Estratégias de marketing digital: como colocar para funcionar
RESUMO DA NOTÍCIA – Estratégias de marketing digital: como colocar para funcionar:
- As estratégias de Marketing Digital nos dias de hoje
- Estratégias mais destacáveis em Marketing Digital
- Check list para colocar para funcionar uma estratégia digital de sucesso.
- As vantagens de terceirização do marketing digital para sua empresa
As estratégias de Marketing Digital nos dias de hoje
O marketing digital tem se tornado não só uma boa opção como uma necessidade para o mundo de hoje.
Isso porque há uma grande concentração de prospecção de vendas, de interatividade, de divulgação
e até mesmo da própria credibilidade da empresa na web, que no caso, são características positivas
e que aumentam graças aos resultados proporcionados pelo marketing digital.
Mas para se conseguir verdadeiros resultados, é preciso ter no universo online o mesmo cuidado que se tem
para qualquer ação realizada no offline.
Na verdade, falar em online e offline nos dias atuais não faz mais sentido algum.
Para o consumidor, a marca precisa ter o mesmo discurso tanto em ações realizadas na internet,
quanto em todas as outras formas de contato, como por exemplo em lojas,
campanhas promocionais, atendimento ao consumidor e outras.
As estratégias de marketing digital são fundamentais para a empresa que quer se destacar
e se tornar uma referência no segmento do mercado em que atua. Isso porque é por meio
de uma estratégia de marketing digital que a instituição ganha maior visibilidade na internet
– onde todos nós estamos conectados quase que a todo instante.
Estratégias de marketing digital mais destacáveis
Entre as estratégias de marketing digital mais destacáveis e capazes de proporcionar bons resultados para a empresa estão:
✓ Desenvolvimento de um website / hotsite ou loja virtual;
O site da sua empresa é certamente a porta de entrada para o seu cliente.
É lá que ele buscará mais informações sobre os produtos e/ou serviços que você oferece,
além de ser também o local onde ele conhecerá mais sobre o constitucional da sua empresa
e informações pertinentes caso queira entrar em contato (para solicitar um orçamento ou tirar uma dúvida, por exemplo).
✓ Produção de conteúdo;
A produção de conteúdo é também fundamental para mostrar que a sua empresa pode
ser uma referência no seu ramo de atuação. Por isso, apostar na produção de conteúdo para um blog próprio,
por exemplo, é uma ótima estratégia de marketing digital,
que propicia mostrar ao seu público seus conhecimentos na área.
✓ Redes sociais;
E é claro que uma das maiores tendências para apostar nos dias de hoje são as redes sociais.
Isso porque todos nós estamos sempre conectados na rede, seja para interagir com nossos amigos
e familiares como também com as empresas.
A importância das redes sociais em estratégias de marketing digital é notória.
É por meio das redes sociais que você pode divulgar o seu trabalho (assim como os produtos ou serviços
comercializados e prestados por sua empresa) e é também o melhor meio para manter a interação com o seu público.
As redes que possibilitam os melhores resultados, atualmente, são o Facebook, Linkedin e o Twitter,
mesmo que outras opções como o Youtube e Instagram também se destaquem.
Check list para colocar para funcionar uma estratégia de marketing digital de sucesso
1. Planeje, planeje, planeje
Nenhuma estratégia de marketing digital deve ser colocada em prática sem uma boa dose de planejamento.
Dedique tempo para pesquisar o comportamento do seu público–alvo e levante informações que serão
muito importantes na hora de colocar tudo para funcionar.
- Pesquise as redes sociais que seu público mais utiliza
- Linguagens que utiliza nas diferentes plataformas
- Estratégias utilizadas pelos concorrentes
2. Aprenda sobre todas as possibilidades
A internet é um universo à parte e as formas de marketing online são quase infinitas.
É possível abrir páginas de empresas em redes sociais diversas, criar sites interativos, enviar newsletters,
otimização de páginas e, é claro, inserir anúncios em portais ou blogs.
Isso sem falar dos links patrocinados nas páginas de busca.
Antes de fazer qualquer coisa, aprenda tudo que cada uma das mídias é capaz de trazer para sua empresa,
quais as formas de medição e controle, e o custo de cada uma.
Assim, você será capaz de diversificar seu investimento em estratégias de marketing digital com o melhor retorno possível.
