Conheça 5 estratégias de marketing de conteúdo para aumentar o envolvimento e o tráfego do site
O inbound marketing e as estratégias de tráfego orgânico tem se tornado cada vez mais populares nos últimos tempos, muitos usuários preferem ir atrás e consumir um conteúdo pesquisando por conta própria do que receber anúncios que podem acabar gerando irritação e atrapalhando a sua rotina de navegação, no meio de tudo isso, temos diversas estratégias que se destacam, mas sem dúvidas, uma das que está mais em alta é o chamado marketing de conteúdo.
Esse é um conceito que se baseia na produção e distribuição de conteúdos em diferentes canais de comunicação, como artigos em blogs, e-books e posts nas redes sociais, as informações presentes em cada um deles é relevante e considerada valiosa para o público, informando a ele o melhor purificador de ar do mercado, por exemplo, e não fazendo uma propaganda direta da marca.
Através do marketing de conteúdo, a empresa consegue solucionar dúvidas, resolver problemas dos usuários e se tornar autoridade dentro do assunto, já que consegue produzir conteúdos ricos e considerados de alto valor para os consumidores, além de tudo isso, ele ainda ajuda no envolvimento e engajamento do público e no aumento do tráfego em um site.
Mas é claro que cada estratégia de marketing de conteúdo conta com uma funcionalidade diferente, e quem quer aumentar o engajamento e gerar mais tráfego, é preciso fazer as escolhas corretas, então no texto de hoje, nós separamos alguns conceitos do marketing de conteúdo que irão te auxiliar nesses dois objetivos principais, bora conferir? Então vamos lá!
SEO
Search Engine Optimization, ou para os íntimos SEO é uma estratégia que consiste em otimizar uma página por completo para que ela alcance o topo das plataformas de busca e consequentemente, ganhe mais visibilidade e seja facilmente encontrada pelo público.
Se você planeja adotar o marketing de conteúdo dentro das suas estratégias, então é crucial conhecer mais sobre esse conceito, inclusive para gerar mais tráfego e engajamento, é o SEO que será responsável por fazer com que sua página apareça no topo das pesquisas, representando uma chance muito maior de receber acessos e ser visto por grande parte dos usuários.
Quanto maior for a sua visibilidade, maior também é a chance de gerar mais tráfego para a sua página, para se ter uma noção, de acordo com pesquisas, o primeiro link orgânico em uma plataforma como o Google costuma receber 28,5% dos cliques, já o segundo 19% e o terceiro 12%, menos de 15% das pessoas passam para a segunda página, desta forma, estar no topo é um grande diferencial para qualquer negócio.
Saber que ao pesquisar um produto como toldo policarbonato e o seu site aparecer no topo, sem dúvidas traz uma grande vantagem competitiva, gerando mais tráfego e aumentando o envolvimento com a sua marca.
Formatos diversificados de conteúdo
Todo bom marketing de conteúdo que gera tráfego e obtém um bom engajamento precisa expandir um pouco suas ideias e explorar melhor suas limitações, é quase um possível um site que promove o mesmo tipo de conteúdo ter um sucesso estrondoso, é preciso ter variedade.
Não precisa se limitar apenas a conteúdos em formato de artigos ou posts em redes sociais, se quer chamar a atenção para a sua página a diversidade pode ser a chave para o sucesso, procure criar e divulgar conteúdos com formatos diferentes, utilize bem os vídeos e áudios que estão em alta na atualidade.
Além disso, trabalhe com outros como infográficos, conteúdos interativos, templates, e por aí vai. Existem várias formas de criar um bom conteúdo e é crucial explorar essa alta variação, também mescle na duração, faça postagens mais curtas e divertidas e mais longas e explicativas.
Quanto mais você conseguir trazer diversidade na sua produção de conteúdo, mais consegue abordar públicos diferentes, gerando interesse de mais pessoas e por consequência, melhorando o seu tráfego de forma geral.
Promoção de conteúdo
Ao criar um conteúdo ele não precisa ficar necessariamente preso apenas na página na qual ele foi criado, por mais interessante que seja o seu artigo, sem um empurrãozinho, ele talvez acabe nem sendo visto e caia no ostracismo, então a divulgação também é parte importante do marketing de conteúdo.
Claro que você não precisa sair por aí criando anúncios ou alugando um letreiro de led para divulgar suas postagens, mas é sempre importante utilizar os outros canais para se comunicar diretamente com seu público.
Use as outras páginas na qual está presente para divulgar uma nova postagem, compartilhe o link com seus seguidores de outros canais e faça com que todos eles consigam conversar e dialogar entre si.
As redes sociais são um meio poderoso de divulgação e podem ajudar bastante a mostrar mais sobre seus conteúdos e manter a todos informados, promova o conteúdo de forma eficiente e constante, poste e divulgue de forma frequente e mantenha a integração dos canais e suas variedades.
Materiais ricos e webinars
Outra estratégia muito popular ao realizar o marketing de conteúdo é a utilização dos chamados materiais ricos, na maioria do tempo, o foco fica por conta dos artigos e postagens em redes sociais, mas esse tipo de material é ótimo principalmente para quem deseja gerar mais tráfego para a sua página.
Esses materiais também conhecidos como iscas digitais, consistem em eBooks, infográficos, planilhas, templates e principalmente webinars, esses conteúdos abordam um assunto específico de forma bem completa detalhando tudo e trazendo um alto nível de informações para os usuários.
Além de serem excelentes na geração de leads, eles também são uma ótima opção para gerar engajamento e aumentar o tráfego, já que eles ajudam a atrair mais pessoas que não conhecem sobre o seu negócio e funcionam como uma ótima forma de divulgação da sua marca.
Feche parcerias e pegue pautas em alta
Quem disse que o marketing de conteúdo deve ser limitado apenas dentro da sua página? Existe uma estratégia bem popular que consiste no fechamento de parcerias e ajuda bastante um site a se destacar.
Você pode fechar parcerias através de guests posts, que é quando é publicado um conteúdo seu em uma página de algum site parceiro, isso ajuda a ganhar a audiência daquela pessoa e faz com que você divulgue seu site usando outra página para te auxiliar.
Também é possível fazer isso nas redes sociais fechando posts combinados no Instagram por exemplo, por fim, ainda é possível realizar estratégias como o linkbuilding, que nada mais é do que a adição de uma página sua em outro site.
Fechar parcerias sempre é algo viável ainda mais para quem quer aumentar o tráfego, esse é um conceito que se baseia em uma grande via de mão dupla onde ambos os lados saem ganhando, então mantenha sua porta de enrolar aberta e esteja disposto a ceder recursos para ganhar alguns também.
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
POSTS RECENTES
- O que é marketing digital e como ele pode transformar seu negócio?
- Tendências de marketing digital para 2025: o que sua empresa precisa saber
- Como criar um site profissional que converte visitantes em clientes
- Como Criar Campanhas de Sucesso com UGC e Creators: Um Guia Completo para 2025
- Como Usar Google Trends para Encontrar Tópicos Relevantes
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.