Skip to main content
Calendário editorial: Como criar o seu?

Calendário editorial: Como criar o seu?

Navegue por tópicos

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • O que é um calendário editorial
  • Os benefícios de um calendário editorial
  • Como criar um calendário editorial em 4 passos

De forma objetiva, um calendário editorial é um cronograma que envolve todas as ações de marketing previstas para o negócio ou projeto. Nele, é possível incluir uma série de diretrizes como o tipo de conteúdo a ser veiculado, canais, datas e finalidade.

O calendário editorial é uma importante ferramenta que ajuda a otimizar as estratégias de marketing de conteúdo, uma vez que por meio dele é possível ter uma visão abrangente do que está sendo feito, além de ter o controle de todas as ações.

A partir dessa ferramenta, o profissional poderá avaliar e trabalhar vários aspectos, dentre os quais estão:

  • Divulgação de e-mail marketing;
  • Posts nas redes sociais;
  • Datas para postagem de conteúdo;
  • Palavras-chave que já foram usadas;
  • Definição de conteúdo para o topo, meio e fundo do funil de vendas;
  • Definição de temas e criação de pautas de conteúdo;
  • Prazos para produção e implantação das estratégias;
  • Canais que devem ser usados.

Quais são os benefícios de um calendário editorial?

Planejar um calendário editorial eficiente é uma das etapas mais importantes quando o assunto são as estratégias de marketing de conteúdo. Sendo assim, é uma ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer ação.

Entre os principais benefícios observados ao utilizar esse recurso estão:

Frequência de publicação

Com um calendário editorial é mais fácil e prático manter a frequência de publicações e isso afeta positivamente o tráfego, como aponta o estudo da Content Trends, de 2017.

Segundo esse estudo, sites e blogs com mais de 13 publicações mensais alcançam o dobro de visitas quando comparados com aqueles que não chegam a esse número.

Temas e palavras-chave únicos

Com o planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo e com o auxílio de um calendário editorial, é possível controlar e acessar os conteúdos que já foram publicados bem como aqueles que estão em produção.

Isso auxilia a saber o que já foi abordado ou o que ainda precisa ser.

Diversificação do conteúdo

Com ele, é possível avaliar e definir os melhores formatos de acordo com o conteúdo e o canal que será usado, por exemplo:

  • Vídeos;
  • Artigos para blog;
  • Webnars;
  • E-books;
  • Enquetes;
  • Cases de sucesso e etc.

É interessante observar que essa variação de conteúdo é fundamental para o marketing, pois permite a aplicação de diferentes abordagens que respeitam e atendem às expectativas do público.

Como criar um calendário editorial?

Mesmo com tantos benefícios envolvidos não é raro encontrar negócios e projetos que não contam com o auxílio de um calendário editorial.

Parte da culpa se deve pela ideia errada de que ele é algo complexo e que, de acordo com o tipo e o tamanho do negócio, não poderá ser usado.

Na realidade, um calendário editorial pode ser usado por qualquer pessoa e em qualquer situação. Além disso, ele não tem nada de complicado. Basta apenas um pouco de atenção e análise.

Passo 1: Ferramentas

O primeiro passo para criar um calendário editorial é escolher a ferramenta que melhor atende a proposta da estratégia.

Uma simples planilha no Excel ou plataformas online como Outlook Calendar, Google Calendar e Trello já são muito úteis.

Vale lembrar que a maior parte dessas ferramentas é gratuita!

Passo 2: Frequência de publicação

Após a definição da ferramenta e antes de começar a produzir os conteúdos, é preciso definir a frequência de publicação.

Esse é um ponto muito importante em toda a estratégia e merece atenção. É importante lembrar que cada ação requer uma abordagem diferente sendo mais ou menos recorrente.

Passo 3: Estratégia

Agora é o momento de planejar o conteúdo. Lembrando que não se deve apenas criar por criar.

Os posts para blog, por exemplo, precisam ter um objetivo muito claro: atrair visitantes, ajudar o usuário na solução de um problema, direcioná-lo para conhecer os serviços e produtos oferecidos, entre outros.

Passo 4: Defina os canais

Para definir os canais que farão parte do calendário editorial é preciso considerar o público alvo.

Não faria sentido, por exemplo, enviar e-mail marketing quando esse público usa com frequência as redes sociais.

A possibilidade de diversificação citada anteriormente se aplica perfeitamente nesse caso: além de criar conteúdo para o público que realmente importa, ainda é possível trabalhar com outros materiais visando ampliar e atrair novos usuários e possíveis clientes.

Por fim, ainda há algo muito importante para ser considerado: o profissional que será responsável pelo trabalho.

Quando um projeto está no início o próprio dono pode dar conta, mas com o passar do tempo e com o crescimento será necessário ter alguém focado nisso para que nada saia dos eixos.

Sendo assim, o uso de um bom calendário editorial pode ser uma excelente ideia para deixar tudo mais fácil no futuro!

Compartilhe nas redes sociais

Sobre o autor

09f939f707d744ceee0a32ea65c0a323?s=96&d=mm&r=g

admin

Com vasta expertise em Marketing Digital e Criação de Projetos Web, sou responsável por gerenciar um time de mais de 20 profissionais aqui na Next4. Atendi mais de centenas de empresas durante os mais de 15 anos que faço parte aqui deste excelente e comprometido ecossistema de Marketing.

Tecnologia de Ponta ao Seu Alcance: Aluguel de Equipamentos para Produção de Conteúdo

Tecnologia de Ponta ao Seu Alcance: Aluguel de Equipamentos para Produção de Conteúdo

Aluguel de equipamentos: No competitivo mundo do marketing digital e da produção de conteúdo, ter acesso às melhores tecnologias pode fazer toda a diferença.  No entanto, a aquisição de equipamentos de ponta pode ser extremamente onerosa, especialmente para pequenas e médias empresas.  É nesse contexto que o aluguel de equipamentos surge como uma solução inteligente […]
Conteúdo Longo vs. Conteúdo Curto: Qual a Melhor Estrutura para SEO On-Page?

Conteúdo Longo vs. Conteúdo Curto: Qual a Melhor Estrutura para SEO On-Page?

Quando se trata de otimização de SEO on-page, a estrutura do conteúdo desempenha um papel crucial. A escolha entre conteúdo longo e conteúdo curto pode ter um impacto significativo no desempenho do seu site nos mecanismos de busca.    Enquanto algumas pessoas acreditam que conteúdo longo é o caminho a percorrer, outras preferem opções mais […]
Como Implementar uma Estratégia de Conteúdo Eficaz na Indústria

Como Implementar uma Estratégia de Conteúdo Eficaz na Indústria

Estratégia de conteúdo: No cenário industrial atual, a criação de conteúdo relevante e informativo é essencial para atrair e engajar clientes em potencial.    Implementar uma estratégia de conteúdo eficaz na indústria não apenas melhora a visibilidade online da sua empresa, mas também estabelece autoridade e confiança entre seus clientes e parceiros de negócios.    […]