Skip to main content
Cross-selling e up-selling: coloque essas técnicas de vendas em prática

Cross-selling e up-selling: coloque essas técnicas de vendas em prática

Navegue por tópicos

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • Introdução ao cross-selling e up-selling
  • O que é cross-selling?
  • O que éup-selling?
  • Como usar cross-selling e up-selling
  • Como essas técnicas melhoram as vendas do seu negócio

Técnicas usadas para melhorar as vendas de negócios físicos e virtuais, se você nunca ouviu falar em cross-selling e up-selling este é o conteúdo certo para você. Independentemente do tamanho da sua empresa, é claro que um de seus objetivos é melhorar os resultados, não é? Assim como o marketing digital, essas são técnicas que podem te ajudar!

Mas, como vender mais em um momento de mercado cuja concorrência está tão alta e acirrada? Como convencer o cliente a levar mais coisas melhorando assim o seu ticket médio e produtos por atendimento? Se assim como os demais empreendedores e empresários você tem feito essas perguntas, é hora de saber a resposta!

O cross-selling e o up-selling já são técnicas usadas em imponentes marcas, tais como a Amazon. Veja a seguir como utilizar essas estratégias para alavancar o seu negócio.

O que é cross-selling?

Primeiramente, vale definir o que é cross-selling. Com certeza você já viu essa estratégia sendo aplicada tanto no meio virtual, quando acessou o site de determinadas empresas, quanto em lojas, durante um simples bate-papo com o seu vendedor.

Cross-selling nada mais é do que a prática de oferecer para o cliente produtos e serviços que complementam aquilo que ele já tem ou está adquirindo naquele exato momento. Quer um exemplo?

Suponha que você está fazendo uma compra online e visualiza uma mensagem da empresa com os seguintes dizeres “os clientes que compraram (nome do produto que você está comprando) também adquiriram (indicações de outros produtos)”.

É claro que para ter resultados concretos é importante pensar bem em quais serão as indicações, afinal, elas precisam fazer sentido para que o cliente se sinta motivado a fazer mais essa compra. Procure, portanto, entender ainda mais as necessidades de seu público!

E up-selling?

Agora que você sabe o que é cross-selling, é importante entender a segunda técnica discutida nesse artigo, o up-selling. Como o próprio nome sugere, up-selling quer dizer “venda acima”, ou seja, quando você oferece um produto Premium no lugar daquilo que o cliente está pronto a comprar a fim de aumentar a venda!

Por exemplo, imagine que você tem uma loja que vende aparelhos celulares e que o seu cliente está cotando o valor de um galaxy 7 ou 8. Você, aplicando a técnica de up-selling, ao invés de simplesmente fazer a venda, apresenta para ele o modelo galaxy 9 mostrando quais são as vantagens de fazer a compra deste aparelho mais moderno.

Para que o up-selling dê realmente certo é indispensável saber o momento de oferecer esta opção Premium. Também é importante conduzir o cliente de modo que ele tome a decisão que mais favorece a estratégia da empresa que, neste momento, seria realizar esta venda.

Vale destacar que o up-selling pode acontecer de duas formas: Você pode indicar o outro produto ou pode indicar que investindo x reais a mais, o cliente comprará um produto melhor.

Como usar o cross-selling e o up-seling?

Depois de ver exemplos de cross e up-selling, vale a pena conferir três dicas rápidas sobre como usar essas técnicas dentro do seu empreendimento, seja ele de qual ramo, porte ou meio for. Confira:

1.      Seja simples

Objetividade e simplicidade devem ser as principais marcas na hora de por em prática o cross e o up-selling, especialmente o último para os negócios virtuais. O cliente precisa entender, rapidamente, o que está sendo oferecido, tem que ser algo simples, mas que chame a atenção.

2.      Crie combos de serviços e produtos

Outra dica importantíssima sobre como usar essas estratégias é criando combos que sejam atrativos para o seu cliente. As pessoas gostam de coisas semiprontas e práticas e é exatamente disso que trata esta criação. Pense no que compensa e atrai ao público.

3.      Mantenha sua equipe sempre treinada

Por fim, mas não menos importante, a última dica a ser dada é mantenha sempre sua equipe treinada e neste caso, especialmente, nos empreendimentos físicos, este é um fator determinante para o sucesso.

Como essas técnicas melhoram as vendas do seu negócio?

Agora que você sabe o que é cross-selling e up-selling é chegado o momento de aplicar estas técnicas em suas estratégias digitais. Para acertar em cheio, conte sempre com especialistas, afinal, na internet não existe muito espaço para erros, não é mesmo?

Para ter resultados realmente satisfatórios e condizentes com as metas estabelecidas é necessário investir com atenção na aplicação dessas técnicas, bem como de outras.

As estratégias de marketing digital são determinantes para o seu sucesso dos negócios hoje em dia. Aproveite para planejar como serão aplicadas as técnicas de cross-selling e up-selling com quem entende do assunto. Fale com a Next4 agora mesmo!

Compartilhe nas redes sociais

Sobre o autor

09f939f707d744ceee0a32ea65c0a323?s=96&d=mm&r=g

admin

Com vasta expertise em Marketing Digital e Criação de Projetos Web, sou responsável por gerenciar um time de mais de 20 profissionais aqui na Next4. Atendi mais de centenas de empresas durante os mais de 15 anos que faço parte aqui deste excelente e comprometido ecossistema de Marketing.

Por quê integrar o CRM Dynamics ao site e outros sistemas de integração

Por quê integrar o CRM Dynamics ao site e outros sistemas de integração

Com o alto índice de consumo pela internet, as pessoas têm poder em um clique.   Portanto, conhecer o gosto do consumidor e saber o momento exato de fazer uma abordagem e oferecer um serviço de atendimento especializado, pode ser a chave para que seu negócio impacte e fidelize os clientes.   Com um sistema […]
CRM Dynamics e suas funcionalidades

CRM Dynamics e suas funcionalidades

O CRM Dynamics é uma ferramenta de CRM revolucionária, capaz de integrar uma gestão de vendas, marketing e serviços, tudo de uma única vez. É a solução estratégica para que muitas empresas alcancem novos patamares de vendas e que mantenham seus clientes fidelizados. O CRM Dynamics pode ser conectado diretamente a aplicativos da empresa, ou […]
Conheça os principais aplicativos para potencializar suas vendas

Conheça os principais aplicativos para potencializar suas vendas

Aplicativos de vendas: Fazer uma gestão de vendas eficiente não é nada fácil e em tempos digitais a tecnologia vem dominando os quatros cantos do planeta e promovendo uma série de benefícios em setores variados da sociedade, e no mercado empresarial não foi diferente.    O formato de consumo vem sendo modificado e as compras […]