Campanhas de Marketing Digital: como calcular o seu orçamento
Quando uma empresa decide investir em Marketing Digital, geralmente ela se depara com uma barreira inicial muito comum: o orçamento.
Esse obstáculo aparece por um motivo simples: muitas vezes o setor de compras ou responsáveis pela liberação do dinheiro para esta área não conseguem enxergar a verdadeira importância do investimento.
Muito dessa visão pode estar ligada a falta de resultados efetivos em campanhas passadas ou pela dificuldade de enxergar métricas e resultados concretos daquilo que foi realizado anteriormente.
Muitas vezes, quem toma a decisão de quanto será investido não se atenta a cálculos ou nada parecido. Às vezes, a empresa se baseia apenas naquilo que pode investir, se ela confia ou não nas ações de Marketing Digital ou investe apenas naquilo que á está acostumado.
Para afastar essa impressão ruim e oferecer um novo olhar acerca das ações, orçamentos e planos de Marketing Digital, apresentamos hoje uma maneira de calcular o orçamento de campanha de Marketing Digital de maneira fácil e efetiva.
Como saber quanto devo investir em uma campanha de Marketing Digital?
Não existe resposta pronta, tampouco um valor universal que responda a essa pergunta.
Sabemos que é um risco investir demais e praticamente rasgar dinheiro ou investir pouco e deixar de vender para quem tem interesse em seu produto.
Além disso, a era digital é altamente mutável, e os parâmetros estão sempre se alterando.
No entanto, cada negócio possui suas particularidades, necessidades, demandas e serviços.
Por isso, é preciso entender o seu negócio para, então, partir para a etapa de orçamentos propriamente dita.
Para se ter uma ideia do panorama do Marketing Digital no Brasil, de acordo com estudos realizados pela Associação Brasileira de Anunciantes em parceria com a McKinsey, a TV ainda recebe a maior parte dos investimentos (cerca de 67%) mesmo com índice 13% menor de atenção do que canais digitais.
Outro dado que chama a atenção é que apenas 20% das empresas admitiram realizarem a criação de produtos e campanhas em pareceria com seus clientes.
Só 1 % inclui práticas globais de mensuração de impacto.
Setenta e nove empresas foram ouvidas na pesquisa (todas líderes em seu segmento).
Muitas delas investem cerca de 50% em ações de Marketing Digital e acabam performando pior do que aquelas que investem 20 ou 25%.
O que nos leva a pensar que Dinheiro não é tudo!
Muito se discute sobre o assunto. Livros, estudiosos e entusiastas usam sua experiência como parâmetro, mas acredita-se que um orçamento competitivo depende de cada tipo de negócio:
- Em negócios que utilizam a plataforma digital para realizarem suas vendas 100% online, acredita-se que entre 15% e 20% do faturamento deve ser destinado ao Marketing Digital.
- Para empresas que se dividem entre o físico e o digital, acredita-se que que o investimento para o Marketing Digital deva ser entre 5% e 15%.
- Negócios exclusivamente físicos, entre 4% e 12% do faturamento ser direcionado ao Marketing Digital é uma boa pedida.
Vale lembrar que os custos com Marketing Digital devem contemplar:
- Custos com equipe ou serviços terceirizados (mão de obra).
- Ferramentas necessárias para o bom desenvolvimento dos trabalhos, como equipamentos.
- Investimento em anúncios e contratação de influenciadores para fomentar as ações de mídia.
O Markup (custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda deve ser inferior a 50% visto que a relação entre margem e retorno de investimento, para funcionar com eficiência, deve alcança a menor margem.
Dica de ouro: Tenha paciência.
É quase impossível investir hoje e começar a colher os frutos amanhã.
Investir em Google ADS, Facebook ADS e outras mídias requer ações acertadas e mirando no faturamento- desejo.
Paciência é a palavra-chave quando falamos de investimento versus retorno. Tenha calma!
