Como trabalhar as hashtags no marketing digital
Como trabalhar as hashtags : O digital já é uma realidade, e marcar presença na internet é muito importante para todo negócio que deseja criar engajamento com seu público e conferir credibilidade à marca.
Através de publicações nas redes sociais, é possível estabelecer de forma bastante acentuada sobre o que é a empresa, os produtos e serviços relacionados e de que forma ela colabora para sanar desejos e/ou necessidades específicas.
Mas como alcançar um maior número de pessoas através das publicações em redes sociais?
Existem muitas estratégias voltadas às postagens de redes sociais, algumas mais populares, e outras nem tanto.
Uma das estratégias mais conhecidas é o uso das hashtags no marketing digital.
As hashtags são termos relacionados a assuntos específicos dos quais se deseja indexar nas redes sociais, como o Twitter, Facebook e Instagram, por exemplo. Como trabalhar as hashtags?
Dessa forma, se uma pessoa procura por um termo específico contemplado com uma hashtag, poderá encontrar sua empresa, se já tiver havido o uso daquela hashtag – ou de termos relacionados – pela mesma anteriormente.
As hashtags surgiram em 2007, e se popularizaram no ano de 2009, quando foram oficializadas pelo Twitter. A partir daí foram disseminadas por outras redes sociais.
Em suma, as hashtags são identidades dadas para assuntos variados, em que os usuários tentam incentivar outros utilizadores a participarem do assunto tratado.
Sabendo como trabalhar as hashtags no marketing digital, é possível fazer com que o número de pessoas engajadas no tema seja alto, favorecendo ser encontrado mais facilmente na rede social.
Mas como trabalhar as hashtags no marketing digital da forma ideal?
É o que veremos adiante.
Como trabalhar as hashtags no marketing digital para alcançar ótimos resultados
Como vimos, saber como trabalhar as hashtags é essencial para aumentar significativamente o engajamento e o alcance das publicações, e elas já estão popularizadas entre os usuários das redes sociais há algum tempo.
Ao clicar em uma hashtag, você terá à sua disposição todo o conteúdo publicado com a mesma palavra-chave.
Daí a importância em identificar e utilizar os termos certos para ser mais facilmente encontrado com base nas necessidades potenciais de seu público-alvo.
Por isso, para saber como trabalhar as hashtags no marketing digital, é preciso ser criativo, analítico e estratégico, utilizando-as em prol de aumentar o seu alcance no digital.
Assim, para que você entenda como trabalhar as hashtags para alcançar resultados expressivos em publicações de redes sociais, separamos algumas dicas importantes para levar em consideração.
Confira mais sobre cada uma delas a seguir:
Utilize os buscadores e use as hashtags adequadas para cada rede social
É muito importante que você tenha em mente que existem particularidades entre as redes sociais, e muitas vezes pode não ser interessante replicar as hashtags de uma rede social para as outras.
O ideal neste caso é fazer uma pesquisa sobre o perfil do seu público em cada rede social e também nos buscadores de cada rede social, para assim adequar a utilização das hashtags para cada uma delas.
É possível identificar a quantidade de hashtags publicadas em cada rede social através dos buscadores, e certamente as variações e extensões entre as publicações das mesmas hashtags de uma rede social para outra são significativas.
Por exemplo: se você pesquisa o termo “#marketingdigital”, é interessante se atentar para suas variações, tais como “#digitalmarketing”, “#mktdigital”, e também para suas extensões, como: “#marketingdigitalparainiciantes”, “#estratégiasdemktdigital”, etc.
Procure hashtags com alto volume de publicações (mas nem tanto)
O ideal na pesquisa da qual nos referimos anteriormente é identificar hashtags bastante publicadas em que será possível identificar seu negócio.
Não adianta publicar hashtags muito populares, tais como “#instagram”, “#tbt” ou “#fimdesemana”, pois dificilmente você será encontrado.
Por outro lado, não vale a pena publicar hashtags muito específicas, com zero publicações, se já existem outras relacionadas já com volume de publicações.
Utilizando o Instagram como base, a partir de 100 publicações será um volume interessante para se utilizar uma determinada hashtag.
