As vantagens da gestão de conteúdo
Bom, primeiramente vamos para a definição deste item tão fundamental, a gestão de conteúdo é basicamente todo o processo de planejamento, criação, revisão, publicação e promoção de conteúdo.
Além disso, engloba outra parte super importante que é a mensuração de resultados e também o gerenciamento de toda a equipe de marketing para se ter êxito em todas as ações.
Para se ter sucesso na gestão de conteúdo é necessário focar não apenas no conteúdo em si e posts em redes sociais, se não houver uma estratégia por trás das publicações não serão bem sucedidas e tudo vai falhar.
Uma das principais dicas é produzir conteúdos que conversem entre si, ou seja, interligados e não aleatórios. Uma agenda de conteúdo se faz necessário para melhor visualização das pautas e organização da empresa.
Quando o assunto é blog, por exemplo, o objetivo principal é desenvolver um conteúdo relevante que vai engajar o leitor e fazer com que ele se torne um lead e depois é claro, um cliente.
Continue a leitura deste artigo e conheça um pouco mais sobre a gestão de conteúdo dentro do Marketing Digital da sua empresa.
Vantagens da gestão de conteúdo
Saber administrar e gerenciar conteúdo não é algo complicado, desde que seja feito de forma correta você terá inúmeros benefícios, para que isso aconteça é necessário realizar algumas etapas com atenção, entre elas:
- Saber planejar seus conteúdos;
- Pesquise as principais palavras-chave que são necessárias e imprescindíveis para o bom posicionamento da sua marca;
- Organizar de forma correta toda sua agenda de postagens;
- Buscar sempre inovar e criar conteúdo cada vez melhor;
- Não faça nada com pressa, edite seus conteúdos com calma;
- Faça uma análise e opte pelos canais onde seu conteúdo será melhor divulgado;
- Não esquecer de mensurar todos os resultados da sua gestão e estratégia de marketing para saber o que está indo bem e o que pode melhorar.
Trace e defina muito bem seus objetivos
Os objetivos vão orientar todo o trabalho. Por exemplo, será que a intenção da sua empresa é aumentar o tráfego no site e no blog?
Aumentar o engajamento nas redes sociais? Aumentar a base de leads?
Levar os leads à decisão de compra? Fortalecer sua autoridade no mercado? Reconstruir a reputação da empresa?
Quando desenvolvemos um projeto sempre temos em mente onde ele vai chegar e qual será o resultado, na gestão de conteúdo é a mesma coisa.
Sempre estabeleça suas metas, sejam elas obter mais seguidores, leitores, ouvintes, ter 100 acessos ou 1 milhão, o importante é traçar estratégias para chegar ao seu resultado com maior êxito possível.
Dica: Conteúdos exclusivos, que sejam completos (sobre o tema abordado), que tenham variações entre texto, imagens, vídeos e áudio, são os conteúdos que melhor se posicionam nas buscas orgânicas e que tendem a ter uma melhor aceitação por parte dos visitantes.
Gerenciamento do conteúdo
Para se ter sucesso no gerenciamento de conteúdo é preciso seguir 6 etapas fundamentais, são elas:
Planejamento da gestão de conteúdo
Para se ter êxito é preciso ter uma persona, se não, provavelmente você não vai conseguir chegar aos seus objetivos. Saiba tudo sobre como criar uma persona aqui.
Se você não sabe onde quer chegar não tem como saber se algo vai dar certo, dessa forma corre o risco de alcançar apenas algumas pessoas e não ter uma audiência engajada que traga algum retorno.
Outro ponto super importante é definir o tom de voz e linguagem que serão usadas durante a produção do conteúdo.
Ou seja, é importantíssimo que todos os profissionais envolvidos neste processo sigam o padrão estabelecido de acordo com a persona.
Além disso, tenha em mente quais palavras-chave você e sua equipe deve explorar dentro de cada conteúdo criado.
Criação do conteúdo
Quando for elaborar os conteúdos a serem divulgados é de suma importância que seja elaborada uma pauta para cada conteúdo.
Então, oriente sua equipe de redatores e defina os tópicos que vão ser abordados e dê referências para guiar toda essa fase de produção.
É importante que você especifique tudo aquilo que deve ser abordado no conteúdo levando em conta as seguintes questões:
- Qual é o principal objetivo deste conteúdo?
- Em quais meios ele será divulgado?
- Para quem ele será direcionado?
- Qual o deadline para entrega do conteúdo?
Ao definir detalhes como esses é possível verificar de perto como o conteúdo está sendo desenvolvido e assim é possível ajustar ao longo do processo e manter o conteúdo em dia.
Revisão do conteúdo
É importante definir revisores especializados para opinar sobre o conteúdo.
Estes profissionais não só vão conferir o conteúdo, mas também irão checar itens bem específicos como erros gramaticais, o tom da linguagem e mensagem, se atende aos padrões de SEO e a relevância do conteúdo.
Saiba mais o que é SEO e para que serve neste Post Blog.
Além disso, eles devem dar o feedback sobre o conteúdo para os redatores para que eles fiquem cada vez mais alinhados à estratégia traçada.
Publicação do conteúdo
Para que o conteúdo seja publicado de forma correta é preciso que toda a equipe colabore ou seja se um setor atrasar vai comprometer toda a programação.
Então é super importante que os redatores entreguem o conteúdo no prazo estipulado. Além disso, uma boa dica é deixar no cronograma uma brecha para prever possíveis extensões de prazos ou atrasos.
Em relação às publicações, é preciso definir todos os conteúdos que serão publicados imediatamente, todos aqueles que serão programados e também o envio de uma prévia do conteúdo através de um newsletter.
Promoção do conteúdo
Lembra da persona que mencionamos no início? Pois ela será fundamental aqui.
Para saber como o conteúdo será promovido é preciso saber onde a persona estará. Então escolha com atenção e precisão as redes sociais ou sites onde você destinará o seu conteúdo.
Além disso, é preciso definir os dias e horários onde as publicações surtirão mais efeito. Lembre-se de manter a frequência das publicações para manter seu público e rede engajados.
Mensuração de resultados na gestão de conteúdo
Para mensurar se suas estratégias estão dando certo é preciso dispor de ferramentas que são ideais para cada tipo de plataforma onde o conteúdo foi publicado.
Como por exemplo, no caso dos blogs, a melhor ferramenta para analisar os resultados é através do Google Analytics, já quando o foco são as redes sociais cada uma possui o próprio painel de métricas, o que facilita bastante.
Ademais é preciso analisar tudo, não apenas aquilo que não teve um bom desempenho.
Se algo deu certo, tente entender tudo o que levou aquele conteúdo ao sucesso para poder aplicar se possível a mesma estratégia nas futuras publicações.
Com o resultado das análises é possível corrigir o que não deu certo para que das próximas vezes o conteúdo tenha um desempenho melhor.
Sugestão: Seguem alguns artigos complementares para enriquecer a sua leitura sobre o tema:
Curadoria de conteúdo e os benefícios dentro da estratégia de Marketing Digital
A gestão do Marketing de Conteúdo para engajar o consumidor
Calendário editorial: Como criar o seu
Conclusão sobre a gestão de conteúdo
Enfim, deu para perceber o quão é importante gerir o conteúdo para se ter sucesso nas publicações?
Sem uma estratégia dificilmente você conseguirá ter conteúdos bem engajados e assim de cara o seu projeto possivelmente vai falhar.
Então invista sem medo na gestão e envolva toda a equipe definindo o papel de cada um e estabelecendo tudo que for necessário para se obter êxito.
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