Inbound Marketing: a estratégia para te deixar à frente da concorrência
RESUMO DA NOTÍCIA – Inbound Marketing: a estratégia para te deixar à frente da concorrência:
- O que é Inbound Marketing?
- O conceito de Inbound Marketing
- As estratégias mais eficientes de Inbound Marketing
- Opções de plataformas
Se fazer presente é uma tarefa difícil no universo online.
Afinal, a quantidade de usuários e de empresas é cada vez maior e estar um passo à frente dos seus concorrentes é tarefa complicada.
No entanto, existe uma estratégia de marketing digital capaz de te ajudar a se destacar e estar sempre um pé a frente de sua concorrência, o Inbound Marketing.
O que é o Inbound Marketing?
A definição de Inbound Marketing é: uma ferramenta que as empresas usam na hora de conquistar
o interesse de seu público, sem que se tornem incômodos ou que pareçam estar comprando aquela atenção.
Ele reconhece na Jornada do Comprador uma das mais importantes estratégias para “encantar”
a audiência e entregar a ela aquilo que ela precisa, na hora em que está disposta.
Pode ser na compra ou apenas para engajar aquele potencial consumidor
A meta do é estabelecer uma comunicação direta com o público-alvo de maneira eficiente.
Como resultado, espera-se construir uma relação profissional duradoura.
É verdade que a nomenclatura ainda é relativamente recente, o que faz com que muitos empreendedores
tenham dúvidas acerca de uma estratégia de Inbound Marketing.
O conceito de Inbound Marketing
O conceito de Inbound Marketing é praticado de maneira intuitiva por profissionais do marketing há bastante tempo
e com bom retorno. Isto porque o Inbound procura atender os desejos e necessidades dos clientes
a partir da curadoria de conteúdo desenvolvido especificamente para o público-alvo.
Com essas ações de Inbound Marketing, cria-se um contato mais próximo entre a marca e o consumidor,
em oposição ao outbound marketing, que se limita a oferecer produtos ou serviços para as pessoas.
Para a maioria dos estudiosos, o Inbound Marketing sustenta-se por três pilares:
SEO, SEM, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Mídias Sociais.
No entanto, esse formato não se limita às áreas descritas, já que ele apresenta possibilidades muito variadas de divulgação.
Existem diversas ferramentas de Inbound Marketing que atuam
através de diversos recursos de comunicação disponíveis atualmente.
As estratégias de Inbound Marketing que te colocarão na frente
As estratégias de Inbound Marketing são muitas, e devem ser usadas na hora de alavancar sua empresa
e se posicionar à frente de sua concorrência. Entre as estratégias está a construção de sua buyer persona.
Buyer persona nada mais é do que a personificação de seu comprador ideal. Ela responde de forma simples a pergunta
“se sua marca fosse uma pessoa, como ela seria?”.
Conhecer a pessoas para quem você vende te ajudara a montar uma estratégia de marketing mais eficiente.
Com o tom de voz adequado, as ações certas e os locais nos quais a sua audiência está.
O conteúdo e o SEO
Outra estratégia é tornar o conteúdo um importante ponto de sua estratégia.
No Inbound, acredita-se que o consumidor é quem busca a empresa,
mas ele só a encontrará se você estiver de acordo com suas necessidades.
As técnicas de SEO são uma dessas ações que podem fazer com que você seja encontrado de forma mais eficiente.
Com ele você escolhe e trabalha melhor as palavras-chaves, que são buscadas por seus consumidores
e que fazem com que ele te encontre.
O bom posicionamento na busca orgânica fará com que você fique sempre à frente de seu concorrente
e que dê ao potencial consumidor aquilo que ele precisa e busca.
Dessa maneira, você terá mais chances para engajar seu consumidor, fazer com que ele avance na jornada de compra
e que se torne até mesmo um promotor de sua marca.
Campanhas mais assertivas são outra característica das estratégias de Inbound Marketing.
Como você sabe para quem escreve e também o que o seu consumidor procura, fará campanhas mais certeiras,
entregues da melhor forma possível para o seu consumidor.
Seja por um banner, um e-mail marketing, um vídeo online, uma foto, entre outros.
Com o Inbound Marketing, você tem mais chances de alinhar sua estratégia de marketing digital,
ter custos mais baixos e chances maiores de receber imediatamente o retorno de suas ações e campanhas,
fazendo com que as mudanças sejam feitas em tempo real.
E tudo isso te deixará sempre um passo à frente de sua concorrência.
Opções de plataformas
Como o foco do Inbound marketing é utilizar variadas plataformas para produzir conteúdo,
é possível citar algumas opções eficientes para esse método de divulgação.
Uma das formas mais populares é a publicação em blogs.
Se feito com periodicidade e tratar de temas bem escolhidos, as postagens aproximam as pessoas da marca.
Podcasts são um meio ainda pouco aproveitada para projetar empresas, porém têm grande potencial de expansão.
O mesmo acontece com infográficos claros e criativos.
Fóruns virtuais fazem o público-alvo engajar-se com os temas propostos
e auxiliam a companhia a perceber rapidamente o que atrai seus consumidores.
Outra ferramenta de marketing inbound são os vídeos, que tendem a ser compartilhados em outras redes sociais também.
Assim, essas ações de Inbound Marketing têm alcance ampliado para outros espaços de divulgação.
Ter um bom mailing, focado em potenciais consumidores, pode ser uma forma eficaz de afirmar o nome de um empreendimento.
Porém, entre tantas mensagens diárias que as pessoas recebem nas suas caixas de entrada,
é vital que se produza uma comunicação de qualidade que não seja automaticamente descartada.
E-books com temas relacionados aos produtos ou à história da marca são uma boa forma de marketing,
assim como a otimização para mecanismos de pesquisa (SEO).
O termo SEO define um conjunto de estratégias que visam o melhor posicionamento de um site nas ferramentas de buscas.
Por fim, é essencial para uma estratégia de Inbound que os perfis de uma empresa nas diversas redes sociais sejam integradas e tenham uma linguagem coesa.
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