Entenda como criar um site
Criar um site: Se você deseja dar mais visibilidade para o seu negócio e ter mais autoridade no seu nicho, ter um site é o que você precisa.
Entenda como criar um site, qual a sua importância para a sua empresa e os benefícios que esta ferramenta pode te trazer. Continue lendo este artigo.
Para trabalhar com marketing digital ou se deseja que sua empresa seja mais vista no meio digital, está perdendo tempo se ainda não tem um site.
Expandir os negócios, agregar valor à marca ou deixar seu empreendimento com a sua cara e personalidade, são alguns dos benefícios de ter um site para empresa.
Atualmente, é praticamente impossível manter um negócio sem utilizar as ferramentas digitais, seja para divulgar ou para entregar conteúdos diferenciados, as plataformas digitais são fundamentais.
Você pode ter página nas redes sociais e ainda assim precisar de um site para atender a outras demandas e não estamos falando apenas de vendas.
Aprender como criar um site e o que isso pode representar para o seu negócio vai te convencer de sua importância.
Por que ter um site para sua empresa?
Objeções e resistências quando se fala sobre como criar site é o que não faltam, muitos pequenos empreendedores acreditam, erroneamente, que somente grandes empresas, ou grandes marcas precisam de sites.
Entretanto, negócios locais também tem seu público e querem fazer com que mais pessoas cheguem até o empreendimento ou serviço.
Sendo assim, a melhor forma de ser conhecido é através de um site.
Atualmente pequenos negócios têm se beneficiado através do posicionamento nas redes sociais integradas com um website e campanhas de tráfego.
Veja algumas das vantagens de criar um site
Ser encontrado:
Você já ouviu aquele ditado que diz: “Quem não é visto, não é lembrado”?
Pois é, aplique-o ao seu negócio.
De nada adianta oferecer os melhores produtos, o atendimento mais personalizado ou oferecer o melhor serviço da região, se poucas pessoas te acham, te conhecem.
A propaganda boca a boca é uma grande aliada, mas não é capaz de alcançar um raio maior de pessoas.
Por isso, cogite aprender como criar site ou contrate uma agência de criação de sites para isso.
Imagine, alguém fazendo uma busca no Google por “Petshops em x região” os primeiros resultados para essa busca trarão os sites destes estabelecimentos e provavelmente receberão um contato de uma pessoa interessada em consumir exatamente aquilo que a empresa oferece como produtos e serviços especializados.
Isso porque ter um site é a melhor forma de ser visto, encontrado e conhecido na internet.
Se você tem um petshop e não tem site, dificilmente ele será um dos primeiros a aparecer nas buscas. Como seu negócio vai ser ampliado sem esta ferramenta?
Você conhece alguma marca ou empresa de sucesso que não tenha um site para direcionar seu público? Pense nisso.
Mostrar produtos:
Uma das maiores vantagens de ter um site é poder organizar todos os seus produtos em um só lugar, seu site é o seu catálogo eletrônico (vitrine para seu público-alvo).
Você pode colocar seus produtos, dividi-los por categorias, criar conteúdo para um blog e responder aos comentários dos clientes, além de poder ter um chat para sanar dúvidas e muito mais.
Para quem oferece serviços, é possível colocar depoimentos dos clientes, falar sobre seus serviços e sua trajetória até então, criar conteúdos exclusivos, mostrar cases etc.
Mais vantagens de criar um site
Exclusividade e personalidade: ao entender como criar um site, você entenderá também que esta ferramenta é diferente de uma página no Facebook, Instagram (o que é importante também pois são complementares na estratégia) ou um canal no YouTube.
Cada ferramenta tem sua função, não estamos tirando a importância de nenhuma delas, mas somente através de um site você pode exprimir sua marca registrada, sua personalidade.
Isso porque ao ter uma Fanpage ou canal, não existem muitos recursos para deixá-los com a sua cara e explorar muito conteúdo nesse canal de Marketing Digital.
Além disso, criar um site para empresa permite que você tenha seu próprio domínio (www.suaempresa.com.br), facilitando a criação do conceito do seu negócio e a criação de conteúdos para o seu público, o que chamamos de ICP ou perfil ideal de cliente.
Outra vantagem de ser ter um site é que eles não são moda passageira, são necessidades pontuais da empresa para se comunicar e atender os clientes.
Quantas redes sociais vimos nascer e morrer nos últimos anos? Isso não acontece com sites.
Divulgação:
O mundo digital é uma realidade, estar nele ou não é uma decisão que só depende de você e de quais rumos deseja para o seu empreendimento.
Aprender como criar um site ou contratar quem realize este trabalho, vai aumentar sua divulgação, seus clientes vão te encontrar na internet e você não pagará rios de dinheiro por isso (a internet é o meio de divulgação mais acessível para as empresas atualmente).
