Estratégias fundamentais para gerar leads para o seu negócio
RESUMO DA NOTÍCIA – Estratégias fundamentais para gerar leads para o seu negócio:
- Introdução às estratégias digitais
- O conteúdo na geração de leads
- Os 12 principais canais de prospecção de leads
- Tipos de iscas para a geração de leads
- Integração da equipe de marketing e o comercial para geração de leads
Introdução às estratégias de marketing digital
Chegar até o cliente é a etapa mais importante em qualquer tipo de negócio e, logo,
requer também mais atenção e cuidado.
Por ter um gigantesco peso e impacto nos resultados do seu empreendimento,
saber em que e como investir na hora de fazer a prospecção de leads no ambiente virtual é indispensável e,
portanto o tema abordado neste artigo.
Sua empresa tem apostado corretamente nas melhores estratégias de marketing digital para atrair e reter leads?
Os resultados que você tem conquistado são satisfatórios
e se assemelham àqueles que você havia planejado ou podem ser ainda melhorados?
Evidentemente você só saberá responder a essas e outras muitas perguntas
se tiver feito o desenho de uma boa estratégia.
A definição do que se pretende alcançar e como o caminho será percorrido
é indispensável para gerar leads e ter bons resultados.
O conteúdo na geração de leads
Escolher um bom conteúdo para conversão de Leads de vendas se sua empresa oferece
somente ofertas diretas (produtos ou serviços), deixa apenas duas opções ao visitante: ou compra ou sai do site.
Nesse caso, infelizmente, a maioria vai sair do site.
Uma ótima forma de contornar isso é oferecer algum tipo de conteúdo mais rico (um eBook, webinar
ou template) que seus clientes em potencial julguem que valha a pena
trocar por informações de contato em um formulário.
Assim sua empresa tem uma isca e consegue manter o relacionamento próximo.
12 Principais canais de prospecção de leads
Para que o seu negócio tenha sucesso é indispensável conhecer vários canais de prospecção de leads,
antes de definir quais serão as melhores estratégias digitais em que investir.
Para que você tenha uma ideia sobre quais são as melhores opções dos canais de prospecção de leads,
primeiramente é preciso conhecê-las.
A seguir estão listadas 12 estratégias de Marketing Digital com que você poderá trabalhar.
Veja cada uma delas e procure associá-las à realidade do seu negócio
a fim de decidir quais são mais pertinentes e interessantes:
1. Boca a boca
Conhecida também como uma ferramenta de indicação, hoje em dia este é um recurso
muito usado e explorado em Marketing Digital.
Geralmente a estratégia é que um cliente indique o seu negócio para outros amigos
a fim de poder ter um desconto ou vantagem especial, por exemplo.
Para tanto, ele terá que passar o e-mail desses amigos ou outro contato, favorecendo a geração de leads.
2. CRM
Você já ouviu falar em “Customer Relationship Management”?
Traduzido como Gestão do Relacionamento com o Cliente, todo negócio que deseja crescer
deve desenvolver o seu CRM a fim de estreitar a relação com o lead
trabalhando-o de forma a transformá-lo em um cliente!
E vale lembrar que existem inúmeras ferramentas para tal desenvolvimento como a HubSpot.
3. Email Marketing
Na Era Digital o Email Marketing é com certeza um excelente exemplo de canal para a prospecção de leads
e também estreitamento da relação com o seu potencial cliente.
Mas, você sabe como usar essa incrível oportunidade? Apesar de existirem várias plataformas para este trabalho,
como o MailChimp, é preciso ter uma ótima estratégia antes de tudo.
4. Google Analytics
Para melhorar a prospecção de leads é importante saber como trabalhar
com o Google Analytics além de outras ferramentas.
Na escolha atente-se para trabalhar com um recurso completo na realização de análises minuciosas
e que indique a performance de campanhas pagas e ainda nas redes sociais.
Analise principalmente o seu conteúdo para gerar leads.
