Skip to main content
Lições e dicas que a Next4 absorveu no RD Summit 2017

Lições e dicas que a Next4 absorveu no RD Summit 2017

Navegue por tópicos

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • A Next4 no RD Sumit 2017
  • 5 lições e dicas que a Next4 tirou das trilhas de sucesso oferecidas pelo RD Summit 2017
  • Conclusão:  Ensinamentos do RD Summit 2017 e o papel da Next4

 

O RD Summit 2017 com certeza proporcionou experiências únicas com insights que podemos levar para a vida toda. O Maior Evento de Marketing Digital da América Latina aconteceu em Florianópolis/SC nos dias 18, 19 e 20 de Outubro de 2017 e contou com mais de 8 mil participantes e de 150 palestrantes renomados, engajados e especialistas em Marketing, Vendas e Pessoas.

Esse ano a mensagem principal foi: Be so good they can’t ignore you. (Seja tão bom que ninguém vai poder te ignorar). E conseguiram passá-la da melhor maneira possível, com palestras motivadoras e esclarecedoras sobre diversos assuntos.

A equipe Next4 participou de todas as trilhas de sucesso disponibilizadas, para assim absorver e engajar o melhor conteúdo para os nossos clientes e parceiros. Confira abaixo 06 lições e dicas que tiramos das trilhas de sucesso oferecidas e que, com toda certeza, vão agregar valores para você e sua equipe.

1- O modo de vender precisa mudar (rapidamente) ou o vendedor será extinto

“O poder está nas mãos do consumidor” / “Poder é a capacidade de alterar a situação dos outros” – Lincoln Murph.

“Fazer ações para o cliente do seu cliente”

Nós não podemos encarar as vendas somente como uma negociação, vender é ir além e pensar no cliente do seu cliente. Precisamos pensar mais em encontrar o problema do cliente do seu cliente para entregar soluções relevantes para todos. É importante pensar no cliente e proporcionar uma troca em que ele receba valor e o cliente do seu cliente fique encantado.

Vimos também que vendedores precisam ser educados a enviar conteúdo de ajuda para seus prospects. Isso mostra que a empresa entende do assunto e ainda ajuda a melhorar as visitas do blog.

Na era dos ChatBots os vendedores precisam inovar. O diferencial de um robô para um ser humano está na capacidade de ter sentimentos, é necessário ter sensibilidade de entender o prospect de maneira mais profunda possível. Essa empatia que temos é o maior identificador para gerar vendas que sejam uma conexão emocional com uma visão positiva de futuro.

Se for para o vendedor ir até o cliente, que vá com informações atraentes e surpreendentes, pois certamente ele não quer perder seu tempo com o que já possui na internet. Os vendedores com pouco conhecimento do mercado do seu cliente estão com os dias contados e terão que inovar para não serem absorvidos pela inteligência artificial (ChatBots).

“Você existe para alterar a situação do seu cliente e o sucesso do cliente é um mecanismo de crescimento para a agência” – Next4.

Como o vendedor se torna poderoso? A resposta vem de uma receita simples: se seus clientes estão satisfeitos e ficam com você por mais tempo, eles compram mais e indicam mais os seus produtos e serviços para outras pessoas. Resumindo, é quando você os faz bem sucedidos. Quando ele atinge o resultado desejado por meio das suas interações e com a sua empresa.

O impacto disso normalmente é o aumento do LVT (customer lifetime value), a diminuição do CAC (customer acquisition cost), melhora do NRR (net revennue retention) entre outros.

“Um contrato não é sucesso, é apenas um contrato”.

Todo vendedor deve ter estruturado um processo claro de vendas de sucesso. Com isso ele conseguirá medir sua eficiência ao longo desse processo e poderá melhorar pontos onde identifique alguma necessidade. A utilização de softwares e aplicativos são essenciais nesse novo momento e fará com que esteja sempre um passo a frente nas decisões.

2- O Futuro do lucro é o proposito – A experiência apropriada (AX) é a chave para deixar o modelo lucrativo

“A informação está lá fora, mas nós filtramos”

As empresas precisam mostrar seus valores e propósitos, pois o público gosta de criar empatia com suas marcas e produtos. E quanto mais estiverem próximas do seu público, mais lucrarão.

Pense sempre em como podemos ajudar o cliente (expertise da empresa) e que o devemos ver de dentro para fora. Ele deve se sentir como parte de algo maior na sua empresa (valor profundo).

