O que é SEO e para que serve?
RESUMO DA NOTÍCIA:
- O que é SEO
- 4 papéis fundamentais do SEO
- Como funciona o ranqueamento no Google?
- Dicas para sua empresa aparecer no Google
- Mas pra que serve o SEO?
- Artigos complementares para seu conhecimento
O que é SEO: Search Engine Optimization.
Traduzindo, são técnicas desenvolvidas para melhorar o posicionamento nos resultados de busca no Google (orgânico) onde o objetivo é fazer com que a sua empresa alcance o topo dos resultados sem ter que pagar nada por isso.
✓ Analisar estrutura do site e resolver problemas críticos:
Um passo básico, mas importante, da otimização é checar se os buscadores são capazes de entender o seu site. Existem alguns erros bem comuns, mas que são de fácil correção. Leva apenas alguns minutos para implantar as melhorias e, como recompensa, seu site vai se posicionar muito melhor nos rankings dos resultados de busca.
Procure entender a arquitetura do site e problemas com conteúdo duplicado para garantir uma boa base. Uma boa arquitetura deve permitir alcançar páginas profundas com poucos cliques (as categorias ajudam nisso).
✓ Diagnosticar oportunidades na lista de palavras-chave:
Analisando a lista de palavras-chave, procure descobrir como trabalhar melhor cada termo. Para termos que já estão em uma posição razoável e ainda não estão ajustados, faça a otimização na página. Para aqueles que ainda não estão rankeados, priorize as palavras que possuem uma menor dificuldade de rankeamento e escreva no blog sobre elas.
Já aquelas que estão otimizadas mas ainda não estão bem rankeadas, a saída é tentar construir mais links para a página.
✓ Trabalhe nas oportunidades on-page:
Comece pelas páginas que ainda não estão otimizadas para uma palavra. Esse passo vai ser sempre obrigatório e muitas vezes já traz ótimos resultados no curto prazo, principalmente se seu site já tem alguma autoridade. Uma boa forma de identificar o que ajustar em uma página é utilizando ferramentas específicas para isso.
✓ Criar lista de keywords (palavras-chave) para posts:
Ao invés de criar posts a partir de algum assunto aleatório que surgiu na sua cabeça, escreva com objetivo, baseando-se nas palavras-chave com mais potencial, orientando-se por sua lista. Após identificar os termos prioritários, faça uma relação, definindo em que datas serão publicados os posts referentes a cada termo.
O que esperar ao final:
- Site com estrutura amigável às ferramentas de busca;
- Plano de ação para palavras-chave importantes.
Principais dúvidas em relação a estratégia de SEO:
Quais são as diferenças entre SEO, ASO e CRO?
R.: O SEO (Search Engine Optimization) atua na otimização de em sites com foco em melhorar o posicionamento das páginas nos motores de busca da web.
O ASO (App Store Optimization) tem como objetivo focar em Aplicativos e Stores.
Já o CRO (Conversion Rate Optimization ou Otimização da Taxa de Conversão), é uma estratégia que foca em resultados.
Como funciona o SEO?
R.: Como é bem complexo o processo de se fazer SEO, vou resumir e colocar de uma forma para que todos possam entender facilmente.
>Você separa uma lista de palavras-chave que remetam a pesquisa dos usuários na internet pelo que a sua empresa pode oferecer;
>Cria-se conteúdo relevante para cada palavra-chave (texto, vídeo, áudio e imagens…);
>Desenvolve páginas dentro do seu site com esse conteúdo para aumentar o IQ – índice de qualidade;
>Cria URLs curtas e assertivas com as palavras-chave;
>Otimiza toda sua plataforma com técnicas de SEO (Metas descriptions, H1, H2, H3…)
>Adapta seu Layout para dispositivos mobiles
>Deixa seu website leve e com carregamento rápido
>Aumenta o tráfego para a página de destino com outras ações externas (Mídia, Redes sociais, e-mail marketing)
>Efetua troca de links com artigos relevantes que complementam aquela página (deep links, link building…)
>Identifica pontos de melhoria através de softwares de terceiros (Google Console, SemRush, Ubbersugest, ente outros).
Parece loucura, certo? Porém, isso traz uma série de vantagens maravilhosas…
Como funciona o ranqueamento no Google?
Os Robôs do Google avaliam qual é a quantidade de usuários que entram em um determinado website após uma pesquisa e não retornam a SERP para uma próxima pesquisa.
Dessa forma eles pontuam um conteúdo como relevante Fica subentendido que o usuário encontrou tudo o que ele precisava naquele determinado link.
