Dropshipping: Um guia para iniciar seu próprio negócio com 11 dicas
Quer começar seu próprio negócio, mas não tem capital para investir em um grande estoque? O dropshipping é a solução perfeita para você!
O dropshipping é um modelo de negócio onde um comerciante não mantém mercadorias em estoque, mas transfere os pedidos dos clientes e os detalhes de embarque para o fabricante, outro varejista ou um atacadista, que então envia as mercadorias diretamente para o cliente.
Neste guia abrangente para iniciar seu próprio negócio de dropshipping, você aprenderá o básico de Dropshipping, como encontrar fornecedores, criar um site de Dropshipping, comercializar seu negócio, e muito mais.
Com a abordagem correta, o Dropshipping pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro em casa e iniciar seu próprio negócio lucrativo.
Então, vamos começar!
O que é Dropshipping?
O dropshipping é um método de venda de mercadorias em que um varejista não compra as mercadorias de um fornecedor, ou as compra no momento do pedido (aprovação); em vez disso, o varejista obtém o pagamento do cliente e então, após receber as mercadorias de um fornecedor em uma data posterior, providencia para que as mercadorias sejam enviadas para o cliente.
O dropshipping pode ser feito com produtos físicos, produtos digitais, serviços, ou uma combinação dos três. Um varejista que envia mercadorias físicas está comprando essas mercadorias no momento da venda, após o que elas são enviadas diretamente para o cliente.
Benefícios do Dropshipping
- Alguns dos muitos benefícios do dropshipping incluem baixos custos gerais, baixo risco de perda de estoque e poder iniciar seu negócio a partir de um escritório em casa.
- Se você estiver fazendo uma entrega, não precisa se preocupar em comprar o estoque com antecedência.
- Isto pode lhe poupar muito dinheiro, especialmente se você não tiver muito fluxo de caixa.
- Outro benefício é que você não tem que se preocupar com o risco de perda de estoque. Se você estiver atacadista ou fabricando seus produtos, você está assumindo este risco.
Como encontrar fornecedores de Dropshipping
Encontrar os fornecedores atacadistas certos para seu negócio de Dropshipping é um passo importante no processo.
Aqui estão algumas dicas para encontrar fornecedores atacadistas, incluindo encontrar feiras comerciais relevantes, mercados on-line e sites de fabricantes.
– Feiras comerciais – As feiras comerciais são uma ótima maneira de se conectar pessoalmente com os fornecedores.
Você também pode usar as feiras de negócios como uma oportunidade para se conectar com outros empresários e começar a construir parcerias para garantir pedidos por atacado.
– Mercados online – Mercados online como Alibaba e TradeGecko têm toneladas de atacadistas e fabricantes e facilitam a busca de fornecedores atacadistas relevantes.
– Sites de fabricantes – Você pode encontrar o site de um fabricante no Google, pesquisando o nome do produto e “fabricante” ou “importador”.
Criando um site de Dropshipping
Uma vez que você tenha encontrado um atacadista e listado seus produtos, é hora de criar seu website e começar a comercializar seu negócio.
Os sites de dropshipping são diferentes das lojas regulares de e-commerce porque você não tem nenhum estoque.
Em vez disso, você tem um catálogo de produtos e usa carrinhos de compras de terceiros para atender aos pedidos.
Algumas das plataformas e ferramentas mais populares de comércio eletrônico para construir sua loja online incluem Shopify, Wix, Magento, Squarespace, e BigCommerce.
Estas plataformas permitirão que você crie um site bonito e funcional sem ter nenhuma experiência de desenvolvimento.
Você também pode usar uma solução hospedada como Shopify para administrar sua loja sem montar um website a partir do zero.
Estas soluções são ótimas para iniciantes, pois você não precisa se preocupar com hospedagem, SSL, ou qualquer outro aspecto técnico de administrar uma loja online.
Agora, se você procura por fazer a criação do seu website com uma agência especialista e com experiência você certamente terá o apoio de um time de especialistas que poderá direcioná-lo para todas as melhores práticas do Marketing Digital.
Uma vez que você tenha seu website (loja) configurado, você pode começar a dirigir o tráfego usando SEO, PPC, mídia social, e-mail marketing e outras técnicas.
Ferramentas de automação de dropshipping
Ao iniciar um negócio, os empresários muitas vezes se preocupam com a escala de suas operações.
Se você está planejando expandir seu negócio de Dropshipping, é importante encontrar maneiras de automatizar suas operações, pois isto liberará seu tempo para se concentrar em outras áreas de seu negócio.
Há muitas ferramentas de automação que podem ajudar a racionalizar suas operações comerciais.
Algumas das ferramentas de automação mais úteis para negócios de Dropshipping incluem automação de marketing, gerenciamento de estoque e ferramentas de CRM, plataformas de e-mail marketing e serviços de processamento de pagamento.