Investir em storytelling o aproxima do cliente ideal, desde que sejamos transparentes. Não basta contar uma simples história, os valores precisam ser notados, inspirar e gerar entusiasmo. E ter sentido para o seu público, é claro.

Como divulgar esse propósito?

49% das empresas que usam vídeos crescem mais rápido, isto porque as pessoas gostam de interatividade, de enxergar histórias, da personificação das coisas e não há maneira melhor de divulgar a seu conteúdo do que com vídeo. Ele permite essa identificação do público com o audiovisual. Mas não podemos esquecer que os vídeos precisam de legendas e não podem ser tão longos. Como disse a Camila Coutinho “os vídeos tem que ter 30% a mais da sua energia!”.

Ser cordial e atender bem o cliente são os valores mais importantes e fáceis para que ele o note. Focar em ótimos relacionamentos e proporcionar boas experiências geram mais lucro e um posicionamento melhor!

3- Posicionamentos no SEO (search engine optimization) e conteúdo relevante é o caminho para o sucesso

“O SEO não é mais sobre entender o Google, é sobre entender pessoas”  

As pessoas geralmente trabalham com palavras-chave para ganhar as primeiras colocações do Google, mas esquecem que SEO precisa trabalhar conteúdo de qualidade que resolve problemas na hora que elas querem. Um conteúdo épico é a chave.

Pesquisas indicam que até 2020 haverá muito consumo de conteúdo, porém precisamos de conteúdos de qualidade. Hoje, apenas 35% do conteúdo traz resultados de fato. Mas como podemos criá-lo?

Pesquisar palavras-chave (podemos utilizar ferramentas como: Keyword Magic Tool da SEMRush e Google Keywords) e entrevistar pessoas e clientes;

Pensar em conteúdo sedutor e encantador: conteúdo que atrai precisa levar em conta o que a sua persona procura e sanar as suas dúvidas, resolver seus problemas, ensinar. Ele precisa ser chamativo e ter uma meta-description de acordo com o título. Isso deve acontecer logo no primeiro parágrafo;

Parar de produzir conteúdo medíocre e começar a criar conteúdo épico: para isso é necessário parar de falar apenas sobre o produto/serviço e focar no mercado de atuação, mais precisamente no que o cliente procura;

Sair da caixinha e pensar na posição zero: posição 0 é a melhor definição escolhida pelo Google, ela precisa estar entre as 5 primeiras posições do Google e ser a melhor e mais esclarecedora explicação sobre algo;

Autenticidade é tudo: experiências verdadeiras despertam atenção e criam empatia, trazer o prospect e cliente para perto é a melhor forma de fidelizá-lo;

Não esquecer dos links internos (deep link): isso garante que atinjamos melhores posições, mas se deve investir em hiperlinks que se encaixem adequadamente no texto e complementem o assunto que está sendo abordado;

Unir vídeo, áudio e texto proporciona uma melhor experiência para o usuário: fornecer opções é a melhor maneira de manter o usuário na sua página;

✓ Crie um calendário editorial e divulgue em diferentes terrenos na internet: próprio (blog, e-mail e podcasts) e alugado (redes sociais);

É melhor ter um texto bem posicionado do que dez vagos e que não possuem acessos. Às vezes juntar quatro artigos é a melhor solução, pois textos acima de 1000 palavras indexam melhor no Google de forma orgânica (SEO);

 Mensurar é importantíssimo: criar e analisar relatórios permite que melhor cada vez mais. E se um conteúdo não está bom é preciso melhorá-lo constantemente;

Ao trabalhar com conteúdo precisamos lembrar que “conteúdo não é rei, ele é reino” e por isso precisa ter a sua devida atenção. Essas foram as dicas mais importantes sobre SEO e conteúdo que captamos no RD Summit 2017.

4- Cases não são sobre você e sua empresa, nem sobre o seu produto/serviço

“A Jornada é melhor do que a chegada”

Ao criar cases podemos contar as mesmas histórias com clientes diferentes, mas as pessoas erram muito ao falar o tempo todo sobre o produto, empresa e serviço.

Cases precisam inspirar, criar empatia e fazer o espectador se identificar com eles. Mas como podemos fazer isso? Com certeza falando somente sobre você não vai dar certo, é preciso incentivar a emoção do entrevistado e dos espectadores.

Estudos de caso inspiram, ensinam e geram entusiasmo. Eles são sobre o cliente, as suas dores, sua jornada e resultados. Separamos as melhores dicas para fazer esses cases que vendem. Acompanhe!

