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Dicas: Como trabalhar com Marketing Digital

Dicas: Como trabalhar com Marketing Digital

Para trabalhar com Marketing Digital você deverá primeiro conhecer muito bem o mundo digital e suas principais características, bem como entender os costumes do ser humano.

O profissional de Marketing Digital possui características criativas, analíticas e tem capacidade de se adaptar rapidamente às situações inusitadas que aparecem dentro dos desafios.

Existem diversas áreas dentro do Marketing Digital para que você possa se especializar e trabalhar no futuro com isso, vejamos algumas:

  • Criação e Desenvolvimento de Peças publicitárias criativas
  • Criação de Marcas / Branding
  • Campanhas de Mídia paga – Tráfego pago para diversos canais
  • Planejamento estratégico de Marketing Digital
  • Gestor de conteúdo, Redator, Copywritter
  • Programador de códigos para criação de sites e Landing Pages / E-commerce
  • Analista de dados – BI
  • Analista de SEO – Posicionamento orgânico de Palavras-chave
  • CS – Customer Success (sucesso do cliente)
  • Tráfego orgânico e pago
  • Analista de Marketing
  • Especialista em Redes Sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Pinterest)
  • Atendimento ao cliente
  • Vendas e operações comerciais
  • CRM e Automação de Marketing
  • Consultoria de Marketing
  • Neuromarketing
  • Eventos e Confraternizações
  • Pesquisas de mercado

Um profissional de Marketing Digital pode optar por trabalhar em agências, dentro de empresas privadas com equipes, como freelancer, em home office ou em Startups.

O ponto comum entre todos esses cenários é que o profissional que quer trabalhar com Marketing, deve construir sua carreira com base em uma formação de alta qualidade e experiências seguras com qualidade de resultados para seus clientes.

Esse é o melhor diferencial competitivo que você poderá oferecer ao mercado e aumentar seus ganhos consideravelmente.

 

como trabalhar com mkt digital
como trabalhar com mkt digital

Quais ações posso desenvolver para trabalhar com Marketing Digital?

 

As atividades relacionadas ao trabalho do profissional de Marketing Digital resultam em melhorias para o posicionamento da marca do cliente (ou criação de uma marca), relacionamento com clientes (em diversas instâncias), captação de novos clientes (novas vendas), aumento de lucro para empresa (trazer receita para empresa), entre outras atividades que dentro de uma estratégia global, fazem parte de um modelo de negócios absoluto que impactam a organização como um todo.

 

O que eu preciso desenvolver para criar musculatura e ir para o mercado angariar clientes?

 

Como falamos, isso vai depender da sua área de atuação dentro do Marketing Digital e a empresa em que você trabalha ou pensa em trabalhar.

Alguns conceitos básicos, podem ser necessários para diversas áreas e é de bom apreço que você se aprofunde um pouco mais em cada um deles:

  • Saber o que é e como criar Personas (pesquise sobre)
  • Conhecer as ferramentas de tecnologia que facilitam o dia a dia (softwares de apoio na sua jornada)
  • Ser um bom gerenciador de tempo e de tarefas (organizado)
  • Desenvolver a sua habilidade de escrita para criação de bons conteúdos (imprescindível)
  • Conhecer o processo de funil de vendas e suas etapas (muito importante)
  • Saber desenhar uma estratégia eficiente de captação de Leads (oportunidades)
  • Saber criar campanhas de Mídia paga – ADS (gestor de tráfego)
  • Conhecer todos os tipos de campanhas dentro das Redes Sociais
  • Ter conhecimento básico em WordPress para gerenciar um blog
  • Conhecer as principais nomenclaturas da área em Inglês (entender cada uma delas)
  • Ter escuta ativa e entender os anseios do seu cliente (captar os objetivos)
  • Estudar sempre sobre as novidades da área e conhecer cases de sucesso (para tirar insights)
  • Saber trabalhar com planilhas e ter senso analítico (os dados nos dão o direcionamento)
  • Saber elaborar relatórios e fazer apresentação de resultados (apresentar as KPI’s mais importantes da sua estratégia para seu cliente)

 

Quais são as principais ferramentas de Marketing que o profissional deve saber?

 

Para ajudar nas suas “Skills” vamos listar aqui as principais ferramentas de marketing que todo profissional deve ter conhecimento para elaborar um bom trabalho:

  • Benchmarking
  • Servqual
  • SWOT ou FOFA
  • SIM (sistema de informações de Marketing)
  • Pesquisas de Marketing
  • Planejamento ou Plano de Marketing
  • AIDA
  • WANA BE

softwares profissional mkt digital
softwares profissional mkt digital

Quais Softwares são importantes para o conhecimento do profissional de Marketing

 

Algumas ferramentas auxiliam o dia a dia do profissional de Marketing e, por tanto, devem fazer parte da “caixa de ferramentas” de um bom profissional de mercado, são eles:

  • Data Studio
  • Google Analytics 4
  • ADS (Google e Redes)
  • TAG manager
  • Search Console
  • Hotjar
  • Canva
  • Facebook / Instagram ADS (plataformas de anúncios)
  • RD Station Marketing e CRM (automação)
  • Hubspot (automação)
  • Pipedrive ou Piperun (CRM)
  • Dashgoo (relatórios)
  • SimilarWeb
  • Buzzsumo
  • SEMrush
  • Mlabs (Redes Sociais)
  • Hootsuite
  • Ekyte
  • Artia (Gerenciador de tarefas)
  • Agendor
  • Surveymonkey

Com algumas dessas ferramentas podemos acelerar os processos e obter resultados melhores em nossas ações.

