Skip to main content
Como mensurar seus esforços em marketing digital e identificar as principais oportunidades de melhorias.

Como mensurar seus esforços em marketing digital e identificar as principais oportunidades de melhorias.

Navegue por tópicos

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • Marketing: Importância para a construção de marca e geração de receitas
  • As métricas de análise do negócio

 

Há uma diferença grande de importância da área de Marketing em uma empresa quando ela consegue provar seu valor à diretoria e quando não consegue. Para muitos presidentes de empresas, o Marketing é visto como uma despesa indicada no manual, é um percentual do faturamento que ele deve alocar sem muita certeza de quando e como vai retornar, em nome de uma suposta construção da marca que deve ajudar a empresa a se diferenciar e a vender mais.

O problema quando isso acontece é que investir na construção de marca é algo, em geral, pouco tangível e com retorno em longo prazo. Assim, é difícil o Marketing ser encarado como de extrema importância para as atividades da empresa e não à toa esse é um dos primeiros orçamentos a serem cortados em tempos de crise.

É por isso que acreditamos que o Marketing deve ter uma contribuição maior do que só a construção de marca, ele deve ser uma engrenagem fundamental de uma máquina de geração de receitas. Se conseguimos gerar oportunidades de negócio (contatos) e entregar a vendas, poderemos medir com precisão quanto de receita foi feito em cima dos esforços do Marketing, calcular o retorno sobre investimento e aí sim ganhar importância.

É fácil cortar a verba de Marketing quando não sei o que acontece com ela e o impacto disso. Agora, se sei que cada R$10 investidos em Marketing me trazem R$50 em vendas, o que faço em tempos de crise não é cortar o orçamento da área e sim aumentar. Por isso, a análise e o relatório devem mostrar como o Marketing tem contribuido na prática com o crescimento da empresa e como tem feito seu papel na máquina de marketing e vendas: é isso que vai provar o valor da área e permitir aumentar os investimentos, projetar o crescimento, etc.

Por outro lado, para provar resultado, o Marketing precisa de fato entregar resultado. Quando começamos, há um passo a passo simples que qualquer empresa pode usar e já alavancar seus primeiros números: publicar uma Landing Page, promover no site, blog e mídias sociais, enviar campanhas de email para os Leads gerados, etc. Isso coloca a máquina em movimento e gera os primeiros resultados.

No entanto, depois de já colocar todo o básico no ar fica mais difícil crescer continuamente. Deixam de existir grandes novidades e o crescimento passa a vir de pequenas melhorias nas diversas práticas que a empresa já está fazendo. É nessa hora que a análise mais uma vez se torna útil: ela pode mostrar onde estão essas pequenas oportunidades de crescimento.

O trabalho é de formiguinha identificando quedas de tráfego, de conversão, etapas do funil ou canais que estão performando abaixo dos números de mercado, para então corrigir e conseguir melhorar um pouco mais.
Com 10% de melhoria ao mês, em 3 anos você terá crescido 30 vezes! É a consistência quem dá o volume e só a análise disciplinada pode garantir esse ritmo.

O problema com a maioria das análises de Marketing Digital

Pela nossa experiência em Marketing Digital, vemos que é muito comum encontrar problemas na maioria dos relatórios. O primeiro erro em geral é misturar os diferentes objetivos (provar o valor da área e buscar oportunidades) em um único relatório.

Em geral, na ânsia de provar o valor, são inseridas no relatório todas as informações possíveis. Ferramentas como o Google Analytics acabam incentivando nisso, já que oferecem uma quantidade imensa de informações sem ajudar necessariamente a priorizar o que é mais importante e o que a gestão quer saber.

No fim das contas, os gestores da empresa acabavam olhando para métricas de vaidade, como seguidores e fãs, ou então para métricas intermediárias de campanhas, como visualizações e taxas de cliques, e não conseguiam julgar o impacto real no negócio ou mesmo se o desempenho era bom ou ruim.

