As ferramentas e estratégias de marketing digital a favor do seu negócio
RESUMO DA NOTÍCIA – As ferramentas e estratégias de marketing digital a favor do seu negócio:
- O que planejar e desenvolver através de estratégias de marketing digital
- Introdução ao marketing digital e estratégias de marketing digital
- As 7 principais ferramentas de marketing digital
- Como é o processo de atendimento na agência
- Etapas da metodologia de trabalho
O que podemos planejar e desenvolver usando estrategias de marketing digital na minha empresa?
Neste artigo o nosso CEO Gustavo Buonnacorso vai explicar um pouco sobre como são alguns processos
do marketing digital que replicamos para os nossos clientes. Assim você pode identificar suas necessidades
e também visualizar como a Next4 pode auxiliar a sua empresa para obter os melhores resultados
na captação de Leads qualificados para a sua área comercial, ou seja,
contatos que realmente estão interessados no que você tem a oferecer.
“A Next4 é uma Agência Full Service em Marketing Digital com 15 anos de experiência no mercado
e atendemos clientes em todo território nacional.”
Somos parceiros nível Gold da Resultados Digitais e um detalhe legal que gosto sempre de mencionar
é que por 2 anos consecutivos fomos indicados nas categorias
“espada ninja na vitrine” (onde a agência executa com perfeição a metodologia do Inbound Marketing)
e “Sucesso dos clientes” (onde a agência aplica a metodologia e obtém os melhores resultados para o cliente)
pela empresa Resultados Digitais, que é referência em Marketing Digital no Brasil.
Os indicados e vencedores dos prêmios são mencionados no evento RD Summit (o maior evento
de marketing digital do Brasil, que reúne mais de 6000 participantes e 1500 agências do Brasil)
e a Agência Next4 ficou no TOP five das 2 categorias.
São premiações que coroam as nossas capacidades de entregar resultados para nossos clientes
e isso é o que nos move todos os dias aqui na agência.
Buscamos entregar sempre o melhor para os nossos clientes e para isso estamos sempre estudando
novas formas para fazer isso, afinal, o marketing digital está sempre mudando
e quem não se atualiza acaba ficando para trás.
Introdução ao marketing digital e estratégias de marketing digital
O mundo é virtual e para fazer parte dele é imprescindível estar atento às novidades do mercado de marketing digital,
grande responsável pelo sucesso das empresas neste meio.
A modernidade proporcionou online casino australia 2020 algumas estratégias de marketing digital interessantes para os empreendedores
que têm como objetivo obter maiores vendas e ainda aumentar a sua base de clientes.
Através das estratégias de marketing digital e técnicas que são relativamente modernas,
como da geração de conteúdo, por exemplo, o seu empreendimento pode obter retornos considerados interessantes
como é o caso do aumento da sua taxa de vendas que pode gerar a movimentação de todos os lucros.
As estratégias de marketing digital podem ser consideradas como um conjunto de técnicas que são operadas
no ambiente virtual com o objetivo principal de atrair novas vendas, criar relacionamentos com os clientes,
desenvolver a identidade da sua marca e aumentar a sua presença na internet.
Com o número de pessoas conectadas a internet cada dia maior,
a tendência é que as estratégias de marketing digital se tornem cada vez mais fundamentais para as empresas.
Entre as estratégias de marketing digital, destacam-se o uso contínuo do conteúdo como uma forma de atrair
e entreter o público-alvo da marca.
Os conteúdos podem ser considerados uma forma eficaz de proporcionar maior conhecimento ao cliente
perante toda a atuação da empresa, além da possibilidade de atrair os mais variados públicos
que tenham interesse perante os produtos ou serviços que sua empresa oferece, aumentando as vendas.
As 7 principais ferramentas de marketing digital
Se você ainda não sabe como aplicar ou mensurar estratégias de marketing digital,
veja aqui as 7 principais e mais usadas ferramentas de marketing digital
que você precisa conhecer e usar diariamente.
Acompanhe:
1. Análise SEO
O Search Engine Optimization, ou em português, otimização para mecanismos de busca,
é uma das mais completas e perspicazes ferramentas que devem ser aplicadas em estratégias de marketing digital.
Fazer uma estratégica análise SEO significa ranquear entre os primeiros resultados orgânicos de buscadores
como Google e Yahoo, por exemplo, algo que com certeza melhorará a performance não só virtual,
mas real do seu empreendimento.
