Calendário editorial: Como criar o seu?
RESUMO DA NOTÍCIA:
- O que é um calendário editorial
- Os benefícios de um calendário editorial
- Como criar um calendário editorial em 4 passos
De forma objetiva, um calendário editorial é um cronograma que envolve todas as ações de marketing previstas para o negócio ou projeto. Nele, é possível incluir uma série de diretrizes como o tipo de conteúdo a ser veiculado, canais, datas e finalidade.
O calendário editorial é uma importante ferramenta que ajuda a otimizar as estratégias de marketing de conteúdo, uma vez que por meio dele é possível ter uma visão abrangente do que está sendo feito, além de ter o controle de todas as ações.
A partir dessa ferramenta, o profissional poderá avaliar e trabalhar vários aspectos, dentre os quais estão:
- Divulgação de e-mail marketing;
- Posts nas redes sociais;
- Datas para postagem de conteúdo;
- Palavras-chave que já foram usadas;
- Definição de conteúdo para o topo, meio e fundo do funil de vendas;
- Definição de temas e criação de pautas de conteúdo;
- Prazos para produção e implantação das estratégias;
- Canais que devem ser usados.
Quais são os benefícios de um calendário editorial?
Planejar um calendário editorial eficiente é uma das etapas mais importantes quando o assunto são as estratégias de marketing de conteúdo. Sendo assim, é uma ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer ação.
Entre os principais benefícios observados ao utilizar esse recurso estão:
Frequência de publicação
Com um calendário editorial é mais fácil e prático manter a frequência de publicações e isso afeta positivamente o tráfego, como aponta o estudo da Content Trends, de 2017.
Segundo esse estudo, sites e blogs com mais de 13 publicações mensais alcançam o dobro de visitas quando comparados com aqueles que não chegam a esse número.
Temas e palavras-chave únicos
Com o planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo e com o auxílio de um calendário editorial, é possível controlar e acessar os conteúdos que já foram publicados bem como aqueles que estão em produção.
Isso auxilia a saber o que já foi abordado ou o que ainda precisa ser.
Diversificação do conteúdo
Com ele, é possível avaliar e definir os melhores formatos de acordo com o conteúdo e o canal que será usado, por exemplo:
- Vídeos;
- Artigos para blog;
- Webnars;
- E-books;
- Enquetes;
- Cases de sucesso e etc.
É interessante observar que essa variação de conteúdo é fundamental para o marketing, pois permite a aplicação de diferentes abordagens que respeitam e atendem às expectativas do público.
Como criar um calendário editorial?
Mesmo com tantos benefícios envolvidos não é raro encontrar negócios e projetos que não contam com o auxílio de um calendário editorial.
Parte da culpa se deve pela ideia errada de que ele é algo complexo e que, de acordo com o tipo e o tamanho do negócio, não poderá ser usado.
Na realidade, um calendário editorial pode ser usado por qualquer pessoa e em qualquer situação. Além disso, ele não tem nada de complicado. Basta apenas um pouco de atenção e análise.
Passo 1: Ferramentas
O primeiro passo para criar um calendário editorial é escolher a ferramenta que melhor atende a proposta da estratégia.
Uma simples planilha no Excel ou plataformas online como Outlook Calendar, Google Calendar e Trello já são muito úteis.
Vale lembrar que a maior parte dessas ferramentas é gratuita!
Passo 2: Frequência de publicação
Após a definição da ferramenta e antes de começar a produzir os conteúdos, é preciso definir a frequência de publicação.
Esse é um ponto muito importante em toda a estratégia e merece atenção. É importante lembrar que cada ação requer uma abordagem diferente sendo mais ou menos recorrente.
Passo 3: Estratégia
Agora é o momento de planejar o conteúdo. Lembrando que não se deve apenas criar por criar.
Os posts para blog, por exemplo, precisam ter um objetivo muito claro: atrair visitantes, ajudar o usuário na solução de um problema, direcioná-lo para conhecer os serviços e produtos oferecidos, entre outros.
Passo 4: Defina os canais
Para definir os canais que farão parte do calendário editorial é preciso considerar o público alvo.
Não faria sentido, por exemplo, enviar e-mail marketing quando esse público usa com frequência as redes sociais.
A possibilidade de diversificação citada anteriormente se aplica perfeitamente nesse caso: além de criar conteúdo para o público que realmente importa, ainda é possível trabalhar com outros materiais visando ampliar e atrair novos usuários e possíveis clientes.
Por fim, ainda há algo muito importante para ser considerado: o profissional que será responsável pelo trabalho.
Quando um projeto está no início o próprio dono pode dar conta, mas com o passar do tempo e com o crescimento será necessário ter alguém focado nisso para que nada saia dos eixos.
Sendo assim, o uso de um bom calendário editorial pode ser uma excelente ideia para deixar tudo mais fácil no futuro!
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