➜ Comece o vídeo falando sobre o contexto profissional do cliente: idade, cargo, local, negócio, segmento. Isso permite a conexão com mais pessoas e se queremos que o público se identifique, quanto mais características dermos melhor será;

 Como era a vida antes do seu produto/serviço?

 Como eram os resultados?

 Qual era o maior desafio?

 A dor é grande, mas o cliente não se lembra dela depois que já está sendo curado: é necessário focar na dor do cliente, incentivá-lo a se abrir e dizer sobre a sua experiência, perguntar como se sentia durante a dificuldade;

 Como conheceu a empresa, marca, produto ou serviço?

 Pergunte se ele não teve dúvidas e porque resolveu confiar na sua empresa, marca, produto ou serviço antes de conhecer;

 Pergunte como foi para ele colocar em prática;

 Crie um ambiente mais confortável, se possível faça a entrevista em um almoço, jantar ou algo do tipo;

 Grave sem parecer estar gravando e converse com o cliente, de uma maneira confortável para ele;

 Dê alguns minutos para o seu cliente mencionar uma dica para o espectador. Exemplo: você tem 3 minutos para falar das suas melhores dicas sobre o “assunto que ele entende”;

 Fale do antes e depois de contratar a sua empresa/produto ou serviço, das objeções e perfil do cliente. Deixe o cliente concluir o vídeo após mostrar tudo e dê as dicas, mas deixa o cliente concluir. Cases não são sobre você, mas sim sobre o entrevistado.

Não existe formula mágica para cases que viram virais, mas seguir as dicas acima ajudará a não criar aqueles cases chatos em que as pessoas não assistem até o final. E ainda fará você parar de produzir cases “mais do mesmo”.

5- Dicas para você criar e-mail marketing vencedor

E-mail marketing ainda é muito eficaz para gerar engajamento e leads, porém a maneira com que fazemos mudou. As pessoas querem se sentir mais próximas e parte de algo, não somente receber aquele “Spam” vendedor.

Mas como criar um E-mail Marketing irresistível?
  1. Pense na persona correta, estude e veja o que ela se sentiria atraída para abrir e clicar. Todos os e-mails devem ser “one to one”, essas característica aumentam suas chances de conversão;
    .
  2. Segmente sua lista: envie o conteúdo certo para a pessoa certa. A última coisa que deve fazer é enviar um e-mail para uma lista comprada ou para toda sua lista. Se estiver fazendo isso você está perdendo seu tempo e muito dinheiro;
    .
  3. Faça campanhas de reengajamento: envie e-mails somente para os que não clicaram nos seus últimos e-mails. Exemplo: vi que você não tem clicado nos meus e-mails *Call-to-action*. Clique aqui se quiser continuar recebendo;
    .
  4. Pense muito bem no assunto: o ideal é utilizar três palavras no assunto e evite usar letras maiúsculas e as palavras “Agora”, “Hoje” e “#”. Opte por “Logo”, “Amanhã”, “Semana que vem”;
    .
  5. Lembre-se de testar seu e-mail no mobile: ele precisa ser limpo, conciso e responsivo;
    .
  6. Não utilize muitos Call-to-actions (ao menos que seu e-mail seja uma newsletter) e alinhe o CTA com o assunto;
    .
  7. Utilize somente uma ou duas linhas de texto para a chamada: no mobile aparecem somente essas linhas;
    .
  8. Não existe um melhor dia e horário para todo mundo: pesquise o melhor dia e horário para seu público, através de testes;
    .
  9. Não é errado enviar e-mail em intervalos pequenos de tempo: se seu público abre e-mails a cada sete dias ou até mesmo dois dias não tem problema enviar nessa sequência.

Se tratando de e-mail marketing teste é essencial, não existe formula mágica de dia, horário nem conteúdo. É preciso estudar e testar constantemente para enviar o melhor conteúdo para cada público. Uma boa taxa de abertura é de 20% e de clique 3%.

“Não tem problema reenviar seu e-mail para quem não abriu”.

6- Dica de posicionamento de marketing: O que faz a sua empresa ser única?

O que seu cliente não encontra nos seus concorrentes?

Tudo o que você faz de publicidade tem que ter o objetivo de vender. Cada palavra, foto, vídeo produzido tem que ter esse mindset.

Como está a aparência da sua empresa perante seus clientes? Você deve fazer uma pesquisa com eles e pedir para que digam como enxergam a sua empresa, pois ela tem que estar alinhada com seu perfil ideal de cliente (toda a comunicação) para aumentar as chances de obter sucesso nos meios digitais. Como você enxerga a sua empresa tem que estar alinhado com como o seu cliente a enxerga.