2. Google Analytics
Mais do que criar e lançar estratégias de marketing digital, é essencial trabalhar com ferramentas
que permitam a avaliação do que está sendo feito e sua mensuração de resultados.
Qual o engajamento do lead com a sua página? Quais conteúdos foram mais acessados? Qual o ROI do negócio?
Todas essas perguntas podem ser respondidas pelo Analytics,
uma ferramenta de marketing digital que não pode faltar no dia a dia.
3. Construção de landing pages
Mais do que fazer com que o internauta acesse sua página, é essencial saber explorar os minutos em que ele está nela.
Para tanto, investir nas páginas de captura e conversão, chamadas também de landing pages,
é o caminho mais seguro para obter bons retornos.
Em uma estratégia de marketing digital, dentro do inbound marketing,
trabalhar corretamente as landing pages pode transformar um simples visitante em um verdadeiro contato,
um prospect pronto a solicitar seus produtos e serviços.
4. E-mail marketing
Você criou a função de cadastro no seu site e blog, mas sequer mandou uma única mensagem para o seu lead?
Repense! Claramente você não está fazendo marketing digital direito.
Trabalhar com ferramentas de e-mail marketing é uma das formas mais confiáveis de começar
e até mesmo estreitar o relacionamento da organização com o cliente.
Sabendo não ser inconveniente e compartilhando coisas interessantes, com certeza este uso gerará bons resultados.
5. Marketing de Conteúdo
Hoje, mais do que nunca, as pessoas querem conteúdo de relevância e qualidade ao invés de textos vazios
ou que apenas querem vender. Os segmentos que já estão se preocupando em cuidar
e tratar das dores de seus clientes têm se despontado no mercado graças a isso.
O marketing de conteúdo é a opção ideal dentro das estratégias de marketing digital
para quem quer melhorar o relacionamento com o seu lead e fomentar os laços com os clientes de cartela.
6. Links patrocinados
Os links patrocinados são uma das mais utilizadas formas de publicidade do mundo virtual,
utiliza os mecanismos de busca e geralmente se relaciona a relevância da palavra-chave.
Na internet é muito comum a utilização dos links patrocinados já que eles servem como caminho
na hora de uma compra, por exemplo.
Uma coisa é certa: Um link patrocinado sempre leva a uma ação.
7. Automação de marketing
Por fim, vale destacar a automação de marketing.
Nada mais do que uma junção de muitas das ferramentas de marketing digital que foram citadas anteriormente.
Estes softwares melhoram o desenvolvimento dos trabalhos virtuais do negócio e criam uma rotina de cuidados com os leads.
O sistema é considerado como novo, mas tem atraído muitos interessados em profissionalizar a área virtual da empresa.
Como se vê, é realmente importante fazer uso de boas ferramentas de marketing digital para obter sucesso.
O marketing digital tem avançado a passos largos e aplicar suas estratégias digitais com profissionalismo
é o jeito mais simples de ter sucesso.
Como é feito o processo de atendimento aqui na agência?
Temos dois pontos iniciais: Onboarding que é o processo onde alinhamos toda a estratégia de marketing digital
planejada com a configuração da plataforma de automação que será utilizada para um determinado cliente
e o Ongoing que é o processo onde desenhamos as etapas da metodologia que aplicamos para a sua empresa.
Nesse artigo vou passar um pouco sobre cada uma das metodologias que utilizamos,
para ficar mais claro para você leitor como funcionam as etapas (Atrair – Converter – Relacionar – Vender – Analisar)
da nossa metodologia que vem surpreendendo nossos clientes.
No processo de onboarding nossos especialistas em estratégias de marketing digital se aprofundam
no entendimento de quem são as “personas” do seu negócio e entendem muito bem quais são as suas características
para que possamos identificar quais são os aceleradores de tomada de decisão do seu público-alvo.
Definiremos também todas as palavras-chave que levam tráfego para seu site
e o volume de pesquisas mensais de cada uma, afim de elaborarmos o planejamento da pauta de conteúdo,
pensando na jornada de compra do cliente e tratando as objeções em cada etapa do funil de vendas.
Aqui na agência, especialista em estratégias de marketing digital, temos um diferencial
em relação a alguns concorrentes, pois para nós cada empresa é única, e por isso,
avaliamos a real necessidade de cada uma afim de entregar os melhores resultados,
adaptando as estrategias de marketing digital para cada empresa.
Estratégias de marketing digital: Etapas da metodologia de trabalho
Após esse processo inicial de mapeamento e planejamento da estratégia de marketing digital, seguiremos para as etapas da nossa metodologia de trabalho.