3. Cuide da imagem
Depois de pesquisar e verificar onde sua empresa deve atuar na internet,
crie peças que estejam sempre de acordo com a sua imagem de marca.
Opte por manter a mesma identidade utilizada no mundo real.
4. Dedique tempo
As estratégias digitais têm muitas vantagens. Costumam ser mais baratas, podem ser mensuradas e o melhor,
permitem que alterações sejam feitas na metade do caminho se for preciso. Mas é preciso tempo.
Se pessoalmente não tiver tempo para gerir suas estratégias de marketing digital,
contrate uma pessoa que possa dedicar tempo integral para o cuidado com essas estratégias digitais.
5. Avalie sempre
Os relatórios estão aí para serem utilizados com inteligência. Verifique o alcance de suas mensagens,
o grau de engajamento de seus clientes e como está sua reputação online.
Utilize todos os dados a seu favor para ir deixando suas campanhas de marketing digital cada vez mais eficientes.
6. Cuide de crises
Pode ser que tudo corra perfeitamente bem e que nunca nenhum de seus clientes venha a fazer
uma reclamação pública sobre sua empresa.
Ou não. Caso algum cliente seu comece a reclamar em redes sociais, páginas
e qualquer outra forma, não se desespere.
Responda seu cliente e tente resolver o problema da forma mais rápida possível.
Jamais trate mal seu cliente, pois se lembre que o que publica na internet pode ficar disponível para todos por muito tempo.
As vantagens de terceirização das estratégias de marketing digital para sua empresa
Por incrível que pareça, o Marketing Digital ainda pode causar muitas dúvidas para quem tem uma empresa.
Ele é responsável pelo posicionamento na internet de sua marca e, também, da sua imagem.
Por isso, é preciso saber que o ideal é ter um especialista,
que irá cuidar de todos os detalhes e lhe deixará com o que é importante: o lucro.
As vantagens de se mostrar online são inúmeras, mas a maior delas é a possibilidade de gastar pouco e,
mesmo assim, conseguir se mostrar para milhões de pessoas.
E, se antes o único meio de atingir um público tão abrangente e único era por meio de anúncios em rádio,
televisão e revistas, hoje é possível fazer tudo isso com um orçamento irrisório ou quase inexistente,
e chegar até a outros países.
O que ganho terceirizando meu marketing digital?
1 – A primeira vantagem no assunto é poder focar seu trabalho na geração de lucro.
Sim, você terá mais tempo para se dedicar a isso.
Nesse ponto, será necessário apenas o acompanhamento do trabalho que está sendo realizado
pela empresa contratada através das diversas estratégias de marketing digital, e com isso,
você será capaz de tirar do papel aquele projeto que idealizou há tempos, mas que não tinha
tempo hábil para desenvolver.
2 – Nas mãos de quem entende do assunto.
Ao contratar a empresa responsável pelo seu marketing digital,
você coloca sua imagem nas mãos de uma turma de especialistas, que estão em constante atualização
e que, por isso, saberão dividir de maneira prática e eficiente,
onde e como anunciar, e quanto você deve gastar para isso.
3 – Menos gastos!
Se antes você precisa contratar alguém, treinar essa pessoa e ensinar tudo o que sabia
e o que fazia na sua empresa, agora esse não é mais um trabalho seu.
Com a terceirização, toda a área burocrática fica a cargo da empresa contratada,
que tem como papel principal lhe entregar resultados e não preocupações.
4 – Otimização de tempo.
Essa é uma vantagem que nasce em decorrência de todas as outras.
Se antes você demorava horas para criar um novo layout ou banner, ou ainda mais tempo
tentando ensinar a identidade visual da sua empresa, agora você não tem mais com o que se preocupar.
Se um especialista foi contratado para isso, o trabalho será feito em um intervalo menor de tempo
e possivelmente com maior qualidade, assim, você poderá ter mais fluxo e, consequentemente, mais lucro.
Com estas dicas, sua estratégia de marketing digital tem tudo para dar certo.
O importante é sempre responder os clientes e manter um relacionamento saudável e agradável.
Tudo isso vai alavancar seus resultados e trazer muito mais visibilidade para sua empresa. Bons negócios!
A Next4 é especialista em criação e desenvolvimento de estratégias de marketing digital, e possui diversos cases de sucesso.
Caso queira fazer uma avaliação atual das suas estratégias de marketing digital, entre em contato e fale com um de nossos especialistas aqui.
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