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Guia de SEO para marketing digital

Guia de SEO para marketing digital

SEO: No cenário digital atual, os usuários estão constantemente buscando conteúdo e informações na Internet através dos mecanismos de buscas (Google, Bing, Yahoo).

 

Como resultado, as empresas devem tomar medidas para garantir que sua presença on-line seja visível aos clientes potenciais da sua empresa.

 

Em outras palavras, uma organização não pode se dar ao luxo de ignorar a otimização para mecanismos de busca (SEO) como uma estratégia primária de marketing nos dias atuais.

 

Neste post de blog, exploraremos a importância da SEO nas estratégias de marketing e ofereceremos insights sobre uma metodologia centrada em SEO que pode ser utilizada por marqueteiros de praticamente qualquer indústria.

 

O que é SEO?

 

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).

 

Em termos mais simples, SEO significa fazer com que seu conteúdo tenha uma classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de busca.

 

Embora SEO tenha se tornado mais complexo ao longo dos anos, ainda é possível fazê-lo sem contratar uma equipe cara de especialistas.

 

Para entender o que é SEO, devemos primeiro entender como as pessoas utilizam os mecanismos de busca.

 

Quando as pessoas digitam frases em motores de busca como Google e Bing, elas estão procurando por conteúdo que inclua essas frases.

 

Isto pode incluir informações sobre produtos e serviços.

 

O processo SEO envolve colocar seu conteúdo em uma posição mais alta nos resultados dos mecanismos de busca para que as pessoas possam encontrar seu conteúdo mais facilmente.

 

Quando as pessoas digitam frases nos mecanismos de busca, elas esperam encontrar o melhor conteúdo possível sobre o assunto.

 

A alta classificação nos resultados dos mecanismos de busca faz com que seja mais provável que seu conteúdo seja o melhor.

 

 

seo-o-que-é

 

Por que SEO é importante?

 

Esta seção destaca a importância da SEO nas estratégias de marketing Digital e vendas da sua empresa.

 

No fundo, SEO é uma das mais eficazes estratégias de marketing digital disponíveis para as empresas atualmente e vou comprovar o porquê.

 

Através de uma combinação de design de fácil utilização, pesquisa de palavras-chave e campanhas de backlinks, as empresas podem garantir que seus websites sejam visíveis para as grandes massas (audiência) digital.

 

Praticamente todos os consumidores do mercado moderno estão pesquisando ativamente produtos e serviços antes de fazer uma compra.

 

Como tal, as empresas devem certificar-se de que seus websites sejam fáceis de encontrar.

 

Como discutido na introdução, os usuários estão constantemente procurando conteúdo na web. O lugar mais comum para que eles iniciem este processo é com os mecanismos de busca e a sua empresa deve estar lá caso queira ser competitiva.

 

Veja também: Qual a diferença entre Google ADS e SEO

 

Uma estratégia de marketing focada em SEO Centric

 

Todas as boas estratégias de marketing devem ser centradas no cliente.

 

A fim de atender às necessidades de seu público-alvo, você precisará compreender seus desejos, necessidades e expectativas.

 

Ao conduzir sua pesquisa, é importante ter em mente que seus clientes estão buscando informações.

 

Eles não estão necessariamente procurando ser vendidos.

 

É por isso que uma estratégia MKT de SEO Centric se concentrará na otimização do desenvolvimento de seu conteúdo para atender às intenções do usuário.

 

Você também precisará ter certeza de que seu conteúdo seja facilmente acessível.

 

Uma boa estratégia centrada em SEO Centric quer dizer que todas as possíveis ações de Marketing Digital, terão a base a partir da estratégia de posicionamento das palavras-chaves mais relevantes para o negócio.

 

Desde a criação do website, as redes sociais, o marketing de conteúdo (inbound Marketing), as campanhas de mídia e até mesmo as suas newsletter.

