da sua empresa e da sua base de leads, fomentando conteúdo personalizado que propicie melhores experiências dos leads com a sua marca.
A automação de marketing proporciona tudo isso na medida em que otimiza a forma como a tarefa deve ser feita, gera economia de tempo, e permite a medição do desempenho da tarefa.
Esse processo favorece a assertividade das ações, dos esforços e dos investimentos, refletindo nas vendas e na credibilidade do seu negócio frente aos consumidores.
E aí, gostou da dica? Entendeu o que é automação de marketing e como ela pode ser importante para as ações do seu negócio?
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