A sugestão é que você encontre uma boa ferramenta para as necessidades atuais do seu trabalho e não deixe de explorar ao máximo as suas funcionalidades.

 

Quais são as vantagens de se trabalhar com MKT Digital?

 

Trabalhar com MKT digital nos proporciona a flexibilidade de diversas possibilidades e vertentes. Nesse contexto, você deve escolher o setor que mais lhe agrada e se especializar no assunto.

Posteriormente a isso, o tempo sempre jogará a seu favor e cada vez mais sua atividade será melhor exercida.

Algumas outras vantagens são:

  • Escala dentro da profissão (alternar áreas dentro do MKT)
  • Liberdade geográfica (poder trabalhar de qualquer local)
  • Liberdade financeira (atribuir ganhos conforme performance)
  • Liberdade tempo (horários alternativos para executar o serviço)
  • Possibilidade de altos ganhos
  • Reconhecimento no mercado

 

Como trabalhar com Marketing digital no Instagram

 

O Marketing dentro das redes sociais e principalmente dentro do Instagram vem crescendo constantemente nos últimos anos. É uma plataforma com enorme potencial para os consumidores em geral.

Neste canal conseguimos utilizar pessoas com bastante influência sobre um determinado público para alavancar o conhecimento sobre produtos e serviços de uma determinada empresa.

Podem explorar diversos formatos e ações conjuntas ou isoladas com outros influencers e assim, criar um ambiente propício para sua marca.

Como sempre, o conteúdo é Rei e precisa ser planejado e feito com muita qualidade. As pessoas estão cansadas de tanto conteúdo ruim e essa estratégia não pode ser banalizada.

As imagens e vídeos são impactantes e, por tanto, merecem a devida atenção e cuidado para se obter os melhores resultados nesse canal.

Para começar a trabalhar com MKT digital no Instagram, você deve:

  • Criar uma conta comercial
  • Desenvolver um relacionamento saudável com seu público-alvo
  • Seguir perfis e pessoas que façam sentido em sua estratégia
  • Fazer boas parcerias de conteúdo para aumentar sua audiência
  • Tornar-se referência em um determinado assunto
  • Ter uma cadência de postagens definida e não falhar
  • Variar os formatos de postagem para entender o comportamento do seu público
  • Criar tipos diferentes de interações (enquete, Stories, IGTV)
  • Ter um perfil muito atraente para sua persona
  • Interagir com seu público o tempo todo
  • Fazer anúncios e promoções
  • Utilizar Hashtags assertivas

 

Seja criativo, original e trabalhe na plataforma do Instagram com muito profissionalismo.

 

Como trabalhar com Marketing digital na plataforma do Google

 

Para você que quer trabalhar com estratégias dentro da plataforma Google, existem algumas informações importantes que você deve conhecer.

Existem 2 caminhos para criação de estratégias dentro do Google – a parte orgânica (SEO) e a parte paga (anúncios patrocinados).

Para a parte orgânica, você terá que conhecer sobre as estratégias de posicionamento de palavras-chave, imagens e vídeos nas buscas do Google.

Para isso, sugiro aprofundar nas técnicas de SEO On page e Off page e entender profundamente cada uma delas.

Vale ressaltar, que esse tipo de estratégia tem muito valor a médio – logo prazo e os resultados não se iniciam no curto prazo.

Por outro lado, quando você atingir o objetivo de posicionar a marca para os termos corretos de forma orgânica, o resultado é uma redução drástica do CAC (custo de aquisição) e o posicionamento da marca como referência para um determinado público-alvo, aumentando a quantidade e qualidade de Leads para a empresa.

Veja aqui alguns artigos complementares que fizemos sobre essa incrível estratégia (SEO) e um super case de sucesso.

 

Para a parte estratégica de anúncios pagos, existem certificações necessárias do próprio Google que auxiliam na sua performance dentro da ferramenta de criação de anúncios.

Basicamente você irá criar campanhas com base em perfil de público-alvo desejado, palavras-chave de pesquisa e anúncios criativos que levam o usuário para uma página (URL) de captura.

Dessa forma, podemos gerar acesso para o site da empresa com pessoas que realmente estão procurando pelo produto ou serviço que ela oferece, aumentando assim, as chances de venda.

Por se tratar de investimentos de fundos e retorno sobre essa estratégia, esse potencial canal é considerado uma das formas mais rápidas e eficaz de se gerar caixa rápido para a empresa.

O cuidado e avaliação correta faz toda a diferença entre uma campanha rentável ou não para a empresa.

