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Descubra o poder do Chatbot para o seu negócio

Descubra o poder do Chatbot para o seu negócio

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RESUMO DA NOTÍCIA:

  • Introdução ao chatbot
  • O que é chatbot
  • 5 benefícios do chatbot
  • 10 principais usos de chatbots
  • Como instalar um chatbot no seu site

O chatbot é uma das principais tendências de marketing digital e veio para revolucionar a comunicação entre empresas e pessoas.

Antes do surgimento dessa tecnologia, a interação era feita entre pessoas, o consumidor de um lado e o atendente do outro.

Com o chatbot essa experiência do consumidor foi modificada, pois ele é a última interface entre as partes e vai trazer diversos benefícios para os dois lados.

Continue lendo este artigo para entender mais sobre o que é chatbot, seus principais usos, os benefícios para sua empresa e por fim como instalar um no seu site.

Confira!

O que é chatbot?

Também conhecido como bots ou web robots, o chatbot é um assistente conversacional que utiliza sistemas de inteligência artificial com programação para fazer a interação com pessoas da maneira mais natural possível.

Você consegue programar respostas automáticas para tarefas predefinidas e ainda gerenciar todas as ações automatizadas com base na interação e inserção de informações por parte do consumidores.

O sistema utiliza as experiências e interações e sua capacidade de armazenar e lidar com o fluxo de dados de todos os usuários para criar mensagens personalizadas e enriquecer sua capacidade de dialogar.

Essas facilidades são comprovadas com o crescimento dessa tecnologia, pois muitas empresas já estão adotando os chatbots para automatizar alguns processos e aproveitar os benefícios.

De acordo com uma pesquisa global feita pela MindBowser, em parceria com a Chatbots Journal, 96% das empresas acreditam no potencial do chatbot e 75% já planejam construir um para os seus negócios.

5 benefícios do chatbot para sua empresa

As empresas estão vendo com bons olhos os chatbots, pois sabem que vão ter muitos benefícios ao adotar essa tecnologia. Além de melhorar o relacionamento com os clientes, também vão experimentar melhorias como:

1. Redução de custos

Uma empresa com SAC, por exemplo, consegue reduzir seus custos, pois o chatbot atende as demandas do dia a dia e sem a necessidade da intervenção de um atendente humano.

O impacto disso é no número de funcionários online e no fluxo de ligações que diminuem de forma considerável.

2. Automatização dos processos

Os processos internos da sua empresa que envolvem interação com pessoas podem ser automatizados com o assistente virtual.

3. Melhora a experiência de compra

Se você tem um e-commerce com todo o fluxo de compra automatizado isso gera uma ótima experiência para o consumidor que no futuro pode voltar a comprar de você.

4. Personalização de marca

O seu bot pode ser personalizado com a identidade da sua marca para você se aproximar do seu público-alvo.

5. Qualidade do atendimento

O chatbot pode prestar um ótimo serviço de atendimento de forma automática e auxiliando no esclarecimento de dúvidas, criando filtros inteligentes, mandando informações para os consumidores e até vendendo seus produtos e serviços.

chatbot

10 principais usos de chatbots

Depois de acompanhar os benefícios do chatbot, a seguir você vai ver alguns exemplos práticos deles com seus mais diversos usos.

1. Pesquisa NPS

A pesquisa NPS (Net Promoter Score) mede um dos principais indicadores de desempenho da sua empresa, a satisfação dos seus clientes. E com um chatbot isso fica muito mais ágil, pois o processo é todo automatizado.

2. Vendas

Com um chatbot, você tem um vendedor virtual 24/7 à disposição para promover seus produtos e serviços.

3. Cobranças

Ele pode fazer as cobranças diárias de forma manual para economizar tempo do profissional e ainda diminuir os custos operacionais dos clientes.

4. Captação e qualificação de leads

Quando o assunto é captar e qualificar leads, o chatbot é um grande aliado, pois consegue identificar as necessidades dos clientes em potencial e com isso oferecer ofertas personalizadas ou sanar as dúvidas.

Com as interações, ele vai conhecendo aos poucos esse lead e isso torna a comunicação ainda mais assertiva e ajuda no processo de qualificação.

5. Atendimento ao cliente

Um dos principais usos. O assistente virtual possibilita interações com os serviços/produtos da empresa de maneira automatizada e assertiva.

Por exemplo, se você é uma companhia aérea pode usar o bot para o check-in ou então para alterar os detalhes do voo.

O chatbot para WhatsApp, por exemplo, é ótimo para fazer esse atendimento utilizando um dos aplicativos mais populares do mundo.

Isso aumenta muito o engajamento e pode proporcionar boas experiências no relacionamento com os clientes.

Ou então o Messenger, chatbot do Facebook, por exemplo, que você pode programar para fazer os serviços de atendimento e com isso reduzir os tempos de espera.

6. Acompanhamento de pedidos

Se você tem um e-commerce com muitas transações e precisa acompanhar os pedidos, o chatbot pode ser uma ótima opção para você evitar custos e aumentar a satisfação do cliente.

Esse acompanhamento permite que você mantenha o seu cliente atualizado sobre a localização do produto e não perca nenhuma etapa durante o processo de entrega.

7. Atualização cadastral

O chatbot para atualização cadastral vai agilizar esse procedimento que geralmente é demorado e ainda proporcionar melhorias em outros processos internos da empresa.

8. Agendamentos e reservas de eventos

Com o chatbot integrado em um sistema interno da empresa, você consegue programar os agendamentos e reservas de eventos, restaurantes, viagens, etc. e deixar tudo automatizado.

9. Campanhas de marketing e vendas

Campanhas de marketing e ações pontuais voltadas para vendas podem ser feitas através de um chatbot para envolver o lead com o seu negócio e apresentar informações que agreguem valor.

10. Ações educacionais

Seu uso também pode ser focado em ações educacionais como os cursos online e as vídeo aulas para ajudar o aluno. Além disso, pode ter um espaço reservado para conversar e tirar dúvidas sobre as matérias.

chatbot next4

Como instalar um chatbot no seu site?

Agora que você viu que o bot pode ser uma ótima opção para sua empresa, está na hora de instalar e personalizar o seu.

A Next4 pode te ajudar com isso. Entre em contato com a gente e descubra todo o poder do chatbot para o seu negócio.

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Sobre o autor

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admin

Com vasta expertise em Marketing Digital e Criação de Projetos Web, sou responsável por gerenciar um time de mais de 20 profissionais aqui na Next4. Atendi mais de centenas de empresas durante os mais de 15 anos que faço parte aqui deste excelente e comprometido ecossistema de Marketing.

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