Conheça 5 técnicas eficazes para atrair leads
As técnicas para atrair leads precisam ser bem trabalhadas porque elas representam praticamente metade de uma venda. Isso porque vender o produto ou serviço para alguém que realmente está procurando é muito mais fácil.
O sucesso da marca depende da equipe de vendedores, suas habilidades e a maneira como ela é organizada. Esses profissionais precisam de um plano de prospecção bem estruturado para que possam conduzir seu trabalho da melhor forma.
Improvisações e excesso de confiança podem atrasar ou provocar a perda de negócios, assim sendo, antes de sair procurando clientes, primeiro é necessário organizar todo o processo.
O planejamento de vendas é algo essencial nessa etapa e tão importante quanto concluir a venda em si. É indispensável separar o tempo da rotina para elaborar a prospecção e cumprir o que foi estabelecido.
As companhias não podem se esquecer de que prospectar também significa divulgar o nome da marca, e quanto mais conhecida a organização for, mais fácil será fixar o nome na mente dos consumidores e vender.
Para esclarecer um pouco mais o assunto, este artigo vai mostrar como mensurar os resultados de uma campanha de aquisição de leads, a importância de criar uma experiência positiva para o usuário e mostrar algumas técnicas para atrair leads
Como mensurar a campanha de atração de leads
Para mensurar a campanha de atração de leads, a organização precisa seguir um passo a passo com as seguintes ações:
Identificar os objetivos
A companhia só saberá as métricas mais relevantes para sua operação se tiver um objetivo central em mente.
No caso de uma loja de peças para caminhão volvo, ela precisa saber onde pretende chegar e o que esperar dos resultados tendo em vista os esforços atuais.
São as respostas para essas perguntas que vão indicar as prioridades para a estratégia de aquisição de clientes.
Definir as métricas
Existem várias métricas que ajudam a mensurar uma campanha de aquisição de leads, e entre as mais importantes estão:
- ROI (retorno sobre os investimentos);
- Número de visitantes;
- Número de leads;
- Leads qualificados pelo marketing;
- Leads aceitos por vendas.
Existem métricas específicas que podem ser acompanhadas nas redes sociais, como o número de impressões, número de cliques e número de conversões. Os anúncios mostram o custo por clique, custo por aquisição ou custo por mil impressões.
Mas se a campanha de atrair leads for por e-mail, é necessário verificar a taxa de abertura, taxa de clique e taxa de clique por abertura.
Calcular as taxas de conversão
As taxas de conversão mostram o retorno de cada investimento da empresa, tanto de tempo quanto de dinheiro, em relação às vendas obtidas.
Um fabricante de teclado macbook pro touch bar pode calcular a taxa de conversão em seu site, mensurando o percentual em cada estágio, considerando critérios como visitantes para leads, leads para oportunidades e oportunidades para clientes.
Importância da experiência do usuário
Para atrair leads, independentemente da estratégia usada, é fundamental que a empresa ofereça uma boa experiência aos usuários, mas isso é ainda mais importante quando se trata do site institucional.
Preocupar-se com a qualidade da experiência das pessoas e investir em aprimoramentos traz benefícios imediatos e de longo prazo.
Um deles é a possibilidade de acompanhar padrões comportamentais continuamente, e a partir disso criar um fluxo de informações valioso que vai ajudar a elaborar planejamentos e tomar decisões.
Oferecer uma boa experiência também é muito importante para alinhar as equipes e ter uma visão mais ampla sobre o atendimento oferecido, a maneira como os produtos são promovidos, visões e valores da marca.
Como resultado, todo o trabalho se torna mais produtivo e coeso. Além do mais, fica mais fácil fazer testes, visto que as escolhas sobre mudanças nos produtos e serviços precisam deles para indicar os erros que serão solucionados.
Isso acaba tornando o processo de adaptação mais confortável para as pessoas. Ao oferecer uma boa experiência, uma empresa de enfestadeira manual consegue aprimorar a usabilidade.
Preocupar-se com a experiência do usuário garante que produtos, serviços, atendimento e plataformas, principalmente as usadas para atrair leads, sejam constantemente aprimoradas.
Isso favorece a evolução da usabilidade porque os produtos e serviços passam a acompanhar as tendências de inovação.
Por fim, fazer melhorias na experiência dos usuários ajuda a aumentar as taxas de conversão pelo site institucional, landing page e outras páginas da internet, além de conquistar clientes mais fiéis.