5. Inbound Marketing
Chamado também de Marketing de Atração, o Inbound Marketing é um canal de prospecção de leads
que permite também o engajamento e o envolvimento do seu público.
Sua preocupação é com detalhes, por isso uma boa estratégia neste meio significa ter atenção
na criação de E-books, podcasts, newsletters, entre outros.
6. Landing Page
O sucesso no meio digital depende de inúmeros cuidados e pequenas estratégias postas em prática em concordância.
Entre elas, administrar bem a sua Landing Page com certeza é uma das que precisam ser mencionadas aqui.
Você sabe como otimizar e profissionalizar esse espaço?
A criação de uma excelente Landing Page deve fazer parte da sua estratégia digital de geração de leads.
7. Marketing de Conteúdo
Um importantíssimo canal de prospecção de leads que nem sempre é valorizado é o conteúdo postado na sua página.
Você sabia que ele deve ter uma estratégia por trás de sua criação?
Desde os assuntos abordados até a conclusão dos textos, é indispensável trabalhar com profissionalismo
nessa criação para criar autoridade e conquistar o seu espaço nesse meio.
8. Outbound Marketing
Modelo de prospecção tradicional, se você pensa que o seu negócio pode se esquecer completamente
do Marketing que vai além das telinhas saiba que está enganado.
É justamente por isso que a contratação de uma agência de Marketing é tão importante,
afinal ela lhe ajudará a dosar como investir em cada modelo e canal, propiciando a geração de leads qualificiados.
9. Palavra-chave
Qual a melhor palavra-chave quando o assunto é construir um artigo de sucesso?
O que atrairá um maior público ou ainda um público qualificado para o seu ambiente interno?
Tendo vários recursos disponíveis, você pode usar o Keyword Planner do Google para planejar a sua estratégia, por exemplo.
Todavia, lembre-se de alinhá-las sempre às demais ferramentas.
10. Redes Sociais
Lugar em que tudo acontece e onde todos estão, as Redes Sociais correspondem a melhor oportunidade de prospecção de leads do momento.
Entretanto, para quem pensa que administrar esse espaço é algo simples, está aí o engano.
Para ter sucesso e ser profissional é indispensável traçar estratégias de Marketing Digital
de geração de leads para este canal também, atenção!
11. SEM
Sigla de “Search Engine Marketing”, o SEM é responsável por trabalhar tanto o SEO
quanto os Links patrocinados dentro da sua página.
É mais uma estratégia, mais um canal repleto de técnicas para usar e explorar no seu negócio
e você com certeza precisará dele para fazer um bom trabalho
com excelentes resultados de prospecção de leads qualificados.
12. SEO
O “Search Engine Optimazion” ou Otimização do site, na versão em português,
é uma das estratégias digitais mais batidas e utilizadas atualmente.
Sendo nada menos do que a base deste ambiente virtual,
o SEO possibilita que o seu endereço esteja melhor rankeado nos mecanismos de busca,
melhore sua visibilidade e aumente as visitas a partir de certos cuidados.
Tipos de iscas para a geração de leads
Baseie-se nos temas mais relevantes para seu mercado e sua empresa que você já percebeu
que são bastante procurados pelos visitantes.
No post listamos alguns tipos de iscas para geração de Leads qualificados,
explicando as vantagens de cada formato de disponibilização de conteúdo.
Criar a oferta:
Aproveite os materiais que sua empresa já tem, coloque a mão na massa e deixe o material pronto.
Se seu blog ou site já tem algum post interessante pronto, você pode partir desta base
e incrementar o conteúdo com mais detalhes, incluindo dados,
imagens e exemplos, para oferecê-lo atrás da Landing Page.
Pra ficar mais fácil de redigir o material, monte primeiro a estrutura, organizando os tópicos
e identificando o que precisa ser escrito. Evite a pesquisa demasiada, muitas vezes ela só atrasa.
Se quiser algumas dicas extras na hora de produzir seu conteúdo rico, consulte a nossa agência.