1- Como atrair os visitantes para meu site
Temos duas variáveis aqui: Curto prazo (Google Adwords – Links patrocinados e Facebooks ADS) – mídia em geral e
Longo prazo (SEO – posicionamento orgânico das palavras-chave nos principais motores de buscas) – rede de pesquisa.
Para a atração inicial de visitantes, você deverá definir uma verba inicial para o investimento nos canais de mídia
e a nossa equipe fará toda a gestão das campanhas de marketing digital
(Planejamento, criação, monitoramento e relatórios).
Com o Marketing de conteúdo (material rico – blog – artigos) planejado pela nossa agência,
vamos produzir o conteúdo com parceiros da Next4 (redatores – jornalistas – especialistas) para ganharmos escala
e qualidade ao longo do processo da estratégia digital. E você como cliente da nossa agência terá que ter
a responsabilidade de revisar e aprovar cada conteúdo para sua publicação nos canais,
afinal, a aprovação dos nossos clientes são muito importantes e relevantes
para melhorarmos cada vez mais em segmentos distintos.
As redes Sociais (Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin) são partes importantes do processo de atração
e desenhamos estratégias específicas para cada canal.
Desde a criação da company page até a divulgação em grupos específicos para geração dos Leads qualificados.
Vale ressaltar aqui que a nossa agência não elabora Estratégias de Marketing Post (Marketing de fumaça) somente ações para captação de leads nas redes sociais, mas fazemos marketing de performance visando colher leads qualificados.
Nas estratégias de marketing digital, planejamos a periodicidade das publicações conforme a rede
e desenvolvemos as ações e relatórios. Para isso, fazemos muitos testes e analisamos os dados constantemente.
Por último e talvez o que consideramos um dos mais importantes na estratégia de marketing digital
para garantir a sua presença digital, temos o SEO (search engine optimization) onde vamos desenvolver
ações de configuração do código da sua plataforma, troca de links (link building + CoMarketing)
e colocar as suas palavras-chave nas primeiras posições dos resultados de buscas do seu público-alvo. Lembrando que:
“O Google está sempre alterando seus algoritmos, por isso, ter um profissional focado em melhorar sua performance nos buscadores é essencial”
Afinal todos querem as primeiras colocações nos buscadores com palavras-chave relevantes ao segmento, produto ou serviço, certo?
O trabalho de SEO no longo prazo é muito rentável para a sua empresa,
pois irá gerar uma demanda de visitantes e Leads naturalmente para a sua empresa.
2- Como converter os visitantes do seu site em Leads
Agora que seu website já tem visitantes suficientes, como fazer para captá-los
e transformá-los em Leads para posteriormente qualifica-los e enviar para a sua área comercial?
Aqui na Next4 criamos estratégias de marketing digital com Landing pages
de conversão (material rico = e-book – infográfico – Webinars) para a captação dos dados dos visitantes
e posteriormente a nutrição e qualificação desse Lead.
Normalmente podemos trabalhar em 03 formatos para as Landing Pages, são eles:
Conversão (novo lead), Progressive profile (quem já está na base de leads e
precisamos de mais informações sobre esse contato), thankyou page (agradecimento + vídeo explicativo,
chamada para um atendimento imediato).
Precisamos criar diversos “call-to-actions” nas páginas do site e blog para captar esse usuário e
“conversar mais de perto” com ele para entender as suas necessidades.
Isso também pode ser feito através de formulários e botões (banners) de conversão.
Devemos identificar sempre qual a necessidade do visitante do meu site
para que possamos criar estratégias de marketing digital mais eficientes e conteúdo mais assertivo,
para fazer com que ele sinta vontade de deixar os seus dados
e receber informações adicionais sobre a sua necessidade.
É uma troca onde as pessoas fornecem seus dados para “baixar ou adquirir” algo relevante para ele.
3- Como me relaciono com a minha base de Leads?
Aqui entra a estratégia de marketing digital de automação da sua empresa.
O relacionamento com a sua base de leads deve ser estratégico e cirúrgico.
Nessa estratégia de marketing digital, precisamos identificar primeiramente
quais são os aceleradores de tomada de decisão e quais são as objeções em cada etapa
do funil de vendas (aprendizado e descoberta – reconhecimento de problema – consideração de solução)
para criarmos conteúdos inteligentes e fazer com que o lead avance em cada etapa do funil até que ele esteja pronto
para consumir seus produtos e serviços.