 

como trabalhar da minha casa
como trabalhar da minha casa com mkt digital

Como trabalhar da minha casa – Home office com Marketing Digital

 

Partindo da linha de raciocínio que você queira prestar serviços de Marketing para outras pessoas ou empresas, e tendo o conhecimento prévio das técnicas a serem aplicadas para os objetivos propostos, vejamos:

  • Ter uma estrutura mínima operacional (Internet, Computador compatível, estrutura física)
  • Possuir um time de colaboradores freelancer que poderão dar vasão para atividades complementares a sua
  • Fazer captação de possíveis clientes que desejam o serviço de marketing digital (Pessoa física ou jurídica que quer divulgar algo)
  • Possuir CNPJ ou MEI para emissão de NF e pagamento de impostos
  • Ter conta bancária com fluxo financeiro ativo – Conta corrente para emissão de boletos
  • Ter uma página própria para divulgar seus serviços

 

Partindo da linha de raciocínio que você queira representar um produto ou serviço e vender para outra empresa você pode vir a trabalhar como afiliado:

  • Procure por produtos que possam ser revendidos por afiliados nas plataformas (Hotmart ou similar)
  • Escolha um bom programa de afiliados (lucrativo e honesto)
  • Defina qual produto você vai vender e sob quais condições comerciais
  • Faça a divulgação dos produtos na internet com o seu link identificador para ganhar comissionamento
  • Crie sua própria estratégia de Marketing para divulgação dos seus produtos
  • Vire uma referência no assunto, de o suporte necessário para seus clientes, receba indicações e alavanque suas vendas

O risco nesse modelo é que se o proprietário decidir do dia para noite acabar com as vendas você pode ficar na mão.

Para não correr esse risco, tenha mais de uma opção na mesa para representar e foco no médio prazo em criar seu próprio produto para não depender de ninguém.

 

Trabalhar com Marketing digital vale a pena?

 

Acredito que tudo vale a pena se você fizer por paixão a sua profissão. Se for algo pensando somente em ganhar dinheiro, mas que não é exatamente aquilo que faz seus olhos brilharem não vai fazer muito sentido.

Trabalhar com Marketing Digital é com em qualquer outra profissão. Tem que gostar, buscar desafios, encontrar novas soluções, ser criativo e organizado e gostar de fazer acontecer.

Costumo dizer que o Marketing Digital não é para todos e tem que gostar para se dar bem na área e se destacar profissionalmente.

É um mercado onde as informações estão por todos os lados e não é difícil se capacitar. Basta querer! FOCO.

Se vale a pena? Pra mim VALE muito…

 

quanto ganha profissional mkt
quanto ganha profissional mkt

Quanto ganha um profissional de MKT?

 

Mas afinal, qual é o salário de um profissional de Marketing Digital?

Essa resposta é bastante relativa e depende de inúmeros fatores para se chegar a um número específico. Seria injusto cravarmos um valor aqui, não é mesmo?

Ainda mais nesse momento em que o mundo está passando por diversas alterações em todos os sentidos.

Existem várias possibilidades para se ganhar dinheiro com Marketing Digital e, no geral, as pessoas que estão entrando agora para o mercado de trabalho, sem experiência, iniciam com ganhos aproximados de R$ 1.815,00 + benefícios segundo o site da vagas.com.br (referência)

 

Para profissionais mais experientes, com a carreira consolidada e trabalhando em grandes empresas e agências, a média salarial é de R$ 15.600,00 a nível Brasil.

 

Para cargos de diretoria e gerência os valores podem superar o teto de R$ 20.000 a R$ 30.000,00 mensais (média nacional).

 

Minha sugestão é ficar atendo as possibilidades de ganho tanto no sistema CLT quanto no Sistema PJ em home-office. Existem benefícios nas duas modalidades e vai depender do seu momento atual para fazer a melhor escolha.

 

Entendo que o valor do profissional se dá a capacidade dele dar retorno a instituição que ele presta serviços. Qual é o seu valor atualmente? 🙂

 

Sobre a Agência Next4

 

Atuando no mercado de Marketing Digital desde 2005, a Agência Next4 possui expertise em diversas verticais de mercado e é focada em performance – vendas para seus clientes.

Trabalhamos todo o processo comercial e funil de vendas para aumentar a demanda comercial e lucratividade das empresas.

Com um time de profissionais sêniores, a agência participa ativamente no mercado nacional junto à RD Station onde é parceira de longa data.

Especialistas em automação de Marketing e CRM, nosso time cria soluções criativas para posicionar marcas e gerar Leads qualificados para o seu time comercial com uma cadência definida.

Atuamos em diversas frentes dentro do escopo de trabalho, tais como: Criação, manutenção e desenvolvimento de códigos, BI e relatórios, Integrações de softwares no processo, Criação e gestão de conteúdo, Gestão de mídia patrocinada e relacionamento com clientes.

 

Fale agora com um especialista e entenda um pouco mais como nosso time pode somar e alavancar suas vendas.

 

Sucesso em sua jornada e conte com a Next4 sempre que precisar.