Conteúdo para topo e final de funil do Inbound Marketing
RESUMO DA NOTÍCIA – Conteúdo para topo e final de funil do Inbound Marketing:
- Introdução à estratégia de funil do Inbound Marketing
- Conteúdo para a etapa do topo do funil do Inbound Marketing
- O final do funil do Inbound Marketing
- Final do funil: O conteúdo ainda importa
Introdução à estratégia de funil do Inbound Marketing
O marketing digital possui muitas estratégias e cada empresa deve focar no que é mais relevante
para conquistar seus objetivos.
Mas você sabia que simplesmente atuar na internet não significa que está aproveitando as oportunidades de forma correta?
Muitas empresas pensam que abrir perfis em redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn
e outras é o suficiente para conquistar o sucesso no marketing digital. Mas não é bem assim.
É preciso tomar cuidado com cada etapa do processo e agir de forma eficaz para garantir os resultados.
Entre estas ações podemos citar a criação de conteúdo, que é o que há de mais importante em uma estratégia online.
Mas afinal, qual conteúdo e quando ele deve ser disponibilizado?
A estratégia de funil de compra do Inbound Marketing pode ajudar muito neste sentido.
Ela é a forma encontrada por profissionais do marketing digital para compreender
quais são as fases existentes no processo de compra.
Nela, há diferentes ações que devem ser tomadas, principalmente com relação à criação de conteúdo,
para a fase de topo de funil, meio de funil e final de funil.
O topo do funil de compra é a entrada, onde grande quantidade de pessoas são atraídas
sem que se saiba ao certo quando e quantas chegarão ao final.
O topo do funil de compras, representado algumas vezes somete como Tofu, também é chamado de fase de atração.
É o primeiro contato do seu prospect com a marca e o conteúdo é mais do que importante, é o ESSENCIAL.
Conteúdo para a etapa de topo do funil do Inbound Marketing
O conteúdo para a etapa de Topo de funil do Inbound Marketing deve ser impactante e direto, com foco na transparência.
As pessoas que chegaram até seu blog, site, ou rede social não têm ideia de quem sua empresa é o quão
pode ser boa para ela e precisam saber de algumas coisas logo de cara.
Primeiro, explique quem você é. Quais as soluções que entrega, onde está localizado,
em que regiões atua e quais os principais clientes.
Use palavras-chave para deixar claro qual é a principal motivação do seu negócio para atrair pessoas interessadas no que você é capaz de entregar.
E cuide com a forma como faz isso.
Seja direto e priorize palavras de fácil entendimento e de maneira alguma caia em redundâncias
ou repetição de palavras sem sentido.
A ideia principal é chamar a atenção e deixar claro todas as informações relevantes com clareza e foco.
E não se esqueça jamais do seu público-alvo e tome cuidado com a linguagem escolhida.
Se seu público é jovem, procure utilizar uma linguagem mais informal e solta.
Se seu negócio é focado em B2B, opte por uma forma mais séria e comprometida de informar o que faz.
Ou seja, comunique-se de acordo com quem deseja conquistar.
E não caia na tentação de tentar vender seu produto aqui. A primeira fase do funil de compra é a fase de conhecimento,
na qual seu público-alvo está tentando conhecer você.
A utilização de conteúdos multimídia podem ajudar muito, principalmente de vídeos.
E por último, seja consistente. Nada de se comunicar de formas diferentes em cada canal de contato.
É preciso ter uma comunicação integrada, utilizando as mesmas informações e linguagem no site,
no blog ou em qualquer rede social.
O final do funil do Inbound Marketing
O final do funil é a fase mais esperada pelas empresas e estrategistas,
já que é nela que o usuário passa a ser um cliente, e todo o esforço passa a valer a pena.
Mas para que tudo ocorra perfeitamente e que esta venda tenha um final realmente positivo para ambos os lados,
alguns cuidados devem ser tomados.
A principal dúvida neste momento é: devo criar um conteúdo específico para este momento ou partir direto para a estratégia de venda?
Final do funil: O conteúdo (estratégia para venda) ainda importa.
Acredite, quando se trata de estratégia para venda o conteúdo é sempre importante.
Aliás, é o que há de mais importante em todo o processo, desde o topo do funil do Inbound Marketing, até o final dele.
Portanto, a criação de conteúdo deve continuar sendo o foco e é ela que será responsável pela conversão.
Por isso, todo cuidado é pouco na hora de criar estratégias de vendas.
A página de finalização deve conter todas as informações possíveis para atender o usuário.
Fotos com possibilidade de zoom, de preferência em diversos ângulos, características técnicas,
informações relevantes como especificações do fabricante.
Outro ponto relevante, e que segundo especialistas é capaz de fazer as conversões dobrarem
é a inserção de avaliações de outros clientes.
Você pode utilizar um sistema simples de símbolos onde, por exemplo,
os consumidores que já compraram dão notas para o produto, ou então colocar os comentários mesmo.
E neste momento, não adianta deixar disponível somente os comentários positivos.
Só faça uma moderação para garantir que palavras de baixo calão não sejam publicados em sua página
e libere para que os consumidores possam avaliar tanto o produto quanto a entrega e a agilidade de sua empresa.
Mas atenção! Se sua empresa não focar em um atendimento de qualidade
e na busca de produtos superiores para seus clientes, isso pode ser um tiro no pé.
Além disso, outras ferramentas e estratégias podem agilizar a compra.
Há alguns sites que mapeiam as páginas buscadas pelos clientes e caso a compra não seja realizada,
enviam mensagens a respeito do produto em questão. Isso pode ser feito por chat, ou até por e-mail,
dependendo de como seu sistema foi construído.
A equipe de vendas pode ser acionada em casos de produtos com alto valor agregado também,
com contatos feitos fora da internet para garantir que o cliente tem em mãos tudo que precisa para efetuar a compra.
Para concluir, podemos dizer que o final do funil do Inbound Marketing é uma etapa mais importante
de todo o processo, nela que fidelizamos o cliente e conquistamos com a venda do produto.
Mas que só é possível com um trabalho bem feito nas demais fases.
Atue com transparência e eficácia e conquiste excelentes resultados.
E aí, gostou dessa dica sobre funil de Inbound Marketing?
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