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A importância da sinergia entre Google AdWords e Google Analytics

A importância da sinergia entre Google AdWords e Google Analytics

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RESUMO DA NOTÍCIA:

  • Introdução ao Google AdWords (Ads) e Google Analytics
  • Funcionalidades do Google AdWords e Google Analytics
  • Como alinhar o Google Adwords com o Google Analytics
  • As vantagens e a importância da sinergia entre o Google Adwords e o Google Analytics

Para ter sucesso com Marketing Digital, é indispensável alinhar as ferramentas e os recursos do Google, pois estes são os principais responsáveis pelos bons resultados na internet.

Entre todos eles, o Google AdWords (Ads) e o Google Analytics com certeza são os que requerem maiores cuidados, uma vez que desenvolvem e aplicam importantes estratégias digitais. Além disso, estes recursos completos, quando bem trabalhados dentro da página e do negócio, podem conquistar excelentes resultados seja para atração, conversão ou vendas.

A fim de trabalhar melhor com Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo entre outras estratégias e metodologias, confira ao longo deste artigo detalhes sobre como alinhar o Google AdWords ao Analytics e explore o melhor dessas ferramentas usando-as lado a lado.

O que faz o Google AdWords e o que faz o Google Analytics?

Antes de falar sobre a importância de unir AdWords e Analytics é válido recordar sobre o que são essas ferramentas. Você já conhece esses recursos e sabe como usá-los?

Enquanto o Google AdWords preocupa-se com a organização dos links patrocinados na internet  e informa especificamente o valor de suas campanhas, o Google Analytics leva em conta dados mais profundos e precisos sobre quem está acessando sua página podendo indicar, por exemplo, qual o motivo de ter levado visitantes a saírem sem converter.

As duas ferramentas dispõem de várias formas de análise e mensuração e a partir delas é possível personalizar sua campanha e estratégia atingindo melhor os seus objetivos e metas.

Vale destacar que também é possível ranquear nos mecanismos de busca e agregar valor ao seu site a partir da junção de tais recursos uma vez que é possível acompanhar relatórios que são cada vez mais completos e cheios de informações úteis.

Como alinhar o Google AdWords com o Google Analytics?

As ferramentas do Google são imprescindíveis para qualquer empreendimento digital. Enquanto o AdWords é um completo serviço publicitário, o Analytics tem a missão de absorver informações que serão melhor trabalhadas pelo primeiro recurso.

Como você pode ver, é fácil entender a importância do alinhamento entre essas duas ferramentas, não é mesmo? Uma complementa a outra e quanto mais alinhadas e juntas, melhores serão as estratégias de Marketing Digital a serem aplicadas no empreendimento.

Entre as vantagens desse alinhamento está a possibilidade de ver os dados que representam o desempenho dos anúncios através de relatórios ainda mais completos e detalhados. As métricas do Analytics também podem ser importadas e os seus dados tendem a ser mais precisos e específicos a fim de facilitar os resultados.

Mesmo existindo pequenas discrepâncias entre os resultados dessas contas, é importante entender que para ter uma visão geral sobre o assunto, é imprescindível checar, tópico a tópico, como os dados podem refletir no desenvolvimento de sua página ou loja virtual.

A importância do Google AdWords com o Google Analytics

Como você pode ver até aqui, usar o Google AdWords de forma integrada com a conta do Analytics significa ter mais resultado graças a melhor observação da sua campanha e estratégia de Marketing Digital.

A partir dessa junção é possível ver, praticamente em tempo real, todos os resultados relacionados ao AdWords, sendo que essa é uma importante informação com que se trabalhar.

É possível ainda comparar o número de cliques e de visualizações da campanha, saber qual foi o caminho percorrido até a conversão, além de descobrir como os usuários estão pesquisando pelos termos do seu conteúdo. Há alternativas para melhorar sua estratégia? Em que e como o uso de palavra-chave do seu negócio pode ser otimizado?

A união de Ads e Analytics garante ainda a descoberta de quais páginas são consideradas como destinos ruins para os usuários, permitindo uma reestruturação ou redirecionamento para outro endereço. Demonstra também porque nem sempre estar na posição número 1 dos mecanismos é a melhor alternativa custo x benefício para a empresa.

Em outras palavras, e de modo bastante resumido, a verdade é que as estratégias digitais são melhoradas a partir do uso assertivo e conjunto das ferramentas do Google. Aliás, por falar nessas ferramentas, é sempre bom lembrar o quanto elas são importantes mesmo quando aplicadas ao seu negócio de modo individual.

Por exemplo, não tem como falar em Marketing de Conteúdo sem citar a gigantesca importância e peso da utilização do Google AdWords, não é mesmo? Tão pouco é possível saber se as estratégias estão dando certo sem o devido acompanhamento do Google Analytics.

Duas importantes bases para que o empreendimento virtual vá a diante e cresça, se o seu negócio ainda não faz o gerenciamento usando esses recursos é fato que está perdendo tempo, dinheiro e especialmente espaço neste novo e grandioso mercado.

Vantagens da sinergia entre Google AdWords e Google Analytics

Quer mais vantagens em trabalhar com o AdWords e o Analytics em conjunto? A partir dessa junção você pode codificar automaticamente seus anúncios, segmentar por comportamento a fim de entender melhor quem é o seu público-alvo, incluir dimensões secundárias para saber a origem daqueles clientes que são mais lucrativos e muito mais!

Antes de tomar importantes decisões no Analytics, é sempre válido checar as métricas de páginas e de visitas no Ads para saber quais são os anúncios que podem ser considerados como promissores, verificar a porcentagem que indica qual o tanto de novos visitantes além de determinar quais são a páginas do seu site que estão prejudicando a performance geral.

Outro ponto forte de usar as ferramentas juntas é que é possível usar o comparativo de mercado, um relatório bastante eficiente para avaliar e diagnosticar os sites de seus concorrentes.

A partir dessa avaliação é válido fazer uma recapitulação de ideias para melhorar o negócio, afinal, o que os demais tem feito que tem dado certo? E o que tem dado errado, não é mesmo? É sempre válido conhecer os resultados de quem está a sua volta.

Como se vê, são muitas as afirmações sobre porque trabalhar com a junção das ferramentas AdWords e Analytics. É importante, e até mesmo indispensável, aproveitar a união desses recursos para fazer o negócio crescer.

“Mas, como fazer tudo isso quando não se entende muito de Marketing Digital?”, você pode estar se perguntando. Pois bem, se esta é sua principal dúvida agora, aproveite para falar com os especialistas da Next4 na hora de veicular suas campanhas.

A modernização é um fator realmente importante para ter sucesso, portanto capriche e trabalhe com quem é expert em estratégias digitais.

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Sobre o autor

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Com vasta expertise em Marketing Digital e Criação de Projetos Web, sou responsável por gerenciar um time de mais de 20 profissionais aqui na Next4. Atendi mais de centenas de empresas durante os mais de 15 anos que faço parte aqui deste excelente e comprometido ecossistema de Marketing.

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