Automação de Marketing: como ela pode ajudar o seu negócio
RESUMO DA NOTÍCIA – Automação de Marketing: como ela pode ajudar o seu negócio:
- Introdução à Automação de Marketing Digital
- As 3 principais vantagens da Automação de Marketing
- Como funciona o processo de Automação de Marketing
Introdução à Automação de Marketing Digital
A automação de Marketing Digital é a menina dos olhos nos mercados mais maduros de Marketing Digital.
As empresas que lá atrás entenderam a importância da rede e investiram construindo sua presença digital e produzindo
muito conteúdo acabaram criando e tendo que lidar com um problema bom: encontrar formas de gerenciar e extrair o
máximo potencial de um número de Leads tão alto.
Não faz sentido escalar o número de vendedores na mesma proporção em que o número de Leads cresce,
já que os Leads normalmente variam muito em estágios de compra e potencial (FIT) para adquirir o seu produto ou serviço.
É preciso uma inteligência maior para conseguir, de forma efetiva e em larga escala, fazer os Leads avançarem no
processo sem a necessidade de um vendedor estar em contato apoiando cada passo.
Os modelos mais simples de relacionamento (e-mail marketing tradicional ou mesmo as mídias sociais) não foram
suficientes para dar conta do recado e a automação de marketing surgiu como saída viável e muito eficiente de resolver o problema.
É por isso que hoje o tema automação de marketing digital é cada vez mais presente nos principais blogs e
eventos da área e se tornou obsessão do departamento de marketing de diversas empresas.
O que é automação de marketing digital?
Automação de Marketing digital é um grande aliado no mundo competitivo em que se vive atualmente,
o que a maioria das empresas quer é a obtenção de novos clientes. Várias dessas companhias já passaram por essa situação:
pessoas entrando em contato com elas a fim de saber maiores informações sobre o produto ou o serviço oferecido ou,
simplesmente, para informaram os seus contados como forma de trocá-los por qualquer tipo de conteúdo de sua importância.
A essas pessoas que demonstram interesse nos conteúdos de determinadas empresas são chamadas de leads.
As 3 principais vantagens da automação de marketing digital
1) AUMENTAR VENDAS E RECEITA
Esse deve ser o principal objetivo de praticamente todas as empresas (não é mesmo?).
Pois bem, se a empresa possui uma boa base de clientes ou uma base relevante de Leads,
a automação de marketing é um caminho certo para chegar lá.
Isso acontece da seguinte forma:
✓ A automação de marketing permite nutrir leads não prontos
É muito comum que a maioria dos Leads não estejam no momento ideal de compra dos produtos e serviços da empresa.
Isso pode ocorrer por diversos motivos, entre eles, o orçamento anual ter se esgotado ou engessado,
ele pode ter outras prioridades no momento, pode ter que considerar uma solução semelhante à sua
ou ainda não ter dado conta do problema que ele precisa resolver (falta de conhecimento).
Em todos os casos, esses Leads não prontos podem vir consumir os produtos e serviços da empresa,
mas não agora (quem sabe e lembre da sua empresa em breve).
O relacionamento nessa ocasião é muito valioso, já que muitas vezes o que falta é a sua empresa educar e
fornecer mais informações para gerar demanda. Claro que em alguns casos,
é só uma questão de tempo do cliente mesmo, mas se você se mantiver próximo e sempre
agregando valor com informações relevantes será o suficiente para gerar credibilidade e manter a
sua marca (empresa) na cabeça do potencial cliente para ele considerar quando o momento de compra dele chegar.
A automação de marketing digital permite fazer esse relacionamento próximo de forma prática e eficiente.
“50% DOS LEADS SÃO QUALIFICADOS, MAS AINDA NÃO ESTÃO PRONTOS PARA COMPRAR.” – Gleanster Research
2) MAIS EFICIÊNCIA NO FUNIL DE VENDAS
Todo o processo de compra possui estágios em que todo comprador deve passar, correto?
Acaba sendo um pré-requisito de um estágio dominar todas as informações básicas do estágio anterior.
Exemplo: Não adianta oferecer inscrições de vestibular para quem ainda não decidiu sua carreira.
No caso aqui da agência Next4, não faz sentido oferecer uma divulgação da empresa no
Google (Ads – Link patrocinado) para uma empresa que ainda não possui site e não conhece sobre Google Ads.
Através do comportamento do usuário, a automação de marketing identifica o estágio de compras
e os interesses de cada potencial cliente para enviar o conteúdo adequado e assim levá-lo ao próximo estágio.
O que vemos como resultado é um funil que se movimenta, ou seja, de todas as pessoas que entram
no topo do funil (na mira da empresa), um número maior se move para as etapas finais e de fato se tornam clientes.
“79% Dos leads vindos do marketing nunca convertem em vendas.
A principal causa disso é a falta de nutrição dos leads” – MarketingSherpa
✓ Leads mais preparados geram tickets maiores para a sua empresa
Imagine o seguinte cenário: Duas personas – Uma que não entende (mais gosta) de vinhos e outra que fez cursos,
leu livros, estudou e tornou-se conhecedor do assunto (vinhos).
As duas param no supermercado para escolher uma opção de vinho para aquele jantar especial.
Quem você imagina que tem a maior possibilidade de comprar os vinhos mais caros?
Quanto mais o Lead ter conhecimento de um determinado tema, quanto mais educado no assunto ele for,
maior será a tendência de reconhecer o problema e se sentir disposto a investir mais na solução.