 

Tudo será norteado pelo planejamento de SEO desenvolvido por um especialista em conjunto com o time de vendas da sua empresa.

 

Veja também: A diferença entre ASO, SEO e CRO

 

seo estratégia

Nenhuma peça será desenvolvida aleatoriamente.

 

No SEO Centric, tudo será estudado a partir da persona e das palavras-chave mais importantes para o posicionamento da sua marca.

 

Todo material criado deve obrigatoriamente responder essas perguntas:

 

  1. Esse material será facilmente encontrado pelos usuários na internet?

 

  1. Esse material tem sinergia com outros materiais que podem ser reaproveitados pelo time de Marketing Digital para outras ações?

 

Seguindo essa linha de raciocínio, temos como partir para uma estratégia de SEO Centric, veja:

 

1-Criação de um artigo de blog rastreável e que seja encontrado pelo Google com a minha palavra-chave pelas minhas personas.

 

2- Esse artigo será a base para uma estratégia de postagens em carrossel dentro das redes sociais com imagens que contém uma história para meu público-alvo.

 

3- O mesmo material será utilizado como base e roteiro para criação de um vídeo para atingir meu público-alvo no Youtube e campanhas de mídia dentro das redes.

 

4- Utilizaremos esse artigo para nutrir nossos leads em uma estratégia de Inbound marketing através de fluxos de e-mails e e-mail marketing com link para o blog.

 

5- Esse post Blog ainda pode fazer parte de uma estratégia de troca de links com outros sites parceiros (GuestPost) para direcionar tráfego para o seu site e melhorar o posicionamento de determinados termos nos buscadores.

 

Isso é só o começo de uma estratégia de SEO Centric como centro de todas as estratégias de marketing digital da sua empresa.

 

Criação de sites com foco em SEO

 

Ao planejar a criação de site da sua empresa, atente-se em mapear quais serão as estratégias básicas de SEO implementadas no projeto.

 

Faça uma lista inicial com as principais palavras-chave que serão importantes para o posicionamento dentro dos buscadores.

 

Organize o menu superior com os termos mais importantes dentro dessa estratégia de SEO.

 

Utilize esses termos em H1, Títulos, subtítulos, meta descrição, nomenclaturas de imagens (banner e fotos), inclua vídeos com essa palavra-chave e trabalhe com bons call to actions.

 

Não preciso nem dizer que o conteúdo da página deve ser relevante e conter uma cadência mínima da palavra-chave que você quer otimizar né.

 

Isso é só o início, mas irá ajudar bastante na estrutura inicial de SEO do seu website.

 

Redes Sociais com base na estratégia de SEO

 

Pensando sempre na persona e seus interesses, desenvolva posts de acordo com as palavras-chave que permeiem esses interesses e com maior volume de buscas nas redes.

 

Identifiquem quais hashtags são mais pesquisadas dentro desses perfis e inclua em suas publicações para que alcance um número cada vez maior de pessoas com o perfil que sua empresa busca.

 

Relacione as postagens nas redes sociais com as suas postagens do blog e obtenha mais relevância e acesso ao website.

 

Aproveite para utilizar ações de conversão para gerar leads para seu time comercial trabalhar na jornada de compra.

 

A importância do marketing de conteúdo com foco em SEO

 

O marketing de conteúdo é uma estratégia que se concentra na criação de conteúdo valioso que seu público pode consumir.

 

Este tipo de marketing visa atrair clientes potenciais e envolvê-los com sua marca, fornecendo informações úteis e valiosas que são relevantes para suas necessidades e interesses atuais.

 

O marketing de conteúdo é uma ótima maneira de criar uma presença on-line para seu negócio sem a necessidade de anúncios pagos.

 

Quando feito corretamente, ele pode ajudá-lo a estabelecer sua marca e se posicionar como uma autoridade em seu nicho através das palavras-chave.

 

O marketing de conteúdo é crucial no cenário digital atual, pois permite estabelecer sua marca e construir confiança com clientes potenciais.