Logo, para aquela pesquisa com uma determinada palavra chave o site é relevante Quando o usuário efetua uma conversão dentro do website, a pontuação pode ficar ainda maior.
Por isso a importância do seu website estar leve, preparado para ser visto em todos os dispositivos e com call to action estratégico para aumentar a conversão do visitante em Lead.
Por conta dessa regra e assertividade a popularidade do Google segue intacta!
Imagine se você fizesse uma pesquisa e fosse redirecionado para um site com conteúdo raso e pouco relevante para você Pense nisso ao organizar as informações do seu site para o seu público alvo.
Para você aparecer entre as primeiras posições nos resultados de busca, você deve estar entre os 10 mais relevantes para aquela determinada palavra chave.
Sabemos que o Google avalia mais de 150 variáveis para determinar quem irá aparecer no topo e sequencialmente abaixo, sendo assim, faça uma autocrítica do seu site e veja se, de fato, ele merece um
lugar ao Sol (topo) com o conteúdo atual.
Pergunte se antes de mais nada
- Meu conteúdo é completo e engajador?
- Meu conteúdo é melhor que os meus 10 maiores concorrentes?
- Meu site está atraente ou precisa ser repaginado?
- Meu conteúdo é tão bom ao ponto de ser compartilhado pelas pessoas?
- Meu conteúdo é diversificado ( áudio, vídeo, imagens, referências, opiniões próprias)?
- Meu conteúdo contém as palavras chave mais importantes para a rede de pesquisa?
- Meu conteúdo é escaneável (de fácil leitura) em todos os dispositivos?
Dicas para sua empresa aparecer no Google com SEO
Adote as melhores práticas e aumente as chances de aparecer no Google bem ranqueado, embora seja uma missão trabalhosa e difícil, não vá pelo caminho mais fácil;
Introduza as técnicas de SEO em todo seu website para conseguir esse bom posicionamento no geral;
Siga algumas dicas para facilitar o seu trabalho
- Comece fazendo uma boa pesquisa de palavras chave e volume de buscas mensais para entender onde você deve colocar energia
- Procure por sites e blogs que tenham conteúdo relevante com esses termos e tente fazer parceria para troca de links entre páginas que tenham conteúdos sobre o mesmo tema
- Certifique se que o domínio do outro site tenha uma boa relevância para essa troca, ok?
- Use links para outros artigos do seu site que aprofundem um determinado tema
- Crie conteúdo constantemente e mantenha sempre eles atualizados
- Utilize ferramentas para compartilhar seu conteúdo em redes sociais, e mail marketing e outros canais que possam pulverizar Watsapp
- Observe se a sua URL, Title e Meta tags estão relacionadas com a palavra chave e conteúdo Se não estiverem alinhadas você vai ter muitos problemas para indexar seu site
- Escolha imagens que façam sentido com o conteúdo descrito e atente se em nomeá-las com as palavras chave mais importantes daquele determinado conteúdo
- Utilize algumas ferramentas como: Ranking Coach, SemRush, Ubbersuggest para obter mais direcionamento de correções dentro do seu conteúdo.
Se estiver utilizando uma plataforma WordPress instale plugins de SEO Yoast para auxiliar na otimização do mesmo - Tenha um especialista em SEO para alavancar os resultados em um menor tempo
- Conte com auxílio de uma agência profissional
- Jamais copie um conteúdo da internet. Essa é a primeira regra para não ser penalizado pelos robôs do Google
- Caso tenha algum trecho copiado ou duplicado em seu site, utilize a Canonical tag para identifica-lo e não correr risco de ser penalizado
- Invista em qualidade de escrita em seus conteúdos
- Procure melhorar sempre o tempo de carregamento do seu site. Utilize o PageSpeed para iniciar a sua otimização
- Utilize a principal palavra chave no seu título início do título
- Utilize URLs curtas e assertivas no seu site (sempre com o tema principal – sua KW)
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Mas pra que serve o SEO?
Imagine que milhões de pesquisas acontecem por segundo nos buscadores tais como o Google, certo?
Essas pesquisas são feitas através de palavras-chave (Keywords – KW) que são termos utilizados pelos usuários para descrever um desejo de busca por algo na internet.
Como resultado final, os buscadores apresentam diversas opções de empresas que estão relacionadas com a sua keyword (palavra-chave) de forma paga (4 primeiras posições) e de forma orgânica (a partir o final dos anunciantes).
Você já parou para pensar quanto as empresas investem todos os dias para aparecer para aquele usuário que pesquisa exatamente por aquilo que a empresa oferece?
Agora imagina se a sua empresa pudesse aparecer 24h por dia sem pagar um único centavo por isso! É o que o SEO faz para sua marca, é pra isso que ele serve, para aumentar as suas chances de vendas com um custo de aquisição mais baixo.