Com uma simples visita, é possível conhecer seus produtos, perfil, conteúdo e muito mais. Não há nada mais eficiente e ecologicamente correto do que a internet para isso.
Medir resultados:
Assim como é possível aprender como criar um site, nele você também vai encontrar formas de mensurar seus resultados.
A partir destes resultados, você saberá quais estratégias mudar, quais manter, quais conteúdos mais agradam, de onde vem as visitas etc.
Com um site para empresa, você tem controle de todas estas informações.
Aumentar as vendas:
Como dito anteriormente, ter um site não consiste somente em vender, mas uma das vantagens de se ter um site é aumentar as vendas.
Com a divulgação, exposição 24 horas e fácil acesso, é possível vender 7 dias por semana, 24 horas por dia.
Agora que você já viu a importância de um site para empresa, entenda o que é preciso para criar um site.
Como criar um site?
Para usufruir das vantagens de se ter um site, é preciso passar por algumas etapas, as mais importantes são:
Registrar o domínio:
O registro do domínio é a etapa na qual você vai registrar o nome do seu site.
Opte por nomes simples, fáceis de lembrar e dê preferência a comprar o domínio.
Isso porque sites gratuitos podem dar uma impressão não muito profissional, além de não deixar você 100% no comando.
Os preços variam de acordo com suas escolhas para a ferramenta.
Existem diversas formas de registrar seu site: .com; .com.br; .net e outros.
Converse com um profissional e veja qual a opção mais atende às suas necessidades.
Hospedagem:
Como o nome já diz, é o local onde seu site ficará e permanecerá disponível para que seus clientes o visitem.
Como na hora de registrar, existem opções que variam das mais simples até as mais complexas e os valores mudam de acordo com estas características (espaço em disco, número de caixas de e-mails, velocidade de processamento, disponibilidade e segurança).
Você pode optar por contratar ambos os serviços, registro e hospedagem na mesma empresa, pode até conseguir valores mais atraentes desta forma.
Escolha o CMS:
Content Manegament System é o que facilita o uso do site, tanto por você e sua equipe, quanto pelos usuários. Exemplos: WordPress, Joomla, Opencart, Drupal…
Desta forma, alguns pontos podem ser resolvidos por você mesmo no site para empresa.
É possível publicar posts no blog, alterar o menu ou corrigir conteúdos, sem precisar de ajuda profissional (se tiver um pouco de conhecimento em código e boa vontade).
Durante o processo de como criar um site, você descobrirá que pode obter este serviço de forma gratuita ou paga, tudo depende do que você espera.
Template:
Para criar um site para empresa, é necessário se atentar na hora de escolher um template ou pedir para um designer criar o visual da sua homepage dentro dos padrões e boas práticas exigidos.
É altamente recomendado utilizar somente templates que sejam responsivos ou seja, que se adaptam ao formato de tela do usuário independentemente do dispositivo.
Muito usuários navegam em site através do celular, outros tantos pelo computador, é preciso que haja essa adaptação para tornar a experiência do seu cliente mais agradável em qualquer dispositivo.
O processo de como criar um site é altamente complexo, mas com a ajuda de quem entende do assunto, sua empresa vai decolar.
Novos visitantes, clientes chegando de forma orgânica e profissionalismo, são só algumas das vantagens de se ter um site.
Se você deseja trazer sua empresa de pequeno, médio ou grande porte para a era digital, faça seu site e para isso, conte com a gente.
Conclusão
Estas são apenas uma pequena amostra sobre as possibilidades de como criar um site.
Hoje a base para qualquer estratégia de marketing passa pela criação de sites. É o pilar entre a sua empresa e os visitantes que poderão comprar ou não de acordo com a experiência com a sua marca.
A Next4 é uma agência localizada em São Paulo especializada em marketing digital, criação de Sites e Estratégias completas para aumento de vendas da sua empresa.
Com mais de 16 anos de expertise e com um time de especialistas para criação e desenvolvimento de sites institucionais, lojas virtuais e sistemas.
Elaboramos estratégias completas de posicionamento da marca nos meios digitais, atração de visitantes qualificados e geração de leads para a sua empresa.
Fale com um especialista da Agência Next4 agora mesmo e nos conte sobre suas dores e objetivos para que nós possamos propor as soluções.
POSTS RECENTES
- Tendências de marketing digital para 2025: o que sua empresa precisa saber
- Como criar um site profissional que converte visitantes em clientes
- Como Criar Campanhas de Sucesso com UGC e Creators: Um Guia Completo para 2025
- Como Usar Google Trends para Encontrar Tópicos Relevantes
- Ferramentas de SEO Indispensáveis para Pequenos Negócios
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.