Sua empresa tem que ser sexy em todos os estágios da jornada de compras do seu cliente, não apenas no seu site.

Se a sua empresa não possui pelo menos um profissional dedicado em planejamento e estratégias de marketing digital, pode ser que em breve você tenha perdido tanto mercado que correrá o risco de fechar as portas. Esteja sempre à frente dos concorrentes, posicione sua marca da forma correta nos canais digitais, faça cliente oculto para entender um pouco sobre as falhas de atendimento da sua equipe, faça benchmark e entenda seus concorrentes globais e locais (quem está à frente e seus diferenciais) e por último, crie uma rotina de acompanhamento e defina um responsável.

Venda bem a sua empresa para seu perfil de cliente ideal. Tenha um marketing forte e uma perspectiva corajosa em sua comunicação o tempo todo. Não seja mais um no mercado!

O marketing da sua empresa tem que ser o principal centro de aquisição e não de custo! Todas as ações digitais são mensuráveis e você deve saber identificar as principais KPI’s para seu negócio. A tecnologia está ai para ajudar você a cada vez mais obter sucesso com suas ações e, se for necessário, conte com uma agência que tenha essa expertise digital para auxiliá-lo.

CONCLUSÃO

O mundo está mudando e empresas que querem evoluir precisam acompanhar essa evolução. No Marketing Digital muita coisa é mensurável e isso permite que possamos mudar as estratégias e alinhar as melhores para atingir e encantar o nosso público.

Vendas estão totalmente interligadas ao Marketing, por isso é importante trabalhar estratégias alinhadas de Marketing e Vendas. Como isso funciona na sua empresa atualmente?

No RD Summit 2017 tivemos muitos insights sobre conteúdo, vendas e marketing. O que todas as dicas possuem em comum é que precisamos focar nas pessoas que consumam o nosso produto/serviço e não só no produto/serviço oferecido. É necessário pensar no cliente e principalmente no cliente do seu cliente, pois sucesso vem de satisfação e encantamento dessas pessoas.

A Next4 trabalha com estratégias de Marketing Digital e Criação de sites há mais de 12 anos. Fomos indicados ao prêmio “Agência de Resultados” do RD Summit pelo 3º ano consecutivo e é um orgulho para nós sermos parceiro gold da Resultados Digitais.

Aproveite para ver o nosso bate papo com o Renê Nascarella, Channel Account Manager  da Resultados Digitais:

Nos vemos ano que vem no RD SUMMIT!licoes-e-dicas-que-a-next4-absorveu-no-rd-summit-2017-2

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Sobre o autor

09f939f707d744ceee0a32ea65c0a323?s=96&d=mm&r=g

admin

Com vasta expertise em Marketing Digital e Criação de Projetos Web, sou responsável por gerenciar um time de mais de 20 profissionais aqui na Next4. Atendi mais de centenas de empresas durante os mais de 15 anos que faço parte aqui deste excelente e comprometido ecossistema de Marketing.

Como a Inteligência Artificial Está Transformando o Marketing Digital: Estratégias, Ferramentas e Futuro da Automação

Como a Inteligência Artificial Está Transformando o Marketing Digital: Estratégias, Ferramentas e Futuro da Automação

Introdução: A Revolução da Inteligência Artificial no Marketing Digital Já Começou — E Ignorá-la Não É Uma Opção Imagine este cenário: sua marca lança uma nova campanha digital, e em vez de confiar apenas na intuição ou no histórico de métricas, você conta com uma inteligência que analisa bilhões de dados em segundos, prevê padrões […]
March Core Update 2025: o que você precisa saber e como se preparar

March Core Update 2025: o que você precisa saber e como se preparar

O March Core Update de 2025 do Google trouxe mudanças significativas no algoritmo de busca, impactando diretamente as classificações de muitos sites.  Esses core updates são mudanças fundamentais no algoritmo do Google, geralmente influenciando a maneira como o conteúdo é classificado e exibido nos resultados de pesquisa.  Para profissionais de SEO, esses updates representam desafios, […]
Como os Assistentes de Voz Estão Transformando o Funil de Vendas 

Como os Assistentes de Voz Estão Transformando o Funil de Vendas 

Assistentes de Voz: Dispositivos como Amazon Echo, Google Home e Apple Siri não são apenas ferramentas de conveniência; eles estão reformulando toda a dinâmica da experiência de compra.  Neste cenário, é crucial entender como esses dispositivos estão impactando o funil de vendas e como as empresas podem se adaptar para abraçar essa tendência.  A integração […]