Tráfego orgânico mensal do ICTQ disparou para + 570 mil usuários mensais
De 7000 usuários mensais para 570 mil usuários mensais no website da empresa
Fomos procurados para criar um novo projeto de website com o objetivo de posicionar a marca nos primeiros resultados das pesquisas do Google e assim gerar mais acessos qualificados para o time comercial conta Gustavo Buonnacorso – Gestor do projeto de SEO.
O ICTQ tinha como meta se posicionar e ser percebido como referência no mercado (Awareness), mas o site e forma de comunicação estavam gerando poucos resultados efetivos.
Em setembro de 2017, as páginas do ICTQ atraíam pouco mais de 7 mil usuários mensais por meio de buscas no Google, mas havia muito potencial para expandir esse número diante do cenário encontrado pela equipe da Next4.
O primeiro passo nesse sentido foi o desenvolvimento de um novo portal que garante uma experiência de interação adequada para seus usuários independente do dispositivo de acesso e otimizado para as práticas de SEO.
Implementamos call-to-actions para ampliar a conversão de leads oferecendo materiais ricos como ebooks para audiência que visita o site.
Fizemos todo um trabalho de CRO (otimização de conversões) com testes e avaliação de desempenho das páginas. A cada mês, víamos uma melhora significativa das conversões no website.
Nesses quatro anos de relacionamento, o grande destaque foi o salto de desempenho de SEO que o site da instituição alcançou. Algo que eles apostaram forte e agora colhem resultados expressivos com a demanda ativa que é gerada diariamente.
A Next4 utilizou uma ferramenta para construção de sites conhecida por ser intuitiva e de fácil manuseio por pessoas que não possuem conhecimento técnico.
Após a entrega do projeto, agência gravou um treinamento em vídeo para que o cliente pudesse utilizar esse material para capacitar os colaboradores responsáveis pela gestão do novo website.
Dessa forma, a estrutura administrável permitiu que o ICTQ tivesse liberdade de gestão necessária para publicar e editar cerca de quinhentos artigos ao longo dos últimos três anos.
Após o conteúdo ser publicado no site, o time de SEO da Next4 faz uma análise dos textos, títulos, meta-descrição, URL e densidade de palavras chave.
Todos os parâmetros são ajustados e a meta descrição é criada. As imagens também passam por um processo de otimização, tanto em sua resolução, quanto no texto alternativo.
Depois de ajustado, as palavras-chave são analisadas mensalmente com objetivo de a medir a sua performance e observar o ranqueamento adquirido.
Uma curadoria de conteúdo é feita para avaliar aqueles que não estão obtendo performance (posicionamento) e entender se pode ser unificado com um tema similar para que ganhem peso na pontuação orgânica.
Após essa etapa, iniciamos o acompanhamento das métricas de aquisição (leads gerados e vendas quando existir) e monitoramento e criação de novos backlinks (links em sites externos que levam para a página do cliente).
Esse trabalho faz parte do processo para manter um posicionamento elevado nas buscas do Google e ajudar os buscadores a identificar mais qualidade nos nossos conteúdos.
Citamos apenas o Google porque hoje corresponde, no Brasil, a mais de 95% das buscas efetuadas mas o trabalho também é feito em outros buscadores como o Bing e Yahoo.
Todo esse trabalho rendeu frutos significativos, vamos acompanhar: Imagens do Google Analytics.
Comparação entre os meses de janeiro de 2020 e janeiro de 2021 – Crescimento de 81,94% de aquisição de usuários.
Tráfego mensal de Janeiro de 2021: + 582 Mil acessos no website
Canais de atração de usuários: Majoritariamente o SEO é o canal que mais leva usuário para o site do ICTQ (referência 16 a 20 de dezembro 2020 no quadro)
Quantidade total de usuários em 1 ano – referência janeiro de 2021 a janeiro de 2021
Quantidade total de usuários em 1 mês – referência janeiro de 2021
Análise de Canais: a busca orgânica é responsável por 77,29% das conversões de Meta e corresponde a 64,52% do tráfego mensal (mês referência janeiro 2021)
Quantidade de palavras-chave mapeadas nos buscadores
Evolução dos últimos 2 anos de trabalho de SEO
Evolução dos últimos 3 meses de trabalho de SEO
Impacto das buscas orgânicas no acesso ao website da empresa
Conclusões de meta por canal de aquisição – SEO
Como todo trabalho, muitos desafios surgiram ao longo desse tempo.
Por exemplo, a sazonalidade de mercado: Existe uma queda natural de tráfego que ocorre nos meses de julho e, principalmente, dezembro, quando o interesse do público em instituições de ensino cai de forma considerável.
Outra situação é quando Google realiza alterações em seu algoritmo e essa alteração muda as “regras” e “critérios” utilizadas para determinar o posicionamento do site relação aos demais.
Sempre que isso acontece, temos de reavaliar o cenário e procurar ajustar o código fonte para atender as novas demandas, mas isso nem sempre é uma ciência exata pois o Google não informa com precisão o que foi alterado e tampouco para onde devemos ir.
Diante desse cenário seguimos escutando e compartilhando com a comunidade de profissionais especialistas de SEO.
Manter o site do ICTQ com números condizentes nesse período exige sempre uma dedicação especial. Estamos felizes em proporcionar resultados consolidados e crescente ao nosso cliente.
Conheça a empresa:
www.ictq.com.br
Quer se aprofundar mais sobre SEO para sua empresa? Separei alguns links úteis para sua consulta.
Dicas para gerar tráfego e vencer a corrida pela audiência
Impacto de um site mais rápido nos resultados do negócio
Visibilidade na era digital: Os insights de SEO
04 Estratégias para aumentar o tráfego no seu website
Seu site no topo do Google com SEO on page
Entre em contato com um especialista em SEO e faça um projeto para a sua empresa decolar 🙂
CATEGORIAS
POSTS RECENTES
Veja mais cases
Como a Marques Construtora conseguiu um aumento…
Case Isentei: Gestão de tráfego pago, Implement…
Tráfego orgânico mensal do ICTQ disparou para +…
Veja como a UNIIR reduziu em 32% o valor de CPL…
Como a Tigabytes conseguiu escalar seu time de …
Como a Agridrones obteve mais de 1000% de conve…
Sistema Cloud e integração para o Grupo Telefônica
Criação de estratégia digital para Hospital Certa
Como a UNICO conseguiu escalar seu time de Mark…
Como o Marketing Digital ajudou a Barbiero alav…
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.