A criação das mensagens que serão trocadas com o Lead é uma etapa muito importante nessa estratégia digital
e deve ser validada aos poucos para melhorar a conversão. Você deve ajudar o lead a decidir pelo melhor fornecedor
para a solução dos seus “problemas” e manter ele sempre próximo da sua marca,
aumentando assim as chances de conversão.
Imagine uma plataforma onde você pode enviar mensagens que não parecem tanto com e-mail marketing,
para listas segmentadas, onde você pode acompanhar no que o lead clicou, ver no que ele está interessado
e ainda colocar variáveis dentro do e-mail, como por exemplo:
Olá “primeiro nome”… Esta é uma das coisas que a Plataforma de Automação de Marketing possibilita para nós!
Enviamos mensagens pontuais de acordo com a movimentação do lead dentro do funil de vendas
e estruturamos com cuidado a periodicidade das mensagens, conteúdo e formato de interação com o Lead.
Geralmente damos mais de 1 opção para ele interagir e pontuar no lead scoring
e assim conseguimos identificar aqueles que já estão mais próximos de serem enviados
para a área comercial da empresa.
“Direcione o Lead para as ações que você quer que ele desenvolva e diminua assim o tempo de negociação comercial desse potencial cliente.”
4- Como vender para o Lead gerado através das ações de marketing digital?
A venda aqui é bem mais tranquila quando o cliente passa por todas as etapas dessa estratégia de marketing digital,
pois, ele vem bem preparado para a área comercial que fará uma venda mais intuitiva e rápida nesse momento.
Você pode identificar no “pipeline” todas as ações que impactaram o seu Lead
e terá uma visão geral do caminho percorrido por ele para ter argumentos necessários
caso precise quebrar algum tipo de objeção nesse momento.
Falando em equipe comercial, ela deve se focar apenas nas oportunidades
com mais propensão em fechamento de vendas,
e com isso ela pode deixar que a automação faça a qualificação e envio das oportunidades para a área.
Dessa forma a equipe para de perder tempo com Leads sem qualificação e aumentam a sua produtividade e desempenho.
O ideal aqui nessa estratégia de marketing digital, é você ter um fluxo de nutrição para o pós-vendas
para gerar um sentimento no seu cliente de que ele é importante e você está o acompanhando
mesmo após o processo comercial.
Isso vai gerar um sentimento de que ele pode contar com sua empresa a qualquer momento,
promovendo uma aproximação maior.
Esse modelo é bem vindo para aquela empresa que não possui um funcionário dedicado
para acompanhar o sucesso do cliente (customer success),
aumentando assim as chances futuras de novas vendas para esse mesmo cliente.
5- Como faço para analisar as minhas estratégias de marketing digital?
Bom, vamos por partes: Quais são as KPI’s mais importantes para o seu negócio?
Não adianta nada a gente avaliar um cenário onde você entenda que não lhe traga
informações necessárias para fechar um ROI estratégico.
Isso vai variar de empresa para empresa e não existe uma receita de bolo.
Se você se reportar ao seu superior, é importante saber o que ele deseja avaliar e ir atrás dessas informações.
“Não adianta você gerar um relatório com determinado número de impressões de uma campanha se o que interessa para ele é o número de vendas vindas de determinada ação estratégica. Você deverá identificar quais os caminhos que levaram a determinada conversão em vendas.”
Para ele, provavelmente não será válido você avaliar em um relatório
o número de impressões, visualizações, aberturas etc.
Seguindo essa regra você terá mais assertividade para solicitar relatórios e provar o ROI de determinada campanha com mais facilidade.
Fazemos muitas ações e estratégias de marketing digital, e francamente,
se colocássemos tudo nesse artigo ele viraria um livro.
Se você gostou dessas dicas dá uma curtida aí e se precisar conte com a nossa expertise no Marketing digital para levar a sua empresa para outro patamar.
Nossa agência desenvolve também, projetos de criação de sites responsivos sob medida,
sistemas complexos de intranet para sua empresa, documentação de funcionalidade de projeto (MEER),
planejamento estratégico digital, marketing de conteúdo (Inbound Marketing), BI
e análise de dados, estratégias de marketing digital, e ecommerce, etc.
Temos muitos profissionais especialistas em estratégias de marketing digital,
disponíveis para entregar melhores resultados para os nossos clientes.
Lembre-se que em MARKETING DIGITAL DE PERFORMANCE somos ESPECIALISTAS.
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