Criação de sites: O que saber para se destacar no mercado
RESUMO DA NOTÍCIA – Criação de sites: O que saber para se destacar no mercado:
- A importância de criação de sites para os negócios
- Invista na gestão de conteúdo na hora de criar um site
- Aprenda a falar com seu público
- Erros comuns na estratégia de criação de sites
- 6 principais etapas para criar um site
- 7 dicas para você criar um site diferenciado para sua empresa
- O papel da agência de criação de sites para impulsionar o seu negócio
A importância da criação de sites para os negócios
Hoje em dia criar um site já não é apenas uma questão para garantir melhorias na sua empresa.
Atualmente, possuir um site, seja para uma empresa ou até pessoas físicas,
é um elemento essencial para quem almeja ser visto e reconhecido no mercado.
Marcar presença na internet é algo que já se tornou imprescindível para qualquer empresa.
Não importa se é uma pequena, média ou grande empresa. Até mesmo para pessoas físicas e trabalhadores autônomos,
tais como freelancers, designer gráficos, músicos, editores de vídeo, fotógrafos,
entre outros, criar um site é uma maneira de enriquecer o portfólio.
Em uma época como a de hoje, em que o marketing digital é predominante como uma forma
de efetuar negócios e vender produtos e serviços, um site torna-se uma ferramenta que proporciona um
elo com o cliente, apresentando possibilidades de compra, entre outras capacidades.
Por isso, diante desse contexto, ter um site responsivo – otimizado para todos os meios de navegação na web,
com layout atrativo e de fácil navegação, já se tornou um quesito obrigatório para qualquer empreendedor,
de qualquer ramo conhecido.
Além disso, ter ou criar um site e explorar todas as suas possibilidades
multimídia (inserção de fotos, imagens, vídeos, entre outros) coloca a empresa e o trabalho da mesma
bem diante do cliente.
Por isso, se antigamente um site era um mero cartão de visita, hoje em dia ele é mais do que isso
e passa a ser também uma eficiente forma de comunicação e interação com o público-alvo da empresa.
A situação brasileira no âmbito digital
No Brasil, a filosofia de conferir a devida importância para um site ainda é relativamente recente na mentalidade de muitos empresários.
Após o avanço das redes sociais no cotidiano dos brasileiros e o potencial que elas agregam
quando servem para divulgar um site, foi que muitos empreendedores assimilaram o quanto é relevante
criar um site, ainda mais hoje, com a visível expansão do comércio eletrônico, o famoso e-commerce.
Outro aspecto pertinente, é saber que o Brasil é atualmente um dos países que apresenta um satisfatório
índice de pessoas conectadas à internet.
Tal fato se torna uma ótima razão para o investimento e na criação de sites cada vez mais profissionais e feitos por pessoas aptas no assunto.
É nesse contexto que, em nosso país, a internet aos poucos deixa de ser apenas um mero espaço de pesquisa e
entretenimento para se tornar também em um lucrativo território de marketing e divulgação de vendas e serviços.
Nesse contexto, o índice de crescimento de brasileiros que utilizam a internet para efetuar
e fechar negócios aumentou muito nos últimos anos.
Diante dessa realidade, os sites já angariaram o status de relevantes ferramentas com capacidade
para impulsionar o crescimento de negócios que almejam seguir o ritmo informatizado
e interativo do presente contexto globalizado, garantindo dessa maneira cada vez mais possibilidades
de se comunicar com o público-alvo, bem como consolidar com mais eficiência a marca
de uma empresa no imaginário do seu consumidor.
Portanto, investir na criação de sites hoje em dia não é prejuízo, pelo contrário, é a garantia de estar cada vez
mais perto do seu cliente. A seguir vão algumas dicas para criar site e muito mais.
A importância da gestão de conteúdo na criação de sites
Atualmente, é muito fácil criar um site. Em pouco mais de 15 minutos, você abre seu próprio site,
com um endereço público da web – como, por exemplo, as opções de criar site em WordPress ou Joomla – e pronto,
você já está com sua presença garantida.
O problema é que não basta apenas estar na internet para conseguir fazer do seu site algo que seus clientes vejam,
se interessem e estejam dispostos a investir tempo e, em alguns casos, dinheiro.
E, sem público, você também não conseguirá atrair anunciantes, o que vai significar uma possibilidade menor
de conseguir ganhar algum dinheiro ou, no mínimo, destaque no universo online.
Assim, é indispensável que você consiga gerenciar de maneira competente o conteúdo de qualidade
que esteja no seu site, pois é através dele que você conseguirá cumprir seus objetivos.
Pretende ganhar dinheiro com um blog? Cuidado com o seu conteúdo.
