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Aprenda a criar um briefing em 9 passos

Aprenda a criar um briefing em 9 passos

Criar um briefing: Quando uma empresa inicia um novo projeto, planeja ações do seu dia a dia ou até realiza a contratação de outras organizações, é preciso definir quais são os objetivos, expectativas e outras questões para a execução, essas informações estão colocadas no briefing.

 

Muita gente pode entender o briefing como um documento apenas, mas é preciso reconhecer todas as questões anteriores a esse processo e a formulação das respostas em si como um fator de organização e transformação da empresa. 

 

O briefing como um documento é uma ferramenta para que as empresas se guiem e facilitem o entendimento dos processos envolvidos na execução de um projeto.

 

Dentro desse documento deve ter em si todas as informações essenciais para direcionamento. 

 

Esse documento é um resumo, geralmente formulado nos moldes de um relatório ou até de um questionário, no dia a dia das empresas como uma creche infantil particular é possível encontrar o termo ”brifar” como a ação de orientar um membro ou a equipe. 

 

O briefing nem sempre é um documento importante de ser realizado apenas guiando as orientações de cima para baixo como as equipes sendo guiadas por seus gestores. Esse mecanismo também pode ser utilizado de forma inversa. 

 

Sendo assim, o processo de formulação e o próprio briefing como documento pode ser entendido como uma ferramenta de organização e comunicação interna e com outros membros do mercado como parceiros, fornecedores e clientes. 

 

Entre as potencialidades do briefing como um mecanismo de comunicação está a capacidade de solução de problemas. 

 

Com todas as informações essenciais para um processo definido em um único documento, tudo se torna mais claro e específico. 

 

Até aqui já é possível compreender que o briefing é uma ferramenta cada vez mais importante para que projetos e processos das empresas alcancem o sucesso esperado, desde a organização, até a assertividade e o direcionamento são guiados pelo briefing. 

 

criar um briefing

 

O que é um briefing?

 

O briefing, seja ele entendido como uma ferramenta e documento como o processo de formulação, é um mecanismo extremamente necessário para empresas que querem alcançar objetivos de forma mais eficiente e coordenada. 

 

Para entender os principais benefícios do briefing é preciso ver o planejamento e a questão prática.

 

Assim, boa parte da utilidade das informações presentes no documento pode ser visualizada no dia a dia do trabalho de forma clara. 

 

A organização de processos são questões diretamente relacionadas a formulação do briefing, além de apresentar o que deve ser feito, o briefing é um documento onde é possível descrever as atividades, seus objetivos, prazos e orçamentos definidos. 

 

Esse conteúdo pode ser dividido de diferentes formas, desde a partir de times focados em cada uma das tarefas até dividido individualmente, assim como qualquer planejamento, o ideal é descrever o máximo cada ação sem abrir mão da clareza. 

 

Qualquer ação de empresas que deseja desenvolver o seu trabalho precisa dominar seu potencial de definir funções de forma assertiva, isso significa que quanto mais claro tiver as informações no briefing, mais próximo o resultado final do que foi estabelecido na origem. 

 

O foco, dentro do planejamento de um briefing, está na capacidade de direcionamento de ações. Ao direcionar a partir do briefing, a empresa consegue coordenar seus esforços a partir de um ponto de vista global e completo. 

 

Como criar  um briefing 

 

Um bom briefing é aquele que tem dentro de seu documento todas as informações colhidas no seu processo de formulação transcritas de forma clara e objetiva. 

 

Cada detalhe colocado lá pode ser visto no resultado da criação de um uniforme personalizado lanchonete.

 

De forma geral, ao responder questões sobre dez tópicos é possível desenvolver um briefing completo e funcional para demanda ao qual ele foi criado para atender, esses dez tópicos são divididos em: 

 

  1. Apresentar um histórico da empresa; 
  2. Elencar quais são os públicos consumidores; 
  3. Identificar as empresas concorrentes direta e indiretamente; 
  4. Boas práticas que podem ser adotadas; 
  5. Informações de caráter estratégico; 
  6. Detalhamento do modelo de comunicação; 
  7. Metas e objetivos primários e secundários; 
  8. Definição de budget do projeto; 
  9. Prazo e cronograma de execução.

 

Ao definir e descrever o histórico de uma empresa de workshop para mulheres, as pessoas que participam da formulação do briefing devem expor um resumo sobre sua fundação, quem são seus sócios, seus sucessos, momentos difíceis e estágio. 