Técnicas para atrair leads
Existem algumas técnicas imbatíveis para atrair leads e ter mais oportunidades de vendas, e entre as que mais se destacam estão:
1. Encontrar quem faz perguntas
Oferecer informações para pessoas que não encontram os conteúdos é uma perda de tempo, por isso, a melhor opção é ser proativo e buscar quem está perguntando sobre o segmento e o mercado.
Até mesmo negócios B2B, como um fabricante de estabilizador de energia industrial, podem fazer isso porque as pessoas gostam de receber atenção e apreciam quem demonstra cuidado com seus anseios e necessidades.
A organização deve estabelecer meios para encontrar as pessoas que querem obter conhecimento relacionado à empresa, e uma das melhores ferramentas para fazer isso é a internet.
Seus canais são altamente mensuráveis e existem várias ferramentas que ajudam a encontrar consumidores interessados na área de atuação do negócio. Um exemplo disso é a possibilidade de criar alertas para palavras-chave do segmento.
2. Criar um bom mix de ferramentas
Existem várias formas de atrair leads, mas isso não significa que todas são adequadas para a empresa. Existem diferentes formatos e ferramentas ideais para os mais variados segmentos de atuação, mas o que funciona para um, pode não funcionar para outro.
O gestor não deve investir em estratégias apenas porque elas estão na moda, o certo é avaliar o negócio, seus objetivos e os recursos que tem em mãos e só assim pesquisar as melhores ações para o segmento.
Uma empresa de limpeza de carpete corporativo pode trabalhar com um mix diversificado de ferramentas, plataformas e formatos de conteúdos, mas sempre pensando no que realmente é útil para evitar desperdícios.
Supondo que um produto tenha um grande apelo visual, uma boa opção de divulgação é o Instagram, agora, se o segmento da corporação é B2B, então a melhor opção é trabalhar com o LinkedIn.
3. Criar posts em áudio
Muito se fala sobre a importância de criar conteúdos para atrair as pessoas, e de fato, essa ação é muito útil para demonstrar o valor da marca e atrair leads. Só que as organizações acabaram se prendendo aos textos.
Embora eles sejam importantes, é fundamental variar os formatos e um dos melhores atualmente são os áudios.
É possível criar podcast sobre qualquer assunto, por exemplo, sobre tendência de trabalhar em coworking sala individual.
Os usuários gostam de conteúdos em áudio porque eles podem fazer outras coisas enquanto consomem o material. É muito diferente de um texto ou um vídeo que exige um pouco mais de atenção do usuário.
4. Apostar em formatos visuais
Os conteúdos em áudio estão em alta, mas é fundamental equilibrar a produção com outros formatos, e os materiais audiovisuais também estão em alta.
Vídeos e imagens estão entre os conteúdos mais acessados, principalmente nas redes sociais, e possuem um alto índice de compartilhamento, aceitação e engajamento.
Qualquer estratégia para atrair tráfego e atrair leads precisa contemplar esses formatos. Uma auto escola mais próxima de mim só precisa pensar na identidade visual porque ela tem que ser usada em diversas plataformas e formatos.
É algo essencial para criar identificação e reconhecimento fácil e intuitivo durante a navegação dos usuários pelos conteúdos oferecidos.
5. Aproximar-se de clientes satisfeitos
Um cliente satisfeito é a melhor propaganda que uma marca pode ter e isso ajuda muito na hora de atrair leads e se relacionar com futuros clientes.
Os consumidores acreditam muito mais nas informações passadas por outras pessoas que já tiveram uma experiência com a empresa e que já consumiram os seus produtos e serviços.
Um fabricante de divisória de pvc para quarto pode usar depoimentos e relatos de consumidores que recomendam seus produtos porque eles convencem outras pessoas e geram leads qualificados.
A melhor forma de conseguir esses depoimentos é manter contato com os clientes satisfeitos e solicitar o feedback das vendas. Além de ajudar a encontrar clientes novos, é uma forma de estreitar os laços com quem já compra com a marca.
Considerações finais sobre atrair leads
Gerar leads é muito importante para qualquer negócio porque é assim que ele vai se relacionar com pessoas que realmente se interessam por seus produtos e serviços, sem desperdiçar seus esforços com quem não tem fit com a marca.
Por meio das técnicas mostradas ao longo deste conteúdo, o negócio consegue construir uma estratégia inteligente e que vai gerar boas oportunidades de vendas.
Fale agora mesmo com um especialista em Marketing e Vendas do time da Next4 e conheça mais estratégias para atrair leads.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento em parceria com a agência Next4, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.