Quais são as três grandes premissas do Growth Hacking?
Growth hacking é um subcampo do marketing focado no rápido crescimento de uma empresa. É referido como um processo e um conjunto de habilidades interdisciplinares.
É uma forma de trabalhar o crescimento do seu negócio com base em práticas melhores, construídas a partir de hipóteses e experimentos.
Para que isso aconteça de forma centrada e assertiva, os profissionais nessa função devem seguir uma linha lógica de esforços, seria como acionar a central de alarme de incêndio, neste caso, ativando o cérebro para elaboração de ideias com base na linha lógica abaixo:
- Focar recursos e esforços no principal problema ou oportunidade da organização;
- Pensar em oportunidades de melhorias para esse foco priorizando as melhores e mais viáveis ideias;
- Mapear a forma mais objetiva e simples de testar essas ideias e estruturar uma forma de aplicá-la experimentalmente;
- Assegurar-se de que falhas gerem aprendizado, e o aprendizado propicie o sucesso;
- Através dos experimentos, ponha em prática seu aprendizado para executar novos testes ainda mais completos e complexos.
Realizar a linha lógica acima, dependerá da organização e colaboração da equipe. Trabalhe com disciplina para que os experimentos sejam executados da melhor maneira a fim de obter resultados utilizáveis.
Premissas do Growth Hacking
1 – Crescer
E para isso ocorra, o processo precisa abranger diversas expertises, que passam pela aquisição, ativação, receita, retenção e indicação de usuários.
O growth hacking é uma mentalidade orientada para o crescimento, que procura sempre encontrar novas maneiras de promover o crescimento da empresa. Isso significa que os growth hackers estão sempre testando novas ideias e experimentando novos métodos para alcançar seus objetivos.
Atenção, deter-se apenas a primeira premissa, seria como incendiar sua empresa, e acredite, depois não vai adiantar nada acionar a mangueira de incêndio, pois para que o Growth Hacking tenha os resultados almejados, todo o processo deve ser minuciosamente trilhado.
2 – Métrica Norte
Definição da significância do crescimento para seu empreendimento ou algum problema a ser solucionado. Essa métrica será essencial para se manter no foco das ações que realmente importam. Garanta que sua métrica seja clara e óbvia, para o growth não ir pelo caminho errado.
3 – Experimentos
Por meio dos experimentos, podemos descobrir o que funciona e o que não funciona em uma empresa. Isso nos ajuda a melhorar nossas estratégias e ajustar o rumo da empresa, para assim, alcançar os resultados desejados.
Eles são importantes, pois, permitem testar as hipóteses que temos sobre o funcionamento da empresa. À medida que vamos descobrindo o que funciona e o que não funciona, podemos ir ajustando nossas estratégias para obter os melhores resultados possíveis.
No entanto, é importante lembrar que os experimentos devem ser conduzidos controladamente, para evitar impactos negativos nas operações da empresa.
É preciso planejar os experimentos cuidadosamente e avaliar todos os riscos antes de implementá-los. Somente assim poderemos ter certeza de que estamos tomando as decisões certas para melhorar o desempenho da empresa.
Exemplo: Testes de Otimização ou Testes (A/B) que servem, como o próprio nome já diz, para otimizar algo já existente de uma forma mais rápida de fazer.
Como se tornar um Growth Hacker?
O profissional de Growth Hacking precisa, estudar e aprender a ter uma mentalidade focada em crescimento e resultados, através da análise de dados e experimentações, pois é isso que resume a metodologia.
Em nada vai adiantar amarrar fitas do bonfim, a espera que um milagre aconteça e sua empresa grande notoriedade e crescimento explosivo se você não entrar em ação executando estratégias estudadas e analisadas cuidadosamente.
Passo a passo do Growth Hacking
- Execute ações a sua estratégia, faça implementação de ideias de melhoria;
- Localize os problemas da ação implementada, quem serão a pessoas e ferramentas envolvidas para solução;
- Faça um brainstorming para reunir as principais ideias de mudança e resolução do problema;
- Realize testes para constatar o desempenho da ação, planeje o passo a passo das etapas;
A partir dos resultados, verifique quais medidas deverão ser tomadas para diminuição dos erros. Aplique os resultados devagar, de forma sistemática, por etapas.
Vá até o fim do teste
É importante ressaltar ser essencial ir até o final do teste para aprender com ele.
A realidade é que temos a tendência de abandonar um experimento quando vemos que está indo para um caminho não desejado, mas isso atrapalha o aprendizado e o intuito do Growth Hacking é justamente este, a partir dos problemas, criar ideias que possibilitem resultados através da elaboração de estratégias que focam o crescimento.
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Sobre a Next4 agência Growth
Com mais de 17 anos de mercado focados em Marketing Digital, somos obcecados por performance e experimentos dentro das estratégias de Marketing Digital.
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Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções industriais
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