Descubra o poder do Chatbot para o seu negócio
RESUMO DA NOTÍCIA:
- Introdução ao chatbot
- O que é chatbot
- 5 benefícios do chatbot
- 10 principais usos de chatbots
- Como instalar um chatbot no seu site
O chatbot é uma das principais tendências de marketing digital e veio para revolucionar a comunicação entre empresas e pessoas.
Antes do surgimento dessa tecnologia, a interação era feita entre pessoas, o consumidor de um lado e o atendente do outro.
Com o chatbot essa experiência do consumidor foi modificada, pois ele é a última interface entre as partes e vai trazer diversos benefícios para os dois lados.
Continue lendo este artigo para entender mais sobre o que é chatbot, seus principais usos, os benefícios para sua empresa e por fim como instalar um no seu site.
Confira!
O que é chatbot?
Também conhecido como bots ou web robots, o chatbot é um assistente conversacional que utiliza sistemas de inteligência artificial com programação para fazer a interação com pessoas da maneira mais natural possível.
Você consegue programar respostas automáticas para tarefas predefinidas e ainda gerenciar todas as ações automatizadas com base na interação e inserção de informações por parte do consumidores.
O sistema utiliza as experiências e interações e sua capacidade de armazenar e lidar com o fluxo de dados de todos os usuários para criar mensagens personalizadas e enriquecer sua capacidade de dialogar.
Essas facilidades são comprovadas com o crescimento dessa tecnologia, pois muitas empresas já estão adotando os chatbots para automatizar alguns processos e aproveitar os benefícios.
De acordo com uma pesquisa global feita pela MindBowser, em parceria com a Chatbots Journal, 96% das empresas acreditam no potencial do chatbot e 75% já planejam construir um para os seus negócios.
5 benefícios do chatbot para sua empresa
As empresas estão vendo com bons olhos os chatbots, pois sabem que vão ter muitos benefícios ao adotar essa tecnologia. Além de melhorar o relacionamento com os clientes, também vão experimentar melhorias como:
1. Redução de custos
Uma empresa com SAC, por exemplo, consegue reduzir seus custos, pois o chatbot atende as demandas do dia a dia e sem a necessidade da intervenção de um atendente humano.
O impacto disso é no número de funcionários online e no fluxo de ligações que diminuem de forma considerável.
2. Automatização dos processos
Os processos internos da sua empresa que envolvem interação com pessoas podem ser automatizados com o assistente virtual.
3. Melhora a experiência de compra
Se você tem um e-commerce com todo o fluxo de compra automatizado isso gera uma ótima experiência para o consumidor que no futuro pode voltar a comprar de você.
4. Personalização de marca
O seu bot pode ser personalizado com a identidade da sua marca para você se aproximar do seu público-alvo.
5. Qualidade do atendimento
O chatbot pode prestar um ótimo serviço de atendimento de forma automática e auxiliando no esclarecimento de dúvidas, criando filtros inteligentes, mandando informações para os consumidores e até vendendo seus produtos e serviços.
10 principais usos de chatbots
Depois de acompanhar os benefícios do chatbot, a seguir você vai ver alguns exemplos práticos deles com seus mais diversos usos.
1. Pesquisa NPS
A pesquisa NPS (Net Promoter Score) mede um dos principais indicadores de desempenho da sua empresa, a satisfação dos seus clientes. E com um chatbot isso fica muito mais ágil, pois o processo é todo automatizado.
2. Vendas
Com um chatbot, você tem um vendedor virtual 24/7 à disposição para promover seus produtos e serviços.
3. Cobranças
Ele pode fazer as cobranças diárias de forma manual para economizar tempo do profissional e ainda diminuir os custos operacionais dos clientes.
4. Captação e qualificação de leads
Quando o assunto é captar e qualificar leads, o chatbot é um grande aliado, pois consegue identificar as necessidades dos clientes em potencial e com isso oferecer ofertas personalizadas ou sanar as dúvidas.
Com as interações, ele vai conhecendo aos poucos esse lead e isso torna a comunicação ainda mais assertiva e ajuda no processo de qualificação.
5. Atendimento ao cliente
Um dos principais usos. O assistente virtual possibilita interações com os serviços/produtos da empresa de maneira automatizada e assertiva.
Por exemplo, se você é uma companhia aérea pode usar o bot para o check-in ou então para alterar os detalhes do voo.
O chatbot para WhatsApp, por exemplo, é ótimo para fazer esse atendimento utilizando um dos aplicativos mais populares do mundo.
Isso aumenta muito o engajamento e pode proporcionar boas experiências no relacionamento com os clientes.
Ou então o Messenger, chatbot do Facebook, por exemplo, que você pode programar para fazer os serviços de atendimento e com isso reduzir os tempos de espera.
6. Acompanhamento de pedidos
Se você tem um e-commerce com muitas transações e precisa acompanhar os pedidos, o chatbot pode ser uma ótima opção para você evitar custos e aumentar a satisfação do cliente.
Esse acompanhamento permite que você mantenha o seu cliente atualizado sobre a localização do produto e não perca nenhuma etapa durante o processo de entrega.
7. Atualização cadastral
O chatbot para atualização cadastral vai agilizar esse procedimento que geralmente é demorado e ainda proporcionar melhorias em outros processos internos da empresa.
8. Agendamentos e reservas de eventos
Com o chatbot integrado em um sistema interno da empresa, você consegue programar os agendamentos e reservas de eventos, restaurantes, viagens, etc. e deixar tudo automatizado.
9. Campanhas de marketing e vendas
Campanhas de marketing e ações pontuais voltadas para vendas podem ser feitas através de um chatbot para envolver o lead com o seu negócio e apresentar informações que agreguem valor.
10. Ações educacionais
Seu uso também pode ser focado em ações educacionais como os cursos online e as vídeo aulas para ajudar o aluno. Além disso, pode ter um espaço reservado para conversar e tirar dúvidas sobre as matérias.
Como instalar um chatbot no seu site?
Agora que você viu que o bot pode ser uma ótima opção para sua empresa, está na hora de instalar e personalizar o seu.
A Next4 pode te ajudar com isso. Entre em contato com a gente e descubra todo o poder do chatbot para o seu negócio.
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