Quer ganhar seguidores fieis e interessados no que você tem a dizer? Então, tenha algo a dizer.
Pretende vender produtos de sua empresa ou algum serviço online?
Sem conteúdo, eles vão parecer exatamente iguais a todos os outros da internet,
que muitas vezes podem ser até mais baratos.
Portanto, é preciso estratégia na criação de sites e no desenvolvimento de sites.
Aprenda a falar com seu público
Hoje em dia, na internet, é muito fácil você ter acesso a praticamente todas as formas de informações.
Por isso, ter informações relevantes e um conteúdo que seja passado de maneira diferente
aos seus clientes pode fazer toda a diferença na briga por mais espaço, seguidores e atenção. Justamente por isso,
mantenha seu site sempre atualizado. Saiba como falar com os seus clientes e saiba o que eles gostam de saber.
Outro diferencial da internet é a possibilidade de interação. Então, se os seus clientes tiverem algo a falar,
dê liberdade através de um canal direto e esteja disposto a ouvi-los.
Após o processo de criar site, é muito importante manter notícias e conteúdos atualizados.
Hoje em dia, em pouco tempo você já pode ter acesso a qualquer informação.
Por isso, uma matéria da semana passada talvez já seja antiga demais.
Saiba fazer a criação e gerir o conteúdo do seu site.
Só assim você terá público e a possibilidade de conseguir seus objetivos.
Erros comuns na estratégia de criação de sites
Algumas particularidades que fazem toda a diferença no sucesso da criação de sites:
- Publicar conteúdos sem muita relevância para o público-alvo a ser atingido, assim como muitos links e propagandas, pode ser um fator determinante para que as pessoas pensem duas vezes antes de acessar o site.
- Utilizar fontes muito extravagantes e difíceis de ler, assim como muitas cores no layout quando for fazer a criação de sites também é um ponto negativo. No processo de criação de sites, deixar a página com uma aparência clean faz com que os internautas que forem acessá-la sintam-se mais à vontade e menos cansados, permanecendo por mais tempo no domínio do site.
- Após fazer a criação de site, seguir as regras de SEO dadas pelo Google faz com que o site tenha mais visibilidade nas ferramentas de pesquisa e, automaticamente, tenha mais visitas.
- Ao solicitar a criação de sites, lembre-se de se preocupar com o formulário de contato, pois ele é o principal ponto entre a empresa e o cliente. Deixar o formulário muito difícil e complexo é a melhor maneira de perder pessoas interessadas em seus produtos para a concorrência, lembre-se disso.
- Criar um site e deixar as páginas cheias de imagens e textos faz com que o aglomerado de informações seja um bom motivo para que aquele que está acessando a página saia dela rapidamente. Excesso de informação nunca é bom.
- Deixar passar a oportunidade de compartilhar informações importantes e relevantes é uma ótima maneira de não garantir notoriedade para o site, portanto, desde que essas informações sejam condizentes com o conteúdo proposto da página, deixar o site interessante e inteligente é sempre uma boa pedida.
Principais etapas na criação de sites
✓ Registro de domínio
Essa primeira etapa de criar um site parece ser uma etapa simples.
Porém, há alguns aspectos importantes que devem ser pensados logo de início,
pois o domínio é a identidade do futuro site.
Por isso, é importante que se pense bem antes de registrá-lo.
Como atualmente há uma infinidade de sites, é preciso também verificar se o domínio desejado já não existe. Caso exista, a ideia terá de ser outra.
Além disso, é importante que o preenchimento de dados seja realizado com muita cautela e atenção.
Depois de concluídas todas as etapas, uma nova marca é concebida no mundo digital.
✓ Serviço de hospedagem
Nesta etapa de criar site será realizado o serviço de armazenamento de um site.
A disponibilização do site será possível para qualquer equipamento utilizado e que tenha acesso à internet.
Sendo assim, após criar o site, ele criado ficará constantemente no ar.
Sem a realização de um plano de hospedagem, o site não será visualizado, embora o domínio tenha sido criado.
Ou seja, na criação de sites, primeiro se cria o domínio, depois se escolhe o serviço de hospedagem.
✓ Conteúdo textual
Com as etapas anteriores concluídas, é preciso pensar qual o tipo de texto que será elaborado.
É parte fundamental para criar um site. O conteúdo textual é importante para que os visitantes leiam
e para que o ranqueamento do site criado se torne melhor.
É preciso pensar em quantidade, aliada à qualidade, porque os mecanismos de buscas levam em consideração
diversos componentes, tais como:
- Relevância;
- Público-alvo;
- Acessos.