 

Todas essas informações em conjunto criam uma narrativa que podem estar associadas à identidade da marca, o conceito do seu trabalho e a prática do dia a dia da empresa e como ele foi alterado pela conjuntura de diferentes momentos. 

 

Em segundo plano a empresa de curso de dublagem online com drt deve apresentar quem são os representantes do seu público-alvo, quem é esse público-alvo, seus interesses e como a empresa vem atendendo essas demandas. 

 

Essa etapa resolve um dos conflitos mais marcantes de empresas nos mais diversos nichos de atuação de empresas, o problema de apresentar o seu produto para um cliente não interessado e não fazer seus benefícios serem percebidos. 

 

Veja também: Como fazer um bom briefing para criação de sites

 

Para uma empresa garantir o sucesso em qualquer estratégia é essencial que ela esteja inserida em um mercado que ela domina, isso passa por tarefas como executar uma pesquisa de mercado, esse elemento também pode estar presente no briefing. 

 

Essas pesquisas podem avaliar temas como a satisfação e o interesse dos clientes, o tamanho do mercado, a possibilidade de expansão, entre outras questões. Além de documentar essas informações, elas também guiam parte do processo. 

 

Ao fazer essa análise de conjuntura de mercado, uma empresa de embalagem de pizza personalizada deve listar sua concorrência, seja ela direta ou indireta, junto a relação nominal é possível listar em quais pontos e tópicos essas empresas se destacam. 

 

Com a realização de uma análise sincera e coerente com a realidade, é possível que a empresa faça um levantamento de benchmarking, esse nome representa uma busca por práticas positivas do mercado e a avaliação da possibilidade de adesão dessa prática. 

 

Muita gente acha que questões como a definição de missão, visão e valores, a definição do negócio e da análise SWOT como meras formalidades, mas isso não poderia estar mais longe de ser verdade. 

 

Todas essas formulações fazem parte de um conjunto de informações estratégicas que gerenciam a empresa e guiam o seu sucesso. 

 

São essas definições que fazem o valor de uma empresa de tela de proteção para muro extrapolar seu trabalho em si.

 

Quando se tem todas as informações organizadas dentro do briefing a empresa pode projetar seus projetos de forma mais organizada, isso fica bem evidente quando o assunto é comunicação, com esse detalhamento, todas as ações são mais uniformes e organizadas. 

 

O briefing pode ser entendido como uma resposta de cartas de intenção, nele é preciso deixar bem claro quais são as expectativas, metas e objetivos primários e secundários de uma empresa de limpeza predial terceirizada com um determinado processo. 

 

Assim como a empresa deve definir onde ela quer chegar com esse investimento, é preciso saber também quais são os montantes que podem ser investidos para essa finalidade, definir um orçamento é essencial para calcular cada centavo utilizado e sua aplicação. 

 

Também é preciso deixar registrado no briefing qual é o prazo de execução do projeto em questão e um cronograma definindo cada fase desse processo e seu devido momento de execução. 

 

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Considerações finais sobre criar um briefing

 

É possível definir o briefing como um documento fruto de um processo de planejamento e orientação da execução de um projeto, seu uso mais comum se dá no mercado de marketing, construção e arte, mas ele pode ser desenvolvido em qualquer área de trabalho. 

 

Dentro desse processo as ferramentas discursivas são utilizadas para descrever esses espaços e quais são as expectativas do comprador ou contratante de quem vai trabalhar nesse processo de serviço ou produção. 

 

No documento de briefing para uma plotagem A0 é possível consultar informações como os dados de todas as partes envolvidas, uma contextualização da realidade atual, tanto da empresa quanto do cenário em que ela está inserida e os objetivos desse processo. 

 

Essas informações visualizadas em conjunto permitem que a equipe que vai planejar e executar esse projeto tenha um direcionamento claro sobre o que está sendo esperado do seu trabalho, os objetivos aos quais ele vai atender e quais as soluções que deverão usar. 

 

Veja também: Como montar a sua persona – guia completo!

 

Em geral, o briefing é um documento criado de forma bem objetiva, uma das estruturas mais populares se dá por meio de uma série de perguntas que tiram as informações do contratante e transforma em uma base para o início do trabalho e a sua evolução constante. 

 

Sobre a Agência Next4

 

Somos uma Agência de Marketing Digital e Desenvolvimento de sites e projetos web localizada em São Paulo – SP.

 

Criamos estratégias assertivas para posicionamento da marca e atração de leads qualificados para que seu time comercial possa vender cada vez mais.

 

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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.