Outro caso comum era o Marketing simplesmente reportar as ações feitas, quase como uma prestação de contas de onde as horas e a verba foram investidas, sem dar qualquer perspectiva de futuro.
Esse tipo de prática, em geral, não ajuda nem com um objetivo, nem com outro.

Ele não mostra o quanto o comercial tem se beneficiado das oportunidades de marketing, nem quanto o marketing gerou de receitas para a empresa. E também não mostra o que levou a melhoras ou quedas de resultados, nem os caminhos para resolver. A nossa proposta é ter esses objetivos claros e separados e indicar um modelo mental, um framework para fazer sua análise.

Como estruturamos uma boa análise
Uma boa metodologia/framework ajuda bastante nesse processo de análise e relatório de métricas, especialmente por gastar menos tempo construindo os relatórios e se concentrar em extrair os dados e insights mais importantes.
Para uma análise enxuta e muito eficiente, recomendamos seguir um framework:

ANÁLISE DO NEGÓCIO
Nesse primeiro momento, o fundamental é escolher as métricas mais importantes para o negócio, aquelas que mostram o real impacto que o time de marketing está gerando na empresa. Nesse caso, algumas métricas são:

  • Resultados e taxas de conversão do Funil de vendas;
  • ROI (retorno sobre investimento das ações de marketing). Para isso podemos olhar para dados como Custo de Aquisição de Clientes e Vendas do mês;
  •  Tendência dos resultados;
  • Ciclo de vendas.

Ao analisar essas métricas, comparo isso com meu histórico de resultados e idealmente com o resultado de outras empresas do setor (o que chamamos de benchmark). A partir dessa análise é possível ver onde estão os principais problemas e vislumbrar as principais oportunidades de alavancagem.

Compartilhe nas redes sociais

Sobre o autor

b4e019448847090ec451adf62c2d5b7d2bccbb734d01f39e55e3530a40bfd756?s=96&d=mm&r=g

admin

Com vasta expertise em Marketing Digital e Criação de Projetos Web, sou responsável por gerenciar um time de mais de 20 profissionais aqui na Next4. Atendi mais de centenas de empresas durante os mais de 15 anos que faço parte aqui deste excelente e comprometido ecossistema de Marketing.

Checklist: O que Você Precisa para Aparecer nos Resultados de Buscas do ChatGPT

Checklist: O que Você Precisa para Aparecer nos Resultados de Buscas do ChatGPT

Aparecer nos resultados de buscas do ChatGPT: A evolução das tecnologias de busca está mudando o marketing digital de forma profunda.  Se antes bastava aplicar boas práticas de SEO para ser encontrado no Google, hoje o desafio se expande: é preciso também ser referenciado pelas inteligências artificiais generativas, como o ChatGPT, que já moldam a […]
O Futuro da Automação de Marketing com IA

O Futuro da Automação de Marketing com IA

Automação de Marketing: a inteligência artificial (IA) tem redefinido os padrões da comunicação digital, criando possibilidades para a automação de marketing. A IA surge como uma aliada estratégica, permitindo automações mais eficazes, personalizadas e baseadas em dados reais.  Ao integrar algoritmos avançados com plataformas de marketing, é possível prever tendências, adaptar campanhas em tempo real […]
O crescimento dos chatbots humanizados no atendimento digital

O crescimento dos chatbots humanizados no atendimento digital

A transformação digital foi impulsionada pelos avanços tecnológicos, e as relações entre empresas e clientes foram modificadas. Nesse cenário, os chatbots passaram a ser considerados ferramentas essenciais no atendimento ao cliente.   O que antes era visto como sistemas básicos de resposta passou a ser substituído por chatbots humanizados, caracterizados por interações mais naturais e envolventes. […]

Daniel da Next4

A sua próxima Agência

Olá! É muito importante para nós entendermos o seu novo projeto, por isso, este é um canal destinado a solicitações de orçamentos.

Para envio de currículos o canal é pelo e-mail talentos@next4.com.br