 

Ele também lhe oferece a oportunidade de educar seu público sobre quem você é, o que você faz e por que o faz.

 

Pense de forma estratégica e coloque em sua estrutura de conteúdo as principais palavras-chave que devem ser posicionadas nos buscadores.

 

Tenha foco nesses termos e certifique-se que tenha uma cadência dentro dos seus artigos.

 

Desta maneira, você aumenta as chances de um conteúdo seu ser posicionado nos buscadores através de uma estratégia de SEO e de ser encontrado pelo seu público-alvo.

 

Se a sua empresa ainda não abriu os olhos para esse tipo de estratégia, coloque esse assunto em pauta o quanto antes.

 

Pesquisa de Comportamento do Consumidor

 

Um dos aspectos mais importantes de SEO é compreender como os consumidores atualmente interagem com sua marca / empresa.

 

Em outras palavras, você deve conduzir uma análise profunda do cenário digital atual para que você possa determinar como seus clientes preferem pesquisar e comprar produtos.

 

  • Quais sites os consumidores visitam quando pesquisam produtos?

 

  • Que tipo de conteúdo eles consomem?

 

  • Como eles navegam através destas informações?

 

Com as respostas a estas perguntas, você pode criar um website mais fácil de usar que atenderá às necessidades de seu público-alvo.

 

Além disso, você consegue mapear as dores e desejos da sua persona para oferecer cada vez mais conteúdo de qualidade para eles o que fará com que a sua empresa se torne referência no mercado e tenha mais facilidade em aumentar o número de clientes.

seo marketing

 

Criação de Landing Pages com foco em SEO

 

Podemos considerar uma Landing Page como uma nova porta de entrada de visitantes e Leads para a sua empresa.

 

Quantas “novas portas” a sua empresa tem aberto nos últimos tempos para os seus clientes? Essa é uma estratégia válida se pensada com foco em atração de visitantes qualificados para o seu negócio não é mesmo?

 

Planeje a criação de páginas de captura com foco em conversão de leads e tráfego qualificado.

 

Utilize as mesmas regras da criação de sites. Trabalhe essa página por verticais de negócios isolados ou objetivos únicos.

 

Pense quais são as palavras-chaves que irão atrair seu avatar e busque otimizar o Título, H1, H2, H3, meta description, imagens, vídeos com termos variantes dessa principal palavra-chave.

 

Exemplo: Minha principal palavra-chave é Criação de Sites.

O Título da minha Landing Page é Agência de Criação de Sites.

A imagem do meu banner principal está renomeada como: criacao-de-sites

 

O título de um possível vídeo na LP deve conter a sua principal palavra-chave.

 

No texto, o H1 deve ser a sua principal palavra-chave: Criação de Sites
H2, H3 e demais podem ser variações do seu principal termo: Como contratar a melhor agência de criação de sites, Passo a passo para um bom briefing de criação de sites … e assim por diante.

 

Lembre-se que o único foco da Landing Page é realizar uma ação. Por tanto, não crie distrações e vá direto ao ponto com a chamada para a ação que você quer que ele realize dentro da página.

 

Exemplo de call to action: Quero um Orçamento! – Orçar o meu projeto – Falar com um especialista agora

Depois da conversão, avalie enviar o usuário da landing page para o seu website. Escolha a seção que complemente o assunto da sua Landing page. Essa troca de link é importante para o SEO também.

Com essas regras básicas a sua Landing Page vai acabar se posicionando nas buscas e será mais uma fonte de tráfego qualificado dentro da sua estratégia de Marketing Digital centrada em SEO.

 

Análise de dados dentro de uma estratégia centrada em SEO

 

Os dados são muito importantes para uma empresa que pensa nas estratégias de marketing digital centrada em SEO.

 

Sem eles é como se sua empresa estivesse navegando no oceano à noite e sem bússola. Uma tragédia anunciada não é mesmo?