Já hashtags com mais de 50 mil publicações geralmente tornam-se inviáveis para serem exploradas.
Ou seja: para saber como trabalhar as hashtags no marketing digital é importante se atentar para o equilíbrio – utilizar termos específicos, mas nem tanto.
Utilize as hashtags relacionadas àquele assunto e não abuse delas
As legendas em publicações de redes sociais servem justamente como o espaço para abordar um determinado assunto, e devem contemplar um objetivo específico com foco na persona do seu negócio.
E esse objetivo jamais deve ser indexar o maior número de hashtags relacionadas à sua empresa.
Como falamos, as hashtags servem como um complemento da legenda, visando dar um melhor direcionamento da publicação em relação aos termos indexados na rede social.
Portanto, deve-se ser coerente com o assunto abordado, utilizando apenas hashtags pertinentes àquele tema.
Uma média de 6 a 9 hashtags utilizadas em cada publicação já é um bom número, mas a quantidade ideal a ser utilizada dependerá bastante no nicho e do próprio conteúdo abordado.
Crie uma hashtag para sua marca
Criar uma hashtag específica para sua empresa serve para fortalecer sua marca.
Essa é uma exceção em relação ao que dissemos anteriormente, sobre não se utilizar de hashtags com 0 publicações.
Isso porque, a ideia aqui é justamente começar uma estratégia de uso das hashtags no marketing digital para destacar e diferenciar o seu negócio, tendo como base o seu nicho e o seu conteúdo.
Isso fará sua marca ter uma identidade reforçada frente ao público, e aumentará a possibilidade de associações de outros termos com o seu negócio.
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As melhores dicas para sua empresa montar a melhor estratégia neste canal
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LinkedIn: Utilizando essa rede social para o sucesso da sua empresa
Conclusão e dicas gerais de como trabalhar com as hashtags
Como vimos, saber como trabalhar as hashtags no marketing digital em prol do seu negócio pode ser muito benéfico e não tem muito mistério.
Conhecer o perfil da sua persona, sobretudo o perfil de seu público nas redes sociais é importante para estabelecer coerência e assertividade na utilização das hashtags no marketing digital.
E por falar em coerência, é primordial utilizar as hashtags conforme o que foi abordado em cada publicação, para que assim a indexação dos termos utilizados ocorra da forma correta, gerando uma melhor experiência ao usuário da rede social.
Entre outras dicas gerais que podemos utilizar para o uso adequado das hashtags no marketing digital são:
- Uso de hashtags relacionadas: o algoritmo das redes sociais normalmente nos fornece quais as hashtags relacionadas a um termo específico;
- Veja o que seus concorrentes estão utilizando: trata-se de uma boa fonte para pinçar ideias e ter uma boa base para saber como trabalhar as hashtags no marketing digital para sua estratégia;
- Use hashtags locais: importantes para destacar sua empresa frente a algum evento ou acontecimento em um determinado ambiente.
- Lembre-se de colocar suas hashtags sempre como sua “assinatura”: ao final do texto, elas conseguem estar bem separadas e destacadas de seu conteúdo, possibilitando ao seu público ver mais sobre aquele determinado assunto;
- É melhor trabalhar com as hashtags na legenda do post: comentários apenas com hashtags podem dar uma ideia de artificialidade caso não tenham muitos comentários na publicação, apesar de ser algo não diretamente prejudicial;
- Utilize as hashtags nos Stories: ideal neste caso são hashtags institucionais, mais para reforço de marca;
- Não coloque todo o conteúdo nas hashtags e não utilize hashtags de uma palavra só: hashtags longas não promovem engajamento, e hashtags com uma palavra só não tem a especificidade ideal para que sua empresa seja encontrada;
- Capriche na ortografia: se você errar em uma letra, a hashtag em questão não será indexada;
- Diversifique: falamos que o ideal é utilizar termos apenas relacionados com o seu negócio, mas esporadicamente é interessante associar a sua marca a hashtags que trazem positividade, credibilidade e/ou autenticidade, principalmente se sua comunicação for mais informal. Mas isso dependerá muito do conteúdo da publicação em questão.
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