Para exemplificar melhor sobre o investimento a ser realizado, imagine uma empresa que hoje, fatura 5 milhões e deseja alcançar uma meta de 8 milhões em um ano.
Para calcular com mais precisão, é preciso realizar o cálculo sobre aquilo que a empresa deseja alcançar!
Durante os 365 dias de prazo, os investimentos precisam subir num crescente e paulatinamente. Na metade do caminho, mais ou menos, os investimentos devem alcançar um valor proporcional à nova meta.
Aprenda a calcular o orçamento por campanha de Marketing
Passo 1: Considere as variáveis
Há muitas varáveis a serem consideradas antes de calcular o orçamento de uma campanha. Algumas delas são:
- Maturidade no meio digital;
- Taxa de conversões e vendas;
- Metas;
- Tipo de produto ou serviço a ser oferecido, se ele é uma novidade no mercado, ou algo que já faz parte do cotidiano das pessoas;
- Público-alvo;
- Perfil do cliente;
- Concorrência.
Se você tem dificuldade em identificar esse tipo de dado, considere levantar informações mais acessíveis para chegar a um orçamento.
Como:
- Faça um levantamento dos seus potenciais leads.
Utilize aquilo que você tem em mãos para registrar esta estimativa. Google ADS é uma excelente maneira de fazer esse tipo de teste.
- Levante o percentual do público e o seu custo-benefício.
Acredita-se que cerca de 25% seja um bom número. Caso a resposta do público seja muito positiva, considere aumentar!
- Qual será o fluxo de repetição de uma mesma publicação?
Repetir faz parte do processo de venda, e auxilia no processo de convencimento. Uma boa estimativa é considerar 3 repetições para cada pessoa.
- Quanto seu anúncio custa para que ele chegue até uma pessoa?
Uma boa estimativa para que você entenda, é considerar que para cada 1 mil reais investidos em Mídia Digital, 80 mil pessoas são impactadas pelo seu anúncio, considerando a frequência de repetição de 3 impressões por pessoa.
Dessa forma, é possível entender que o Custo por pessoa por impressão é de R$ 0,0125.
O resultado surge quando você realiza o cálculo de 1. 000(reais investidos) dividido por 80 mil (pessoas impactadas).
- Como aplicar a fórmula?
É preciso multiplicar todas as variáveis levantadas por você e colocá-las em uma única formula. Dessa forma:
- Número de seu público-alvo. (100.000) Cobertura. (25%)
- Custo por pessoa. (0,0125)
- Quantas publicações serão feitas. (4 publicações)
- Quantos canais serão utilizados. (2 canais)
Agora, vamos colocar os dados na fórmula:
100.000 x ((25% x R$0,0125) x 4 x 2) = R$ 2.500
Logo, o orçamento sugerido é de R$ 2.500
O meu orçamento é menor do que o resultado ideal calculado. O que devo fazer?
Se você não pode investir aquilo que a fórmula demonstrou, fique tranquilo e não deixe de aplicar ações de Marketing Digital aí no seu negócio.
Que tal reduzir o número de publicações ou elencar os canais de marketing que mais favorecem o seu produto?
A partir dos resultados alcançados você pode, devagar, dando passos maiores e aplicando mais dinheiro nas ações.
Tenha consciência de que as ações levam tempo para surtirem efeito e não há bala de prata para o crescimento.
Ele é calcado devagar, passo a passo.
Faça investimentos de forma segura, visando equilibrar o caixa sempre levando em consideração a saúde financeira da sua organização.
É muito importante avaliar as principais KPI’s para entender, através dos números, quais são as ações e canais que geram mais resultados efetivos para a sua empresa com o MKT Digital.
Agora que você já aprendeu a calcular quanto a sua empresa precisa investir para as ações de Marketing Digital, que tal contar com quem realmente entende para realizar as melhores campanhas e fazer a sua empresa se destacar?
A Next4 é uma agência que tem como principal objetivo, ajudar outras empresas a crescerem dentro de seu segmento.
Conte conosco e venha crescer com a gente!
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