Posiciona as principais palavras-chave de forma orgânica e gera tráfego qualificado de usuários para seu site 24h por dia sem depender de anúncios pagos.
A ideia é que você vença a concorrência e posicione o maior número de termos nas primeiras posições orgânicas através de um bom trabalho de SEO.
Dessa maneira, seus investimentos em mídia paga (ADS) tendem a diminuir e sua marca é vista como referência no mercado para aquele determinado termo de pesquisa, o que aumentam as chances de uma conversão em vendas para a sua empresa.
SENSACIONAL não é mesmo? Você ainda não tem um projeto de SEO na sua empresa? Saiba que quanto mais tempo você demorar para iniciar, mais difícil fica para você posicionar as suas palavras-chave.
Empresas de SEO Marketing
Existem agências de Marketing Digital que são especialistas em SEO para sua empresa. É o caso da agência Next4, veja aqui.
São mais de 16 anos de experiência em estratégias voltadas para o posicionamento orgânico das palavras-chave dos nossos clientes.
Criamos o planejamento estratégico de SEO para sua empresa ter uma visão clara das metas e objetivos a médio e longo prazo.
Quais são as principais Keywords e o volume de buscas mensais de cada uma delas que justifique o esforço (posicionamento nos buscadores) em relação ao retorno (visitantes e conversões) para a sua empresa.
Apresentamos relatórios detalhados com a evolução mensal de cada termo dentro da nossa estratégia e metodologia aplicada.
Um exemplo de escopo desenvolvido pela Agência Next4 para o serviço de SEO Marketing:
- Auditoria SEO (primeiro passo) – Rastreio completo, Compilação de dados, geração de relatórios e distribuição de tarefas.
- Serviço de SEO técnico – Site da empresa, blog, migração, treinamento e relacionamento (atuamos nessa espinha dorsal para projetos padrão de SEO).
- Serviços de SEO conteúdo – entendimento inicial sobre a Marca e público, Benchmark, pesquisas e elaboração de pautas específicas, criação de conteúdo formatado para SEO.
- Acompanhamento do projeto SEO – Relatórios mensais são apresentados pelo gestor da conta, acompanhamento do time envolvido com sugestão de melhorias ao longo do processo.
Dentro de cada uma dessas quatro categorias teremos inúmeras atividades desenvolvidas para entregar o escopo completo de SEO para sua empresa.
O que você deve considerar é que qualquer projeto de SEO leva um tempo mínimo para iniciar os resultados (varia de acordo com mercado inserido e perfil digital da empresa). Um prazo inicial de resultados varia entre 6 a 10 meses e, a partir daí, os resultados começam a acelerar mês após mês.
Conclusão sobre o que é SEO e para que serve
Coloque as melhores práticas de SEO em seu projeto e aumente as chances de obter resultados mais expressivos com o posicionamento do seu site.
Tenha em mente que os resultados são obtidos no médio e longo prazo, por tanto, não seja imediatista pois não se constrói um bom alicerce do dia para noite.
Tudo isso pode mudar em pouco tempo pois, o Google e os motores de busca, estão em constante atualização e mudanças para favorecer o usuário final.
Isso quer dizer que o seu trabalho não pode parar nunca. Se o seu foco dentro da empresa não for esse, vale a pena contratar uma agência especialista para cuidar do SEO da sua empresa.
Para ir além, você deve investir bastante energia em estratégias de SEO para sua empresa, mas, no final, os resultados obtidos vão valer a pena.
Você tem capacidade de tornar a sua empresa uma referência para o público alvo de determinados termos na rede de pesquisa.
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Alguns artigos complementares sobre SEO e Marketing Digital:
A diferença entre ASO, SEO e CRO
Tráfego orgânico x tráfego pago: qual a melhor estratégia para seu negócio?
4 estratégias para aumentar o seu tráfego no Website
Sobre a Next4
A Agência Next4 é especialista em SEO e entrega resultados aos seus clientes desde 2005 (Estratégias Digitais, Planejamento e Execução).
São mais de 16 anos de experiência no Mercado com colaboradores extremamente preparados para atender qualquer tipo de empresa e vertical de atuação no mercado.
Aqui você conta com equipes especializadas em Programação, RD Station, CRM, Mídia e Tráfego (ADS), Redes Sociais, Criação e Design e SEO.
Você pode terceirizar sua área de Marketing Digital por uma fração de valor que uma equipe completa de especialistas custará para a sua empresa.
Fale com um especialista e faça uma avaliação do seu caso agora mesmo.
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Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.