Email marketing: como fazer uma boa entrega para sua campanha
RESUMO DA NOTÍCIA – Email marketing: como fazer uma boa entrega para sua campanha :
- O que é email marketing?
- A escolha do público-alvo para seu email marketing
- Dicas para uma boa entrega de e-mails
O que é email marketing?
O email marketing é a ferramenta mais usada por milhares de empresas que buscam ter uma comunicação direta com seus clientes.
Com ele, é possível mostrar novas campanhas, fidelizar o consumidor, realizar s satisfação e, até mesmo, enviar informativos sobre a instituição.
O email marketing é a opção mais escolhida por todos os benefícios que traz, como a relação de custo x benefício,
a agilidade em enviar tudo de uma única vez, a visibilidade e a interatividade que você conseguirá
criar entre seu público e o site de sua empresa.
A escolha do público-alvo para seu email marketing
Quando trabalhamos com a comunicação de empresas, é muito comum ver pessoas
que planejam lançar campanhas de email marketing com o objetivo de alcançar todas as pessoas.
E, na verdade, a lógica parece muito simples: quanto mais pessoas verem o que eu tenho para dizer,
maiores serão minhas possibilidades de fazer negócios e de ganhar dinheiro. E sim, essa lógica até que tem sentido.
Porém, existe um ponto que exige certo nível de maturidade comercial para que as pessoas entendam,
e a verdade inconveniente é que nem todas as pessoas gostam das mesmas coisas.
E isso, infelizmente, inclui também a sua marca e os produtos que ela faz.
Tendo essa ideia em mente, é fácil entender a lógica da importância de escolher o seu público-alvo corretamente:
se você começa a falar com alguém que não quer ouvir, sua mensagem não será escutada,
o que, por consequência, gerará uma verdadeira cadeia de esforços inúteis,
que só vão levar você e a pessoa que fará o e-mail marketing para você à frustração.
Mas assim como falar com pessoas que não são seu público não dará em nada,
falar com o seu público e dizer o que ele quer ouvir, aumenta a possibilidade de você ganhar
grandes possibilidades de negócios.
Assim, o ideal é você realmente conseguir definir quem é o seu público.
Mas aí, surge uma pergunta: como definir ele com segurança,
quando estamos falando do que é e-mail marketing e comunicação on-line?
Pois bem, se o seu negócio tem um espaço físico, é muito fácil você pedir para seus clientes fazerem um cadastro,
o que gerará um mailing e o começo de um relacionamento on-line através de email marketing.
Se você não tem a facilidade do espaço físico, então o melhor é contar com as redes sociais.
Quem segue sua marca no Facebook? São eles que você deve agarrar, fazendo promoções
e estimulando o cadastro para posteriormente investir em estratégias de email marketing.
Agora, se os seus clientes também não estão no Facebook e em redes sociais, aí sim ficará um pouco mais difícil
de conseguir criar estratégias on-line, pois o mapeamento do seu público será muito mais difícil.
Dicas para uma boa entrega de e-mails
As listas de email marketing são alguns dos ativos mais importantes para que você conquiste o sucesso
em seu negócio de forma online.
Apesar disso, se você estiver escrevendo email marketing por algum tempo,
é possível saber como é difícil incentivar pessoas para abrirem,
lerem ou mesmo clicarem em links existentes do seu e-mail determinado.
Veja algumas dicas para conseguir uma boa entrega para a sua campanha de email marketing.
- Evite comprar listas de e-mails (nunca faça isso!).Este é o pior investimento que você pode fazer, gastará dinheiro e queimará a sua reputação. Esta é uma forma desonesta de entrar em contato com clientes.
- Uma dica interessante é procurar utilizando o seu nome em vez do nome da empresa ou do site. As pessoas se conectam com pessoas, e não com empresas. Prefira enviar e-mails desta forma.
- Procure escrever títulos impossíveis de não abrir (atração a primeira leitura).
- O título do artigo do e-mail é bastante importante, e de nada adianta ter conteúdos maravilhosos que jamais serão vistos e lidos.
- Personalize e-mails (one to one).
- Seja pessoal na estratégia de email marketing. Torne o e-mail que você irá mandar pessoal, ou seja, utilize o nome da pessoa para a qual você irá encaminhar suas solicitações possíveis (Opte por plataformas que façam isso de modo automático).
- Otimize os newsletters para mobile (sempre! A maioria dos acessos atualmente vem do Mobile. Seu site está preparado ou vai esperar a concorrência sair na frente?).
- Uma boa dica para sua estratégia de email marketing é procurar por um bom software de e-mails que possa ser responsivo. O e-mail que deverá ser entregue por ele deve se adaptar ao tamanho e à largura do aparelho.
- Não mande e-mails frequentemente. Seja simpático!
- Evite contato com as pessoas a todo o momento, mande apenas e-mails realmente relevantes e algo de valor real para os leitores.
- Evite utilizar e-mails longos e procure ir direto ao ponto.
- O tempo ativo é muito precioso. Assim, podemos vender o mesmo, mas nunca compra-lo.
- Ajude e seja gentil.
- Não utilize discursos corporativos em sua comunicação, ajude os leitores da forma mais impessoal possível, mas com bom senso.
- Deixe claro por que os clientes receberam o seu email marketing e onde eles cadastraram.
- Procure também evitar falar apenas de você, fale de seus produtos e seus negócios em prol do cliente.
A Next4 tem experiência de 15 anos com estratégias de email marketing e serviços de Marketing Digital.
Entre em contato conosco e solicite uma proposta comercial!
POSTS RECENTES
- O Futuro do AEO: Tendências e Inovações para 2025 e Além
- Como Fazer AEO para o GPT: Estratégias para Respostas de IA Mais Eficientes
- Implementando AEO em Pequenas e Médias Empresas: Um Guia Prático
- AEO vs. SEO: Entendendo as Diferenças e Complementaridades
- Quantas vezes um cliente deve ser Impactado até ele tomar uma Decisão Final de Compra?
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.