Se a automação de marketing digital propõe fazer esse papel importante de fornecer o melhor e
mais adequado conteúdo e preparar a venda, é natural que no momento de compra dos Leads os tickets sejam maiores.
“Leads que foram nutridos geram vendas 47% maiores do que leads que não foram.” – The Annuitas Group
✓ Personas diferentes são levadas a caminhos diferentes
Com campanhas de automação de marketing, é possível segmentar seus Leads por
inúmeros critérios (posição na empresa / tamanho da empresa / segmento da empresa /
momento de compra / interesses, etc.) e com isso levar esse Lead a caminhos mais efetivos
para sanar mais rápido suas dúvidas e objeções e que ao mesmo tempo essas mensagens sejam mais atrativas.
O resultado dessa automação de marketing é uma grande eficiência no relacionamento,
valor agregado em cada etapa e motivar o Lead que chega a ficar ansioso pelo próximo e-mail que irá receber.
3) Diminuição do custo por aquisição do cliente (CAC)
A praticidade da automação de marketing digital, além do aumento nas vendas e receitas,
permite também uma diminuição considerável no custo por aquisição de uma empresa. Vou explicar alguns motivos para isso:
✓ Menor trabalho recorrente para o marketing da empresa
Uma grande parte da preparação do Lead que o marketing deveria fazer para vendas é feita
de forma automatizada o que diminui muito a atenção nesse processo.
Claro que há um grande esforço inicial na criação dos “caminhos” que os diferentes Leads
devem seguir (fluxo de automação), mas quando ajustados esses fluxos, não é preciso ficar o tempo todo
começando do zero e criando muitas coisas novas.
Isso diminui a necessidade de uma equipe maior de marketing focada em fazer de forma manual esse relacionamento,
havendo substituição pelo marketing digital automatizado.
“Empresas que se destacam em nutrição de leads geram 50% mais vendas a um custo 33% menor.” – Forrester Research
✓ Vendedores recebem leads mais preparados
As conversas com o vendedor da empresa são bem diferentes quando o Lead está em um processo de descobrimento
do produto ou serviço e quando ele já pesquisou, entende bem sobre o assunto, entende quais são as suas
necessidades e quer apenas um apoio para a sua decisão.
Se os Leads estão mais bem nutridos e preparados, os vendedores podem receber Leads já nas últimas etapas
do processo de compras e não precisam elaborar diversos processos e contatos para realizar a venda diminuindo assim
a quantidade de horas trabalhadas.
✓ Ciclo de vendas menor
Como o sistema de automação de marketing trabalha para preparar o Lead, os vendedores recebem o Lead somente
na(s) etapa(s) finais do processo de compra. Isso tem como efeito muito menos tempo argumentando
e “criando problemas” na cabeça dele. Seu tempo fica dedicado a ajudar o Lead a escolher a melhor solução para ele.
✓ Mais produtividade para os vendedores
Com o trabalho de automação de marketing digital, a produtividade dos vendedores aumenta uma vez que o processo
criado com conteúdos ricos faz sua parte de nutrição e seleção dos mesmos e com a garantia que a ferramenta
faz bem o trabalho, eles se sentem mais à vontade para focar naqueles Leads que estão
mais próximos do momento de compra.
Com a visão geral do cenário da base de Leads eles confiam que os Leads que ainda não estão no momento adequado
voltarão a ele após algum tempo com mais chances de fechar negócio.
Como não há a necessidade de fazer toda a educação inicial, também podem se especializar
nas etapas finais do processo para garantir uma taxa de fechamento mais elevada.
Automação de Marketing Digital: Um processo simples, mas eficaz
A aquisição de novos leads é essencial e indispensável para o triunfo de uma empresa,
ainda mais se for ponderado o baixo custo com relação às alíquotas de convertimento para esse tipo de serviço na forma digital.
Esse processo é denominado nutrição de leads e tem como função básica
o envio de e-mails automáticos sobre os assuntos que os clientes tiveram interesse anteriormente.
Dessa forma, a principal estratégia das empresas em optar por essa forma de marketing automatizado é
aumentar a quantidade de vendas de certos produtos ou serviços por meios dos seus contatos online.
Como os e-mails são enviados de forma automática, há uma economia significativa quanto ao tempo de atuação
dos setores de marketing e de vendas, uma vez que eles não se envolvem diretamente com o processo.
No entanto, em função dessa automatização de marketing, a impressão é de que as mensagens são genéricas, ou seja,
abordam o assunto de maneira superficial. Aí é que está o engano.
Esses e-mails são bastante segmentados e relevantes para aquele momento em questão.
Por exemplo, se o cliente baixou certo conteúdo no site, a primeira mensagem será enviada 24 horas
após o download do material referente à empresa.
A partir desse processo, os leads vão amadurecendo à sua maneira na hora da compra através do
recebimento de informações que sejam pertinentes a ele. Além do mais, é por causa da nutrição que os leads avançam
para a próxima etapa no quesito vendas até chegarem à fase final, a de avaliar a compra e realizá-la.
Com isso, o vendedor não precisa gastar um bom tempo com abordagens aos clientes que não tenham o perfil que a empresa procura.
Ele só terá envolvimento direto se os leads estiverem um passo à frente nesse processo.
Ou seja, um grande benefício propiciado através da automação de marketing digital.
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