 

Procure integrar todas as fontes de tráfego no Google Analytics4 e gere seus relatórios a partir da integração dele com outras ferramentas, tais como: RD Station, CRMs, SEMrush ou Similar, Search Console, Redes Sociais, Google ADS e outros.

 

A melhor forma é você integrar todas as ferramentas e criar um Dashboard exclusivo para a sua empresa acompanhar dentro do Google Data Studio por exemplo.

 

Assim você consegue ver a evolução de toda a sua estratégia ao longo do tempo e considerar alterações de rota caso seja necessário.

 

Separe dentro do relatório os canais de tráfego e conversão para ter uma visão clara de qual canal gera mais conversão e a qual preço (custo de aquisição cliente – CAC).

 

Imagine um relatório completo onde você consiga visualizar todos os canais de entrada, estratégias criadas, conversões, leads qualificados, vendas e comprovação do ROI.

 

Conclusão sobre a estratégia MKT centrada em SEO

 

Essa metodologia centrada em SEO é indicada para empresas que visam aproveitar ao máximo a utilização de todos os materiais desenvolvidos pelo time de marketing.

 

Além disso, otimizar a distribuição desses materiais provento escala de entregabilidade e economia de recursos dentro da estratégia global de marketing digital.

 

Uma estratégia de SEO bem executada pode gerar leads, aumentar a receita e melhorar o reconhecimento da marca.

 

Entretanto, é importante ter em mente que não se trata de uma bala mágica e esse artigo está apenas “pincelando este tema”.

 

Com isso em mente, se você vai se comprometer com uma estratégia de SEO, você deve ser paciente, persistente e se aprofundar em outros fatores não mencionados neste artigo.

 

Será preciso tempo para colher os benefícios de seus esforços e cada vez que você procrastinar mais, os resultados vão demorar mais ainda.

 

Dê um pontapé inicial em seus esforços de SEO, assegurando que seu website seja bem otimizado para visitantes móveis (celular).

 

Você também pode usar as mídias sociais, incluindo Facebook / Instagram, Tik Tok e Youtube, para atrair a atenção e direcionar os clientes para seu website.

 

A partir daí, você pode usar seu blog para publicar conteúdo que seja altamente qualificado nos resultados dos mecanismos de busca (SEO).

 

Se executado corretamente, uma abordagem de marketing centrada em SEO pode ajudá-lo a obter uma vantagem competitiva no mercado moderno.

 

Avalie os dados constantemente. Tenha visão do planejamento e da direção que os resultados estão te levando. Atue sempre em cima de dados concretos e reavalie a estratégia se estiver fora da rota.

 

Não é possível que a sua empresa ainda não abriu os olhos para toda estratégia de marketing digital ser centrada em SEO ainda. Isso é primordial e tenha como meta a partir de agora.

 

Sobre a Agência Next4

 

Com mais de 17 anos de mercado no Marketing Digital, temos um time de especialistas em SEO e utilizamos a metodologia centralizada em SEO para nortear nossas ações.

 

Fornecemos para os nossos clientes toda nossa estrutura completa para que a nossa agência seja a área de marketing digital da sua empresa.

 

Nossos especialistas estão aptos a atuarem na área de marketing e vendas para que, em conjunto, seja atingido todas as metas das duas áreas.

 

Certificados por diversos especialistas como: Meta, Google, TikTok, RD Station, HubSpot, Winnig by design, entre outros, colocaremos nossa energia e conhecimento para impulsionar a sua empresa no mercado.

 

Se a sua empresa tem a necessidade de ser encontrada por usuários qualificados dentro do ambiente digital e ainda investir menos por isso, a metodologia de SEO centric é ideal para você.

 

Fale agora mesmo com um especialista e receba uma avaliação inicial da sua empresa e concorrentes.

 

Next4 a sua próxima agência de Marketing Digital.