Quanto mais qualificados forem os textos, mais bem posicionado o site estará e mais pessoas o acessarão.
✓ Imagens
Nem só de texto sobrevive o site. É preciso pensar também em templates que sejam atraentes e que condigam
com o conteúdo do site passam uma apresentação visual que agrada e faz com que
os visitantes permaneçam por mais tempo no site.
Além disso, os textos publicados também podem ser postados com o acompanhamento de imagens que tenham a ver com a matéria abordada.
✓ Vídeos
Vídeos podem maximizar o entendimento dos visitantes, também fazendo com que o tráfego e mais posições nos sites de busca aumentem.
✓ Estratégias de SEO
Para um melhor posicionamento nas pesquisas dos buscadores (Google / Yahoo) você deve procurar um especialista de criar site.
O processo de criar site é muito mais complexo do que se pode imaginar, pois de nada adianta
você ter um projeto bonito e condizente com o seu público-alvo e não ser encontrado, não é mesmo?
Então procure uma agência (empresa especialista para criar site) e não faça a besteira de tentar baratear o projeto
de criar site com um freelancer que faça tudo, pois o mesmo não poderia ser especialista em todas as áreas
que envolve a criação de um site (Programação, Design, Técnicas de SEO, Planejamento de conteúdo…).
Para saber mais sobre as estratégias de SEO para a criação de sites de qualidade veja mais em nosso blog.
7 dicas para você criar um site diferenciado para sua empresa
✓ Procure uma agência de criação de sites: essa é a primeira dica. Na agência de criação de sites você vai encontrar profissionais que além de experientes, estão atualizados e sabem o que um site precisa ter para ser eficiente no objetivo ao qual se propõe;
✓ Conheça o seu público-alvo: Isso inclui a faixa-etária predominante, gênero, região, classe sócio econômica, características comportamentais (se possível). Saber com quem você está se comunicando é o caminho para desenvolver o tipo de site que atraia o seu público;
✓ Pense no layout do site de acordo com o seu público-alvo: Para isso, procure reunir as características desse público e criar um personagem fictício. Planeje um layout que chame a atenção desse personagem, que o incentivaria a ler as publicações, que lhe seja visualmente agradável;
✓ Invista em conteúdo: muitos sites de empresas limitam-se a falar de produtos e serviços, mas ser diferenciado é ir além. Que tal elaborar textos com informações úteis e que tenham relação com o seu tipo de negócio? O marketing de conteúdo está em alta e surte um efeito bem positivo;
✓ Se for publicar textos, cuidado com o tamanho: publicações muito extensas, com parágrafos muito longos, sem imagens ou subtítulos não chamam a atenção. Uma ideia é escrever na forma de tópicos quando possível, as famosas “listas” fazem sucesso, porque otimizam a leitura do internauta;
✓ Garanta que o seu site seja uma via de mão dupla: que os seus clientes (existentes ou em potencial) possam se comunicar com você por lá. Estimule essa prática e nunca deixe de responder as mensagens, essa é uma das formas mais fáceis de fidelizar um cliente;
✓ Procure uma agência de marketing digital especialista em criação de sites para auxílio na divulgação do seu site e desenvolvimento de campanhas.
O papel da agência de criação de sites para impulsionar o seu negócio
Existem vários modelos de sites, desde institucionais até lojas virtuais.
Você precisa apenas falar a respeito da sua empresa? A criação de um site institucional com contatos
e informações, notícias pode ser o ideal. Vender produtos?
Um e-commerce será o ideal. Alguns recursos de criação de sites são específicos,
como galeria de imagens (caso seu negócio seja de fotografia), newsletter, blog, chat online,
entre outros seria o mais adequado.
A partir destas necessidades é que se escolhe a melhor plataforma para criar site.
Muitas empresas investem em agências de criação de sites para desenvolver o seu site,
além de ser mais prático a segurança de um trabalho de qualidade é maior.
É preciso mais tempo e estudo para criar um site sozinho e desenvolvê-lo,
pois todo o trabalho de cadastro de informações e produtos será feito por você.
Inserção de conteúdo, imagens, otimização para as ferramentas de buscas.
Assim, um profissional de criação de sites pode dar toda a ajuda nesta parte, entregando um site apresentável,
funcional e com a cara da sua empresa.
Depois de criar um site, é preciso divulgá-lo. Assim, aposte em redes sociais e Google Ads para torná-lo conhecido.
Além disso, buscar auxilio em agências especializadas em marketing digital para otimizar o site,
é uma das melhores formas de posicionar o site nas primeiras páginas dos resultados de busca.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a Next4. Somos especialistas em criação de sites otimizados.
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