O que esperar ao final:
Possuir um material rico pronto para ser ofertado em uma Landing Page.
Criação de Landing Page
Estudar e planejar os textos e elementos de uma Landing Page.
Uma Página de Conversão deve ter um único objetivo: fazer com que o usuário realize a ação desejada pela empresa,
seja numa conversão indireta (baixar um material, por exemplo) ou direta (comprar um produto, por ex).
Por isso, a única opção deve ser realizar a conversão ou fechar a página.
Antes de criar uma página de conversão, você precisa saber que itens são indispensáveis para que ela seja eficaz.
Não podem faltar: um bom cabeçalho, um texto atraente com os principais pontos do conteúdo,
um formulário bem feito, prova social para dar mais credibilidade, imagem demonstrativa
e um call-to-action (chamada) eficiente.
Criar a Landing Page para a sua oferta
Com a configuração do subdomínio e a oferta já feitas,
é hora de efetivamente criar a Landing Page no software escolhido.
Usando as boas práticas aprendidas no item anterior, coloque os conhecimentos em ação e use o software
que sua empresa escolheu para publicar.
O que esperar ao final:
Uma Landing Page pronta e testada, apta para gerar Leads qualificados.
Integrando a equipe de marketing e o comercial para converter leads
Muitas empresas têm dificuldade na integração entre a equipe de marketing e o comercial.
Por existir ainda aquela velha máxima de que um somente faz propaganda enquanto o outro busca as vendas,
e o pior, há pouca comunicação entre eles e algumas ações que poderiam ser muito eficientes
perdem o valor devido à falta de comunicação.
Mas esta realidade precisa mudar.
Quando uma campanha de comunicação ou de marketing é iniciada,
todo o comercial deve ficar pronto para atender aos Leads que serão gerados.
Ao mesmo tempo, o departamento de marketing deve ficar atento para repassar os leads qualificados
o mais breve possível, para que a ação, algumas vezes até impulsiva dos consumidores, não seja perdida.
Para isto, antes de tudo é preciso que marketing e comercial definam previamente quais os Leads
que serão considerados qualificados e quais não, levando em consideração qual é o objetivo da empresa,
qual é o público-alvo e etc.
Além disso, é preciso que o marketing conheça profundamente todas as etapas
pelas quais o cliente passa antes de finalizar a compra.
Somente assim, será capaz de compreender em qual estágio cada lead se encontra.
Quando não acontece este trabalho prévio, corre-se o risco de que leads ainda muito imaturos
sejam transmitidos para o comercial ou pior, que leads qualificados sejam perdidos.
No primeiro caso, além de uma venda não realizada, perde-se um tempo precioso no atendimento
de um cliente que ainda não estava pronto e no segundo,
perdem-se leads de negócios importantes que acabarão indo para a concorrência.
Ou seja, para cada Lead recebido, deve-se empregar um check-list,
verificando se ele se encaixa no público-alvo, qual a necessidade e qual a etapa do processo de compra se encontra.
Aí cabe ao comercial definir quando deseja receber este Lead.
Se preferir receber quando ainda em fase de pesquisa,
para que o convencimento seja feito ou somente na etapa final, para a realização da venda em si.
Tudo depende do tipo de negócio da empresa e de quão complexa a compra é.
O que não pode faltar jamais é uma interação profunda entre os departamentos
e comunicação constante sobre as ações realizadas e as etapas que cada Lead se encontra.
“Como usar todas essas estratégias digitais na prospecção de leads?”,
se depois de conferir este conteúdo você está se fazendo exatamente esta pergunta
saiba que a Next4 vai lhe responder com clareza e exatidão quais são as melhores alternativas para você ter sucesso!
Vimos o que é lead, as estratégias de geração de leads e os canais de prospecção.
Comece agora mesmo a traçar a sua estratégia com a agência de Marketing Digital Next4,
uma especialista neste assunto.
Conquiste os números planejados para a sua prospecção e com eles observe todo o negócio crescer também.
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