Estas ferramentas o ajudarão a escalar seu negócio, economizar tempo e aumentar sua receita: Woocommerce, Shopify, loja dropshipping, nuvem shop entre outras.
Lembre-se que sem escala seu negócio tende a ficar limitado e pouco rentável. Encontre maneiras de escalar sua empresa o tempo todo.
Administrando seu negócio de Dropshipping
Uma vez que você tenha identificado seu mercado-alvo e encontrado seus fornecedores, é hora de administrar seu novo negócio.
O gerenciamento de seu negócio de Dropshipping inclui a criação de sua loja online, a criação de um sistema de gerenciamento de estoque, gerenciamento de remessa, processamento de pedidos e a criação de uma experiência do cliente que mantém os clientes voltando.
Você pode escolher entre soluções hospedadas, que têm todas estas funcionalidades acopladas, e uma plataforma de comércio eletrônico de bricolagem.
Se você optar por uma plataforma hospedada, certifique-se de selecionar uma que tenha a funcionalidade que você precisa.
Há várias ferramentas que são úteis para gerenciar seu negócio, tais como software de gerenciamento de estoque, ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), e serviços de processamento de pagamento.
Estratégias para o sucesso do Dropshipping
Agora que você sabe tudo sobre Dropshipping e está pronto para iniciar seu próprio negócio, é importante seguir estas estratégias de sucesso para garantir que seu negócio de Dropshipping seja um sucesso.
– Defina seu mercado-alvo – Antes de iniciar seu negócio, você deve primeiro definir seu mercado-alvo.
Isso o ajudará a determinar quais produtos vender e quem são seus clientes potenciais.
Você também pode usar estas informações para criar campanhas de marketing que atraiam especificamente seu mercado-alvo.
– Faça sua pesquisa – Uma vez que você tenha uma ideia geral dos produtos a serem vendidos, é hora de fazer uma pesquisa.
Pesquisar seu mercado-alvo, produtos e concorrentes o ajudará a entender o mercado e quais devem ser seus objetivos.
Isto também o ajudará a decidir sobre o nome de uma empresa e o tipo de marca que se adequaria ao seu negócio.
– Comece pequeno – Agora que você tem o básico para administrar um negócio, é hora de começar seu negócio.
Comece pequeno e venda alguns produtos até ter uma melhor compreensão de seus clientes e de suas necessidades.
Isto também o ajudará a identificar quaisquer problemas que você precise resolver antes de expandir seu negócio.
– Crie uma jornada do cliente – Uma vez que seu negócio esteja em funcionamento, é hora de criar uma jornada do cliente.
Um mapa de viagem do cliente o ajudará a identificar onde os clientes estão em sua viagem de compra e o que eles precisam de sua marca.
Isso o ajudará a desenvolver uma estratégia de marketing abrangente e a garantir que seus clientes tenham a melhor experiência possível.
Dicas de marketing de dropshipping
É importante seguir estas estratégias iniciais para garantir que seu negócio de Dropshipping seja um sucesso.
- Faça um planejamento completo para o Marketing Digital da sua loja;
- Defina qual é sua persona e por que seu produto ajuda a resolver a “dor” dela;
- Defina quais são os canais de aquisição de potenciais clientes que você deve se posicionar;
- Crie conteúdo que resolva a dor do seu cliente com o seu produto como solução;
- Crie uma cadência de relacionamento com a sua base de clientes e leads;
- Faça a gestão das redes sociais;
- Faça a gestão das Mídias (anúncios) nos principais canais de aquisição;
- Mapeie as principais KPI’s das campanhas e entenda onde o processo pode ser melhorado;
- Faça co-marketing com seus fornecedores para aumentar os resultados;
- Seja referência no seu segmento de atuação;
- Invista de 7 a 12% do seu faturamento em Marketing Digital mensalmente.
Conclusão sobre iniciar no dropshipping
O dropshipping é um negócio como outro qualquer que vai demandar dedicação diária e muito estudo para que você se mantenha competitivo no mercado.
Alguns pontos principais do dropshipping são:
Encontrar fornecedores que tenham preço competitivo e uma cadeia estruturada para atender as demandas e entregas da sua empresa.
Ter uma Loja Virtual com a aparência impecável e que passe confiança para os usuários da sua empresa (visitantes, leads, clientes, fornecedores).
O seu papel principal será a divulgação dos seus produtos no mercado (Marketing Digital).
Como o coração de qualquer empresa, não ouse brincar de fazer marketing para não queimar o seu dinheiro.
Procure uma agência de Marketing Digital especialista para auxiliar nas diversas demandas e escalar os seus resultados em um prazo menor.
É o melhor investimento que você pode fazer pela sua empresa caso não tenha experiência e time para tocar internamente as demandas diárias do Marketing Digital da sua empresa.
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.